sábado, 15 de novembro de 2008

Unicamente de carácter informativo...

Temos estado a atravessar um momento voluntário de paragem, introspecção e análise dos nossos propósitos. Recebemos já algumas opiniões e tomadas de posição sobre a temática que lançamos, que tem a ver pura e simplesmente com a continuidade ou não desta "Mesa de Café" e mesmo que se venha a optar pela continuação, desejamos com a vossa ajuda estabelecer os termos de funcionamento deste espaço e a definição do nosso papel na blogosfera e no dia a dia de Odiáxere, do nosso concelho, do nosso país e em termos gerais do mundo em que habitamos.

Contamos vir a receber muitos mais comentários que nos possam ajudar a definir o nosso futuro...

Mas no entretanto, como a inactividade não é de todo aquilo que preferimos, continuaremos de um modo suave e neutro, mas informativo e de utilidade, até que o futuro se torne claro e definido.

Por isso mesmo vamos abordar algo que tem certamente a ver com todos vós, utilizadores habituais ou eventuais das novas tecnologias, nomeadamente da Internet.


A BURLA DO NEGÓCIO DA PIRÂMIDE



Certamente que muitos dos que estão a ler este "post" já receberam nas suas respectivas caixas de Correio Electrónico, mensagens a incentivar a vossa aderência a sistemas infalíveis e lucrativos, maneiras de ganhar dinheiro fácil e rápido sem grandes riscos a assinalar, algumas vezes até se intitulam de Fantásticos sistemas de entreajuda mutua, pois trata-se de uma bem engendrada ALDRABICE.

É dito, nos mencionados e-mails anunciando tão magnifico e lucrativo sistema, que não devemos confundir o negócio que estão a apresentar com outras aldrabices que circulam por aí, que no caso que vos apresentam é tudo legal e fazem inclusivamente projecções matemáticas dos vossos futuros lucros, apresentam testemunhos ditos reais de pessoas que já beneficiaram do negócio, enfim, uma ALDRABICE.

Normalmente apresentam uma lista com 6 nomes no final da mensagem, cada um dos nomes listados tem também um NIB, para que possam depositar na conta de cada um deles a diminuta quantia de 1 Euro, ou então solicitam que depositem os 6 Euros só no primeiro nome. Seja de uma maneira ou de outra, deverão depois enviar mails semelhantes para o maior número possível de contactos, eliminando o primeiro nome da lista e colocando o vosso em ultimo e garantindo que dentro de poucos dias os Euros irão começar a chover na vossa conta até atingir as dezenas ou centenas de milhar de Euros em muito pouco tempo, uma bela ALDRABICE.

Estes esquemas funcionam ao abrigo de um sistema internacional de pagamentos, denominado por "Paypal", no qual o estarão a incentivar a abrir conta, depositando os 6 Euros no primeiro nome da lista ou 1 Euro em cada um dos 6 nomes. Ao pagar deverá retirar o primeiro nome da lista, todos os restantes subirão um lugar e o seu deverá ser acrescentado em ultimo, dependendo da proposta apresentada, irá começar a receber quando o seu nome chegar a primeiro ou logo após o envio da mensagem, duas modalidades diferentes da mesma ALDRABICE.

Ignorem estas propostas... Prometem dinheiro fácil e rápido, mas sem garantias. E como o factor de risco é mínimo, ou seja apenas 6 Euros, é de facto tentador aderir a tal proposta. Mesmo que outras razões não se apontassem, se o esquema encrava, é impossível recuperar o dinheiro que pagou. A Policia Judiciária já alertou para estas actividades ilegais, por se traduzirem em crimes de burla. Se conhecer alguma, denuncie às autoridades.

- Quem entra paga uma quantia proporcional ao que quer ganhar e só recebe à saída, depois de outros terem entrado. Mas o ciclo é muitas vezes interrompido por falta de voluntários.

- Os esquemas em pirâmide tornaram-se populares há vários anos, sob diferentes nomes (bolha, bola, roda, etc.), mas a estrutura é igual. As novas modalidades do jogo parecem simples e mais prometedoras, mas não passam daquilo que sempre foram, uma ALDRABICE.

Fontes de informação para elaboração do "post": Revista Proteste da Deco

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Pronto, já está! Já estão os "picuinhas" a aplaudir e a ficar todos animados porque caímos no Conto do Vigário... Por acaso não! Mas só por acaso, porque poderíamos cair sem espanto nenhum, tanto nós como qualquer um de vós... O intuito principal deste "post", neste momento de reflexão, é pura e simplesmente o informar sobre o esquema que anda a circular por aí e a enganar muita gente. Sabem? Queremos ter alguma utilidade...

7 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse só esse negócio da piramide?
Então e a dobragem de circulares?

Anónimo disse...

Digam lá a verdade, digam lá...
Foram banhados, não foi?????

Anónimo disse...

so os toscos caem nisso tipo passarinhos e maneiszinhos .
das duas uma ou são muita taralhocos ou granda toscos quer tenham dinheiro ou trocos só cai quem não tem força nas canetas

Anónimo disse...

ja sei quem anda a pregar isso

por isso anda agora de descapotavel muito rapido que perdeu o cabelo

Anónimo disse...

pois o padrinho é o arlindo

Anónimo disse...

cabrones dos pilos que anden ai a matar o gado

Anónimo disse...

e o faraó é quem???