sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Já ouviu falar de LAGOS MULTICULTURAL???

Certamente já ouviu falar da Semana "Lagos Multicultural", que se irá realizar na nossa cidade entre 20 e 27 de Outubro de 2008. Calculo que terá conhecimento porque à entrada de Lagos podemos ver um grande outdoor a anunciar tal iniciativa. Contudo senão costuma ir amiúde à cidade, talvez tenha passado pela Junta de Freguesia onde terá visto alguma informação, pois de resto nada se encontra por aí a anunciar tal acontecimento.

Mas deixemos isso, mesmo que não seja nada de novo para si, porventura saberá em que consiste? Sabe o porquê da realização de tal evento? Onde terá lugar? Qual o programa?

Pois pretendemos informar que este é um evento que simultaneamente está inserido nas Comemorações do dia da Cidade e nas Comemorações do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural.
Não me diga que não sabia que era este ano?

Mas a Câmara informa... Senão vejam bem este excerto do texto explicativo que podemos encontrar no site oficial da Câmara Municipal de Lagos:

(...)Este Projecto, a decorrer entre 20 e 27 de Outubro, e integrado nas Comemorações do Dia do Município, é composto por um conjunto de iniciativas transversais e transgeracionais que se entrecruzam e complementam, visando homenagear o contributo da população imigrante como cidadãos co-activos e co-participativos no tecido social do nosso Município(...)

Perceberam??? Eu Também não...

De qualquer maneira aconselho a que passe pelo antigo Edifício do BNU (Praça Gil Eanes), na Sexta dia 24, às 18.00h (daqui a 5 minutos), para assistir à Inauguração da "Feira Multicultural", onde poderá encontrar uma Mostra de Artesanato, Tasquinhas e onde estarão representadas para além da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, também Associações de Imigrantes de diferentes nacionalidades existentes no concelho. Para além disso poderá assistir a um programa de Animação Musical variado. Se por acaso não lhe for possível estar presente na Inauguração, poderá passar por lá durante o fim de semana ou no feriado.

Para além disso veja o que mais irá acontecer:

- Foruns
- Workshops
- Espectáculos
- Exposições
- Semana Gastronómica Multicultural
- Um Jantar Intercultural Sénior (pena que as inscrições tenham terminado a 17 de Outubro)
- Acções de Informação e de Sensibilização
- Sessões formativas várias
- etc.

No dia 27 de Outubro, pelas 22.00H realizar-se-á o Espectáculo “Sons da Fala” com Sérgio Godinho, Tito Paris, Vitorino, Janita Salomé, Don Kikas, André Cabaço, Guto Pires, Juka e Luanda Cozetti, na Praça Praça Gil Eanes.

Se quer saber mais veja (aqui) e divirta-se, porque se mais ninguém o tinha informado, a sua "Mesa de Café" não o deixou no escuro...

6 comentários:

Anónimo disse...

"...Este Projecto, a decorrer entre 20 e 27 de Outubro, e integrado nas Comemorações do Dia do Município, é composto por um conjunto de iniciativas transversais e transgeracionais que se entrecruzam e complementam, visando homenagear o contributo da população imigrante como cidadãos co-activos e co-participativos no tecido social do nosso Município(...)
Perceberam??? Eu Também não... ..."

Pois caro ODIAXERENSE PREOCUPADO se não percebeu, ao escrever estas linhas utilizou uma ferramenta que o pode ajudar nessa compreensão. Até porque da forma como iniciou julgava ser uma pessoa que detivesse um profundo conhecimento do evento a decorrer,pelos vistos, apenas é mais um a engrossar as estatísticas da iliteracia em Portugal, visto demonstrar saber ler mas não compreender o que está a ler. Pior, é ainda julgar que a maioria dos que lêem as suas linhas também não compreendem. Provavelmente, o senhor auto-intitula-se um munícipe Lacobrigense de referência mas pelos vistos deixa "um pouco" a dsejar.

Já agora um conselho, pesquise e leia mais, pois contribui fortemente para a sua falta de compreenção.

Odiaxerense Preocupado disse...

Meu Caro Anónimo do dia 25.10.08 - 20:17H:

Com que então o meu caro acha que a linguagem utilizada, nomeadamente no excerto transcrito para o "Post" é clara e acessivel ao comum dos munícipes...???

No que respeita ao ter um conhecimento profundo sobre o Evento em questão, é aí que reside o cerne da questão. Pois eu não tinha, nem tenho conhecimento mais que superficial sobre o acontecimento mencionado, assim como grande parte dos munícipes. E isso é que assinalo como lamentável.

