quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

E para o ano que vem, como vai ser?

Tudo leva a crer que no próximo ano lectivo de 2009/10 a Santa Casa da Misericórdia de Lagos irá encerrar o ATL da Valência de Odiáxere, ficando dessa maneira umas boas dezenas de crianças em idade escolar sem o tão necessário e fundamental apoio.
As razões que levarão ao encerramento desta facilidade, há tantos anos existente em Odiáxere não são claras, mas terá qualquer coisa a ver com a falta de apoio da Segurança Social, segundo se ouve dizer, ou até mesmo com os custos inerentes ao funcionamento e à respectiva rentabilidade...
As razões, como não as conhecemos a fundo, não poderemos discuti-las, o que sabemos contudo é que segundo parece a facilidade irá mesmo encerrar as portas.

Numa freguesia onde não existem alternativas, nem publicas, nem privadas, perguntamos a nós mesmos o que iremos fazer com os nossos filhos?

É certo que o horário de funcionamento da Escola Primária, entre o tempo escolar e as actividades complementares poderá preencher o dia, ou seja das 09.00h às 18.00h, sendo que o almoço poderá ser tomado na cantina da escola e assim sendo o ATL até pode parecer supérfluo e dispensável, mas talvez a situação não seja assim tão linear, senão vejamos:
- Se existirem mais turmas do que o número de salas, assim como ocorreu no ano transacto, como irão decorrer as actividades complementares e que horário será de facto preenchido?
- As Crianças que tiverem aulas só no período da tarde terão as actividades complementares de manhã, cansando-se antes das aulas?
- E os custos e infraestruturas, para além do acréscimo de pessoal para que existam actividades complementares de manhã e de tarde?

- Não acreditamos que assim seja,... e assim não sendo onde permanecerão as crianças no período da manhã?

- Terá a Cantina da Escola Primária capacidade real para servir diariamente mais umas dezenas de crianças, ou seja aquelas que tomavam os respectivos almoços no ATL?

- A Escola Primária terá entre 120 e 150 crianças + algumas crianças em idade Pré Escolar que frequentam a Ludoteca, todos a saírem para almoçar à mesma hora, como vai ser?

- E isto é durante o tempo normal de aulas, porque nas Férias escolares as coisas complicam, sem falar nos dias em que houver greves, como acontece agora várias vezes por mês. Onde ficarão as nossas crianças?

- A Ludoteca funciona actualmente num espaço exíguo e perto do máximo das suas capacidades. As obras para construção dos blocos do Rossio das Eiras onde se localizará a nova e futura Ludoteca nem tão cedo estarão concluídas, pelo que não será uma alternativa num futuro próximo.
Pensamos que esta é uma questão de extrema importância, que deve ser debatida e mais do que isso, os pais deverão exigir medidas a serem planeadas atempadamente por parte das Instituições envolvidas e principalmente por parte da Junta de Freguesia de Odiáxere e da Câmara Municipal de Lagos, ou será que o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lagos não fala com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, para que este ultimo o informe das suas intenções???


O FUTURO NÃO SORRI ÀS CRIANÇAS DE ODIÁXERE!!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Por que será que vão fechar a valência do ATL??? Digam-me então quem sâo os magnatas da vila que podem pagar uma média de 100€ por mês só para as crianças irem almoçar?!! É normal que a maior parte comam na escola. Quanto ás comparticipaçôes da Segurança Social mesmo não tendo muito conhecimento acerca do assunto acho que se tiveram cortes é porque não estão a cumprir alguma coisa, por exemplo, no que diz respeito á lotação permitida em relação ao espaço existente ou outra coisa no género, mas se isso acontece dá sempre jeito receber 100€ de cada um para compensar a má gestão existente na Santa Casa, assim como, o aumento exagerado das mensalidades para compensar as burrices feitas até então, e como tal nós pais só temos duas hipoteses ou comemos e calamos ou tiramos os nossos filhos de lá como alternativas não há temos quem ficar com a primeira hipotese. Quem nos dera á nós que pela obra e graça do espirito santo aparecesse outra alternativa a ver se não fechava de vez por falta de crianças. Para os responsaveis não nos dizerem á boca cheia se quiserem, querem se não, procurem outra coisa. E o que nos vale é que isto são instituições de solidariedade social, olha se não fossem...

