
Não pretendemos de maneira alguma retirar ao actual Executivo da Junta de Freguesia de Odiáxere, o mérito pelas obras e iniciativas que têm levado a cabo, algumas delas por iniciativa própria, outros por mera casualidade e beneficio das circunstancias.
Não questionamos as obras efectuadas para melhoramento do Largo da Alegria, ou Largo do Moinho. De facto o espaço ficou mais agradável e aprazível, mas atendendo às elevadas verbas que ali foram gastas, será que o resultado final foi o melhor?
Senão vejamos, o edifício construído junto ao Moinho tinha um destino previsto, o chamado ciclo do Pão, mas o destino que lhe foi dado é completamente diferente e estamos para saber se será o definitivo.
O Moinho foi recuperado, pessoas foram formadas para saber trabalhar com os respectivos equipamentos, mas tudo continua na mesma.
O espaço para os animais, chamem-lhe picadeiro ou outro nome qualquer, foi construído e submetido a várias obras de alteração, melhoramentos e adaptação, dinheiros extra orçamento que ali foram enterrados e para quê? Qual a real utilidade do espaço? E quantas vezes por ano será utilizado?
O redondel colocado em frente ao Alcunhas, porquê e para quê? Que utilidade tem? Qual foi a ideia? Nem com muito boa vontade conseguimos vislumbrar a razão de tal coisa.
Numa área que se diz e se quer como de lazer, porque razão não se pensou em construir um parque infantil, ou um espaço para patins e skates, ou bicicletas? O Largo do Moinho poderia ser dotado de equipamentos complementares que o tornassem aliciante para visita e circulação no dia a dia. Poderiam ser construídos um ou dois quiosques com pequenas esplanadas onde os adultos poderiam estar e socializar enquanto as crianças brincavam e se divertiam. Esses quiosques poderiam ser arrendados por concurso publico, o que seria para além de um melhoramento na área, também uma fonte de receitas para a freguesia.
É importante fazer obra, mas as obras que se realizam devem ajustar-se às necessidades e mesmo potencialidades dos espaços onde são implementadas.
2 comentários:
Aquele espaço só foi financiado precisamente pela componente agrícula, com a argumentação da Feira de gado, Feira e mercado memsal, exposições Equestres e Ciclo do pão, o financiamento veio atravéz do Ministério da Agricultura. O projecto, está á vista de todos e por mim mesmo já foi assumido que poderia ter ficado muito melhor, mas o tempo não jogou a nosso favor, tivemos apenas 2 meses para fazer candidaturas e projectos. A decisão foi simples e objectiva da nossa párte, entre ter uma obra de requalificação e não ter nada, a decisão é obvia. Para que conste o edifício junto ao moinho, foi dividido, para ter maior e melhor utilização, terá as valencias de Centro Jovem Internet, Biblioteca, Museu do pão e espaço sénior. Está adjudicado a construção do parque Infantil do Largo dos Passarinhos e Torre. Está em fase de preparação a intenção de projecto do parque radical de Odiáxere. Com tudo é bom que todos reflectemos sobre o futuro da nossa Vila, pois não basta só haver infrastuturas novas, já se começa a sentir grandes dificuldades na manutenção e conservação dos equipametos existentes, devido á falta de pessoal para fazer face ás solicitações. Para mais esclarec imetos, a todos os Odiaxerenses interessados, vos peço que ás Quartas Feiras, me façam uma visita na Junta de Freguesia, apartir das 21.00h, pois terei todo o gosto em vos informar de todoas as vossas dúvidas e aceitar as sugestões que achem pertinentes para o bem estar da nossa querida VILA de ODIÁXERE.
O vosso sempre amigo
LUIS BANDARRA
Já viram bem os erros que o Sr, Presidente dá? Senhor Luis Bandarra, de si esperava-se um pouco mais de aprumo e correcção na escrita.
No que respeita à mensagem em si, sei de fonte segura que o que o Prsidente da Junta diz no seu comentário é a pura das verdades e a obra não é mais desadequada ainda graças aos esforços e chamadas de atenção por ele efectuados.
Apesar dos "pontapés na Gramática", acho que etamos muito bem servidos de Presidente de Junta.
Enviar um comentário