segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Portugal + Espanha = IBÉRIA

Tive a oportunidade de ver, ontem mesmo, num qualquer canal de Televisão, uma entrevista que me deixou envolto em mil e um pensamentos.
Foi num qualquer canal noticioso, daqueles que temos que pagar para ver, ou seja, por cabo.

Quem foi entrevistado por um credenciado jornalista lusitano foi um Senhor de nome Guillermo Fernández Vara que é uma espécie de Governador Civil, ou seja "Presidente de la Junta de Extremadura", uma região espanhola, ali logo do outro lado do Alentejo.
Convém esclarecer, para quem não o saiba, que em Espanha o Presidente da Câmara é o "Alcaide" e o Governador Civil é o "Presidente da Junta", entre outras coisas mais que igualmente divergem.

Mas o que interessa aqui é acima de tudo saber que a Extremadura é uma região autónoma de Espanha, constituída por dois concelhos, se é que assim se podem chamar, Cáceres e Badajoz e que o Senhor em causa é o representante máximo desta região.

E dizia o senhor que pretende fazer uma grande aproximação a Portugal, ou melhor que essa aproximação já se iniciou, sendo que existem inúmeros estudantes da Extremadura espanhola a escolher o Português como segunda língua e que culturalmente as nossas ligações são claras e inegáveis. Dizia ainda que para ele é um prazer ver a implantação de empresas portuguesas em Espanha, tais como a Galp, o Modelo/Continente, os Bancos e acima de tudo aquela que já é uma das maiores empresas em Espanha, a portuguesissima Delta Cafés, do Comendador Rui Nabeiro.

Confesso que a maneira de se exprimir e a vivacidade e crença que o homem conseguia pôr no que dizia me cativaram. Dizia ele que no mundo, em cada 10 pessoa que existem, duas delas falam português ou espanhol, que os portugueses e os espanhóis ocupam no presente momento os mais altos e representativos cargos ao nível europeu, etc., etc.

Segundo Guillermo Vara, Portugal tem de dar a mão a Espanha e vice-versa, desenvolvendo uma identidade Ibérica, cada vez mais necessária neste mundo global, pois juntos teremos uma força e um poder que nenhum dos dois países terá isolado, podendo tornar este quadradinho constituído por Portugal e Espanha numa das potencias a ter em conta não só a nível da Europa, como a nível mundial.

Enfim o homem disse muitas coisas e todas elas me soaram bastante bem, mas fiquei a pensar se isto será mais uma tentativa para nos absorver, o que já começou há alguns anos, querendo agora os nossos vizinhos proceder à aniquilação final ou se por outro lado estará ali a possibilidade de nos assumirmos como uma potencia em desenvolvimento, que todos devem ter em conta.


Diz-se que dos lados de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos, mas que as espanholas são giras ninguém pode contestar, vejam só a Nereida...

Portugal + Espanha =

futura IBÉRIA (federação de provincias autónomas)

29 comentários:

Odigator disse...

Caro "ODIAXERENSE PREOCUPADO"

Desde já congratulo-o pelo post. É um assunto do maior interesse e, sem dúvida alguma, da maior pertinência. Eu pessoalmente sou a favor de uma maior cooperação entre espanhois e portugueses. E nos tempos que correm mais sentido faz o cooperativismo entre paises, sobretudo entre dois paises com tantos laços históricos. Para além disso, os espanhois têm uma economia muito forte e com certeza que sairiamos beneficiados. No entanto penso que, por natureza, os espanhois são mais patriotas, se é que se pode empregar o termo. Os espanhois fazem questão de promover e consumir os próprios produtos enquanto que nós portugueses temos esse péssimo hábito de não defender o que é nosso. Parece que fazemos questão de que tudo o que vem de fora é óptimo e tudo ou quase tudo que é feito em Portugal não presta. Esse parece-me que seria o nosso maior "handicap" e com isso ficarmos à mercê dos espanhois. Temos que cooperar nunca esquecendo as nossas prioridades e necessidades. Quanto às espanholas, perfiro as portuguesas sem dúvida e, caro "ODIAXERENSE PREOCUPADO", a Nereida não é o melhor exemplo! Resumindo, se fossemos espanhois talvez estivessemos melhor na vida mas ser português é motivo de orgulho. Agora ser português e odiaxerense é ainda motivo de maior orgulho, não concordam?

Saudações a todos

Anónimo disse...

