quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Bar do Mercado

É do conhecimento geral que, há já algum tempo, foi decidido pela Junta de Freguesia, tornar uma das zonas de Entrada do Mercado Municipal de Odiáxere numa espécie de zona de convívio para a Terceira Idade, apoiada por uma espécie de Bar. Local onde os mais idosos podem permanecer, fora do horário de funcionamento do Mercado, seja a recordar os tempos idos, a falar dos tempos presentes ou a prever o futuro que se avizinha. De facto, juntam-se lá um considerável numero de idosos, jogando à carta ou à dama, bebendo uma cervejinha ou simplesmente socializando.

A ideia, se bem que de recurso, acho que foi boa e deve ser aplaudida, pois mais vale terem um espaço onde possam estar, do que expostos às intempéries noutro qualquer local sem as mínimas condições. As condições também não são as ideais, mas tendo em conta que é uma situação provisória então pouco mais há a dizer.


O que questionamos é a maneira como funcionará a tal espécie de Bar.


Não nos interpretem mal, a ideia de ter umas cervejinhas a preços mais baixos do que em qualquer outro posto de venda é óptima, pois só dessa maneira os idosos poderão ter dinheiro para gastar nesses bens supérfluos, mas socialmente tão importantes.

Não sabemos contudo como funcionam por lá as coisas, quem vende, recebe ou controla e mais ainda se existem regras de funcionamento.

Se existem algumas regras para acesso e consumo no bar, ou estão desajustadas ou não serão cumpridas, pois diariamente se pode ver pessoas em idade activa a beneficiarem das facilidades e dos preços que terão sido criados para os mais idosos e não para os mais novos e oportunistas que lá consomem com regularidade.

Se observarem com atenção vão verificar que existem lá algumas caras que não sendo ainda idosas, por lá estão todos os dias...


Isto já não falando de que funcionando desta maneira, o espaço acaba por ser simplesmente um posto de venda ilegal e sem condições para funcionar, fazendo concorrência desleal aos espaços que pagam as suas taxas e licenças para que possam vender as bebidas.


Não estou contra a criação do espaço, nem contra o seu funcionamento, mas penso que deverá garantir-se que as facilidades criadas são para beneficio daqueles que pretendemos realmente beneficiar e não para o publico em geral.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!
Concordo plenamente com a iniciativa e espero que continue, pois ao menos que exista um espaço destinado aos nossos idosos e onde possam usufruir das suas baixas reformas de uma forma mais poupada por assim dizer.
Por outro lado, penso que isso deveria ser legalizado e deveriam colocar no local alguem responsável pelos fundos de caixa.
Mas quem é que compra as bebidas?? E haverá alguma conta criada para colocar esse dinheiro ali angariado? Esses dinheiros irão reverter a quê?? eis algumas questões que gostaria que comentássem e dessem a vossa opinião.
Em relação a aparecerem lá caras que não idosos, a consumirem, pois nada podemos fazer contra, somos todos livres de gastar o menos possivel. sempre foi e será assim. sejamos ou não reformados.
Obeigado
ASS: Moradordavila

Anónimo disse...

O espaço criado no mercado, foi a forma que se encontrou de provisóriamente os idosos da nossa vila poderem de certa forma conviverem no seu dia a dia. Estando em preparação no edifício junto ao moinho um novo espaço para eles (Idosos e reformados) bem como, o novo espaço Internet, Biblioteca e polo de leitura para todoa a população em geral. Está em fase de negociação a antiga Sociedade recreativa, para de futuro ser instalado um centro de convívio, que sirva toda a população sénior,Homens e mulheres da nossa vila. Estarei sempre ao dispor de todos para aceitar as críticas e sugestões construtivas no sentido de melhorar sempre a nossa VILA. Abraço Luis Bandarra