sábado, 25 de outubro de 2008

As mézinhas e outras coisas de Odiáxere

Casualmente, durante umas das minhas frequentes passagens pelo Universo que é a "Blogosfera", deparei-me com algo que por ter alguma relação com a nossa vila, passarei a transcrever na integra:

Os chás como cura para todos os males...

Bela Luísa (Aloísia), para a colite.
Fel do Mato (Fel da Terra) ou o de Tanchagem, para o fígado.
Poejos, Sargacinha ou Casca de Limão com Mel, para gripes e constipações (*).
Tília, para os nervos.
Macela, para os diabetes.
Cabelo de Milho ou o de erva Pinheirinha, para a bexiga.
Rama de Oliveira ou de Pepino, para a tensão alta.
Hortelã -pimenta, para o estômago (*).
Erva de São Roberto, para as inflamações

Mézinhas enviadas por e.mail por uma senhora muito virtuosa e generosa de Odeáxere.
Os cházinhos assinalados com (*) foram os utilizados no meu lento restabelecimento.


Relativamente a esse mesmo "post" fazemos questão de igualmente publicar dois dos comentários feitos, pois têm a ver com um assunto já por várias vezes aqui abordado e que certamente voltará para cima desta "Mesa de Café":

1.
Anónimo said...
até a Alice no pais das maravilhas, bebia o seu chazinho!!! Ah, e ja agora, escreve-se ODIÁXERE. Jokas...

2.
montecarlo said...
De facto devemos escrever ODEÁXERE, como Odeceixe, Odelouca, Odemira, Odeleite, etc. É o prefixo árabe ODE (wad) que resistiu no Sul da Península. A palavra "Odiáxere" tem origem numa corruptela fonética e temos obrigação a de evitar por amor à nossa língua. E já agora, nesta freguesia abunda o fel de mato, sim senhor, e muitas outras ervas medicinais. É só ir ao campo e colher. É grátis.

Já agora ainda publicamos outra alusão à nossa terra, desta vez noutro local, mais concretamente em:

Odiáxere
Esta deve ser a única terra que eu conheço que possui placas a indicar onde se encontram as caixas multibanco.
Como? Não perceberam?

Ok! Eu recomeço.
Uma certa tarde, regressava eu do trabalho e atravessei esta pequena aldeia. Olho para as placas para ocupar o tempo.

Placas para a esquerda… igreja, golf… placas para a direita… centro não sei dos quantos e… olha a minha surpresa… multibanco.

Isto é muito bom. Quando precisar de um multibanco não preciso de perguntar ou de andar feita palerma à sua procura. Mas isto coloca-me uma questão: Porque é que numa terreola tão pequena, a localização do multibanco tem de ser sinalizada?

Hipótese 1- A terra é tão pequena e desinteressante que a existência de uma caixa multibanco é de maior importância na sua existência e história, encontrando-se ao mesmo nível que qualquer ruína romana.

Hipótese 2 - Os residentes são pessoas deveras ocupadas, que não podem perder segundos preciosos a explicar a um eventual turista que a caixa multibanco fica na segunda quelha à direita.

Hipótese 3 - Sobravam algumas placas que se encontravam pousadas num canto do armazém da autarquia, e algum idiota pensou: temos que dar uso a isto! E assim surgiram as primeiras placas sinalizadoras do multibanco.

Esta terceira hipótese é mais viável, se tivermos em conta a sinalização das nossas estradas.


Enfim, é assim Odiáxere no Mundo...

3 comentários:

colher de pau disse...

Porque não deixam em paz as pessoas que estão constantemente a atacar e criam um espaço de culinária neste Blog? Mesmo que não seja para sempre, que seja por uns momentos.
Umas criticazinhas alternadas com um petiscozinho engolem-se muito melhor. Seria bom para todos.
Eu até saí do anonimato para me disponibilizar a colaborar numa iniciativa dessas.
Vamos lá Senhores Administradores do Blog, dediquem também algum tempo a coisas utéis e do agrado de todos.

Anónimo disse...

http://iamateacher.wordpress.com/2007/11/12/odiaxere/#comment-3


realmente o post precisava de um comment à maneira!

Odeaxere Forever disse...

Eu insisto!
O fundo da questao e, Odeaxere ou Odiaxere!? Eu pessoalmente ja manifestei a minha opiniao, gostaria de ouvir o que as gentes da terra teem a dizer...
Em relacao aos tipos de ervas consumidas, agora sei porque nunca tive problemas de bexiga!!!