Anónimo disse...

Parece-me a mim que há aqui muita falta de compreensão e talvez de informação.
Senhor blogger, de onde ouviu os zum-zuns??
Quem foi a pessoa que lhe disse isso do ATL??
Diga-nos agora por favor. Quer dizer que tudo o que ouve, coloca aqui?? Não tem vergonha... veja mas é se começa a ter mais cuidado com as informações que coloca aqui na mesa de café ou irá dar-se muito mal.
Já está a entrar novamente por um caminho não muito agradável... já não me está a agradar muito o que aqui se anda a passar.
A não ser que queira ir passar uns dias....
Atenção que aqui não comentam só civis....

Anónimo disse...

Só quero acrescentar uma coisa, não quis dizer com o comentário anterior que não concordava com o anónimo do primeiro comentário.
Simplesmente queira ver também o meu ponto de vista.
Caso isto seja verdade, o que não me parece, mas ok, o caro anónimo do primeiro comentário falou muito bem.
Mas a minha opinião é que se já se sabe que o diz-que-disse é o ganha-pão deste povo, então porquê colocar aqui tudo o que se ouve?...sabendo de ante-mão que não é verdade.?? é só isso que me aflige e me deixa com uma certa revolta.
Peço desculpa ao blogger pelo meu comentário feito anteriormente mas há vezes que não nos contemos.
Assim não pode ser, vamos voltar novamente ao mesmo??? que massacre... olhe coloque temas como não existir sombra no largo junto á junta de freguesia...sobre as obras da igreja, sobre os espaços verdes que poderiam colocar em odiaxere..sei lá, coisas visiveis aos olhos de todos... agora este tema não sei se será verdade. se o for tudo bem...caso contrário terá que o retirar...
ass. autor do segundo comentário

Anónimo disse...

Fico estupidamente de boca aberta, com alguns comentários que vejo aqui.
Não sou um leitor assiduo deste BLOG; mas por cá passo ás vezes e vejo que existem pessoas que ao lerem um ZOOM ZOOM "normal" atiram facas e tiros a alguns comentadores e ao próprio BLOGGER.
No próprio jornalismo "legal", jornais e televisões existem ZOOM ZOONS; coisa normal do SER HUMANO.´
Tb eu já tenho ouvido falar que o ATL vai fechar e que podia haver melhor gestão da STa Casa. Agora fazer ameaças ao BLOGGER por uma mera noticia/informação.
O que eu vejo mais é jornais nacionais a levarem "tareias" por noticias falsas.
Deeem mais força ao BLOGG e não estraguem.

Anónimo disse...

Sou mãe de uma criança que frequenta o ATL e que o deveria frequentar também no próximo ano lectivo.
Ainda não recebi qualquer informação oficial por parte da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lagos no que concerne ao encerramento do ATL em Odiáxere, mas já fui informada oficiosamente por funcionárias e Educadoras relativamente a esse facto, que ao que parece não se trata de um rumor, mas sim de uma decisão concreta e tanto quanto parece irreversivel.
Mais uma acha para reforçar a fogueira do mau estar e instabilidade sentido desde o inicio deste ano naquela Instituição.

Estou deveras preocupada com o que irei fazer à minha vida no próximo ano, se assim comigo e o meu marido a trabalhar a coisas não estão nada fáceis, como será se eu tiver que largar o meu emprego?

Acho muito bem que este assunto seja aqui abordado, ssim como muitos outros que aqui são mencionados e só espero que alguma solução seja encontrada, porque senão o que será de nós, pais.

Anónimo disse...

Também eu sou pai de uma menina que está no ATL e de outra que em principio deveria ir no próximo ano, ouvi, tal como a "mãe" diz no comentário anterior que o ATL não irá funcionar em 2009/2010 e não me parece que sejam zum zuns, mas sim uma infeliz realidade. Penso que nós pais e Encarregados de Educação temos mesmo que nos juntar, falar e definir medidas a serem tomadas e portas onde deveremos ir bater para manifestar o nosso sentir. E temos mesmo que "acertar agulhas" entre todos a todo o momento, não podendo deixar de fazer o que tem que ser feito já!

