sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Para bem do ambiente: Reciclar óleos alimentares


O que fazem lá em casa com o óleo alimentar que já foi usado???

Há pequenos gestos que podem garantir um futuro melhor para as novas gerações.
Portugal costuma andar sempre atrás dos outros e isto é quando anda, porque por vezes não anda... está parado!!!...
Mas existem coisas que nos alegram, mesmo que pequem por tardias e mal divulgadas, pelo menos a nivel local. Tivemos conhecimento que pela primeira vez, passou a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados.

Desde o dia 15 de Julho de 2008, a AMI lançou ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt., site esse onde poderão obter mais informações sobre

Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.


Reciclagem de Óleos Alimentares Usados

O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.

Porquê?

Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.

Simples gestos fazem a diferença.

Ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.

Fonte de Informação: AMI Portugal


Sabemos que existem Escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, para além de Restaurantes e similares onde é possivel entregar os óleos usados, infelizmenmte em Odiáxere ainda ninguém aderiu a este programa, pelo que quem quiser contribuir para um melhor ambiente terá que ir até Lagos, apesar de também não existirem muitos aderentes, já existem alguns, nomeadamente o Restaurante A Vaca, Pastelaria Pão Quente, Restaurante Bar O Brito, Restaurante Vasco da Gama, Restaurante Bar Bull ou Solar de Mós. Na Praia da Luz já existem alguns locais, em Barão de São João também e na nossa vizinha Mexilhoeira Grande até se pode entregar na Escola e em Portimão na Junta de Freguesia...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois em todo o lado, menos na junta de Odiáxere.
Mas as pessoas vão entregar os restinhos de óleo é isso?? mas só se forem 5 ou 6 gotinhas.
Eu, pelo menps gasto o óleo todo.
Mas acho uma excelente iniciativa, sim senhor.
Há que inovar as coisas e preservar o ambiente com estes pequenos gestos.
Já agora, ainda se continuam a entregar tampinhas de plástico para que se consigam cadeirinhas de rodas, certo??
Então e aquelas toneladas que foram deitadas ao mar??? Vai-se lá saber o porquê... !!! É por se ouvirem noticias destas que nos desanimamos, por vezes, de tanto preservar.
Mas que continuem a existir ideias célebres como esta.
Boa tarde Obrigado.

Anónimo disse...

Mas como é que isso funciona? Voltamos a encher as garrafinhas de óleo com o óleo que fritamos as sardinhas e vamos entregar?

Odeaxere Forever disse...

Nao censurando a iniciativa, devo dizer que nao vou de forma alguma vou gastar o meu tempo ($$$) em recuperar o oleo ($$$) usado, para depois gastar mais tempo ($$$), telefone ($$$) e combustivel ($$$) do meu veiculo ($$$)para ir entregar este oleo a nao sei quem, que por ventura ira entrega-lo a nao sei quem, para que alguem nao sei onde possa usar biodiesel no seu veiculo, devo dizer que o biodiesel e feito num processo muito simples, que somente requer grandes quantidades de oleos alimentares e muito pouco de outros componentes adictivos, e termino dizendo a estes senhores da AMI ou quem quer que seja, que ganham mais num dia que eu numa semana, para criarem a logistica e infraestructuras adequadas para que todos possamos ajudar sem quaisquer gastos ou inconviniencias. Agora se me disserem, que uma vez por mes num dia defenido, alguem credebilizado passa a porta e recolhe os oleos usados para fins de reciclagem, ai ja e outra conversa!