Provavelmente o meu caro Anónimo, pessoa certamente literada e de estudos superiores está inserido no pequeno rol de pessoas que têm conhecimento sobre os mais diversos factos, contudo não se preocupará, tal como os seus pares a partilhar o conhecimento que tem das coisas, ou se porventura alguma vez o faz, certamente que é com a arrogância e os ares de superioridade que são características inerentes aos que pertencem à sua elite lacobrigense.

Eu auto intitulo-me de "Odiaxerense Preocupado" e nada mais do que isso, tudo o resto saiu da sua mão e imaginação, não da minha. Não me sinto, de maneira alguma, superior, mais informado ou credenciado que outro qualquer, nem tão pouco uma referência para quem quer que seja, simplesmente preocupo-me e não leio os factos e acontecimentos só para o lado mais conveniente, para vós naturalmente.

Este é um espaço plural de debate e análise, onde até os "sabujos" têm um lugar à mesa.

Só para finalizar, gostaria de agradecer o seu conselho para que eu pesquise e leia mais, agradeceria mais ainda se por acaso entendesse o que quer dizer com a seguinte frase de sua autoria:
"Já agora um conselho, pesquise e leia mais, pois contribui fortemente para a sua falta de compreenção."

Talvez a minha comprovada e assumida iliteracia não me facilite o entendimento do que me sugere, mas depreendo que acha que ler e pesquisar pode contribuir fortemente para a minha falta de compreensão. Não será o contrário?

Só para rematar também o quero ajudar... Compreensão escreve-se com "s" e não com "ç". Terá faltado nessa aula?

É assim!!! Temos que ser uns pelos outros...

Agradeço o seu contributo, espero contar com a sua habitual visita e intervenção, porque certamente esta "Mesa de Café" ficará intelectualmente muito mais pobre se não poder contar consigo.

Anónimo disse...

Pelos vistos não entendeu o post do anónimo anterior, mas enfim.

Agora chamá-lo de "sabujo" só porque demonstrou a sua opinião, o seu ponto de vista!? Eu a isso chamo de grande demonstração de soberba para não definir de outra coisa.

O Odiaxarense Preocupado não acha que padece de algum tipo de frustração? Acha mal que ainda alguém tenha estudos ou até mesmo independentemente disso consiga entender umas linhas emanadas pela edilidade do concelho acerca do Lagos Multicultural??

Eu a sim apenas lhe aconselho que tenha um pouco mais de bom senso quando se dirige a quem lê os seus posts e ainda os comenta.

Odeaxere Forever disse...

"...um conjunto de iniciativas transversais e transgeracionais que se entrecruzam e complementam...umas linhas emanadas pela edilidade do concelho..."
Meus amigos, se nao quiserem ser vistos de tal forma, entao usem um vocabulario acessivel a publico em geral.
Tenho a certeza de que nao falam com os vossos filhos, pais ou avos da mesma forma que redigem certas informacoes, comentarios ou por vezes uma simples barbaridde!

Anónimo disse...

MD disse...

"...um conjunto de iniciativas transversais e transgeracionais que se entrecruzam e complementam...umas linhas emanadas pela edilidade do concelho..."
Meus amigos, se nao quiserem ser vistos de tal forma, entao usem um vocabulario acessivel a publico em geral.
Tenho a certeza de que nao falam com os vossos filhos, pais ou avos da mesma forma que redigem certas informacoes, comentarios ou por vezes uma simples barbaridde!



Assim é que é, alguém que meta esta coisa na ordem.

Falem uma língua que os Portugueses percebam deixem-se de coisas.

Uma pessoa anda a ler e na percebe nada. Na basta já quem começa a escrever falar no assunto e na explicar o que é e ainda vêm para aqui lançar palavras caras ao ar.

Meus amigos a crise anda ai, poupem nas palavras também!!

Anónimo disse...

Penso que idependentemente da divulgação do evento ter sido a mais adequada ou não, do "palavreado" utilizado ter sido claro ou confuso, temos que aplaudir a iniciativa, pois foi um evento com bastante publico e com muito bons espectáculos, com claro destaque para o de Segunda-feira à noite. Eu achei muito bom, mesmo muito bom.
Foi também com muito agrado que vi e até participei no stand da Junta de Freguesia de Odiáxere, dos mais agradaveis e dinâmicos de entre os presentes. Odiáxere ficou dignificado com a representação que apresentou neste Evento. Um aplauso de pé, que se estende também à Junta de Freguesia de Bensafrim. Quanto às restantes Juntas de Freguesia do nosso concelho, um sonoro assobio, pois mais uma vez, por razões que desconheço estiveram ausentes.