terça-feira, 25 de novembro de 2008

Iluminação de Natal no concelho de Lagos


Seremos nós que estamos a perder a visão, ou de facto não há mesmo nada para ver...

Já há bastante tempo que se podem ver as estruturas decorativas com iluminação de Natal nos concelhos vizinhos, mas até agora em Lagos, parece que a época natalícia não se avizinha. Será que passamos a reger-nos por outro calendário?

Na nossa freguesia vizinha, Mexilhoeira Grande, já há alguns dias que as ruas estão engalanadas, brilhando na escuridão da noite e participando na atmosfera da quadra que está para chegar, mas em Odiáxere, tal como na cidade de Lagos, nada se vê, nada contribui para o clima de Natal.

O que se terá passado? Será que as decorações foram todas colocadas na curva do Autódromo?
Ou será que o dinheiro foi lá todo investido, de maneira que não sobra orçamento para umas pequenas lâmpadas coloridas e meia dúzia de efeitos?

Provavelmente existe uma explicação lógica...
Nós é que não a conhecemos!!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Gostava que alguem me explicasse para que serve a iluminação de Natal, porque razão deve a Câmara Municipal de Lagos investir uns largos milhares de Euros em decorações de Natal para colocar ns ruas da cidade e das aldeias do concelho? Para quê?
Penso que a ideia original que está por trás das iluminações de Natal nas localidades é chamar as pessoas aos centros para assim dinamizar e impulsionar o comércio local. Ou não é?
Como em Lagos o Comércio tradicional já não existe ou quase não existe, o melhor é o Sr. presidente investir uns milhares bons na iluminação de Portimão, lá sim, justificava-se. E também o que é investir uns milhares em Portimão se há tão pouco tempo investiram um milhão na tal curva?

Anónimo disse...

A iluminação de Natal sempre existiu e que assim continue.
Já que estamos em crise, ao menos que se viva, no minimo, num espirito natalicio.
Claro que, por vezes notam-se exageros, que poderiam ser retocados, mas não queira que se acabe com esta tão bonita época, tirando as luzinhas de natal...por favor.
Claro que, COMO SEMPRE, acaba por existir, hoje cada vez mais, uma elevada correria ás lojas, e o ambiente em si, proporciona/influencia imenso..mas isso sempre foi assim, continua a ser, e há-de ser sempre.
Há reservas feitas para determinados eventos, assuntos, festas, donativos, entre outros.
Quem não sabe, não fala. É simples.

Odeaxere Forever disse...

Ao anonimo das 17:40...
Caro amigo, nao quero parecer antipatico ou ofende-lo de forma alguma, pois nao tenho razoes nehumas para tal, mas, sinceramente, e desculpe-me por isso, eu nao percebi nadinha do que o amigo quis transmitir, parece-me que quer chegar a um senso ou tocar em algum ponto em particular da questao, mas... a meu ver, e posso estar errado, falou, falou, mas nao disse nada!
Se nao for pedir demais, e capaz de trocar isso por miudos, para que eu possa perceber qual e a sua posicao em relacao a este tema?

Anónimo disse...

Explicação do meu comentário anterior:

jvp disse: Gostava que alguem me explicasse para que serve a iluminação de Natal.
eu disse: A iluminação de Natal sempre existiu e que assim continue.
Já que estamos em crise, ao menos que se viva, no minimo, num espirito natalicio.
Penso que a ideia original que está por trás das iluminações de Natal nas localidades é chamar as pessoas aos centros para assim dinamizar e impulsionar o comércio local. Ou não é?

Ao qual eu disse:Claro que, COMO SEMPRE, acaba por existir, hoje cada vez mais, uma elevada correria ás lojas, e o ambiente em si, proporciona/influencia imenso..mas isso sempre foi assim, continua a ser, e há-de ser sempre.
jvp disse: E também o que é investir uns milhares em Portimão se há tão pouco tempo investiram um milhão na tal curva?
ao qual eu disse: Há reservas feitas para determinados eventos, assuntos, festas, donativos, entre outros.


Obrigado Bom dia. (anónimo das 17.40)

Odeaxere Forever disse...

Obrigado, pela explicacao caro amigo!
A iluminacao de Natal, na cidade e instalada por uma empresa privada vinda do norte, da qual nao me estou a recordar o nome, mas se nao me engano, e a Visa Beira, (aqueles que nunca esquecerao o nome da nossa Vila)! Pois Camara nao tem pessoal suficiente para tal trabalho, a seccao de electricidade da Camara apenas instala estas iluminacoes em sitios Publicos, pelas Freguesias mais rurais, e pouco mais esta a cargo da funcao publica, tudo o resto e instalado por privados vindos do norte, que tomam a empreitada e trabalham de sol a sol, para que se cumpram prazos e datas limites!
Agora o que e estranho e estes trabalhos ainda nao terem comecado, o maximo que eu posso prever e que o nosso concelho tenha ficado para ultimo este ano,porque como devem imaginar estes homens devem ter mais concelhos para "dar a luz" e mais tarde ou mais cedo teremos ai a nossa iluminacao de Natal como todos os anos. Penso que o ultimo anonimo, disse e muito bem, existem outras festas, eventos, etc. que devem estar a atrazar a vinda desta empresa a nossa cidade.

Anónimo disse...

