quarta-feira, 22 de outubro de 2008

no Rossio das Eiras

Arrancaram finalmente as obras no Rossio das Eiras, junto ao Campo de Futebol.

Já não era sem tempo...

Não existe duvida alguma de que as obras que agora começaram eram bastante desejadas e mais do que isso, de extrema necessidade. Não compreendemos contudo a razão de tanta demora para que se dessem inicio aos trabalhos.

Não haverá contudo "Bela" sem senão. E agora que estão iniciados os trabalhos é o momento para colocar ou recolocar no ar algumas questões que são de extrema pertinência, questões essas que estão na mente de toda a população.

1 - Depois de concluídas as obras, onde ficará a área para estacionamento de viaturas?

Basta acompanhar o dia a dia daquela zona para verificar as dezenas de carros das funcionárias da Creche, Jardim de Infância e ATL da Santa Casa da Misericórdia que lá ficam estacionados durante todo o dia. Terão as senhoras que ir a pé para o trabalho? E os pais dos meninos e meninas que vão levar as crianças pela manhã e buscar as ditas ao fim da tarde? Ficam todos em filinha a entupir a rua? E se considerarmos ainda os fregueses do Bar do Clube então temos mais umas dezenas que não terão lugar onde parquear os seus veículos. Não estamos a considerar os fins de semana e um número ainda superior de veículos que conduzidos pelos seus proprietários afluem a esta zona, seja simplesmente para frequentar o espaço, ou mais ainda para verem o futebol e todo e qualquer outro evento que lá se realize.

Todos sabemos que é no Clube Desportivo e na Sede do Rancho que acontecem a maior parte das actividades de Recreio e Lazer que têm lugar em Odiáxere. Felizmente por vezes as pessoas acorrem em grande número, seja para Festas, Bailes, Casamentos, Festivais ou para qualquer outra coisa que tenha lugar naqueles espaços. E depois como vai ser?

Se calhar a ideia será aproveitar os novos parques subterrâneos que estão a fazer lá por Lagos e encaminhar o estacionamento para lá, depois as pessoas podem usar a "Onda"...


Outra questão se levanta, que não sendo nova, parece ainda não ter sido digna de resposta conclusiva:

2 - Como serão atribuídos os Apartamentos que irão ser construídos e para quem?

Quem pretende concorrer a um dos apartamentos que lá serão construídos terá que fazer o quê? Pode inscrever-se na Junta de Freguesia ou tem que ir a Lagos? E mais do que isso valerá a pena perder tempo a tratar da inscrição?
Será que os referidos apartamentos não estão já pré-destinados para realojar pessoas da freguesia de S. Sebastião, os denominados "Índios da Meia Praia"? Nada temos contra essas gentes, mas penso que deveria ser dada primazia aos residentes ou originários desta nossa freguesia.

Todos sabemos da vontade e dos interesses do Executivo de Lagos para "limpar" a zona da Meia Praia, para dar lugar aos luxuosos hotéis e aldeamentos previstos para aquela área. Já com a variante à EN 125 nos prejudicaram, será que agora teremos que suportar mais uma alfinetada?

Queremos ainda colocar no ar outras questões relacionadas com esta.

Quantos hotéis estão previstos para serem edificados em terrenos pertencentes à Freguesia de Odiáxere? Quantos hotéis irão ser construídos em terras que estejam englobadas na Freguesia de S. Sebastião? Quantas pessoas actualmente residentes na freguesia de Odiáxere terão que ser realojadas devido aos projectos para a Meia Praia? Quantos residentes na freguesia de S. Sebastião terão que sair das suas legitimas casas e ir viver para alternativa dada pela Câmara?

Porque terá Odiáxere e só Odiáxere que suportar as necessidades de desenvolvimento e expansão da freguesia vizinha? E a troco do quê?

Que receberemos em troca?


- Um Plano de Urbanização que não nos deixa crescer e que nos limita de todas as maneiras possíveis e imaginárias? Será isso?
- Um plano que não prevê, nem destina novas zonas para desenvolvimento Urbanístico e que em nada nos facilitará o crescimento e desejado desenvolvimento da Freguesia.

- Continuaremos a ver os nossos jovens a procurarem casa em Lagos ou Portimão pois aqui não existem alternativas para se viver.
- Continuaremos a ter a Estrada Nacional 125 a atravessar a nossa vila, cada vez com mais tráfego, mais gente simplesmente a passar.
- Continuaremos a ver todas as hipóteses de expansão a serem dadas aos outros e não a nós.

