quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Opinião de um Jovem de Odiáxere na "Mesa de Café"

Este é mais uma situação em que estamos simplesmente a dar espaço a que cada um dê a sua opinião, independentemente de concordarmos ou não com a mesma, temos contudo a possibilidade de manifestar a nossa concordância ou simplesmente expressar o nosso desacordo.

Por isso mesmo, mais uma vez decidimos publicar um comentário colocado neste Blog da autoria de um comentador habitual que assina como Jovem de Odiáxere.

Jovem de Odiáxere disse...
Olá boa tarde!

Pensem lá juntamente comigo...
O que é que existe em Odiáxere para que se cative os jovens??
Nada não é? E depois não querem que nos queixemos...

- Não há um bom espaço com Internet e com o mínimo de privacidade enquanto se tecla.

- Acabaram com o Odijovem, um espaço muito reduzido, é verdade, mas o que é certo é que se juntavam lá imensos jovens de todas as idades e iam á Internet, jogavam jogos, organizavam até convívios, ria-se, brincava-se, enfim, muito coisa.

- Não existe nenhum espaço do tipo atelier para que decorram aulas de pintura, inglês, e muitas outros formações que nos poderiam vir a ser muito úteis.

- Quer dizer que para os jovens só existe o futebol no Clube Desportivo?? E para aqueles que não gostam de futebol??

Ora, vejamos. Se não há nada que cative os jovens, como querem que a população aumente??Impossível...completamente impossível.

Cá está que a população cada vez está mais idosa... porque será?? Ficam os mais velhos, fogem os mais novos, á procura de melhor qualidade de vida, de melhores benefícios, e claro de melhores vizinhanças.

Já agora gostaria de saber como é que as pessoas que se inscreveram para os lotes do Rossio das Eiras, tiveram conhecimento de tal coisa.
É que eu provavelmente também me queria inscrever num desses lotes e não tive essa oportunidade. Cá está, há falta de informação, principalmente para os jovens.

Boa tarde. Obrigado.

Com os melhores cumprimentos
ass: Jovem de Odiaxere
3 de Dezembro de 2008 15:05

16 comentários:

Anónimo disse...

Se houve coisa que foi falada e bem falada, até demais, foi acerca da urbanização do rossio das eiras e do lotes para construção, já há mais de 1 ano. Falta de divulgação não foi de certeza. A própria população encarregou-se de falar e especular acerca do assunto. Por isso meu amigo "Jovem do Odiáxere", não esteve suficientemente atento. O espaço jovem e, segundo ouvi dizer, vai passar para o novo edifício no largo do moinho. Não deixo de concordar com o "Jovem de Odiáxere" quando diz que há pouca coisa que cative os jovens em geral mas acreditem que há locais bem piores para viver que Odiáxere. Eu que o diga! Se, por um lado, sendo o Odiáxere uma pequena vila onde quase todos se conhecem e se fala da vida alheia (é verdade!), quem quer ter um pouco de privacidade é melhor esquecer. Se por outro lado gosta de conhecer o vizinho do lado, coisa que não acontece nas cidades, ou pelo menos nas grandes cidades, então está no sítio certo. Eu sou suspeito ao dizer isto mas, como sou Odiaxerense desde sempre, não me imagino a me desligar desta vila. Compreendo a frustração e indignação de certas pessoas no que diz respeito ao falar da vida alheia. Eu próprio reprovo totalmente essas atitudes. Mas é mesmo assim, como em tudo na vida, quando se gosta gosta-se mesmo, com todos os seus defeitos e virtudes. Cabe-nos a nós tentarmos mudar o que há de mau e preservar o que está certo. Por isso orgulho-me de ser Odiaxerense. E vocês não?! Viva o Odiáxere.

Anónimo disse...

Olá caro Odigator.
Obrigado pelas suas humildes palavras.
Eu, de facto, ouvi falar do novo Rossio das Eiras, mas o que é certo é que nunca ninguém me soube falar acerca das inscrições para tal.
Concordo com tudo o resto que falou.
Em relação ao novo espaço jovem, só o soube através deste espaço de internet.
Mas não se esqueçam que nem todas as faixas etárias têm estas regalias.
Mesmo assim sendo, obrigado pela explicação.

Anónimo disse...

