domingo, 30 de novembro de 2008
sábado, 29 de novembro de 2008
Porque não arrancam as obras???
Não se vê ninguém ou quase ninguém a trabalhar no local e pelo conseguinte nada está a avançar. Isto irá durar até quando? Qual será a ideia? E mais importante ainda, qual será a desculpa?
Procuram-se pessoas ligadas à Construção Civil, em várias funções. Desapareceram de obras publicas no concelho de Lagos e não sabemos onde encontrá-los.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
O Ataque dos "Esgrovinos"
Ora, falamos isso porque também passamos a ter a frequência de visitantes do Leste Europeu e a prova disse são os comentários que transcrevemos:
Comentário feito ao "Post":
petro disse...
trage acest teren este numai indieni si multe pesti plimbare în boms aici armate şi politice de rahat. Noi trăim aici ca este alocaţia de desenprego fără a face nimic vom acolo de lucru pentru a salariilor şi a primit două Prietenul tau cel mai bun este de preşedinte al Camerei, care are o formă juridică este pentru oameni.
28 de Novembro de 2008 9:50
(Nota da "Mesa de Café": Parece tratar-se de Romeno, ou coisa que o valha...)
Anónimo disse...
Обзоры Эрда смотреть то, что привлекает этих людей на этой земле ничего более, чем сутенеров и свиней UMS лишить нас женщин и тело и платят плохо
28 de Novembro de 2008 9:56
(Nota da "Mesa de Café": Pensamos que se trata de Russo, mais coisa menos coisa...)
Catedral de São Basilio na Praça Vermelha (Moscovo-Russia)
Que se entenda de uma vez por todas!!!
- Teríamos ainda a opção de moderação dos comentários, que só são publicados e consequentemente visíveis após aprovação da Coordenação deste Blog. Mas como podem verificar não é esse o caso, nunca foi e nunca será!!!
- Se preferíssemos o monólogo em vez do diálogo, simplesmente optávamos por não permitir comentários aos "Posts" colocados, manifestávamos a nossa opinião sobre o que nos apetecesse, ficando disponível para leitura ou consulta sem nenhum tipo de feed-back. Mas como podem verificar não é esse o caso, nunca foi e nunca será!!!
É salutar que se expressem aqui várias e distintas posições sobre os temas apresentados, damos tanto valor aos que de nós discordam como aqueles que partilham da nossa visão.
É excelente que aqui se possam manifestar os que abraçam as ideias mais conservadoras, assim como os que preferem os ideais mais liberais e todos os outros cuja indecisão ou opção seja não pertencerem nem a um nem ao outro grupo...
É óptimo que existam reacções mais apaixonadas contra ou a favor desta "Mesa de Café", é sinal que sentem a nossa presença e que não nos tratam com indiferença!!!
É perfeito o percurso percorrido por este espaço de debate, desde o primeiro dia em que surgiu até ao dia de hoje, apesar dos ânimos exaltados, dois apoios manifestados, dos momentos mais parados e das discussões mais acaloradas. É simplesmente o atingir dos objectivos a que nos propomos!
É indescritível o prazer de ouvir falar de terradeodiáxere.blogspot.com, um local de debate dos Odiaxerenses para os Odiaxerenses, tanto no Café como no Mercado, no Supermercado ou no Centro de Saúde, na Paragem do Autocarro ou na Rua... É sinal de que em pouco tempo conquistamos o nosso espaço!!!
"OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA..."
Continuaremos a apontar o que há para ser apontado...
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Os negócios da Nova Marina
E consequentemente de mais uma parceria, se não duvidosa, pelo menos questionável entre a Câmara Municipal de Lagos e a Neocivil, apesar de parecer que a CML nada tem a ver com o que se está a projectar... Mas parece um pouco intrigante que o Grupo MSF (Marlagos e Neocivil) estejam ligados a tudo o que acontece ou se projecta em Lagos...
Mas vamos aos factos:
- Em Junho de 2005, foi estabelecido um acordo para um Plano para o Porto de Lagos e terrenos confinantes, entre a CML (Câmara Municipal de Lagos), a REFER (Rede Ferroviária Nacional), a CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Algarve) e o IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos).
