terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comentário bastante elucidativo

ODIÁXERE ou ODEÁXERE?

Não tem sido um assunto ao qual os visitantes desta "Mesa de Café" tenham dado grande importância até agora, com uma ou outra excepção, nomeadamente de "md", que sempre que considera oportuno volta a abordar a temática da correcta ortografia de Odiáxere, ...ou Odeáxere.

Contudo, nós, pela nossa parte reconhecemos algum interesse no tema, daí o termos decidido transcrever na íntegra, o comentário de um Anónimo, efectuado em 2 de Novembro de 2008, ou seja ontem, ao "Post" Odiáxere, nome invulgar... Comentário esse que consideramos bastante elucidativo e algo interessante:


Anónimo disse...
Caro md e restantes interessados, segundo sei, "ode" terá idêntico significado de "odi", ou seja, rio, ribeiro ou curso de água.Só por curiosidade posso adiantar-lhe que por exemplo "Odemira" também tem uma origem árabe, e que tal como Odiáxere, exclusivamente no que respeita ao aspecto sonoro e terá um significado próximo de "aquele ou aquela que comanda o fluxo do rio". Odila, é outra palavra que em Árabe soa como pequeno rio. Penso portanto, poder assegurar com um certo grau de certeza que tanto "odi", como "ode" terão idêntico significado. Quanto à vossa discussão, que acho curiosa e surpreendente pela positiva, continua sem resposta plausível, só vos restando recorrerem a estudiosos da origem e evolução das palavras na língua portuguesa.Lamento não poder ser mais útil, mas despeço-me com consideração.
2 de Novembro de 2008 21:21


Talvez assim se consiga reacender o debate sobre este tema, que se encontra em cima da nossa "Mesa de Café" há já bastante tempo...

2 comentários:

Anónimo disse...

"ode" rima com bode... e "odi" rima com móvi.. ou seja é o bode que se move. aqui é o tanto faz, que mova que não mova, para a população é igual, daí a indiferença ao tema.
Foi só um apartezinho, na minha opinião fica melhor Odi, mas não será o correcto Ode??...

Odeaxere Forever disse...

Se nao me falha a memoria, e, corrijam-me se estiver enganado, nao ha muito tempo, quem entrava na Vila pela N125 lia Odeaxere nas antigas placas que mais tarde deram lugar as renovadas placas de aluminio, onde se passou a ler Odiaxere.
Ja na Escola Primaria, fomos ensinados a escrever Odeaxere... Ora eu calculo que estes professores aprenderam com outros professores, e por ai fora.
Pessoalmente gostava de saber se quem teve a exelente ideia de trocar o "e" pelo "i" tera simplesmente decidido que estavam todos errados ha exepcao dos que tomaram tal decisao!