quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Balanço do Carnaval 2009


E já está!!!
Já passou mais um Carnaval...

Na nossa vila realizou-se o XV Desfile de Carnaval, organizado como sempre pelo Clube Desportivo de Odiáxere, que sempre contou com uma mãozinha da Junta de Freguesia, tendo desta vez sido duas ou três mãozinhas e talvez também um pezinho, não sabemos se do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Luis Bandarra, ou do seu gémeo, o Vice Presidente da Direcção do Clube, Sr. Luis Bandarra. Seja como for, é bom que se unam esforços de maneira e fazer cada vez melhor, para que se consigam atrair à nossa terra um elevado número de visitantes.
.
O Carnaval de Odiáxere é já um Carnaval de referência do concelho de Lagos e mesmo de outros concelhos limítrofes, pois por estas bandas não existem grandes manifestações Carnavalescas, ao nível de paradas, sendo os bailes que assinalam a época na maior parte das freguesias e pouco mais.
.
Ao ver o que se passou no Chinicato, um Carnaval mais jovem, mas que ano após ano tem estado em clara ascensão, temos que confessar que ficamos um pouco reticentes em relação ao sucesso do que se iria passar em Odiáxere, pois o que vimos foi algo que consideramos um pouco fraco e honestamente achamos claramente mais fraco do que o que se viu nos anos transactos. A crise que estamos a atravessar também poderia ser tida como uma desculpa para o menor envolvimento das pessoas, seja como for este ano não foi o ano do Chinicato, disso não temos duvidas!!!
.
Voltando então ao Carnaval da Vila de Odiáxere...
.
Note-se que somos tidos, nós Blog e bloggers, como as más línguas de Odiáxere, mas mesmo assim, não temos nenhum problema em continuar a ser honestos e frontais nas nossas opiniões, pelo que temos que manifestar que o Carnaval de Odiáxere cresceu e que a actual Direcção passou com distinção nesta sua prova de fogo.
.
É sabido que recentemente o Desfile de Carnaval da nossa terra passou por momentos não tão bons, umas vezes porque o tempo não ajudou, outras porque os participantes se poderiam ter empenhado um pouco mais ou porque a organização poderia ter estado um pouco mais desenvolta, desta vez a organização apresentou-se em número suficiente e pareceu bastante dinâmica, seja como for não temos duvidas nem qualquer tipo de receios em dizer que este foi dos melhores que aqui se realizaram, talvez não tenha sido o que mais participantes entre carros e foliões apresentou, mas os carros alegóricos estavam bastante bons, com destaque na nossa opinião para o carro em forma de Cisne e o que tinha o Elefante!!!
.
A presença do Trio Eléctrico tocando ao vivo num dos carros, acompanhando o desfile e o pequeno grupo a pé que ia fazendo a Batucada foram uma mais valia para o corso, dando mais ruído e animação ao desfile, o que sempre faltou no nosso Carnaval, uma boa aposta...
A habitual Vaquejada teve muito boa aderência das gentes como espectadores, não tanta como participantes, mas parece-nos que o balanço também é claramente positivo.
O Baile abrilhantado por Humberto Silva foi o fechar com chave de ouro um Carnaval que merece claramente uma nota positiva.
.
Temos contudo alguns pequenos comentários a fazer que achamos que merecem alguma atenção e que poderão ser melhorados:
  • Ouvimos dizer que foram distribuídas cartas para os comerciantes, pedindo patrocínio e que nem todos os contactados foram revisitados para recolha dos contributos...
  • Ouvimos algumas queixas relativamente aos preços praticados, tais como o preço da imperial no local do desfile e o preço cobrado na porta de entrada para acesso ao Baile...
  • A arrogância e "snobismo" de alguns elementos da Organização poderiam e deveriam ser evitados, não contribuindo em nada para o brilhantismo geral. Uma pequena dose de humildade não faz mal a ninguém e só fica bem...
Note-se que a direcção de um clube ou associação é pura e simplesmente um grupo de associados que por carolice se disponibilizaram para servir os interesses dos outros sócios em geral e da colectividade em particular, tendo sido para isso eleitos pelos seus pares, não sendo por isso merecedores de um estatuto superior!!!
  • O som tanto do recinto, como mesmo o do Trio Eléctrico poderia ter mais qualidade...
Queremos congratular o Clube Desportivo por este evento, pela sua organização em termos gerais. Dignificou o Clube, dignificou a nossa freguesia e foi um prazer para quem esteve presente, optando por passar o Carnaval em Odiáxere.
Bem hajam e continuem...

