terça-feira, 7 de outubro de 2008

As gentes de Odiáxere


Desde sempre que se ouve dizer que em Odiáxere as coisas funcionam de forma diferente...

Sempre ouvi dizer que em Odiáxere, se há um a querer fazer qualquer coisa, aparecem logo dez a mandar abaixo.

Muita gente diz que nesta terra não se consegue fazer nada de bom, porque as pessoas não valem nada e têm um fundo mau.

As vozes de destruição conseguiram acabar com os Escuteiros, conseguiram acabar com a Sociedade Recreativa, anularam a Comissão de Festas da Igreja e fizeram tanto o Clube Desportivo como o Rancho Folclórico passarem por momentos muito complicados.

Isto é o que se diz...

Mas na verdade, qual será a diferença entre as gentes desta vila e as pessoas de outras vilas ou aldeias com características semelhantes?

Seremos nós os Odiaxerenses piores que os outros?
Serão realmente as coisas mais difíceis de realizar nesta freguesia?

Pela minha parte não sei responder a estas questões.
Sei contudo que nós os portugueses em geral, não somos melhores que os outros.

Sei que a mentalidade, cultura e formação dos portugueses em geral nos fornece a língua afiada para mandar tudo e todos abaixo. Nós adoramos ver os outros em situações complicadas, que mais não seja para interrompermos o nosso gozo com a desgraça alheia e irmos oferecer ajuda, pois o facto de nos disponibilizarmos para ajudar é como colocar a cereja no topo do bolo.

Sei que para o português típico não é suficiente o seu próprio sucesso, também é de extrema importância o insucesso dos outros.

Sei que apesar de sermos tidos como estando no grupo dos melhores e mais produtivos trabalhadores em vários países estrangeiros, isso é lá fora. pois por cá faz-se o mínimo, mas gostaríamos de ganhar o máximo e ainda temos a lata de dizer que esse é um raciocínio natural.

Mas tudo isto são características dos portugueses em geral, no que respeita aos odiaxerenses para além das referidas faltas de qualidades, será que temos ainda algo mais...

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é pois é
diz-se que a nova roça e fazenda é da sociedade viegisse e lucanhice que vão divivir as brasucas pelo povo como a construçom tá na crise estão a preparar um bordel tipo roça do veiga cheio de gado

Anónimo disse...

ahhhh e os morcões ficam de fora??
na agora so jogam golf

Anónimo disse...

patilhas e bigodes cuidado que agora metem-se na zona de cima frente ao swingtonw ,ja estão cansados da paragem.á frente a multa pesa

Anónimo disse...

swingtonw!!!!!

Anónimo disse...

sim pá o cacto onde iam os pais da madeleine e se encontam os franganitos e depois zumba ,zumba na caneca