Espanhois !!!!!!
Já somos todos .
Para ver temos que mexer.
Para mexer não compramos.
Apenas divergimos em:
Burocracia da treta onde cada qual é rei não sei de quê desde o Presidente da Camara ao povo.
Estradas.
Economia.
Infraestreturas.
Arregaçar das mangas.
Facilidades e Licenciamentos.

Esses sim são as razões de onde se afastaram de nós onde evoluiram na industria,comercio e serviços menos na educação e forma de estar e ser ai sim no geral nós evoluimos talvez por ser uma terra de Senhores Doutores da molarrusa que não fazem nem deixam fazer alêm de invejar ,copiam ,tem falta de criatividade e depois pecam quando queixa-se ,choram ou não sei mais qu^.

Ai sim porque Afonso Henriques correu com eles quando já somos a provincia mais pobre deles?

Anónimo disse...

E que tal colocarem uma foto de grupo (bloggers), num post criado, para que possamos começar a comentar as vossas vidas????

Anónimo disse...

Qual é o seu problema ó amigo Anónimo?
Agora que aparecem posts como deve ser com assuntos pertinentes e que a todos dizem respeito, você faz esses comentários da treta.
Então agora estão a falar mal de quem?
Assim também é demais!!!
Mandar abaixo só por mandar? Seja util meu amigo...

Agora o que interessa, em relação à oportuna postagem.
Eu penso que só teríamos a ganhar em nos aproximar mais da nação espanhola estabelecendo parcerias ao nivel económico, cultural e mesmo social, pre4servando contudo a nossa identidade e respeitando a identidade dos nossos parceiros.
Eles sabem que poderiam ganhar muito connosco, mas nós recusamos o facto de podermos ganhar mais ainda com eles.
Parece que continuamos com a famosa máxima dos tempos do Salazar, ou seja "orgulhosamente sós", porque apesar de pertencermos a muita coisa, continuamos sós!!!

Anónimo disse...

Oh meu caro José Eduardo Gonçalves, mas qual é o seu problema, pergunto eu.
Mas será que eu disse alguma coisa de mal?
Apenas dei uma sugestão. Para que colocassem uma foto do grupo, para podermos comentar.
Ou podemos opinar de tudo e todos menos dos autores do blog???
Essa também está boa.
Vá mas é organizar as festas sim??

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.48 e das 15.24 não tem mais nada para fazer do que comentar sobre tudo o que lhe interessa menos o que aparece no post o melhor é criar um blog só para isso. Uma vez que cada vez que venho consultar o blog vejo os seus comentários e parece-me que só está interessado em criticar as pessoas que para ele escrevem, assim como descubrir as suas entidades se não gosta não aceda ao blog....

Anónimo disse...

Nada tenho contra este Blog, muito pelo contrário, até acho que foi uma iniciativa de louvar.
No entanto acho que aqui se têm presenciado alguns exageros, tanto por parte do(s) Coordenador(es)do Blog como e principalmente por parte de quem anonimamente comenta, ou pior do que isso não comenta, simplesmente se manifesta.
Se o desejo é de fazer alguma coisa pela vila de Odiáxere, há que abandonar os ataques e o cinismo que existe nas respostas de quem se identifica como "Odiaxerense Preocupado", assim como os ataques pessoais a seja quem fôr, também acho que seria do interesse de todos que as pessoas se identificassem quando se manifestam, começando por quem coloca as postagens e passando por todos aqueles que as comentam.

Ass.: José Eduardo Gonçalves

Anónimo disse...

Ah, mas você é o odeaxerense preocupado, mas tem outro nick.
Como tal, fala de si próprio para que não se desconfie.

Odiaxerense Preocupado disse...

Opiniões e suspeições existem muitas, mas...

Já fomos acusados de sermos este ou aquele, pelos vistos a coisa continua, ainda bem que assim é!!!

Será que o "Odiaxerense Preocupado" é o João, ou o Zé, será o Luis ou o Carlos, o António ou o Pedro???

Se calhar são todos, todos eles e mais alguns.

Ou por outro lado já vos terá passado pela cabeça que podem estar completamente errados e as suspeitas estarem a cair sobre o género errado? Será que o "Odiaxerense Preocupado" não é a Maria ou a Ana, ou não será a Cristina ou a Paula, a Patricia ou a Natália???