Anónimo disse...

Ó meu Amigo, V. Exa. deve viver noutro planeta.
Não sai de casa é? Porque se saisse já tinha ouvido falar no encerramento do ATL. Não interessa quem disse, porque actualmente toda a gente o diz.
Quer dizer que para V. Exa. sempre que se toca nos assuntos que realmente interessam estão a ir por caminhos não muito agradaveis? Você é que devia ter vergonha.
Se não é civil, como diz então porque não vai passar multas agora que estamos em tempo de Natal?
Sinceramente, com ameaças de prisão, quem é V. Exa.?
Deixe-se disso, cresça e torne-se um homenzinho.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Não vou fazer referência a nenhum comentário em concreto.
Apenas quero dizer que já ouvi falar acerca do encerramento DOS ATL´S.
É preciso que se perceba bem, que não se trata só do encerramento do ATL de Odiáxere, mas sim de todos os existentes até hoje.
Trata-se de uma lei conferida, e não por deficiência de entidades de Santa Casa ou outréns.
Claro que eu como mãe também estou preocupada, e acrescento desde já que no Infantário dos meus filhos que não é o de Odiáxere, está com o mesmo problema. O encerramento do ATL.
Obrigada.
Uma mãe

Anónimo disse...

eh lá
crianças
pildra
acusações
facas
sopeiras
atls
mas afinal isto é um blog ou uma sopeirada???

Anónimo disse...

Fiquei surpreendido, tal como a maioria dos pais das crianças que frequentam a ATL da Santa Casa da Misiricórdia sobre o assunto em questão, pelo que, procurei saber de toda a verdade sobre o assunto junto da direcção da mesma, ao que apurei o seguinte e passo a informar:
1- A Segurança Social cortou com o financiamento que permitia manter a ATL em actividade, não só em Odiáxere,mas em geral.
2- A Direcção da S.C.M.Lagos decidiu manter a ATL em funcionamento durante todo o ano lectivo 2008/2009, assumindo os custos da mesma.
3- A Direcção da S.C.M.lagos irá em breve reunir com a Junta de Fregusia de Odiáxere e Câmara Municipal afim de se encontrar uma solução que permita de futuro manter a ATL em funcionamento.
4-Vái-se agendar para breve uma reunião para todos os encarregados de educação. afim de se esclarecer todo o assunto.
5- Da mimha parte fica aqui o compromisso que tudo farei para vos manter informados e que lutarei incansávelmente para uma solução que vá de encontro ás expectativas de todos.
Abraço amigo
Luis Bandarra

Anónimo disse...

Há coisas que me deixam mesmo desiludido com este povo. Então se os vossos filhotes vão para a escolinha às 9 da matina, têm cantina e actividades de enriquecimento curricular, para que querem vocês o ATL em funcionamento? Quantos de vcs deixam os vossos filho nesse local? Se às 18h terminam as actividades e o ATL fecha às 19h, q vão as vossas crianças fazer até lá? Para vcs dá jeito, porque precisam de um lugar para as depositar. Assim é fácil ser pai e mãe.
Mais, se é verdade o que o presidente aqui esclarece, se não há apoio ao estabelecimento, como é que podem deixar os vossos filhos num local que dificilmente terá possibilidade de manter a qualidade? Querem vcs pagar mais por este espaço? Pelo que já li aqui, muitos habitantes não têm vontade de pagar mais.
E para finalizar, se acham que o ATL não deve encerrar, o que fazem com o cu na cadeira a escrever aqui? Mexam as vossas belas perninhas, peçam apoio na junta e/ou na câmara. Esperem deitadinhos, que logo cai do céu.

Ass.:A.P.

Anónimo disse...

Ao Sr. Cansado de si Sr. Blogger:
Eu junto-me a si com todo o gosto. Gente desta mete nojo! Falam dos outros, difamam e não mostra a cara! Nojentos mesmo. Pessoas de pouca credibilidade.

Odiaxerense Preocupado disse...