- Em Setembro de 2006 a CML deu um parecer favorável a um Plano Sectorial da Doca de Lagos.
- Em Julho de 2008, foi apresentada a Reformulação do Plano Sectorial da Doca de Lagos.
- Em Novembro de 2008, surge a Proposta de Ordenamento do Porto de Lagos, elaborada pelo IPTM, que foi apresentada oficialmente à CML pela empresa da Marina de Lagos (Marlagos/Neocivil / MSF), sem a presença do IPTM, mas com a presença da Comissão Especializada Permanente de Urbanismo, Planeamento e Acessibilidades da Assembleia Municipal.
Parece que a entidade responsável pelos terrenos em questão não é a CML, mas sim o IPTM, mas seja como for a Câmara Municipal de Lagos já manifestou o seu apoio a este plano para reduzir a Doca de Lagos para metade, utilizando a outra metade para acrescentar a zona da Marina e construir uma Unidade Hoteleira de cinco estrelas, ou seja um alargamento da área de negócios da empresa que é actualmente a maior associada privada da CML.
- Como é que surge como algo de definido e certo uma coisa que a esmagadora maioria dos munícipes nunca ouviu falar?
- Que contrapartidas terão o concelho e as pessoas de Lagos? Isto porque será um grupo privado a receber uma área que é de todos nós, para desenvolver os seus negócios, o Porto de Lagos é de facto uma infraestrutura publica, ou não é?
- Porque não houve a abertura e clareza necessária no que respeita à apresentação deste projecto? Onde é que ele está? Será que os munícipes o podem ver?
- A população de Lagos em geral e os pescadores e homens do mar em particular não foram ouvidos nem achados em relação a esta obra que reduz para metade a área que está destinada para a pesca de profissionais e amadores, para as actividades turísticas e de recreio, tanto dos visitantes como dos locais e ainda para manobras de todas as embarcações. Tudo isto sem que as pessoas sejam pelo menos informadas, senão consultadas, porquê?
Para que possam ter acesso a mais informação, podem ver (aqui) a posição publica da CDU no que se refere a este assunto, assim como a posição do PS, (aqui) e a do PSD, (aqui). Também poderão aceder a um artigo de opinião da autoria do Arquitecto José Veloso, (aqui).
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
As crises da "Mesa de Café"
Os Emigrantes e os Imigrantes
Segundo os números oficiais, existirão a residir legalmente em Portugal quase meio milhão de Estrangeiros, o que leva a crer que os números reais deverão ultrapassar o milhão.
- Será que olhamos para eles como nossos iguais e aceitamos realmente a sua permanência?
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Iluminação de Natal no concelho de Lagos
Já há bastante tempo que se podem ver as estruturas decorativas com iluminação de Natal nos concelhos vizinhos, mas até agora em Lagos, parece que a época natalícia não se avizinha. Será que passamos a reger-nos por outro calendário?
Na nossa freguesia vizinha, Mexilhoeira Grande, já há alguns dias que as ruas estão engalanadas, brilhando na escuridão da noite e participando na atmosfera da quadra que está para chegar, mas em Odiáxere, tal como na cidade de Lagos, nada se vê, nada contribui para o clima de Natal.
O que se terá passado? Será que as decorações foram todas colocadas na curva do Autódromo?
Ou será que o dinheiro foi lá todo investido, de maneira que não sobra orçamento para umas pequenas lâmpadas coloridas e meia dúzia de efeitos?
Provavelmente existe uma explicação lógica...
Nós é que não a conhecemos!!!
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
"Posts" disponiveis por 30 dias
domingo, 23 de novembro de 2008
Cristovão Colombo apaixonou-se por uma Odiaxerense...???
sábado, 22 de novembro de 2008
Será verdade???
Desta vez encontramos no "Canallagos", um comunicado da Comissão Politica do PSD de Lagos, que de certo é um arrufo de oposição, mas que por outro lado não vemos ninguém a desmentir...
