domingo, 26 de outubro de 2008

Democracia é permitir e aceitar ideias diferentes...

O E-mail, ou melhor dizendo, a Caixa de Correio desta "Mesa de Café", (terradeodiaxere@gmail.com) foi nos últimos dias inundada por mails anónimos com injurias e múltiplas considerações insultuosas às nossas pessoas, chegando ao ponto de conterem até ameaças à nossa integridade física, (aproveitamos para informar que estão muito enganados em relação aos nomes que estão por detrás desta "Mesa de Café", pois nenhum dos mencionados faz parte do grupo que dinamiza este espaço.)
Não compreendemos o porquê desta situação, primeiro e antes de mais porque nos assumimos e somos um espaço plural de ideias e pensamentos, como sempre o afirmamos e mais uma vez aqui o reafirmamos.

Somos de facto "ODIAXERENSES PREOCUPADOS" e falamos sobre o que achamos relativamente a múltiplos assuntos que a todos dizem respeito. Não temos qualquer tipo de controle sobre os comentários publicados, como já o dissemos, para além de pretendermos que assim continue!!!

Não estamos a levantar calunias sobre ninguém. Permitimos e permitiremos sempre o direito de resposta e de defesa dos que aqui forem visados. Não abdicaremos do nosso legitimo direito de indignação e critica.

Nunca poderíamos imaginar que tivéssemos um tamanho poder de ameaça, ou que fossemos tão incómodos para certas pessoas. Os assuntos que temos abordado são banais e até mesmo superficiais. Até agora, ainda não colocamos em cima da mesa nada de verdadeiramente polémico, nem segredo algum desconhecido da maioria. Limitamo-nos a reproduzir os assuntos de que ouvimos falar aqui e acolá, demonstrando a nossa opinião sobre os mesmos e solicitando a vossa...

Não percebemos porque exigem o nosso silêncio e mais do que isso a nossa extinção...
Simplesmente estão a dar-nos mais força para continuarmos e a contribuir decisivamente para afastar de vez as questões que colocamos a nós próprios relativamente a se valerá a pena continuar com este projecto, a despender tanto tempo com esta vossa "Mesa de Café".

Para os nossos críticos e para os apoiantes que possamos ter, literados ou iliterados, deixamos um poema de autoria do nosso Prémio Nóbel, para vossa leitura e reflexão:


Não direi:
Que o silêncio me sufoca e amordaça.
Calado estou, calado ficarei,
Pois que a língua que falo é de outra raça.

Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vaza de fundo em que há raízes tortas.

Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que me não conhecem.

Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais bóiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.

Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quando me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.

(José Saramago)

7 comentários:

Anónimo disse...

quem tem cu tem medo

Anónimo disse...

Se quer falar sobre os assuntos da terra vá para a rua gritar, ou combine um cafézinho com o seu grupo de amigos para discutirem os assuntos que bem entenderem. já reparou onde isto chegou?? os assuntos podem ser divulgados, apenas isso... não vejo necessidade de existirem comentários, até porque estão a ser aqui mencionados nomes das pessoas da terra, refiro-me pois, ao tema do..mais simpático e menos simpático... por favor... democracia é sim permitir e aceitar ideias diferentes, não é permitir e aceitar que coloquem aqui os nomes das pessoas... falem simplesmente dos assuntos... se nao se assumem como poderemos nós dar a nossa opinião acerca de vocês??? concordo com a criação do blog, desde que seja pura e simplesmente para dar a conhecer a todos das realidades da terra. Porque quem vier para cá morar, que seja de fora, ao ouvir estas coisas irá colocar certas pessoas de parte, o que você deve achar isso imensa graça suponho... crie um site em vez de um blog. assim ninguem fala de ninguem e todos sabem de tudo de uma forma mais apláudível. Obrigado. Volto a referir (sou de acordo com a criação do blog....mas....)

Odiaxerense Preocupado disse...

Caro Pedro Santos:

Onde existem duas cabeças existem duas sentenças. - Diz o povo e com razão.

Respeitamos a sua opinião e podemos até adiantar que de facto para além de aqui colocarmos alguns temas em discussão e de emitirmos as nossas opiniões sobre os mais diversos assuntos, também o fazemos durante um cafézinho com o nosso grupo de amigos, o que para nós é extremamente agradável.

Pegando na sua sugestão do cafézinho, aproveitamos para o informar de que é exactamente essa a ideia... Pôr as novas tecnologias ao nosso serviço e fazer deste espaço aquilo que lhe chamamos desde o inicio, a "Mesa de Café".

A ideia que esteve por detrás da criação deste Blog foi a de criar um espaço interactivo dedicado à vila de Odiáxere e aos Odiaxerenses, um espaço onde se falasse de tudo e mais alguma coisa e onde fosse possível emitir qualquer tipo de opinião, por muito controversa que seja.

Democracia é de facto a liberdade de expressão sobre factos, temas e pessoas de maneira não ofensiva e justificada. Penso que não ofendemos ninguém e podemos justificar todas as posições que tomamos.

Quanto à sua sugestão de criação de um site, achamos óptima. Se decidir levar essa ideia para a frente não se esqueça de nos informar, para que possamos ser visitantes assíduos.
Pela nossa parte chega-nos o Blog...

Se quiser dar a sua opinião sobre nós, que o faça, não temos nada a obstar!!!

Agradecemos a sua participação e esperamos poder vir a contar sempre com a sua presença e intervenção.

Anónimo disse...

irão ser visitantes assiduos noutro local...ai isso irão...

Anónimo disse...

Caro Pedro Santos, nao o conheço, nem quero, pois numa simples brincadeira leva logo a peito, ao ponto de ameaçar os animadores deste local de brincadeira. Nao percebo o porquê da sua indignaçao, pois nao vi o seu nome na lista dos mais antipaticos ou simpaticos, será que se refere a alguem em especial??
Deixa-nos a todos na duvida...
Ass: Anónima

Anónimo disse...

Ai, Ai, mas será que já não se pode fazer reparos senhor Pedro Santos?? vivemos em liberdade de expressão, não estamos a por ninguem em risco de nada, apenas existe agora uma boa forma de poder mudar as coisas más ou menos boas da vila...

Anónimo disse...

Bem uma coisa é certa, lá fazerem juízos de valor, estão, no entanto vivemos num País dito de livre.

Mas também concordo que a minha liberdade acaba onde a liberdade dos outros começa.