terça-feira, 11 de novembro de 2008

Há falta de civismo em Odiáxere

Infelizmente não é só em Odiáxere que a Falta de Civismo cresce a olhos vistos. Parece tratar-se de uma doença altamente contagiosa, sem antidotos conhecidos. Não é só na nossa terra, mas, o facto de também ser cá é que nos preocupa mais...
Acredito que a maior parte de nós, em meninos, sempre ouviu os conselhos dados pelas nossas mães, principalmente por elas, tais como mentir é feio, não se joga lixo para o chão, não se deve fazer mal aos meninos, devemos emprestar os nossos brinquedos e por aí fora... Lições que aprendendo em crianças deveríamos ter tido a capacidade de não esquecer e vir a aplicar mais tarde e no decorrer de toda a nossa vida.
Mas parece-me que as coisas não acontecem exactamente dessa maneira. A falta de respeito pelos outros cada vez tem maior dimensão e sente-se tanto entre os adultos como entre os mais novos.
Veja-se algumas situações que ocorrem em todo o lado, mas também na nossa vila.
As pessoas estacionam os carros em todo o lado, mesmo em frente da porta de entrada da casa daquela velhota que sempre lá viveu, com a presença do carro quase dentro da sala como pode ela entrar no seu lar?
Ou então em cima dos passeios, impedindo a passagem daquela senhora com o seu carrinho de bébé, que tem que passar pelo alcatrão onde só os carros deveriam circular.
A mãe que vai com os filhos ao Parque Infantil para que as crianças possam brincar e se divertir, leva um lanchinho para eles tomarem mais à tardinha, eles comem e deitam os guardanapos e os pacotes do sumo para o chão e a mãe vê sem reagir, pois ela também lá deixa a revista que leu e já não quer.
O Homem que vai aos sanitários publicos, faz as suas necessidades e não puxa o autoclismo, quem vier a seguir que se desenrasque.
O comerciante que leva as caixas e vasilhame sem retorno para a Ilha Ecológica e lá coloca tudo ao lado sem tão pouco se preocupar.
A pastilha que já não tem sabor e que é atirada pela janela do carro em andamento.
As senhoras que chegam ao café e insistem em fazer o seu pedido sem respeitar os que tinham chegado primeiro e por isso devendo ser atendidos antes delas.
O casal jovem que vai à Caixa agricola e que se senta enquanto espera pela sua vez, que vê chegar o pobre idoso de bengala e não reage, cedendo-lhe o lugar.
O caozinho que é levado a passear, para longe da nossa porta, pois não pode fazer lá as necessidades, mas se for à porta de outros já não há problema.
O acelera que passa pela rua onde estão adultos e crianças e se julga o Fitipaldi sem ter noção do perigo que está a criar.
A Oficina que utiliza toda a rua para colocar os carros avariados ou não, não deixando espaço para que os outros estacionem, nem tão pouco por lá passem.
A mesa no Clube Desportivo onde se escreve o nome com uma chave a raspar a tinta do metal, mas não há problema, porque não é nossa, eles que pintem ou comprem outra.
O automobilista que arranca e apita, pois já caiu o sinal verde e a senhora com as muletas leva mais tempo a atravessar a passadeira.
Será que nada disto poderá mudar?
Será assim tão dificil?

11 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!
Caro Odeaxerense preocupado, olhe vou deixar de ser visitante deste blog, pelo simples facto deste já me meter um certo "nojo".
Mas afinal onde é que quer chegar?? você deve querer mudar o mundo com certesa... você deve ser perfeito, pela sua conversa... certamente nunca deitou papeis para o chão, certamente nunca estacionou o carro num sitio menos apropriado,até porque o seu carro até é compridinho e não cabe em todo o sitio, e até tem uma cor bonita por sinal; nunca disse uma mentira... enfim..sempre foi perfeito.
Temos mesmo imensa pena que queira ser o REI.
Passe bem.

Anónimo disse...