Para o Anónimo que assina "A.P.":

Antes de mais agradecemos a sua participação nesta "Mesa de Café", mas temos que confessar que não podemos de maneira nenhuma concordar com as ideias que transmite e lamentamos que se desiluda desta maneira com este povo, utilizando a suas próprias palavras, pois este povo só defende o que acha justo e nada mais.

Realmente os nossos filhos vão para a Escola às 9:00H da manhã, lá têm Cantina onde podem tomar o almoço, continuando com as aulas no período da tarde, seguindo-se as actividades complementares de enriquecimento curricular, estando ocupados e em processo de aprendizagem e formação até perto das 18.00H. É verdade!
Fechando o ATL ás 19.00H, à partida não parece justificar-se a existência dessa facilidade...

Mas já pensou que existem as Férias de Natal, da Páscoa e as Férias de Verão? Se somar todo esse tempo verá que temos mais de 3 meses sem aulas, nem cantina, nem enriquecimento curricular. realmente "dá jeito" aos pais terem onde deixar as crianças em segurança e continuando os processos de aprendizagem e formação, e digo deixar, não depositar...
O Sr. ou a sua companheira provavelmente são previligiados que não necessitam de trabalhar ou então têm a possibilidade de depositar os vossos filhos na casa das avós, mas reparem que na maior parte das familias, tanto o pai como a mãe necessitam de trabalhar e muitos não poderão recorrer aos familiares, pelo que ficam com um grave problema entre mãos...

Como os problemas dos outros não são os seus, para si parece não se justificar a indignação e preocupação manifestadas, não lhe causaria mal algum um pouco mais de compreensão e solidariedade.

Aquilo que procuramos são soluções e alternativas e como pode ver, mesmo sem levantar o "cu da cadeira", já estamos a fazer alguma coisa e foi o levantar desta situação que despertou o Sr. Presidente da Junta para esta realidade e fez com que todo o processo de resolução da situação esteja não só em andamento, como foi dado conhecimento a quem procurava esclarecimento.

Problemas que certamente não sentirá na Escolinha privada ou Colégio onde deposita os seus filhos, mas nem todos terão a sua sorte ou poder económico...

Felicidades para si e para os seus!

Anónimo disse...

Ao Sr. Blogger:

Então esclareça-me uma coisa. Vc reclama das mensalidades, mas está disposto a pagar o valor, para ter onde deixar os seus filhos nas férias. Fico baralhado!
Fique o sr. a saber que não é em uma hora por dia ou mesmo nas férias, que os seus filhos vão enriquecer as aprendizagens.
Tem férias de Verão? Pois tem. E nao sei se tem conhecimento, mas a CML organiza um espaço de ocupação de tempos livres nesse período. Tem as outras férias? Pois tem. Mas se fizesse como já lhe disse e mexe-se o rabinho, organizava uma associação de pais e estudava a possibilidade de organizar tempos livres no espaço da escola. Sim, porque existem muitas empresas que colocam técnicos especializados nas escolas, para ocuparem os seus filhos nos tempos livres. Mata dois coelhos de uma só fez. Tem onde deixar os seus filhos e ainda investe nas aprendizagens, que é esse o seu desejo.
Mais lhe informo, que se o presidente não fosse um adepto das novas tecnologias, nada sabia deste assunto. E se são seres humanos, não sao bichos, nem máquinas, não é aqui que devem vir reclamar. Mexa o rabinho, vá à junta, à CML, à Santa Casa.
Santo Deus! Que gentinha mais mesquinha e comodista!
Arre porra que é demais!
A.P.

Odiaxerense Preocupado disse...

Exmo. Anónimo (A.P.):

Antes de mais recomendo um copo de água com açucar, com o intuito de o acalmar...

Já bebeu?...
Está mais calmo?

Então pronto...
Começo por tentar apresentar o esclarecimento que solicita, o que não será de todo fácil, visto que não se sabe qual o valor a pagar por cada criança, para que o ATL continuasse, nem em que condições... Se essa possibilidade for ventilada, então direi se acho ou não justo.

Mencionei de facto, em "post" anterior, o exagero das mensalidades nalguns casos, e continuo a defender que os critérios são no minimo dúbios.