Não dizemos que o nosso Presidente de Junta não goste de Odiáxere, que não defenda esta terra com unhas e dentes, de maneira nenhuma... Mas perguntamos se estará a ser feito tudo o que pode ser feito para contrariar esta marginalização de que estamos a ser vitimas? Perguntamos se será necessário mobilizar os Odiaxerenses para pressionar a Câmara Municipal e quem lá manda para não nos tratar desta maneira?

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelentes perguntas para as quais eu gostaria de ouvir a resposta. Se por acaso os apartamentos sempre forem dados aos Indios de Meia Praia eu sugiro que o povo vá para a rua e se manifeste contra essa pouca vergonha. Os politicos usam e abusam de todos nós e não respeitam o povo, mas nós temos o poder para os colocar no lugar deles não votando em quem não nos respeita e só ve os seus proprios interesses.

Anónimo disse...

Nunca imaginei ver aqui tanta ignorancia e Burrice ao mesmo tempo!! Por acaso sabiam que descriminação é crime??? Por acaso Odiáxere é alguma região autónoma ou com fronteiras? Será que odiáxere não pertence a portugal? Quero é ver os idiótas que escrevem "Indios da meia praia" lhes vá lá dizer isso a eles...

Odiaxerense Preocupado disse...

Especialmente para o Anónimo de 22.10.08 - 20:36H:

Provavelmente não verá amiude nem ignorancia nem burrice em quantidades consideraveis porque certamente não tem o hábito de se olhar ao espelho pela manhã...

1- Odiáxere não será uma região autónoma nem pretenderá certamente ter fronteiras com as freguesias vizinhas, mas não deve ficar no esquecimento de quem manda no Municipio onde estamos inseridos.
Cabe ao Municipio e respectivo Executivo, eleito pelos eleitores de todo o concelho, incluindo os de Odiáxere zelar pelo desenvolvimento iqualitário de todas as freguesias, não fomentando o desenvolvimento de umas em deterimento de outras. Na freguesia de Odiáxere também temos uma parte da Meia Praia e nada nos parece planeado para o desenvolvimento turistico dessa zona, por alguma razão achou-se que a restante extensão da Meia Praia seria mais passivel de intervenção e requalificação, até aí nada temosa obstar, só perguntamos porque teremos que sacrificar as poucas habitações que cá vão sendo construídas em beneficio prioritário dos que serão desalojados da Meia Praia, atendendo a que também temos cá gente que necessita e também está inscrita para receber uma casa, para além das taxas de publicidade e ocupação de via publica, por exemplo com esplanadas que irão reverter para a freguesia onde se localizam essas infraestruturas.

2- Odiáxere pertence certamente e orgulhosamente a Portugal, à região do Algarve e ao concelho de Lagos.

3- Qual o problema de apelidar os residentes nos Bairros da Meia Praia de "Indios da Meia Praia", não é desprestigiante nem tão pouco depreciativo, muito pelo contrário. Ou achará que o cognome atribuído por Zeca Afonso em tempos que já lá vão e tão bem cantado anos depois por Dulce Pontes fizeram com que as pessoas em questão se sentissem menosprezadas?
Nada temos a apontar a essas pessoas que consideramos dignas como quaisquer outras, não me parece que esteja a compreender o cerne da questão. Não sei se por cegueira ou azão qualquer!!!

Anónimo disse...

Eu já me sinto LESADO por isto tudo..
Ontem á tarde; a chover, fui buscar a minha "pequenina" ao infantário. Encontrando a rua de acesso ao infantário fechada, voltei atrás e fui passar por uma "pequena pista de KART CROSS com "marcos brancos" espetados por todo o lado.
Parei o carro e fui buscá-la. Quando voltei á dita "pista" comecei então a ver qual dos "marcos brancos" acertava....BINGO e consegui acertar mesmo.
Fui passar pela RENAULT e o arranjo é de quase 450 euros.
Só gostava de saber o porquê fecharem essa rua e não haver sinalização de aviso ou melhorar os acessos para os pais e educadores poderem passar melhor.
No meu caso, não foi brincadeira de KART CROSS, mas sim desviar doutro carro que passava pelo mesmo local.

ASSINADO: H. Martins

Anónimo disse...

Bom dia,
Caro Odeaxerense preocupado, com que então é assim que funciona o seu feed-back?? dando respostas deste tipo..."porque certamente não tem o hábito de se olhar ao espelho pela manhã..."...!!!
Realmente...é de lamentar...