Então se não sabem porke razão continuam a falar MAL? Não é suposto serem NEUTROS?
Se quisessem fazer um bom serviço iam às reuniões de camara e ficavam esclarecidos.
Ass: Anónima

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer: afinal qual é o espirito do Natal?
Não é a festa da familia, o nascimento de Cristo (quer acreditem ou não é o nascimento de Jesus? Será que são as luzes que fazem o Natal? ou são as pessoas que fazem o Natal?´
Há um ditado que diz: O NATAL É QUANDO O HOMEM QUER!
Pra quem não percebe o que quer dizer este ditado é simples, o Natal devia ser todos os dias do ano. E não apenas em Dezembro. as pessoas só nesta altura se lembram que existem pobres, e crianças a morrer de fome, e sem brinquedos e toca a fazer festas de solidariedade. Mas no resto do ano os problemas continuam a existir.
Será que a porcaria de umas é que fazem o Natal?
Ass:Anónima.

Odiaxerense Preocupado disse...

Minha querida Anónima:

Não nos entendeu!!!
Não falamos mal de nada, nem ninguém no presente "Post", simplesmente questionamos uma situação, que quer queira, quer não, é anómala e tentamos avançar com possiveis explicações para o sucedido, ou melhor para o que ainda não sucedeu este ano.

Concordamos em absoluto consigo, quando diz que o Natal devia ser todos os dias, ou pelo menos quando o Homem quiser, o problema é que o Homem quer pouco.

Mas deixando as brincadeiras e divagações. Também pensamos que o sentido desta quadra está completamente adulterado com as influências desta sociedade materialista e consumista em que vivemos, mas o que quer, em nós as decorações e iluminações de Natal têm um efeito relaxante e calmante, é algo que nos dá paz e bem estar...

Fique na paz do Senhor e tenha um Bom Natal!

Nota: Se costuma frequentar as Reuniões de Câmara, talvez possa partilhar connosco as informações que lá obtém. É porque a nós não nos deixam entrar, sabe, não pertencemos ao Executivo, o máximo que podemos fazer é assistir ás Assembleias Municipais e mesmo assim as intervenções do publico agora foram mandadas para o final da Ordem de Trabalhos, pois asim ninguém se dá ao trablho de nos responder... É a Democracia!!!

Anónimo disse...

Ao "Odiaxerense preocupado"

Está a falar a sério quando diz que nas Assembleias Municipais as intervenções do público agora são no final da ordem de trabalhos?! Em que Assembleia Municipal é que isso sucedeu? Se isso realmente aconteceu então é de lamentar!

Odiaxerense Preocupado disse...

INTERVENÇÃO DO PUBLICO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Reposição da verdade:

Ouvem-se de facto "zum-zuns" de que o período reservado à intervenção do publico na Assembleia Municipal irá passar o período final da sessão, o que infelizmente já acontece nas Reuniões de Câmara, onde as intervenções que os municipes desejem fazer, terão que se realizar no período após a ordem de trabalhos, uma iniciativa anti-democrática cujo objectivo é claramente o de evitar a intervenção do publico.

Contudo na Assembleia Municipal, por enquanto, se bem que não se saiba por quanto tempo, o publico ainda poderá usar a palavra no inicio da sessão.

Preocupamo-nos com a verdade que transmitimos, e pedimos desculpa pelo lapso contido no comentário emitido por um dos coordenadores desta "Mesa de Café" relativamente a esta matéria, por isso aqui se retrata o coordenador em questão, salientando apesar de tudo que o que é hoje verdade poderá não ser amanhã.

Anónimo disse...

então visabeira,vibeiras
autodramos seus burros pagou isso por compensação
quem terá pago o campo da bola do odeaxere?palmares
sesões de camara não tem conversa é do genaro está aberta a sessão nos proximos 60 seg pode o povo falar .

Anónimo disse...

O problema que aqui reside é que não sabem esperar e falam antes de tempo.
A Avenida já se encontra iluminada, assim como o centro da cidade de Lagos.
Mas claro, não me venham dizer agora que só iluminaram porque foi aqui discutido esse assunto da não existência das luzes de Natal.
Saber esperar é uma virtude. e quem não sabe esperar, bem pode se sentar, porque nunca nada há-de levar.
Ora se queixam que não há iluminação, ora se queixam que há ilmunação e se gasta balurdios. Afinal que querem??? é que nem vocês sabem o que querem, queixam.se de barriga cheia e sem assunto sequer.
Boa tarde seus ignorantes.

Anónimo disse...

esta é para o rei dos ignorantes

deve ser da conjutura economica lacobrigense mas o senhor andai a ver mal .
luzes demias
filmes demais
e ignorantes só conhecmos o senhor e mais nenhum .
não ignorais o que sejais senão sais sem sais minerais em vez de tentar doutrinais vá -se catar sem ais e com quitoso seu acáro maligno dos urzais.

Anónimo disse...

Não sabe comentar?? então xiu... mal sabe escrever.
Eu por acaso insultei-o??
Então desinfeste-se a si primeiro.

Anónimo disse...

4 de Dezembro de 2008 9:59

caro anónimo hoje passei por si e cheirava tão mal mas tão mal e tão mal que sinceramente irei á proteção civil
onde andou hoje no esterco
não sabe lavar-se?

Anónimo disse...

Então da próxima vez que passar por mim identifique-se e veremos quem é que fica a cheirar mal...

Anónimo disse...

Iluminação de Natal ou mau cheiro? ahhahaha que engraçado.
Será que as luzes cheiram mal??
Ou serão os ignorantes que deixam a sua marca ao passar pelas luzes?