12 comentários:

Odiaxterix disse...

Olá pessoal.

Odiaxerense tiveste á mesma altura que o Carnaval - Bom Carnaval vs Odiaxerense Preocupado.

Ok, este Carnaval teve boa qualidade; mas claro, que Nós (Seres Humanos) queremos sempre melhor.
Talvez os carros alegóricos não fossem muitos, mas foram de qualidade. Acho que o problema que temos em Odiáxere é que as pessoas competem umas com as outras e isso em algumas coisas é saudável e noutras é degradante.
Neste caso é degradante; e porquê?
- tudo o que tem haver com organizar festas ou eventos deste calibre não pode haver competição, mas sim entre-ajuda. Quantos grupos/intituições estavam presentes? As muito poucas que fizeram seus carros, podiam ter tido a ajuda da população que acredito que ajudaria da forma mais prestável, mais que não fosse a desfilar para dar mais ar de grandeza.
Não sei se me consigo fazer entender; mas o problema está ai.
-"Se eu fiz um carro e tive trabalho com ele, então eu é que tenho o direito a desfilar ao seu lado". Mas se o pesnsamento fosse o oposto, a população participava mais, desfilava mais e dava um ar de maior grandeza; porque racicionando um pouco o Carnaval não é só para nós, mas sim para as pessoas que vêm de fora e que para o próximo ano podem trazer amigos.
Qualquer grande obra feita em qualquer parte do Mundo só consegue ter sucesso, com o trabalho de muitos e a ajuda de todos.
Bem haja.

Odiaxterix disse...

Faltou-me um raciocinio...

Se para o ano puxassem pela população e pedissem para bater um recorde...o desfile com o maior numero de palhaços, ou de bicicletas ou de outra coisa qualquer.
Isto chama pessoas... e no ano a seguir outra coisa qualquer...

Anónimo disse...

Pois é, pois é. algumas pessoas teem mesmo o rei na barriga, mas é importante que isso não ensombre o sucesso do carnaval de Odiáxere. Foi bom,foi mesmo bom.

Anónimo disse...

No que diz respeito a este ponto:

"A arrogância e "snobismo" de alguns elementos da Organização poderiam e deveriam ser evitados, não contribuindo em nada para o brilhantismo geral. Uma pequena dose de humildade não faz mal a ninguém e só fica bem..."

É de referir que houve certas pessoas da organização muito arrogantes.(Porteira do salão do baile no dia de Carnaval e sua familia) Parace que o poder sobe rapidamente à cabeça! Assim ninguem vai longe! Há que ser humilde..

Nunca se esqueçam que Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.

E não ao contrário!!!

Anónimo disse...

tava mesmo caro os tremoços e os finos .
assim nao nos safemos mesmo

Anónimo disse...

pois eu que diga nada de polvo grelhado ou bujecas.
ou isto vira e deixam entrar o pessoal á borla ou baixam os preços dos comes
andam mesmoa a roubar não sei para quem

Odigator disse...

Antes de mais quero congratular o "Fernando" por se juntar a nós.

No que diz respeito ao Carnaval 2009 em Odiáxere penso que foi simplesmente um sucesso. Tudo foi pensado com bastante antecedência, o que é sempre importante, mais carros alegóricos, mais pessoas mascaradas e a batucada foi sem dúvida uma grande mais-valia para o desenrolar do desfile. É verdade que houve aqui ou ali pequenos pormenores que falharam o que é perfeitamente normal. A vaquejada foi bastante engraçada e com muita gente. Diga-se que o tempo também ajudou em muito a grande afluência que se fez sentir. O baile à noite no salão do Clube Desportivo de Odiáxere foi muitíssimo animado com o Humberto Silva. Aconteceu até uma situação inédita que foi o alarme de incêncio ter disparado não por fogo mas por falta de oxigénio no salão. É obra! Julgo que no geral correu tudo muitíssimo bem e que todos aqueles que contribuiram estão de parabéns. Foi para mim o melhor Carnaval de sempre em Odiáxere. Odiáxere está de parabéns!

Anónimo disse...

