terça-feira, 28 de outubro de 2008

Gente digna de destaque...

Voltamos a um assunto que já aqui foi mencionado, com o intuito de eventualmente ajudar o Executivo da Junta de Freguesia de Odiáxere no que respeita a um eventual conjunto de Homenagens a realizar.
Indicaremos aqui algumas pessoas que achamos serem merecedoras de algum tipo de distinção, sejam eles Odiaxerenses de nascimento ou não, contudo que tenham alguma ligação com esta nossa freguesia. Infelizmente alguns dos referenciados só poderão ser homenageados a titulo póstumo, mas nem por isso deixarão de ser dignos de relevo.

Só para começar, vamos indicar algumas figuras que por uma razão ou por outra merecem pelo menos alguma atenção:


Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa


Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa, compositor e intérprete insigne do acordeão. Com uma carreira repleta de sucessos em Portugal e além fronteiras. Autor de milhares de temas de entre os quais destacamos o Corridinho de Odiáxere .

**************************************************


José Bandarra, o farmacêutico artista

José Bandarra, para além da sua actividade profissional como farmacêutico, sempre disponível e atencioso, tem tido participações de destaque como actor e como intérprete da Guitarra clássica, cavaquinho, guitarra de fado e adufe. Natural de Odiáxere. Pessoa muito popular e de larga experiência artística. Apaixonado pelo fado. Colabora em vários projectos musicais.

**************************************************

Leonardo Guerreiro, também c0nhecido como Leonardo das calçadas


Leonardo Guerreiro, intérprete do Acordeão e Órgão. Natural do Odiáxere. Estudou acordeão com o Tino Costa e o Prof. Anatólio Falé. Tocou profissionalmente e fez parte de bandas como The Nags e L&A's Band, continua a participar em projectos musicais.

**************************************************

Leonel Neves, nascido a 20 de Junho de 1921, em Faro. Aí estudou até ao 6º ano do Liceu. A partir de 1937 passou a viver em Lisboa, onde se licenciou em Ciências Matemáticas na Universidade de Lisboa. Pertenceu ao primeiro curso de meteorologistas portugueses, e ingressou no Serviço Meteorológico Nacional no seu início, em 1946. O seu trabalho levou-o aos Açores, onde ficou durante dois anos, a Moçambique - 6 anos - e ainda Timor-Leste (2 anos). Desde muito novo colaborou em vários jornais e revistas, tendo publicado o seu primeiro livro de poemas em 1940. Só após os 50 anos se dedicou à literatura para jovens, tendo inúmeros textos seus sido incluídos em manuais escolares. Veio a falecer em Odiáxere, perto de Lagos, em 1996. Deixou uma vasta obra - sobretudo de literatura juvenil.

**************************************************

Contamos com a vossa colaboração para referenciarmos mais alguns nomes de gentes com ligação a Odiáxere, que tenham tido considerável destaque local, nacional ou internacional...

4 comentários:

Anónimo disse...

olá. agora querem dar graxa ao presidente da junta a homenagear o irmao. boa boa não é com vinagre quie se apanhaqm, as moscas

MD disse...

Sugiro que de certa forma tambem se distinga, em nome colectivo ou associacao existente na Vila, aquela que pela nossa Terra e as suas Gentes mais se tem esforcado e dedicado ao longo dos anos!

Anónimo disse...

Bom dia.
Eu, pessoalmente não concordo com o comentário feito pelo primeiro anónimo.
Cada pessoa é um caso, e o irmão do Presidente tem imensas qualidades que podemos destacar.
No teatro, é muito louvável, acho que tem imenso jeito e gosta mesmo daquilo.
È um bom atendedor no seu local de trabalho e respeitador.
Não misturemos as coisas...Obrigado
ass: Moradordavila

Anónimo disse...

bem diz o gonzo que é nas pedras das calcadas que se apaga a dôr