Cumprimentos a todos da parte da equipa do Blog "Terra de Odiáxere", a vossa confortável "Mesa de Café"

Anónimo disse...

Então para que nao haja mal entendidos identifiquem.se de uma vez por todas. sejam marias ou maríos.

Anónimo disse...

Qual é a importancia de saber quem criou ou está a conduzir o Blog? Ou de saber quem é o Odeaxerense Preocupado, o Colher de Pau, o Odigator, o Odeaxere Forever ou o Odiaxterix? Eu estou a borrifar-me para isso. O que é que isso interessa? O que importa é que alguem teve a ideia de criar este espaço onde todos podem dizer o que pensam e lançar para o ar as perguntas que querem e onde podemos saber o que se vai passando na freguesia de Odiaxere, que me viu nascer e que infelizmente tive que abandonar à uns bons anos. Só que infelizmente existem pessoa que são tão picuinhas e complicadas que se sentem ofendidas com coisas sem importância nenhuma e são malcriados e exagerados não deixando que as coisas tomem o seu rumo.

Apelo à consciência de todos, vamos lá a debater os assuntos que aqui são colocados de maneira construtiva e como gente grande, às vezes nao à paciencia!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Então vamos lá colocar as coisas noutra perspectiva caro anónimo.

Imaginemos que o seu nome é aqui mencionado e você sabe que na realidade o que aqui disseram sobre si não é verdade.
Como se sentiria?? Contente? Penso que não.
Imagine que levantam calunias acerca da sua pessoa e até pôem em causa a sua actividade profissional. Como se sente?? Contente? Penso que não.
Imagine lá que isso acontecía consigo. Iria ficar impune?? Penso que não.
Por mais que queiramos ignorar tais factos, é-nos sempre muito complicado lidar com isso no nosso interior, sabendo de antemão que não é verdade.
A não ser que as pessoas não tenham personalidade própria e deixem fazer delas e falar delas tudo o que querem e onde querem.
Há aqui responsabilidades que deveríam ser apuradas, tais como lançar temas acerca das pessoas de Odiáxere.
Por conseguinte, agora é que se lembraram de apagar os comentários de ataque ou de maior gravidade de linguagem??
Então porque não o fazem também aos antigos temas??
Realmente, às vezes nao há paciencia!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Porque razão não pedem já desculpa ao Sr. João Guerreiro para ele se acalmar e quem sabe vir a ser um elemento com boas participações neste Blog?
Se o que ele diz é verdade, ou melhor dizendo, se o que sobre ele foi dito é mentira, então que resolvam isto de uma vez, pois a vida tem que continuar. Vamos lá minha gente.

MD disse...

Amigo anonimo,(aquele que passa a vida a reclamar disto e daquilo) sugiro fortemente que arranje um nickname, ou assine qualquer coisa por baixo, pela simples razao que podera ser confundido com outros comentarios anonimos...
Nao quero que leve isto como um ataque a sua pessoa ou a quem quer que seja. Bem, mas isto so para lhe reavivar a memoria:
Os comentarios sobre as demais Individualidades da Vila surgiram por parte dos participantes da sondagem, e nao pela coordenacao, que simplesmente lancou o tema que tambem foi escolhido pelos participantes, por isso meu amigo, nao bata mais no ceguinho! Ja todos percebemos o seu ponto de vista, e eu pessoalmente, nao lhe tiro a razao em certos aspectos, mas, mais logo ja passou um ano e ainda estamos aqui a bater na mesma tecla!!!

Cumprimentos ao Odigator

Anónimo disse...

Eu, (anónimo e autor dos comentários de ataque), não sou senhor João coisissima nenhuma.
Atenção, para que não hajam mal entendidos.
Sou outra pessoa que não quem vocês pensam.
Mas daqui para a frente não vou mais bater na mesma tecla.
Mas permitem-me só dizer isto.
Por acaso vocês acham que prejudicaram apenas esse Senhor?
Devem estar muito tapadinhos com certeza. Quantas e quantas....
Mas agora terminei. Peço desculpa por qualquer incómodo.

Anónimo disse...

Façam outra sondagem!!!!
Quem é a pessoa que fala em Anónimo que "enxuvalha" toda a gente neste Blogg??

Esta pergunta num post seria engraçada.
A resposta ficava á mercê dos comentadores.

ASS. The Resident

Anónimo disse...

