quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A CDU cada vez mais longe do povo

A Coligação Democrática Unitária existente desde há já uns bons anos veio a suceder a outra coligação, a APU, ambas tiveram o claro propósito de tentar camuflar o partido Comunista Português, após a queda de quase todos os bastiões Comunistas no mundo.
Ser Comunista em tempos era uma coisa gira e tinha até uma certa conotação intelectual e artística. Mas os tempos mudam e os Comunistas são cada vez mais uma espécie em vias de extinção. Pois os exemplos dados pelo leste europeu, logo que o seu muro caiu e deixaram transparecer a realidade são no mínimo duvidosos, pra não dizer até estarrecedores em alguns casos.
É mesmo assim! Os partidos Comunistas estão de mal a pior no mundo inteiro e em Portugal as coisas também não estão nada bem. Os órgãos máximos do Partido continuam a gerir as coisas pela velha cartilha, ultrapassada e bolorenta o que tem feito com que a maior parte dos elementos de reconhecido valor politico e intelectual tenham desertado para outras áreas politicas ou até mesmo abandonado as "politiquices". Até a referência que eram como a válida e eterna oposição de esquerda, se desvaneceu, sendo mesmo ultrapassada e esbatida pelo BE.
Esta coligação (CDU) que ao que parece vai continuar é uma aliança entre os conservadores do Partido Comunista (PCP) e os mais liberais Ecologistas (PEV), ou Verdes, chamem-lhes o que quiserem, para mim são os Melancias. Pois tal como as Melancias, por foram são verdinhos, mas por dentro são tão ou mais vermelhos que os Comunistas.
No nosso concelho a situação desta coligação também está deveras em mau estado, não se vislumbrando alternativa à Dra. Maria Luisa como Cabeça de Lista.
Em Odiáxere as coisas já vêm mal há alguns anos, ficando de ano para ano ainda piores. O Partido Comunista Português foi o único partido que chegou a ter uma sede em Odiáxere, chegou a ganhar a Junta de Freguesia, na nossa opinião com um cabeça de lista que acabou por ser um bom Presidente de Junta e uma das pessoas mais rectas e verticais da nossa vila.
Depois desses tempos áureos temos assistido ao descalabro total. Nas ultimas autárquicas o cabeça de lista deve ter sido o único que se voluntariou para tal papel, ou então, ninguém querendo assumir a liderança da candidatura, ele teve mesmo que saltar para a frente, pois o seu espírito de Comunista à moda antiga a isso o obrigou, certamente.
Seja como for, o resultado esteve à vista de todos, não conseguindo sequer um lugar na Assembleia de Freguesia, órgão onde sempre estiveram representados os Comunistas, desde o 25 de Abril de 1974.
O que se irá passar nas próximas Autárquicas?
- Sem querer fazer futurologia, acreditamos que os eternos Gualdino e Martos continuarão nos bastidores do processo, mas estamos em crer que aparecerá alguém para novo Cabeça de Lista, talvez alguém com alguma ligação aos Comunistas locais, mas até agora sem grande protagonismo politico.
Estamos pois a falar de Luis Morgado, o actual Presidente da Direcção do Rancho Folclórico de Odiáxere, que já no passado teve o seu nome ventilado para encabeçar os Comunistas na corrida à Junta de Freguesia. Não me parece que tenha grandes chances contra o Luis Bandarra e o seu séquito, mas acreditamos que poderá embaraçar deveras os Sociais Democratas, conseguindo resultados melhores do que o PSD em Odiáxere. De qualquer maneira pensamos que qualquer que venha a ser o candidato da CDU, esse irá obter claramente melhores resultados do que o seu antecessor.
A única chance dos Comunistas será lançar alguém que tenha reconhecido valor por ele próprio e não pelo partido, pois quanto menos gente perceber que é nos Comunistas que está a votar, mais votos conseguirão...

1 comentário:

Anónimo disse...

Julgo que o Luis Morgado seria uma boa escolha da CDU, senão mesmo a única possível, como cabeça de lista em Odiáxere. No entanto não devemos esquecer o Prof. Alexandre Correia, residente na Torre, que há cerca de 11 anos atrás foi candidato. Temos ainda a "velha guarda", Gualdino, Marto e Helder Henriques que, na minha opinião, poderão surgir em segundo plano. Mas isto digo eu...