quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Exploração Infantil- Uma realidade que nos acompanha. Teremos conhecimento de algum(s) caso(s)?

"É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz" : é isso que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (Cap. V, art. 60), promulgado em 1990. No entanto, no Brasil, assim como em quase todo o mundo, existe trabalho infantil. Milhares de crianças e jovens trabalham e muito. Assim, essa lei muitas vezes não é cumprida.

Por que razão as crianças trabalham? Há adultos que defendem o trabalho infantil dizendo que é uma prática disciplinadora, prepara para a vida, é uma forma de evitar a ociosidade e a malandragem. Na verdade, a principal razão para as crianças trabalharem é a pobreza das suas famílias.

Esse problema é muito preocupante: quando a criança trabalha, não se educa correctamente, nem faz atividades próprias da sua idade, o que prejudica a sua formação e seu desenvolvimento.
A maior parte das crianças que trabalham moram na zona rural. As condições de trabalho no campo são muito difíceis e prejudicam a saúde. Só às vezes é que as crianças recebem pagamento e, mesmo assim, muito pouco; em geral, o trabalho infantil é considerado como uma ajuda e não é remunerado.

3 comentários:

Odiaxerense Preocupado disse...

É de facto um flagelo dos nossos dias que o tempo não conseguiu fazer desaparecer, nem as tecnologias de ponta.

Não se pense contudo que este problema só se faz sentir nos países do terceiro mundo, que nós no velho continente estamos fora desta questão, pois não é verdade.

Contudo é complicado delinear as linhas que limitam o que é trabalho infantil, daquilo que não o é...

Quem poderá dizer que as crianças que entram nas telenovelas não estão a ser vitimas de abuso e exploradas?
Quem beneficia mais com isso?
E os pequenos cantores que andam de concurso em concurso, amealhando euros para os luxos dos papás? Lembram-se dos tristes episódios que envolveram a versão infantil do Quim Barreiros, que cantava a dizer que "o bacalhau quer alho"...?

Odiaxterix disse...

Parabéns ao Fernando.
Sobre o post; quero esclarecer um ponto.
O trabalho infantil é diferente de exploração do trabalho infantil.
Todos nós já fomos crianças e nem todos viviam na pobreza; mas quando tocava a ajudar os próprios pais, ajudava-mos sem qualquer problema e ás vezes até nos trabalhos mais dificeis. Era trabalho, mas sem exploração.
Nos dias de hoje já é mais complicado. As crianças saem da escola, metem-se em casa, agarram-se ao PC ou Playstation e ajudar os pais na lida da casa (exemplo) nem pensar.
Pois; isso sou contra, porque devemos sim motivar as crianças a fazer pequenos trabalhos na ajuda aos pais ou até avós e não deixar que eles um dia logo o farão.
Isso é chamado trabalho; mas não exploração.
Como o Fernando disse bem, a exploração do trabalho infantil é um problema que ainda hoje temos; mas com o passar dos anos acho que acabará.

Continue connosco.

Anónimo disse...

Se tiverem conhecimento de algum caso deste tipo ou de outro qualquer que infrinja as leis dos direitos das crianças, é favor participar.
Para isso basta dirigirem-se às autoridades, ou simplesmente à direcção de protecção de menores. Se quiserem e sendo de entender, podem faze-lo sob anónimato.