Pessoas que só querem complicar ainda mais as coisas.
Se esse, ou esses caros anónimos já fizeram um pedido de desculpa e que não voltarão a fazê-lo, para que é que o caro The resident quer continuar com isso?
Muito sinceramente, não o compreendo.

Anónimo disse...

quem não deve não treme.
para que quer saber quem é !!!
é mafioso tá se a ver.
se teme é porque deve e treme.
mais preocupado em descobrir quem é e apenas não vê que é o POVO O MAIOR E QUEM MAIS ORDENA seja você mau,bom ,amigo,mafioso,corupto,espia,judite,gay,padre,russo,parasita,rico,curioso ou ENXUFRADO .

Anónimo disse...

é o POVO O MAIOR E QUEM MAIS ORDENA????

Não se esqueça que, por vezes, uma só pessoa, consegue mover mundos e fundos para se defender.

Fique bem.

Anónimo disse...

Acho que neste momento é claramente inoportuna a sugestão do "The Resident", pois o que importa é esquecer episódios mais controversos do passado recente deste Blog e enriquece-lo e fortalece-lo no sentido de aqui se tratarem de facto as coisas que interessam realmente a bem desta vila que se quer digna e exemplar.

Penso que a linha de publicação de "Posts" que adoptaram nos ultimos tempos, principalmente desde que o painel cresceu tem sido exemplar, se bem que muitos dos comentários e algumas das respostas dadas por coordenadores poderiam ser dispensáveis.

Vamos levar isto por diante e seguir caminho, deixando para trás as publicações mais contestadas e abandonando de vez este clima ofensivo e rude que se tem sentido ultimamente. É possivel ter um espaço destes sem passar pelos ataques pessoais, alguns de extremo mau gosto, por isso apelo a todos, sem excepção para que reine o bom senso.
Apelo em primeiro lugar ao grupo que aqui publica os artigos, para que evitem não só a publicação de "Posts" que ponham em causa a integridade dos particulares, como ã que evitem as respostas às provocações e quando considerarem imperetrivel a resposta, que sejam compreensivos e honestos, sem qualquer tipo de cinismos ou ironias.
Em segundo lugar tenho que apelar a todos os que aqui colocam comentários sobre os assuntos lançados para discussão, por favor limitem-se a emitir a vossa opinião sobre os assuntos e não sejam ofensivos com os outros, é possivel e recomendavel agir dessa maneira.

Acho que a iniciativa de criar este Espaço de discussão e debate merece os meus maiores aplausos. Acho que Odiáxere merece e os Odiaxerenses também, mas terá que ser um espaço onde se manifestem opiniões e se façam criticas de um modo construtivo.
Acredito que todos juntos poderemos ir no bom caminho.
Tenho fé na Coordenação do Blog e igualmente em cada um dos que aqui depositam os seus respectivos comentários. Tenho fé em cada um de vós em geral e em você que está a ler este comentário, em particular. tenho Fé em Odiáxere e nos Odiaxerenses.

Um VIVA para Odiáxere e um VIVA para cada um de VÓS.

Anónimo disse...

Exmo. Sr. TETE Zaraccococoooo.

Voce deve ser uma ameaça para a sociedade.
Deve ser da familia do anonimo que escreve e ameaça.
Não consegue escrever sem insultar?

Tenha vergonha. Alguem lhe chamou nomes? Alguem lhe chamou mafioso?
Pelo amor de Deus.

ASS. The Resident

Anónimo disse...

Gostei imenso das suas palavras caro "Observador", não podendo contudo de deixar de referir uma pequenina parte:

"Vamos levar isto por diante e seguir caminho, deixando para trás as publicações mais contestadas..."

Deixando para trás, significa pois, eliminar desde o inicio o que está a atacar as pessoas, desde o inicio, volto a citar.
Porque podemos não falar nisso, mas quem visita o blog e vai ler de inicio acaba sempre por trazer isso ao de cima.
Desde o mais simpático e antipático, desde acusações feitas a pessoas da escola primária e Infantário. Tudo isso, na minha opinião deveria ser retirado.
Mas agora cabe à consciência dos bloggers, serem ou não honestos e terem uma atitude sensata, como até então.
Obrigado.

Odiaxterix disse...

Ao Anónimo das 12:43..

Queria agradecer a sua simpatia e grande texto que escreveu.

Fico feliz pelos comentários que não insultam.