Caros Jovens e amigos de Odiáxere, venho por este meio vos dar alguns esclarecimentos sobre as duvidas aqui levantadas! Em relação ao espaço Internet, o mesmo vai reabrir em novo espaço, junto ao Moinho no início de Janeiro, com mais computadores do que tinha no antigo e reduzido espaço nas instalações do Clube Desportivo. Espaço esse que vai ter nova valencia, ou seja, Polo de leitura! Em relação aos lotes, não é verdade o que aqui foi dito, pois foi aberto concurso, através de edital e foi noticiado em vários jornais locais. mais informo que ainda existem 5 lotes, que vão para novo concurso em meados de Junho de 2009, onde os jovens interessados podem fazer a sua inscrição. Para os jovens interessados tenho a informar ainda que em Abril ou Maio de 2009 a Junta vai organizar o Festival da juventude, onde desde já fica aqui o convite para apresentarem sugestões daquilo que gostariam de ver no evento em questão. A Vila de Odiáxere é de todos e só com a partecipação de todos é que conseguiremos dar passos positivos no sentido de termos um Odiáxere cada vez melhor. É preciso esclarecer também, que a Junta é composta por 3 elementos que não são profisionais autárquicos, para que se saiba a compensação de presidente de junta é de 267.03€! O nosso papel têm sido de reivindicar insistentemente na Circular sul, Plano de urbanização nova escola EB,2,3 integrada, melhoria significativa nas acessibilidades da Freguesia, iluminação pública, etc, etc, etc. Neste momento está em construção o parque infantil da Torre, em Janeiro próximo vai se iniciar o Parque infantil do Largo dos Passarinhos, está em fase de projecto o novo edifício da Junta e a nova Ludoteca. Com a mesma humildade de sempre estarei sempre disponível para esclarecer todos as dúvidas que surgirem e mais uma vez apelo para que assistam e partecipem nas reuniões de Junta nas segundas e quartas, Quintas Feiras de cada Mês pelas 21.30 na Sede da Junta de Freguesia.

aquele abraço amigo
Luis Bandarra

Anónimo disse...

E como e que isso dos lotes funciona?? pagamos um "x" de entrada e depois vamos pagando outro "x" por mês?
Quanto nos fica um lote?
É que estou mesmo interessado.

Anónimo disse...

E uma casa de gajas qd abre na vila ?

Anónimo disse...

Eu até comprava um lote. quanto custa?
Já agora, quem sabe se a pessoa vai investir num lote, num local sossegado e (talvez boa vizinhança); ou a CML vai embalar algumas pessoas da Meia Praia nos apartamentos em construção?
Ou será que os lotes e apartamentos são só pra residentes de odiáxere?

Anónimo disse...

ai vem os indios da meia praia
quanto vale a aposta??

Anónimo disse...

Já que o blog é utilizado para falar mal de tudo e todos, sugiro aos seus proprietários que respondam a um pedido do presidente e tentem saber o que os jovens da vila querem ver e ter no festival da juventude.
Deixo aqui a minha sugestão: concertos, atelier, workshops e quem sabe uma mostra de artistas da vila...

Odiaxerense Preocupado disse...

Meu caro Anónimo do dia 11.12.08 - 23:12H:

Não seja assim tão mauzinho...
Acha realmente que o Blog diz mal de tudo e de todos???

Apenas houve algum burburinho e mau estar no que à Sondagem sobre a Simpatia no Atendimento disse respeito, e mesmo assim não foi falar mal de ninguém, apenar constatar as lacunas no atendimento publico prestado por este ou aquele, ou pelo contrario o destacar da prestabilidade e amabilidade de um ou de outro no que respeita à maneira como atendem todos nós!!!

De resto, limitamo-nos a falar sobre aquilo que não só a nós, mas a todos inquieta, preocupa ou por vezes indigna, pelo que, se por acaso tiver a humildade de observar com atenção, facilmente irá verificar que estamos ao serviço de Odiáxere e dos Odiaxerenses e não contra...

Assumimos contudo que o criticar é uma espécie de virus que nos contagiou a todos em Odiáxere, inclusivamente ao meu caro Anónimo, ou se assim não fosse, como se explicaria a sua intervenção.

De qualquer maneira, agradecemos a sugestão e certamente que a iremos colocar em practica muito em breve. Iremos soliciatr aos jovens de Odiáxere que se pronunciem em relação ao que gostariam de ver no Festival da Juventude e em que moldes desejariam que o mesmo se realizasse.

Muito Obrigado e sempre ao dispor.

Anónimo disse...

Devem querer que refresque a memória. Se for necessário dou-me ao trabalho (e que grande trabalheira) de copiar post por post aqueles que atacam alguém.

Odiaxerense Preocupado disse...

Caro Anónimo de 13.12.08 - 23:35H

Já agora e se não tiver muito trabalho diga lá os "Posts" em que alguem foi aqui atacado...

Talvez, no final acabe por ter uma surpresa ao verificar que os números não são aquilo que julga...

Por gentileza, resfresque-nos a memória.

