sábado, 11 de outubro de 2008

A cidade de Lagos virou a cidade da Lata?


Partindo de um comentário de "olhos.da.vila", do qual apresentamos um pequeno extracto, queremos agora debruçar-nos sobre um assunto que não sendo exactamente da Vila de Odiáxere, a todos diz respeito, pois trata-se de algo relacionado com a nossa sede de concelho e dos incómodos causados no presente para uma obra que a todos poderá beneficiar no futuro (???).


olhos.da.vila disse...

(...)A CIDADE DE LAGOS VIROU A CIDADE DA LATA?
Por instantes perguntei a mim mesma se a favela se tinha mudado para a Avenida dos Descobrimentos...(...)

O Projecto de renovação urbana da frente ribeirinha de Lagos foi apresentado à Comunicação Social e não ao publico em geral no meio do passado mês de Setembro pela Câmara Municipal de Lagos e pela empresa Estacionamento de Lagos, SA. no Centro Cultural de Lagos. Este é, ao que parece, um projecto integrado no programa POLIS.
Prevê-se que toda a frente ribeirinha, outrora parte integrante da Ribeira de Bensafrim seja objecto de uma requalificação, segundo um novo conceito paisagístico e arquitectónico integrando novos espaços de estacionamento, segundo parece sendo os mesmos subterrâneos.

Ninguém poderá dizer que Lagos não tem um problema grave de estacionamento, problema esse que se sente de maneira mais gravosa durante os meses de Verão, mas que infelizmente não desaparece durante o Inverno, é pois urgente que se criem espaços alternativos, não devendo essas zonas de parqueamento serem criadas a grande distância do centro histórico e comercial da cidade, pois se assim for corremos o risco de executar o já condenado pequeno Comércio local.

Parece-nos então necessário que se requalifique uma zona, tornando-a mais agradável para os pedestres e simultaneamente criando mais espaços de estacionamento.

Mas será isso que está a ser levado a cabo?

Será que quando as obras se concluírem uma faixa para cada sentido será o suficiente para o escoamento do trânsito?

Quantos lugares de estacionamento ficarão disponíveis? E em quantos pisos?

Não irá ocorrer uma grande dificuldade em realizar os trabalhos em profundidade para construir as caves, com a água a tentar recuperar o que era dela, aliás como aconteceu em Portimão?

Estará tudo rigorosamente bem planeado? A existência de património considerado histórico que já ocorreu não estava...

O que mais se irá encontrar na zona de escavações que torne obrigatório um reajustamento do projecto? E o que significará isso em termos de prazos para a conclusão da obra e derrapagem orçamental?

E finalmente a questão principal e mais pertinente: Porque é que o povo não é informado nem ouvido sobre o que se está a fazer como o erário publico?

Que saudades de ver o Infante a olhar para o mar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Tive interesse em estar presente na apresentação do projecto, mas quando lia informações sobre este, em todo o lado estava claramente escrito que era reservado á comunicação social.
Fiquei descansado porque oficialmente nestas coisas, existe uma primeira sessão para a CS e depois uma para o público em geral. Ora, como as obras já se iniciaram e não vislumbra nenhuma apresentação proximamente, as pessoas ficam à espera que a obra fique terminada. É normal que a população não seja participativa, e não se sinta livre para colaborar em termos de decisões para a sua terra. Um projecto como este pediria maior diálogo com a pop.

De qualquer modo, estou confiante que Lagos vai ficar melhor. Ficando só por saber se, com a redução de 2 para 1 via em cada sentido, sobra espaço para uma via de bicicletas e patins, cada vez mais utilizados na nossa cidade, e principalmente no eixo Lagos-Chinicato-Odiáxere.

O sistema de distribuição de mercadorias na cidade também fica por explicar melhor... já para não falar nas obras que estão ainda a ficar para estatuto de esquecidas, como novo Hospital, Terminal Rodoviário, ligações viárias melhores (trânsito intenso dentro da cidade é incompreensível) e ainda mais escolas, porque as existentes estão a abarrotar de alunos, desde o pré escolar até ao 12ºano.
(se bem que em termos estas obras são muito distintas em termos de financiamento, licenciamento, entre outros)

Anónimo disse...

Julgo que este projecto será uma lufada de ar fresco para a cidade de Lagos. Vi o projecto e parece-me que o novo espaço marcará uma nova imagem de Lagos. No entanto tenho muitas dúvidas em relação à diminuição para apenas duas faixas de rodagem. Acho sinceramente que, no verão principalmente, será um caos circular na Avenida dos Descobrimentos. Mas enfim, vamos esperar para ver. Espero estar enganado, eu e muitas mais pessoas como o "João Pedro".

Anónimo disse...

Fico contente pois os 2 comentários falavam bem do ke está a ser feito, parece impossivel pois normalmente as pessoas só sabem criticar. Quanto ao projecto em si foi apresentado ao publico em geral, numa carta colocada nas caixas do correio,e em especial nas lojas (em lagos) o problema era a hora dessa apresentação(17h).O projecto final se ficar como mostra o video está bonito, mas falta saber se na prática ficará assim, de qualquer modo, apesar dos trantornos ke nos está a causar, acho ke vai ser bastante bom "lavar" a cara a esta zona da cidade,e criar espços onde podemos caminhar de forma prazerosa.

Anónimo disse...

O que conta é o estar bem informado e saber o máximo sobre os assuntos sobre os quais nos atrevemos a opinar.
Para isso devemos consultar as diferentes visões sobre as matérias em questão e quanto mais crediveis forem os seus autores e mais fundamentadas estas estiverem, tanto melhor para que possamos formar a nossa opinião.
Sobre este assunto em questão, a Requalificação da Frente Ribeirinha de Lagos, não podemos deixar de ler o texto que foi publicado no Canallagos a 25.09.08, da autoria do Arquitecto José Veloso:

http://www.canallagos.com/ShowNews.aspx?ID=7986

Depois disto, ainda conseguem ter uma posição de apoio ao que está a ser feito e principalmente de apologia ao como está a ser feito?