sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Largo do Moinho

Muito se tem comentado sobre o que está mal, mas também se tem falado sobre o que está bem. Infelizmente em Odiáxere, como em qualquer outro local do nosso país existem lacunas que devem de facto ser assinaladas.
Não pretendemos de maneira alguma retirar ao actual Executivo da Junta de Freguesia de Odiáxere, o mérito pelas obras e iniciativas que têm levado a cabo, algumas delas por iniciativa própria, outros por mera casualidade e beneficio das circunstancias.

Não questionamos as obras efectuadas para melhoramento do Largo da Alegria, ou Largo do Moinho. De facto o espaço ficou mais agradável e aprazível, mas atendendo às elevadas verbas que ali foram gastas, será que o resultado final foi o melhor?

Senão vejamos, o edifício construído junto ao Moinho tinha um destino previsto, o chamado ciclo do Pão, mas o destino que lhe foi dado é completamente diferente e estamos para saber se será o definitivo.

O Moinho foi recuperado, pessoas foram formadas para saber trabalhar com os respectivos equipamentos, mas tudo continua na mesma.

O espaço para os animais, chamem-lhe picadeiro ou outro nome qualquer, foi construído e submetido a várias obras de alteração, melhoramentos e adaptação, dinheiros extra orçamento que ali foram enterrados e para quê? Qual a real utilidade do espaço? E quantas vezes por ano será utilizado?

O redondel colocado em frente ao Alcunhas, porquê e para quê? Que utilidade tem? Qual foi a ideia? Nem com muito boa vontade conseguimos vislumbrar a razão de tal coisa.


Numa área que se diz e se quer como de lazer, porque razão não se pensou em construir um parque infantil, ou um espaço para patins e skates, ou bicicletas? O Largo do Moinho poderia ser dotado de equipamentos complementares que o tornassem aliciante para visita e circulação no dia a dia. Poderiam ser construídos um ou dois quiosques com pequenas esplanadas onde os adultos poderiam estar e socializar enquanto as crianças brincavam e se divertiam. Esses quiosques poderiam ser arrendados por concurso publico, o que seria para além de um melhoramento na área, também uma fonte de receitas para a freguesia.

É importante fazer obra, mas as obras que se realizam devem ajustar-se às necessidades e mesmo potencialidades dos espaços onde são implementadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aquele espaço só foi financiado precisamente pela componente agrícula, com a argumentação da Feira de gado, Feira e mercado memsal, exposições Equestres e Ciclo do pão, o financiamento veio atravéz do Ministério da Agricultura. O projecto, está á vista de todos e por mim mesmo já foi assumido que poderia ter ficado muito melhor, mas o tempo não jogou a nosso favor, tivemos apenas 2 meses para fazer candidaturas e projectos. A decisão foi simples e objectiva da nossa párte, entre ter uma obra de requalificação e não ter nada, a decisão é obvia. Para que conste o edifício junto ao moinho, foi dividido, para ter maior e melhor utilização, terá as valencias de Centro Jovem Internet, Biblioteca, Museu do pão e espaço sénior. Está adjudicado a construção do parque Infantil do Largo dos Passarinhos e Torre. Está em fase de preparação a intenção de projecto do parque radical de Odiáxere. Com tudo é bom que todos reflectemos sobre o futuro da nossa Vila, pois não basta só haver infrastuturas novas, já se começa a sentir grandes dificuldades na manutenção e conservação dos equipametos existentes, devido á falta de pessoal para fazer face ás solicitações. Para mais esclarec imetos, a todos os Odiaxerenses interessados, vos peço que ás Quartas Feiras, me façam uma visita na Junta de Freguesia, apartir das 21.00h, pois terei todo o gosto em vos informar de todoas as vossas dúvidas e aceitar as sugestões que achem pertinentes para o bem estar da nossa querida VILA de ODIÁXERE.
O vosso sempre amigo
LUIS BANDARRA

Anónimo disse...

Já viram bem os erros que o Sr, Presidente dá? Senhor Luis Bandarra, de si esperava-se um pouco mais de aprumo e correcção na escrita.
No que respeita à mensagem em si, sei de fonte segura que o que o Prsidente da Junta diz no seu comentário é a pura das verdades e a obra não é mais desadequada ainda graças aos esforços e chamadas de atenção por ele efectuados.
Apesar dos "pontapés na Gramática", acho que etamos muito bem servidos de Presidente de Junta.