segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mercado de Odiáxere - Outra vez a mesma coisa...

É sempre um passeio agradável. Passar pelo Mercado Mensal de Odiáxere seja para comprar uns pares de cuecas, uns alguidares ou umas couves para plantar no quintal. Ou mesmo só para circular entre as bancas que nos oferecem os mais diversos produtos e simplesmente observar o frenesim da actividade comercial e escutar os diálogos entre os feirantes e os potenciais clientes. Enfim umas horas bem passadas...

Digam o que disserem o renovado espaço onde tem lugar o dito Mercado está mais agradável para a circulação, não sendo o aproveitamento ideal, certamente que está melhor do que outrora.


Mas o que nos trás aqui é algo que acontece e se repete Mercado após Mercado e sobre o qual não encontramos nenhum tipo de explicação plausível.


Porque razão não abrem as Casas de Banho Publicas localizadas no edifício do Ciclo do Pão, actual espaço de Internet?


Localizam-se exactamente no centro do Mercado e a possibilidade de as utilizar seria um alivio para quem tem a bexiga cheia ou porventura outras necessidades. Qual a utilidade dos referidos Sanitários públicos se permanecem fechados em dias de grande afluência de gentes ao Largo do Moinho, como acontece nos dias de Mercado? Porque razão foram construídos se não servem a população e os visitantes nas horas de necessidade?


Pela nossa parte não encontramos explicação. Mas atrevemo-nos a especular...

- Será para não se sujarem, nem se degradarem?
- Será porque se esqueceram, pura e simplesmente?
- Será a colaboração da Junta de freguesia para dinamizar o Comércio da zona, nomeadamente os Estabelecimentos de Comidas e Bebidas para onde as pessoas se poderão dirigir e utilizar os respectivos Sanitários antes ou após consumirem qualquer coisa?
- Terão a utilização reservada para momentos com mais pompa e circunstancia?

11 comentários:

Anónimo disse...

as casas de banho do ciclo do pão não abriram no dia 27 de outtubro e unicamente nesse mercado porque era feriadooooooooooo.

Anónimo disse...

não sejam mal linguas, desde que o mercado foi para aquele local que está uma funcionária o tempo todo lá(nos dias do mercado), e limpa diversas vezes as casa de banho,poe papel , despeja o lixo etc... será que não há assuntos mais construtivos para falar??

Anónimo disse...

estou consigo caro anónimo de 29 de Outubro de 2008 18:53.

Anónimo disse...

Já que o "Odiaxerense preocupado" se preocupa tanto com a dita casa de banho que está sempre aberta e limpa nos dias normais de mercado, até sugeria que ele próprio estivesse lá para abrir a porta nos dias de mercado em dia feriado. Muita gente aproveitou o feriado para dar uma espreitadela ao mercado mensal da passada segunda-feira e claro que o nosso blogger teve que pegar nalguma coisa para criticar... Um pouco de tolerância, pode ser?!

Odiaxerense Preocupado disse...

Fazendo fé nas opiniões aqui manifestadas, acreditamos que só por acaso, e pelo facto de se tratar de um feriado, as referidas Instalações Sanitárias não estariam abertas ao publico.

Admitimos que podemos estar equivocados e disso nos retratamos.

Há já alguns meses fomos assistir a uma prova de Atletismo que tinha a Partida na zona do Moinho. Uma Prova organizada, pensamos que pela CML. Afluiram à zona bastantes pessoas e nesse dia as Casas de Banho também se encontravam fechadas. Sabemos disso porque tivemos a necessidade de as usar e batemos com o nariz na porta.
Este foi de facto outro episódio em que as coisas não funcionaram, mas se calhar foi mera casualidade e azar o nosso. Sempre que necessitamos encontramos o WC encerrado.

Anónimo disse...

Olhe, urine atrás de uma àrvore. pode ser que lhe bata na face e o faça acordar e ter um pouco de respeito pelas pessoas, Sr. Odeaxerense preocupadinho..

Odeaxere Forever disse...

Ora aqui esta um bom exemplo da materia prima que o nosso pais necessita. Bravo, continuem a pensar assim que chegarao a a bom porto!
Realmente eu pensei que so as mulas e que andavam com um limite muito reduzido de visao, pelos vistos estou enganado!
O nosso Presidente tem um plano para Odeaxere, e os Odeaxerenses agradecem, a Obra esta a vista, com alguns ajustes e retoques aqui ou ali, o que nao se compreende e tanta lentidao, mas enfim, a isso ja todos estamos habituados, e acredito que mais tarde ou mais cedo sera resolvido o problema em questao. Estamos a falar de Instalacoes Publicas, todos nos temos la a nossa quota parte... Se me disserem que a senhora esteve doente, ausente, carente, o que for, ou que houve um lapso, esquecimento, ou mesmo que nunca existisse uma escala de servico para estas instalacoes neste dias (feriados) de grande aluencia, por parte de quem cordena, sao desculpas que bem ou mal se aceitam. Agora nao me venham para aqui com estas tangas, "...faz atras da arvore... porque era feriado...", sim, existem assuntos mais construtivos para se falar, mas este e um deles, porque se nao ha um plano ou estrategia para este problema, ha que por maos ha obra e elaborar um, e isto e pura e simplesmente ser construtivo!

Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui alguns esclarecimentos sobre esta polémica WC pública, começando por dizer que a Junta de Freguesia, tem tido uma preocupação em dotar a nossa Vila de sanitários públicos onde realmente fazem falta, como é o caso do chamado Ciclo do pão e futuramente junto ao cemitério, estando neste momento em projecto; mas não á bela sem se não; ou seja, para manter os sanitários abertos é preciso ter sempre alguém a olhar por eles, pois infelizmente as pessoas continuam a ter grande défice de civísmo, como os recursos humanos da Fregueia são manifestamente insuficientes, por vezes torna-se impossível solucionar tudo como queriamos e o caso do último mercado teve a ver com isso, ou seja, foi feriado, entre Abrir e estar fechado a opção foi estar fechado. Infelismente o vandalismo impera na nossa sociedade! Quero aqui contudo afirmar, que estamos a procurar soluções, inclusivé com o voluntariado de algum idoso ou algum Odiaxerense que possa colaborar com a comunidade, pois o Quadro de pessoal da Junta, além de não ter orçamento, o próprio estado não deixa que se crie novos postos de trabalho e a saber, temos apenas dois , 1 cantoneiro de Limpeza (Srº Armando) que curiosamente faz de tudo e 1 coveiro (Srº José Pacheco)! A Srª. Da Limpeza (Srª Ana Paula) é dos programas ocupacionais, tal como o Srº José Francisco! Admitimos recentemente 1 pedreiro (Srº José Fernandes), contrato a termo certo de 2 anos,onde a verba para cobrir o seu vencimento é nos enviado pelo Município de Lagos, após acordo entre a Junta e Cãmara! Estou aqui a me contra dizer, pois tinha afirmado que não ia opinar sobre qualquer assunto neste Blogg, mas como pelos vistos, as pessoas continuam a não aparecer nas Reuniões, quer da Junta, quer da assembleia, preferem debaixo do anónimato opinar, critícar e sugerir atravéz do Blogg, pois que assim seja, como não sou pessoa de enterrar a cabeça na areia, estarei aqui sempre que se justifique, respondendo na medida do possível a assuntos que considero de interesse colectivo e do bem estar da nossa querida VILA.

MD disse...

O Presidente esta a ser cauteloso com as suas palavras, e com toda a razao, e realmente compreensivel, entao eu dou aqui uma ajudinha: Quando o Presidente diz que e necessario um funcionario a olhar pelos sanitarios publicos, ele refere-se exactamente aqueles em questao, porque vejam os sanitarios do largo, nao necessitam de vigilancia apertada!
Ora isto tem haver com, vandalismo e falta de civismo das pessoas, mas nos, Odeaxerenses, ate julgamos que somos pessoas minimamente comportadas e que nao andamos ai a vandalizar sanitarios publicos, entao o problema sao a maioria dos feirantes, e falo dos ciganos,(generalizo poque sao a maiora) que sem o minimo de vergonha na cara, sem saberem o que e uma sanita, a maior parte deles, ate nas paredes limpam o cu! E chato dizer mas e verdade, essa gente devia estar proibida de frequentar certos locais que nessecitam de um grau mais elevado de higiene. Por eles o povo e que paga as taxas e impostos com a esperanca de poder usufruir das instalacoes publicas, e para nao falar que ando de motorizada, porque o meu ordenado tem que pagar agua, luz, gas, a renda da casa, o pao nosso do dia a dia, etc, e estes senhores andam com o rabinho bem sentado nos seus carros de alta cilidrada, a viver em casa construidas com o dinheiro dos nossos impostos.... a pagarem rendas de 20 euros mensais!
E fico-me por aqui, com isto quero dizer que compreendo perfeitamente a razao pela qual ha que haver um cuidado redobrado com os sanitarios em dias de mercado, mais que nao seja, mante-los fechados.
Daqui sai o meu voto de apreco ao Sr Presidente, pelo facto de estar a ser cuidadoso com algo que e de todos nos, e que provavelmente lhe deu alguma dor de cabeca para que hoje seja uma realidade!

Anónimo disse...

Ora aí está mais uma opinião sensata, de quem compreende as dificuldades e as limitações de uma Freguesia como o Odiáxere. E não deixou de tocar na ferida pois temos de ter uma atenção redobrada com os ciganos feirantes. Esses sim vandalizam os WCs e tudo o que possam. Enfim, fico sempre feliz por ver aqui pessoas que têm uma visão realista das coisas assim como ver o Presidente Luis Bandarra a esclarecer as pessoas, mesmo não sendo nos locais próprios para isso, como é na reuniões de Junta ou da Assembleia, como ele fez questão de frisar. Isso demostra que o Luis Bandarra gosta de deixar tudo em "pratos limpos" e que não tem o mínimo receio de assumir as suas dificuldades e lacunas. Muito Bem!

Anónimo disse...

punheta estou me peidar para esta merda toda
nós o gitos somo pessoal de renome mundial cuidado senão sai facada