Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa
Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa, compositor e intérprete insigne do acordeão. Com uma carreira repleta de sucessos em Portugal e além fronteiras. Autor de milhares de temas de entre os quais destacamos o Corridinho de Odiáxere .
**************************************************
José Bandarra, o farmacêutico artista
José Bandarra, para além da sua actividade profissional como farmacêutico, sempre disponível e atencioso, tem tido participações de destaque como actor e como intérprete da Guitarra clássica, cavaquinho, guitarra de fado e adufe. Natural de Odiáxere. Pessoa muito popular e de larga experiência artística. Apaixonado pelo fado. Colabora em vários projectos musicais.
**************************************************
Leonardo Guerreiro, também c0nhecido como Leonardo das calçadas
Leonardo Guerreiro, intérprete do Acordeão e Órgão. Natural do Odiáxere. Estudou acordeão com o Tino Costa e o Prof. Anatólio Falé. Tocou profissionalmente e fez parte de bandas como The Nags e L&A's Band, continua a participar em projectos musicais.
**************************************************
Leonel Neves, nascido a 20 de Junho de 1921, em Faro. Aí estudou até ao 6º ano do Liceu. A partir de 1937 passou a viver em Lisboa, onde se licenciou em Ciências Matemáticas na Universidade de Lisboa. Pertenceu ao primeiro curso de meteorologistas portugueses, e ingressou no Serviço Meteorológico Nacional no seu início, em 1946. O seu trabalho levou-o aos Açores, onde ficou durante dois anos, a Moçambique - 6 anos - e ainda Timor-Leste (2 anos). Desde muito novo colaborou em vários jornais e revistas, tendo publicado o seu primeiro livro de poemas em 1940. Só após os 50 anos se dedicou à literatura para jovens, tendo inúmeros textos seus sido incluídos em manuais escolares. Veio a falecer em Odiáxere, perto de Lagos, em 1996. Deixou uma vasta obra - sobretudo de literatura juvenil.
**************************************************
4 comentários:
olá. agora querem dar graxa ao presidente da junta a homenagear o irmao. boa boa não é com vinagre quie se apanhaqm, as moscas
Sugiro que de certa forma tambem se distinga, em nome colectivo ou associacao existente na Vila, aquela que pela nossa Terra e as suas Gentes mais se tem esforcado e dedicado ao longo dos anos!
Bom dia.
Eu, pessoalmente não concordo com o comentário feito pelo primeiro anónimo.
Cada pessoa é um caso, e o irmão do Presidente tem imensas qualidades que podemos destacar.
No teatro, é muito louvável, acho que tem imenso jeito e gosta mesmo daquilo.
È um bom atendedor no seu local de trabalho e respeitador.
Não misturemos as coisas...Obrigado
ass: Moradordavila
bem diz o gonzo que é nas pedras das calcadas que se apaga a dôr
Enviar um comentário