Anónimo disse...

Em resposta ao comentário feito por este tal 'jovem' e se me permitem a ironia...
quando ele pergunta e passo a citar : "O que é que existe em Odiáxere para que se cative os jovens??"
eu pergunto "o que é que isso interessa?"
(não na minha opinião pessoal está claro, porque os jovens são o futuro)

- quanto ao espaço de internet com o minimo de privacidade? ...seria para quê ? consulta de sites ilicitos?
Concordo sim srº que exista um espaço internet destinado a trabalhos, algum divertimento ou nomeadamente para
os estudantes que precisem destes meios tecnologicos e não os tenham em casa ou até para convivio.
mas com o minimo de privacidade? quem o ouvir falar até pensa que havia controlo regio.

- Chamarem ao odijovem um espaço reduzido? é verdade. juntavam imensos jovens? (eram quase sempre os mesmo)
Brincarem? jogar jogos? eu diria melhor... parecia a feira franca.

- O interesse exclusivo plo futebol é um facto que me entriste-se e concordo. alem do futebol fazem
descriminação de sexos. ( para os rapazes ainda que pouco há o futebol e as raparigas? apanham as bolas?)

- relativamente ao que este jovem referio por ultimo.. é um assunto chamarlhe-ei 'OBSCURO' há coisas que os adultos
fazem p/ outros adultos não perceberem.. então os jovens meu amigo. mas eu tambem gostava de saber...
se gostava.


Bem mas p/ concluir e em resposta a minha primeira 'questão'

' para que é que interessam os jovem?' digolhe.. eles não votam.. porque se eles fossem mais d 50 %
dos odiaxarenses ai sim iam começar a surgir: festas ao estilo dos bailaricos, bares ao estilo ' bar da praça',
festas da juventude á semelhança.. das ' festas do idoso... etc etc


Aos meus queridos conterraneos, um abraço de bom natal de alquem que tanto ama esta vila.

mais uma coisa: era bom que os jovens se organizassem p/ promover e dinamizar esta terra, mas não o filho de A ou B ou C, mas todos. deixem falar os filhos desta terra. o futuro é deles e para eles.

Olhos.d.vila

Anónimo disse...

Caro olhos da vila.
Permita-me discordar com tudo o que disse.
Quando eu disse com o minimo de privacidade, é verdade que por exemplo estavamos no msn e todos liam as nossas conversas, sejam elas quais forem.
Os jovens não votam?? como sabe? desde que tenham 18 anos votam...
Sim, o Odijovem era um espaço reduzido, ou vai dizer-me que não?
Eram sempre os mesmos?? Creio que não, mas se eram, que tem isso a ver??
Desde que se reunissem... e Secalhar se não pusessem fim ao espaço, teríamos mais do que os habituais..

Obscuro o que??
Falar das coisas é ser obscuro?
e já agora pegando nas suas palavras...mais uma coisa: era bom que os jovens se organizassem p/ promover e dinamizar esta terra, mas não o filho de A ou B ou C, mas todos. deixem falar os filhos desta terra. o futuro é deles e para eles.
... já que os jovens nao votam para que quer que se reunam???
bom dia.

Anónimo disse...

ex sr ' anonimo'

não votam mas talvez mudem as mentalidades dos seus paizinhos e maezinhas.

e não votam mas um dia irão votar.. não se esqueça que quando me refiro a jovens refirome dos 10 aos 30...
e se não se organizarem fica tudo entregue à bixarada salvo seja.
acho muito bem que se faça um espaço de convivio p todos os jovens mas quando digo todos é mesmo todos.


cumprimentos sr anonimo


olhos.d.vila

Anónimo disse...

Você é que tentou dizer num dos seus comentários que nós jovens, por não votarmos, não tinhamos voto na matéria. Senão vejamos.
Estas palavras escritas por si, que querem então dizer??
"...para que é que interessam os jovem?' digolhe.. eles não votam.. porque se eles fossem mais d 50 %
..."??
Obrigado.

Anónimo disse...

é o seguinte meu caro,

Não é questão de ter ou não ter voto na matéria.

mas tem de concordar comigo quando digo que a maioria dos eleitores são idosos... ora diga lá se um bom bailarico p/ a 3º idd não calha tão bem? o que é de lamentar é não existirem concertos p/ os jovens... e eu pergunto.. porquê?

Referiu-se a uma frase ironica da minha parte, mas
não se pergunta tambem a si próprio muitas vezes porque é que em odiaxere há tão pouco que cative os mais novos?

Já me alego ao saber que essa situação vai mudar, Viva odiaxere e os filhos desta terra....


Bom natal , Obrigado