A sua dissertação não nos apresentou uma alternativa para onde deixar os nossos filhos em tempo de Férias de Natal e Páscoa, quando nós, os menos bafejados pela sorte temos que trabalhar. Poderá porventura apresentar alguma sugestão? Já agora, tem filhos? Onde os deixa nesses períodos? Talvez também exista a possibilidade de lá deixar mais uma meia centena...

Eu também tenho conhecimento que a CML organiza realmente Actividades de Ocupação dos Tempos Livres durante o período de Verão, mas por acaso o Sr. saberá como funcionam?
Se não sabe eu poderei explicar:

1- O período de funcionamento das OTL não é coincidente com o período entre o término e inicio do ano lectivo.

2- Os horários não dão resposta ás nossas reais necessidades, necessidades de quem trabalha.

3- Podem inscrever-se as Crianças para um dos turnos e não para o total de tempo em que duram as OTL.

4- Muito antes das Actividades de OTL terem inicio, já as inscrições estão fechadas, pois o número limite de Crianças que podem usufruir das actividades não é muito elevado e as inscrições estão sujeitas aos conhecimentos e compadrios infelizmente habituais nestas situações.

5. Mesmo que fosse possivel, seria o Senhor pessoa para disponibilizar o transporte?

Deduzo pela sua explanação que foi o motor de criação de alguma Associação de Pais que deve ter resolvido todas as necessidades que as crianças e respectivos progenitores tinham, congratulo-o por isso, mas simultâneamente lhe pergunto onde está sediada essa Associação? No nosso concelho? Admitem mais Associados? Porque nós, aqueles que possuimos menores capacidades de discernimento e somos de certa maneira limitados, poderemos talvez aproveitar as capacidades de vós, pessoas certamente mais capazes...

Deduzo ainda que a Associação de Pais em que está inserido terá contratado uma dessas empresas que organizam e ocupam o tempo das Crianças no espaço da Escola fora dos períodos lectivos, talvez nos possa fornecer algumas dicas de contactos, maneiras de fazer as coisas e custos. Seria amável da sua parte...

Relativamente ao Presidente da nossa Junta de Freguesia ser um eventual adepto das novas tecnologias, só lhe tenho a dizer que ainda bem que o é, pois graças a isso este assunto está a ter a atenção que merece apesar de os "nossos cus" estarem sentados numa cadeira e o do nosso Presidente também, já o Sr. provavelmente não é adepto das Novas tecnologias, simplesmente sentou-se nesta "Mesa de café" por mera casualidade, ou melhor, não se sentou, visto que só nós damos esse tipo de tratamento aos nossos respectivos traseiros...

Termina a sua iluminada intervenção chamando-nos de mesquinhos e comodistas, relativamente a esse assunto não há palavras para rebater as suas afirmações, não há palavras aqui, nem haverá espelhos aí...
Muito honestamente...

Que Deus o continue a iluminar nesta quadra de paz, compreensão e solidariedade...

Assina: Um dos ODIAXERENSES PREOCUPADOS

Anónimo disse...

OLHEM NÃO FAÇAM FILHOS
E SE OS TEM METAM A ROUBAR OU A ESCREVER NO BLOGUE

Anónimo disse...

