sábado, 8 de novembro de 2008

A utilidade desta "Mesa de Café"


Contrariando todos aqueles que se têm pronunciado contra a existência deste espaço de debate e que têm questionado a utilidade de um iniciativa como esta, só vos pretendemos dizer que até agora os objectivos que traçamos estão não só atingidos, como até em alguns casos ultrapassados.

A dinâmica e participação que atingimos é deveras superior às nossas melhores expectativas.

Este é um espaço que foi criado há pouco mais de dois meses com o intuito de falar sobre os problemas da nossa freguesia, de analisar o dia a dia da Vila de Odiáxere e das suas gentes e de despertar as pessoas para as realidades da nossa terra, dinamizando a discussão sobre os assuntos que tocam a cada um de nós e que a todos dizem respeito.

Temos até agora cerca de 350 comentários aos "posts" aqui colocados, são três centenas e meia de participações dos frequentadores habituais desta "Mesa de Café", participações essas onde as pessoas manifestam as suas respectivas opiniões sobre os temas que aqui lançamos, sugerem novos tópicos para discussão, ou simplesmente dizem o que querem sobre o que entendem.


É um facto que não resolvemos nada, mas é certo que já estamos a ajudar a resolver e muito...


Por vezes até pode parecer que estamos totalmente contra o poder instituído, ou seja os Executivos da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal que foram eleitos por nós e que desempenham legitimamente as funções para que foram escolhidos, mas não, não é esse o caso nem é esse o nosso propósito.

No fundo acabamos por ser um instrumento de trabalho de extrema utilidade para quem foi eleito para servir a população. Torna-se muito mais fácil para um Presidente e respectiva equipa, fazer o seu trabalho quando pode ouvir os fregueses ou munícipes sobre as sua preocupações e anseios.

De facto o ideal seria que as gentes se deslocassem até à Junta de Freguesia, ou Câmara Municipal para expor as suas razões e colocar as suas questões, mas isso não acontece e não é de hoje, pelo que, vistas bem as coisas, os Odiaxerenses podem agora fazê-lo na comodidade do seu lar, usando as novas tecnologias, ou seja, participando nesta "Mesa de Café".

Vejam bem que o papel informativo e esclarecedor que temos que reconhecer a este Blog é deveras impar e de extrema utilidade, quem passa por cá regularmente sabe mais sobre Odiáxere do que quem teima em não fazer uma visita.

O Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia passa por cá regularmente e como não é pessoa de virar costas às questões, nem de enterrar a cabeça na areia para não ver, como ele próprio diz, nem de deixar os seus fregueses sem resposta, tem tido a amabilidade de nos esclarecer muitas das duvidas aqui mencionadas, tanto ao nível das dificuldades da Autarquia, nomeadamente em termos de Recursos Humanos, como de justificação da obra feita e informação sobre a obra prevista. A ele endereçamos os nossos sinceros agradecimentos pela disponibilidade e simpatia. Adiantando que continuaremos, nós em particular e o povo desta vila em geral, a contar com os seus esclarecimentos.

Vejamos de seguida algumas informações/citações do Sr. Luis Bandarra a esta "Mesa de Café":

Luis Bandarra disse...

(Sobre o Largo do Moinho) Aquele espaço só foi financiado precisamente pela componente agrícola, com a argumentação da Feira de Gado, Feira e Mercado mensal, Exposições Equestres e Ciclo do pão, o financiamento veio através do Ministério da Agricultura. O projecto, está à vista de todos e por mim mesmo já foi assumido que poderia ter ficado muito melhor, mas o tempo não jogou a nosso favor, tivemos apenas 2 meses para fazer candidaturas e projectos.(...)Para que conste o edifício junto ao moinho, foi dividido, para ter maior e melhor utilização, terá as valências de Centro Jovem Internet, Biblioteca, Museu do pão e espaço Sénior.

(Sobre os Parques Infantis) (...) Está adjudicado a construção do parque Infantil do Largo dos Passarinhos e Torre. Está em fase de preparação a intenção de projecto do parque radical de Odiáxere (...).
(Dificuldades assumidas) (...) já se começa a sentir grandes dificuldades na manutenção e conservação dos equipamentos existentes, devido à falta de pessoal para fazer face ás solicitações (...)como os recursos humanos da Fregueia são manifestamente insuficientes, por vezes torna-se impossível solucionar tudo como queríamos (...)

(Disponibilidade para atendimento) (...) Para mais esclarecimentos, a todos os Odiaxerenses interessados, vos peço que ás Quartas Feiras, me façam uma visita na Junta de Freguesia, partir das 21.00h, pois terei todo o gosto em vos informar de todas as vossas dúvidas e aceitar as sugestões que achem pertinentes para o bem estar da nossa querida VILA de ODIÁXERE (...).

(Bar do Idosos no Mercado) (...) O espaço criado no mercado, foi a forma que se encontrou de provisoriamente os idosos da nossa vila poderem de certa forma conviverem no seu dia a dia. Estando em preparação no edifício junto ao moinho um novo espaço para eles (Idosos e reformados) (...). Está em fase de negociação a antiga Sociedade recreativa, para de futuro ser instalado um centro de convívio, que sirva toda a população sénior, homens e mulheres da nossa vila (...).

(Disponibilidade para responder) (...) Estarei sempre ao dispor de todos para aceitar as críticas e sugestões construtivas no sentido de melhorar sempre a nossa VILA (...) Estou aqui a me contra dizer, pois tinha afirmado que não ia opinar sobre qualquer assunto neste Blogg, mas como pelos vistos, as pessoas continuam a não aparecer nas Reuniões, quer da Junta, quer da assembleia, preferem debaixo do anonimato opinar, criticar e sugerir através do Blogg, pois que assim seja, como não sou pessoa de enterrar a cabeça na areia, estarei aqui sempre que se justifique, respondendo na medida do possível a assuntos que considero de interesse colectivo e do bem estar da nossa querida VILA (..).

(Sobre os Sanitários públicos) (...) começando por dizer que a Junta de Freguesia, tem tido uma preocupação em dotar a nossa Vila de sanitários públicos onde realmente fazem falta, como é o caso do chamado Ciclo do pão e futuramente junto ao cemitério, estando neste momento em projecto (...).


Pela parte da equipa de coordenação desta "Mesa de Café" podemos garantir que com o vosso apoio, continuaremos, cada vez mais activos e interventivos para o bem de ODIÁXERE!!!

5 comentários:

Odeaxere Forever disse...

So tenho que dar os parabens a esta Mesa de Cafe, aos seus Utilizadores, e ao nosso Presidente.
A meu ver, parece haver uma sintonia muito forte entre Luis Bandarra e tudo aquilo que se relaciona com o bem estar da nossa Vila, dai, o proprio nao ficar indiferente a tudo o que se tem falado (relativamente aos assuntos internos da Vila) ao longo deste curto espaco de existencia desta Mesa de Cafe!
Se continuar-mos assim, esta Mesa pode ser um elo de ligacao muito forte com o nosso Presidente. Espero que assim continue!

Anónimo disse...

viva odiaxere

viva a mesa do café...

Anónimo disse...

Querem lá ver que este blog é o 4º poder em Odiáxere!!

Anónimo disse...

O quarto poder se existir em Odiáxere não será certamente este blog, mas pode ajudar certamente a que os Odixerenses se tornem senão o primeiro poder, pelo menos com poder de influenciar esse poder

Anónimo disse...

gajas e gajos no maior bacanal do xerem