Caro anónimo, pois que nos faça esse favor, de deixar de visitar este blog pois opiniões como a sua não fazem cá falta nenhuma. Você deve ser daqueles que faz tudo aquilo que foi aqui citado. Estarei enganado? Penso que o blogger tocou num dos pontos onde nós, portugueses em geral, temos muito que aprender, ou melhor, respeitar talvez seja a palavra certa. Sim, porque nós sabemos o que é civismo, aquilo que está certo ou não mas, infelizmente, não respeitamos o próximo. Seria muito difícil respeitar estas regras básicas? Bastaria que todos nós nos puséssemos no lugar da outra pessoa. Será que faziamos o mesmo? Acredito que não mas há certas pessoas que pensam que não vivem em sociedade. Enfim...palavras para quê?!

Odeaxere Forever disse...

Caros amigos, compreendo toda a indigancao e frustracao, em relacao a falta de civismo de grande percentagem da populacao, e triste, mas nao podemos baixar os bracos, e deixar que as criancas da terra se habituem a este tipo de comportamentos. Ca vai uma sugestao para as Autoridades Locais e todos os interessados:
Sem mencionar nomes ou culpados, ha que sensibilizar os utilizadores mais frequentes da zona "atras do mercado". Ha que educar as pessoas primeiro, ensinar aos menos educados os normais procedimentos civicos, para a questao em causa. Depois destes dois passos concluidos, nao ha desculpas, a aplicacao, de uma coima aos infractores, nao seria nada do outro mundo! Que acham!?
Mas como a culpa nao morreu sozinha, gostaria de deixar aqui um alerta para a Funcao Publica, nao basta tapar os contentores com um mural, ha mais a fazer, estas sao zonas criticas de merecem uma redobrada atencao, manter os contentores e a area circundante com um aspecto limpo seria meio caminho andado para a resolucao deste problema.
Apelo assim as Autoridades Locais para que se empenhem um pouco mais em relacao a este problema.
Abraco
MD

18 de Agosto de 2008 21:33

Este comentario copiado de um outro Post, ja antigo, mas que se adapta perfeitamente ao assunto em mesa.

Anónimo disse...

pois as minhas opinioes nao fazem falta porque é verdade...

Anónimo disse...

pegando nas suas palavras... "Sim, porque nós sabemos o que é civismo, aquilo que está certo ou não mas, infelizmente, não respeitamos o próximo..."
Disse bem, você não respeita o próximo.

Anónimo disse...

ao menos a um consenso já chegamos. Há falta de civismo, mas nao ha falta de corrupçao! Aqueles que deviam dar o exemplo são os que mais falta de senso comum têm! cobrem-se uns aos outros, METENDO BAIXAS etc etc. Abram mas é os olhos para a realidade que está mesmo debaixo deles. Este blog está uma vergonha devia ser banido.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 12 de Novembro de 2008 12:15

Como pelos vistos não percebeu (ou não quis perceber), que quando disse "nós" referia-me a nós portugueses. Mas por acaso conhece-me para dizer que não respeito o próximo? Penso que numa coisa estamos TODOS de acordo, que há falta de civismo e que todos nós temos a obrigação de cultivar esse valor. Não compreendo porque é que se discute sobre isto, porque se diz que este blog já mete "nojo" quando aqui (pelo menos neste assunto), se constatam apenas factos que são a pura realidade. Agora, parece-me que há por aí muitas pessoas incomodadas com este blog porque se fala de tudo sem que ninguém, ou quase ninguém, dê a cara. Não será?

Anónimo disse...

os mafiosos convictos que nos andam a enganar ,deixem-se de comer na gaveta e mijar para o frasquinho para que não andem a controlar e evitem a decadencia de quem anda a enganar ,parecem bandos de gays que andam em parada de fufas ,mafiosos convictos habituados a levar no papel

Anónimo disse...

civismo versus caganismo
gagões versus meninos do papá
papá versus tanãnãs
tanãnãs versus xeringados

Anónimo disse...

civismo vem da escola e a escola da vida não ensina mais do que carimbar e designar amigos e inimigos como de um general franco tratasse

Anónimo disse...

pois com muita penas na casa do povo no chinicato penas que alguns foncionarios tivessem que aprender a estarem na sociedade com civismo e respeito pelos municipes que lhe pagam os salários em vez de andarem de inchados de posturas farónicas na troca de jogos de poder roubando e gozando .
o inferno será cá na baixa ,é aqui que mais cedo os maus pagam .