Leiam então para ficarem incrédulos como nós:
"Os vereadores sociais-democratas defenderam na última reunião do Executivo Municipal a atribuição de um subsídio de 3500 euros solicitado por uma instituição social para aquisição de uma cadeira de rodas específica para a prática desportiva por um cidadão paraplégico lacobrigense. A proposta social-democrata foi recusada pelo Executivo socialista que aprovou conceder somente 1750 euros do total pedido por uma associação sem fins lucrativos que solicitou o apoio social à Câmara e que se dedica a desenvolver o desporto para pessoas portadoras de deficiência motora. Paradoxalmente, na mesma reunião, o Executivo municipal deliberou, com a oposição dos vereadores eleitos pelo PSD, a atribuição de um patrocínio de 3000 euros para o jantar de encerramento do I Congresso do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, realizado recentemente numa unidade hoteleira de 5 estrelas, localizada em Alvor, concelho de Portimão.Os sociais-democratas consideram que o patrocínio de jantares do género está fora do âmbito dos eventos ou iniciativas de interesse municipal, pressuposto decorrente da lei para a concessão de quaisquer apoios camarários à realização de actividades de natureza social, desportiva, recreativa ou outra, e classificam a decisão como mais uma extravagância socialista."
Nota da "Mesa de Café": A imagem que está junto ao texto é de nossa autoria.
Rede de Internet sem fios em Odiáxere. Porque não?
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Para bem do ambiente: Reciclar óleos alimentares
Portugal costuma andar sempre atrás dos outros e isto é quando anda, porque por vezes não anda... está parado!!!...
Mas existem coisas que nos alegram, mesmo que pequem por tardias e mal divulgadas, pelo menos a nivel local. Tivemos conhecimento que pela primeira vez, passou a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados.
Desde o dia 15 de Julho de 2008, a AMI lançou ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt., site esse onde poderão obter mais informações sobre
Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.
O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.
Porquê?
Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
Simples gestos fazem a diferença.
Ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.
Fonte de Informação: AMI Portugal
Sabemos que existem Escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, para além de Restaurantes e similares onde é possivel entregar os óleos usados, infelizmenmte em Odiáxere ainda ninguém aderiu a este programa, pelo que quem quiser contribuir para um melhor ambiente terá que ir até Lagos, apesar de também não existirem muitos aderentes, já existem alguns, nomeadamente o Restaurante A Vaca, Pastelaria Pão Quente, Restaurante Bar O Brito, Restaurante Vasco da Gama, Restaurante Bar Bull ou Solar de Mós. Na Praia da Luz já existem alguns locais, em Barão de São João também e na nossa vizinha Mexilhoeira Grande até se pode entregar na Escola e em Portimão na Junta de Freguesia...
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Música Tradicional Portuguesa em Odiáxere
Este é um grupo amador que tem entre os seus objectivos o cativar as gerações mais jovens, e para isso tem efectuado um interessante trabalho de adaptação dos temas tradicionais aos ritmos e sons da actualidade, segundo as palavras dos responsáveis do grupo, tem havido uma preocupação de dar aos temas tradicionais, novas roupagens musicais para cativar os mais jovens.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Durante quanto tempo se pode comentar os "Posts"?
Comentários sem Eira nem Beira
Resultados da Sondagem sobre a Simpatia no atendimento
Tendo obtido os seguintes resultados:
24 votos (38%)
Sr. Sérgio (Pastelaria Dona Bica)
e
Sr. Rui e Sr. Paulo (Agrodiáxere)
Este quadro obteve um total de 63 votos.
Tendo obtido os resultados que se seguem:
36 votos (42%)
21 votos (25%)
11 votos (13%)
7 votos (8%)
4 votos (4%)
7º Lugar *
0 votos (0%)
* O nome do Sr. Sérgio da Pastelaria Dona Bica constava em ambas as possibilidades, porque foi sugerido tanto como simpático, como pelo contrário, não tendo contudo obtido qualquer voto neste quadro
Este quadro obteve o total de 84 votos.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
"Pedido de demissão"
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Finalmente, confirma-se a Nova Rubrica
A "Mesa de Café" continuará ao vosso serviço
A MESA DE CAFÉ DEVE CONTINUAR A EXISTIR???
Dezanove utilizadores/frequentadores deste nosso fórum de discussão tiveram a amabilidade de participar voluntariamente, optando pela resposta que achavam mais conveniente e acertada.
E assim, com a ajuda dos participantes que aqui se manifestaram nesta sondagem, está traçado o futuro deste Blog de Odiaxerenses para Odiaxerenses.
