quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Odiáxere, nome invulgar...

Apesar de alguns dos frequentadores desta "Mesa de Café" acharem que o assunto não é importante ao ponto de justificar uma discussão ou debate, nós pensamos o contrário.

A discussão sobre o nome da nossa vila se escrever com "e" ou com "i", ficando ODIÁXERE ou ODEÁXERE, já por várias vezes que foi sugerida por um dos frequentadores mais assíduos, o "md".
Existem sem dúvida várias teorias:


Por um lado o facto de existirem Odemira, Odeceixe, Odelouca e Odeleite, tudo localidades no sul de Portugal, pelo conseguinte com acentuada influencia histórica dos Mouros (Árabes), que provavelmente estiveram na origem dos respectivos "Baptismos".

Por outro lado, para além de Odiáxere existirá talvez Odivelas, mas não estamos em crer que as origens dos nomes tenham alguma coisa em comum. É um facto que "Odi", segundo os peritos, significa rio, pelo que esta referência à Água, nomeadamente à Ribeira de Odiáxere terá estado na Origem do topónimo, o que não explica o facto de Odiáxere se ter denominado em tempos que já lá vão, simplesmente "Diáxere".


A nossa questão é simplesmente o "e" ou o "i"? De resto até achamos que a nossa terra tem um nome bem aceitável, de qualquer maneira observem de seguida os nomes de algumas localidades e lugares do sul de Portugal, para que vejam o que são nomes invulgares e estranhos para se chamar a uma terra e só fazemos uma breve abordagem ao sul, se avançarmos para norte e para as ilhas, imaginam o que não encontraremos:

Aldeia do Futuro (Grândola)
Barbudos (Sines)
Bomba (Grândola)
Coito (Odemira)
Coito Grande (Odemira)
Conseguinte (Loulé)
Corte Pão e Água (Ferreira do Alentejo)
Deserto (Alcoutim)
Desgraça (Odemira)
Endiabrada (Aljezur)
Esgaravatadouro (Monchique)
Cabeceiras de Baixo Felizes (Almodôvar)
Fochinho de Cão (Aljustrel)
Hospícios (Azeitão)
Javali (S. Brás de Alportel)
Lagartixa (Sines)
Mal Lavado (Odemira)
Mar e Guerra (Faro)
Mata Mouros (Vila do Bispo)
Mata Porcas (Lagos)
Namorados (Castro Verde)
Navalha (Tavira)
Penduricalhos (Grândola)
Poio Monchique)
Poio Fino (Monchique)
Presa dos Mouros (Lagoa)
Purgatório (Albufeira)
Rio Seco dos Marmelos (Ferreira do Alentejo)
Sítio das Solteiras (Tavira)
Vale da Rata (Almodôvar)
Vale de Mortos (Beja)
Vila Azeda (Beja)

Para além da conhecidos: Picha (Pedrogão Grande), Punhete (Valongo).

Mas se tiverem alguma curiosidade e quiserem encontrar o nome de todos os locais de Portugal, passem por http://www.mapadeportugal.net/mapadeportugal.asp e vão a pesquisa.

E nós por cá, ...como ficamos???


ODIÁXERE ou ODEÁXERE?

3 comentários:

Odeaxere Forever disse...

Gostaria de ouvir uma resposta a minha pergunta! Se "Odi" significa agua, entao o que sifnifica "Ode"?

Anónimo disse...

Caro md e restantes interessados, segundo sei, "ode" terá idêntico significado de "odi", ou seja, rio, ribeiro ou curso de água.Só por curiosidade posso adiantar-lhe que por exemplo "Odemira" também tem uma origem árabe, e que tal como Odiáxere, exclusivamente no que respeita ao aspecto sonoro e terá um significado próximo de "aquele ou aquela que comanda o fluxo do rio". Odila, é outra palavra que em Árabe soa como pequeno rio. Penso portanto, poder assegurar com um certo grau de certeza que tanto "odi", como "ode" terão idêntico significado.
Quanto à vossa discussão, que acho curiosa e surpreendente pela positiva, continua sem resposta plausivel, só vos restando recorrerem a estudiosos da origem e evolução das palavras na língua portuguesa.
Lamento não poder ser mais util, mas despeço-me com consideração.

Odeaxere Forever disse...

Obrigado, por acaso e bem esclarecedor! E se o assegura com esse grau de certeza, melhor ainda.
Mais uma vez agradeco o esclarecimento.