sábado, 22 de novembro de 2008

Rede de Internet sem fios em Odiáxere. Porque não?

Nos passados meses de Janeiro, Fevereiro e Março, o Espaço Internet da nossa vizinha Mexilhoeira Grande, realizou várias sessões temáticas relacionadas com as novas tecnologias. O objectivo foi levar os mais novos a ensinarem cidadãos mais velhos a utilizarem a Internet. Os netos tiveram uma oportunidade para ensinarem os seus avós. Houve também um mini-colóquio onde foi debatido o tema “Os Seniores no Espaço Internet". Já no mês de Março, o debate esteve centrado nos perigos que correm os jovens quando navegam na Internet e foram dados conselhos para uma utilização mais segura das novas tecnologias. Estas iniciativas contaram com a presença de monitores especializados, responsáveis pela sua dinamização. O Espaço Internet desta aldeia do concelho vizinho é composto por 6 pontos de acesso livre à Internet, adaptados a todos os cidadãos, incluindo os que tenham necessidades especiais.


Quer queiramos, quer não, o futuro próximo está na utilização regular da Internet pela globalidade da população, quer seja como instrumento de consulta e recolha de informação, meio de comunicação ou acesso aos mais diversos serviços.

É nossa opinião que a nível tecnológico não deveremos esperar pelos outros, para depois tratarmos de os imitar ou seguir, devemos antecipar-nos, deveremos estar no grupo dos primeiros para beneficiarmos das vantagens que daí podem advir.

É por isso que achamos por bem abordar este assunto e solicitar o vosso parecer em relação ao mesmo:


O que acham da ideia de ser criada uma rede de acesso gratuito à Internet sem fios em todo o espaço da Freguesia de Odiáxere?



Naturalmente que a Junta de Freguesia teria que estar envolvida nessa iniciativa e suportar os custos inerentes à criação e implementação de uma facilidade como esta, assim como as despesas regulares de utilização e manutenção. Mas os custos não são assim tão elevados e existem apoios para este tipo de iniciativas...

Não seríamos a primeira freguesia a dotar a sua área de gestão e influência com equipamento que facilitasse o acesso gratuito à Internet para a sua população, senão vejam as noticias seguintes:

Noticia 1:
"A Junta de Freguesia de Lousa, no concelho de Castelo Branco, instalou três antenas para propagação de sinal wireless que possibilita o acesso gratuito à Internet a todos os habitantes da aldeia. A iniciativa surge da boa aceitação de uma série de cursos de iniciação à Internet, promovidos na aldeia pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, que levaram à abertura de um espaço autárquico para disponibilizar o acesso gratuito à Rede. O excesso de procura levou a que a Junta de Freguesia optasse por proceder à instalação de uma rede sem fios, em detrimento da aquisição de um terceiro computador para o referido espaço. Inicialmente, estava previsto que a abrangência da rede se restringisse ao centro da aldeia, mas a sua extensão territorial foi repensada, o que levou à colocação de três antenas que disponibilizam o acesso web a toda a população."

Noticia 2:
"Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova, já tem acesso gratuito à Internet via Wireless. São já três os hotspots espalhados pela freguesia que podem ser utilizados na zona da Biblioteca, na zona da Escola do 1.º Ciclo e na zona do Jardim-de-Infância. Para aceder a qualquer um dos hotspots basta fazer a inscrição no Espaço-Net e pedir um código de acesso que permitirá efectuar o registo gratuito na rede."

Noticia 3:
"Quem tiver um computador portátil com placa de rede sem fios em Alvito S. Pedro, freguesia do concelho de Barcelos, já pode aceder a Internet gratuita. O projecto Alvito Aldeia Global está on-line há dois anos. De acordo com o Jornal de Notícias, o presidente da junta de freguesia de Alvito S. Pedro , José Silva afirma que existem «cerca de 100 utilizadores nesta altura, a maioria deles jovens» e o site conta com cerca de cinco mil entradas por mês. O projecto permite aos utilizadores acesso à Internet através da página web da junta onde se podem registar. Após fazerem o registo, os utilizadores recebem os dados necessários para começarem a navegar. Contudo existem algumas restrições, como a proibição de acesso a alguns sites por parte dos jovens. Segundo José Silva, existem «três escalões de utilizadores, dependendo das idades e dos conteúdos que podem aceder»."