Entrei neste mundo virtual á muito pouco tempo; mas penso que não é ético ter de andar a retirar ou destruir posts antigos.
Passado é passado e tenho a certeza que será uma minoria a ver posts do ano passado.
Desculpe a minha ignorância, mas acho que não está certo e até acho injusto para os Bloggers andarem a apagar o seu trabalho já realizado

Os melhores cumprimentos

Odiaxerense Preocupado disse...

Caro Anónimo de 6.02.09 - 12:43H:

Antes de nos dirigirmos a si temos que dar uma palavra de congratulação ao "Observador" pelas suas sábias e conscientes palavras, dizendo que concordamos com a quase totalidade das opiniões que colocou no seu comentário.

Agora em resposta a si meu caro Anónimo, queremos dizer que achamos que as suas participações são extremamente válidas para esta "Mesa de Café" e que até lhe reconhecemos alguma razão no que diz. tanto é que como pode verificar a linha editorial dos "Posts" colocados desde o principio do ano nada tem de ofensivo ou que se possa considerar difamador e é desta maneira que pretendemos continuar.

No que respeita à eliminação pura e simples de "posts" do passado não nos parece que seja o mais indicado para se fazer, pois não poderemos renegar nem a nossa origem nem o percurso que fizemos para chegar ao dia de hoje, pelo que concorde-se ou não aqueles "posts" fazem parte deste Blog, errados ou não eles existiram, e não se deve simplesmente apagar aquilo que foi menos sensato na nossa postura, se bem que isento de qualquer má fé.

Será que o meu caro Anónimo nunca errou no passado?
Se o fez, acreditamos que se arrependeu, contudo e mesmo assim os seus erros existiram e devem ser assumidos sem renegá-los passando simplesmente uma boracha por cima.
Assumimos que de inicio seguimos uma linha que deixou um tanto ou quanto a desejar, mas mudamos!!!

E com a sua ajuda e a de todos os Odiaxerenses faremos com que esta "Mesa de Café" seja uma digna representante de Odiaxerenses e tenha um papel de amplificação dos desejos, preocupações e contestações de cada um de nós.
Gostei imenso das suas palavras caro "Observador", não podendo contudo de deixar de referir uma pequenina parte:

"Vamos levar isto por diante e seguir caminho, deixando para trás as publicações mais contestadas..."

Deixando para trás, significa pois, eliminar desde o inicio o que está a atacar as pessoas, desde o inicio, volto a citar.
Porque podemos não falar nisso, mas quem visita o blog e vai ler de inicio acaba sempre por trazer isso ao de cima.
Desde o mais simpático e antipático, desde acusações feitas a pessoas da escola primária e Infantário. Tudo isso, na minha opinião deveria ser retirado.
Mas agora cabe à consciência dos bloggers, serem ou não honestos e terem uma atitude sensata, como até então.
Obrigado.

6 de Fevereiro de 2009 12:43

Anónimo disse...

Em resposta ao caro Odeaxerense preocupado:

Permita-me só reparar nisto:

"Será que o meu caro Anónimo nunca errou no passado?
Se o fez, acreditamos que se arrependeu, contudo e mesmo assim os seus erros existiram e devem ser assumidos sem renegá-los passando simplesmente uma boracha por cima."

Errei, como toda a gente erra, e acredite que corrigi os meus erros emendando o que fiz de mal.
Mas daí a deixar que as pessoas visitem as MENTIRAS feitas em relação às pessoas, não me parece que seja correcto, nem tão pouco Justo.

É só em relação a isso que me refiro.
Passar uma borracha por cima daquilo que realmente fez com que algumas pessoas ficássem magoadas gravemente (sei do que falo), era então apagar, pois a borracha serve para isso mesmo caro admnistrador do blog.
É só isso. Obrigado

Anónimo disse...

Residente

vá se catar com os mal cheirosos

coçe e coçe e volte a coçar

so pare quando fizer ferida

depois desaparecça a ler o algarve residente

Anónimo disse...

residente vá paneileirar panelas

Anónimo disse...

CATAR????

Só se o senhor me quizer coçar, seu mal criado...
Coce-me voce...~~
Se eu fosse seu pai nao falava assim..
Se calhar com tanta garganta quem me coçava era voce, mal com o seu "gargumilo"#!!!!

Anónimo disse...

coçar coça você e tanto que coça qu leva coça
vermelhão comprou ao coçar o unico colhão que tem seu panelão sem tostão