SIM e continuar igual ao que sempre foi 14 votos (73%)
SIM mas deve tornar-se mais suave 0 votos (0%)
SIM e deve tornar-se mais dura ainda 0 votos (0%)
SIM mas deve parar um tempo 0 votos (0%)
SIM, mas deve deixar de mencionar nomes 0 votos (0%)
SIM, mas deve tornar-se só informativa e neutra 3 votos (15%)
NÃO, deve terminar já 2 votos (10%)
Deve respeitar o resultado desta sondagem 0 votos (0%)
Dois dos participantes manifestaram as suas respectivas opiniões, apontando para o encerramento imediato deste Blog.
CONTINUAREMOS COM ODIÁXERE,
E como sempre contamos convosco...
sábado, 15 de novembro de 2008
Unicamente de carácter informativo...
Contamos vir a receber muitos mais comentários que nos possam ajudar a definir o nosso futuro...
Mas no entretanto, como a inactividade não é de todo aquilo que preferimos, continuaremos de um modo suave e neutro, mas informativo e de utilidade, até que o futuro se torne claro e definido.
Por isso mesmo vamos abordar algo que tem certamente a ver com todos vós, utilizadores habituais ou eventuais das novas tecnologias, nomeadamente da Internet.
A BURLA DO NEGÓCIO DA PIRÂMIDE
Certamente que muitos dos que estão a ler este "post" já receberam nas suas respectivas caixas de Correio Electrónico, mensagens a incentivar a vossa aderência a sistemas infalíveis e lucrativos, maneiras de ganhar dinheiro fácil e rápido sem grandes riscos a assinalar, algumas vezes até se intitulam de Fantásticos sistemas de entreajuda mutua, pois trata-se de uma bem engendrada ALDRABICE.
É dito, nos mencionados e-mails anunciando tão magnifico e lucrativo sistema, que não devemos confundir o negócio que estão a apresentar com outras aldrabices que circulam por aí, que no caso que vos apresentam é tudo legal e fazem inclusivamente projecções matemáticas dos vossos futuros lucros, apresentam testemunhos ditos reais de pessoas que já beneficiaram do negócio, enfim, uma ALDRABICE.
Estes esquemas funcionam ao abrigo de um sistema internacional de pagamentos, denominado por "Paypal", no qual o estarão a incentivar a abrir conta, depositando os 6 Euros no primeiro nome da lista ou 1 Euro em cada um dos 6 nomes. Ao pagar deverá retirar o primeiro nome da lista, todos os restantes subirão um lugar e o seu deverá ser acrescentado em ultimo, dependendo da proposta apresentada, irá começar a receber quando o seu nome chegar a primeiro ou logo após o envio da mensagem, duas modalidades diferentes da mesma ALDRABICE.
Ignorem estas propostas... Prometem dinheiro fácil e rápido, mas sem garantias. E como o factor de risco é mínimo, ou seja apenas 6 Euros, é de facto tentador aderir a tal proposta. Mesmo que outras razões não se apontassem, se o esquema encrava, é impossível recuperar o dinheiro que pagou. A Policia Judiciária já alertou para estas actividades ilegais, por se traduzirem em crimes de burla. Se conhecer alguma, denuncie às autoridades.
- Quem entra paga uma quantia proporcional ao que quer ganhar e só recebe à saída, depois de outros terem entrado. Mas o ciclo é muitas vezes interrompido por falta de voluntários.
- Os esquemas em pirâmide tornaram-se populares há vários anos, sob diferentes nomes (bolha, bola, roda, etc.), mas a estrutura é igual. As novas modalidades do jogo parecem simples e mais prometedoras, mas não passam daquilo que sempre foram, uma ALDRABICE.
Fontes de informação para elaboração do "post": Revista Proteste da Deco
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Pronto, já está! Já estão os "picuinhas" a aplaudir e a ficar todos animados porque caímos no Conto do Vigário... Por acaso não! Mas só por acaso, porque poderíamos cair sem espanto nenhum, tanto nós como qualquer um de vós... O intuito principal deste "post", neste momento de reflexão, é pura e simplesmente o informar sobre o esquema que anda a circular por aí e a enganar muita gente. Sabem? Queremos ter alguma utilidade...