Carnaval Odiaxere 2009

O preço que se cobrou pelo espectaculo acho que este foi fraco pois tinha muito pouco para oferecer para mim o carnaval de Odiaxere tem apenas um objectivo vender o maior numero de barris de cerveja possivel,e para isso os participantes são obrigados andar a roda num trajecto que e bastante chato durante horas a fio. chato porque existem muitos pontos mortos sem ritmo e sem musica.
já agora concordo que o carnaval do Chinicato este ano apresentou-se um pouco mais fraco mas tambem tenho a certeza que o de Odiaxere se fosse organizado com os recursos humanos e financeiros de que o chinicato dispoem este nem saia para a rua.
alem disso no Chinicato o carnaval e para a população se divertir já no Odiaxere a realidade é bem diferente.

Anónimo disse...

Então o carnaval no Odiáxere não é para o pessoal se divertir? Essa é boa! Será então para quê? Não será isso inveja do sucesso que foi o carnaval este ano no Odiáxere?

Anónimo disse...

queremos é russas pá na festa
porquê das brasucas gordas!!!!!!
russas sao as boas

Anónimo disse...

Pois eu achou tamanho sucesso deveu-se em especial a maravilhosa prestação pois se não me engano acho que esta era do Chinicato.

Anónimo disse...

Há imensos anos que se festeja o Carnaval em Odiáxere.

Penso que as coisas deveriam ser organizadas de maneira a que ou toda a população de Odiáxere pagasse ou então que toda a população de Odiáxere não pagasse.
Quero com isto dizer que, quem mora dentro do recinto onde decorre o desfile, acaba por não pagar entrada e toda a população restante tem que desembolsar da carteira.
Uma outra situação que eu acho extremamente engraçada é um habitante da Vila ter que pagar 1€50 para entrar em casa. (E mais não digo).

As receitas do Carnaval de Odiáxere são colocadas onde? E essas receitas são aproveitadas para anos posteriores?
É que se forem, meus amigos, com tanto dinheiro de entrada que recebem e bebidas que vendem nas relotes, já era tempo de fazerem uns carrinhos alegóricos como deve de ser.

Isto tudo para não falar dos pãezinhos com chouriço dados por quem nós sabemos, e fazerem dinheiro com isso. O preço habitual são 85 centimos, mas no dia do desfile cada pãozinho custa-nos UM EURO. Facto que eu acho ridiculo, mas ok.

Também, e como era de esperar, o proprietário do Alcunhas Bar, aproveitou para aumentar os preços.
Tendo um café passado de 0.60€ para 1€.
As imperiais vendidas dentro do bar custavam um preço e fora do bar, mas pertencente ao bar já custavam outro preço.

Qual é a lógica? È lógica de cigano. Já se sabe.

Também no Clube aproveitaram para aumentar os preços dos produtos.
Sendo assim designados de OPORTUNISTAS.

Agora vamos lá fazer aqui uns cálculozinhos...

DIA DE UM DESFILE DE CARNAVAL:

(1 pessoa)
1€50 entrada no desfile
1€50 uma fartura
1€ um sumo

entretanto a pessoa desloca-se até à zona do moinho:

1€ uma imperial
(entretanto a pessoa desloca-se até à zona da padaria)

1€ um pão com chouriço
(mas como é um pouco seco, volta a pedir...mais..
1€ outra imperial.

entretanto a pessoa vê mais um pouco do desfile e vai-se embora...

... mas entretanto vê o algodão-doce e acaba por gastar mais..

1€.

(A pessoa vai para casa, despachar-se e tal, entretanto são horas do Baile no Clube D. Odiáxere...

a pessoa entra, e tem que pagar mais um X de entrada,
entretanto, como faz imenso calor dentro do salão a pessoa fica com sede e desloca-se para ir comprar uma àgua.

Mas como a noite não acaba aqui, e a sede aperta com o calor normal dentro do salão, mais uma ou duas garrafinhas de àgua.

E assim termina a noite de UMA pessoa.

Imagine-se um casal com um ou dois filhos. (mesmo que os filhos não bebam cerveja)...

Isto prefaz um toral de mais coisa menos coisa de 11.50 euros por uma pessoa.

Imaginando que 1500 pessoas vêm ao desfile e que 750 vão ao baile, agora façam as contas e digam-me...

Para onde vai tanto dinheiro??