Noticia 4:
"A Câmara Municipal de Pombal vai instalar pontos de acesso à Internet (fixo e wireless) em todas as 17 juntas de freguesia do concelho. A iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito do projecto Leiria Região Digital. No total foram disponibilizados cerca de 81 mil euros para que cada freguesia possa receber um computador e uma rede sem fios para o acesso à Internet gratuito. Segundo notícia avançada pelo jornal As Beiras, esta iniciativa em complementar os quiosques e redes wireless já instaladas em vários locais do município."

Noticia 5:
"Um investimento de 2500 euros em equipamento, 100 euros mensais de assinatura e o apoio do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, bastaram para que a Junta de Freguesia de Capinha, concelho do Fundão, permita oferecer aos seus habitantes, Internet sem fios e gratuita. Quatro antenas principais e dez mais pequenas emitem pela aldeia de Capinha o sinal que permite a qualquer pessoa aceder à rede com uma largura de banda média de oito Megabits por segundo (Mbps). Após uma fase de teste, o sinal está estabilizado. «Temos promovido acções de formação e abrimos uma sala de leitura e multimédia, onde há oito computadores para trabalhar e aceder à Internet, 24 horas por dia. Hoje em dia temos que levar as tecnologias de informação a toda a gente», justificou Rogério Palmeira, Presidente da Junta de Freguesia em declarações à agência Lusa."


Pode parecer que estamos de certa maneira a puxar a brasa para a nossa sardinha, mas é muito mais que isso...

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está uma boa ideia. A mim parece-me bem, mas não sabia que isso se poderia fazer a não ser clandestinamente.

Anónimo disse...

optima ideia, concordo plenamente

Anónimo disse...

Tambem concordo plenamente com essa ideia.
Acho uma excelente inovação para a nossa terra.
Senhor blogger, agora sim, estou a gostar do seguimento deste blog.:) Boa tarde.
Obrigado.
Que assim continue.

Anónimo disse...

Olá boa tarde!
Pensem lá juntamente comigo...
O que é que existe em Odiáxere para que se cative os jovens??~
Nada não é?
E depois não querem que nos queixemos.
Não há um bom espaço com internet e com o minimo de privacidade enquanto se tecla.
Acabaram com o Odijovem, um espaço muito reduzido, é verdade, mas o que é certo é que se juntavam lá imensos jovens de todas as idades e iam á internet, jogavam jogos, organizavam até convivios, ria-se, brincava-se, enfim, muito coisa.
Não existe nenhum espaço do tipo atelier para que decorram aulas de pintura, ingles, e muitas outros formações que nos poderíam vir a ser muito úteis.
Quer dizer que para os jovens só existe o futebol no Clube Desportivo?? E para aqueles que não gostam de futebol??
Ora, vejamos.
Se não há nada que cative os jovens, como querem que a população aumente??
Impossivel...completamente impossivel. Cá está que a população cada vez está mais idosa... porque será?? ficam os mais velhos, fogem os mais novos, á procura de melhor qualidade de vida, de melhores beneficios, e claro de melhores vizinhanças.
Boa tarde. Obrigado.
Com os melhores cumprimentos
ass: Jovem de Odiaxere

Anónimo disse...

Já agora gostaria de saber como é que as pessoas que se inscreveram para os lotes do Rossio das Eiras, tiveram conhecimento de tal coisa.
É que eu provavelmente tambem me queria inscrever num desses lotes e não tive essa oportunidade.
Cá está, há falta de informação, principalmente para os jovens.
Boa tarde obrigado.
ass:jovem de odiaxere