Caros Odiaxarenses Preocupados, aqui ficam algumas respostas às vossas dúvidas.
Como formar uma Associação de Pais:
1. Designar uma Comissão Instaladora, a formar entre um conjunto de Pais ou
Encarregados de Educação; 2. Obter o Certificado de Admissibilidade do Nome ou Denominação (Mod 11)
e o Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva Provisório (Mod 10)[comprar (por exemplo, na conservatória do registo comercial ) os
impressos Mod.11 e Mod.10 respectivamente e preencher, enviá-los para a FEDERAÇÃO REGIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS DO ALGARVE, juntamente com Fotocópia do Bilhete de Identidade da pessoa que assina os
impressos e Declaração de autorização do uso do nome da escola, pedido à
Direcção da Escola ou ao Conselho Executivo]; 3. No tempo que espera os impressos, a Comissão Instaladora pode elaborar um
projecto de Estatutos; 4. Depois de elaborado o projecto de estatutos, devem convocar um plenário de
Pais ou Assembleia Geral, para discussão e votação dos Estatutos; 5. Redigir a Acta da sessão em que estes forem aprovados; 6. Para legalização da Associação de Pais os Estatutos depois de elaborados e
aprovados, devem seguir para a Secretaria Geral do Ministério da Educação,
acompanhados de:Cópia do Certificado de Admissibilidade; Cópia do Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva;Cópia da Acta de aprovação dos Estatutos;Lista dos respectivos outorgantes, com identificação e morada
de cada um e enviar para a Federação que encaminhará o processo.
Também pode contactar a federação para esclarecer este assunto (Tel: 967 030 447 ou E-mail: frapal.pt@gmail.com.
2. Relativamente às férias (todas elas) o que lhe indiquei foi as empresas de tempos livres. Quanto a isso podem tentar saber junto da escola dos vosso filhos qual a(s) empresa(s) a que pertencem os professores/ técnicos que estão na escola durante a ocupação dos tempos livres. Ou mesmo junto da CML, porque eles também podem requerer esses serviços. Ainda tem outra hipótese. Se ainda continuar com dificuldades, posso ajuda-los nessa tarefa.
Porque apesar do meu desagrado com vcs e com a nossa terra, quero o melhor para vós e principalmente para os vossos filhos.
Ass.: A.P.

Odiaxerense Preocupado disse...

Meu Caro Anónimo (A.P.):

Agradecemos imenso os esclarecimentos que prestou, a nós e a todos os frequentadores desta "Mesa de Café", quem sabe não poderão vir a ser uteis...

Poderemos ainda completar a sua informação com a indicação dos contactos locais, consequentemente de maior utilidade, ou seja da Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Lagos.

Trata-se de uma Federação que congrega todas as Associações de Pais do concelho que foi recentemente formada, mas já com obra feita, devendo-se à FAP-Lagos o facto dos alunos do Ensino básico do concelho de Lagos poderem contar com a possibilidade de começarem a aprender Inglês logo nos primeiros anos de Ensino, pois o Inglês está disponivel duas vezes por semana como actividade complementar de enriquecimento curricular, o que é fruto de uma proposta apresentada pela FAP à Câmara Municipal de Lagos, tendo a mesma sido aceite e está já em funcionamento também na Escola Primária de Odiáxere.

Disso demos noticia neste Blog, no "post" intitulado: "Os miudos de Odiáxere vão aprender Inglês", publicado em 26 de Agosto, algum tempo antes do inicio do ano lectivo, portanto.
Esta Federação que é actualmente dirigida pelo Sr. José Reis, está certamente ao dispor de todos os pais, apoiando todo o processo de criação de uma nova Associação, podendo ser contactada para o seguinte e-mail: fap.lagos@gmail.com

Relativamente às empresas de tempos livres que menciona, volta a não nos indicar contactos de empresas que estejam sediadas na nossa zona. E relativamente a esse assunto gostaria de esclarece-lo que a realidade da provincia é certamente muito distinta da sua realidade, assim como as facilidades disponiveis.
Os técnicos que estão na escola nos periodos complementares não são de nenhuma empresa, mas da reponsabilidade da Câmara Municipal, nomeadamente na Educação Fisica são colaboradores do Departamento de Desporto da Câmara Municipal, ou avençados a esses mesmos serviços. No que respeita à Musica e Inglês são prestadores de serviços, com Recibo Verde, que tendo as habilitações consideradas suficientes se candidataram a um concurso relâmpago que foi lançado pela FAP e Câmara Municipal.

As empresas de Ocupação de Tempos Livres no Algarve não o são realmente e as que mais se assemelham com isso estão mais vocacionads para trabalhar com o Turismo.

Na sua pronta resposta ao comentário que a si dirigimos não vislumbramos nenhum tipo de reacção ao que dissemos sobre a realidade da OTL promovida pela CML durante o Verão, desconhecia?
Assim como outros pontos por nós focados igualmente não mereceram menção, mas isso não é de facto o mais importante!

Nem sempre o mês Agosto em Férias na terra natal é suficiente para que tenhamos a noção das limitações e dificuldades que decidimos deixar para trás, quando por uma razão ou outra partimos em direcção a outras paragens.

Para finalizar, queremos só dizer que devido à nossa opção pelo anonimato, que é por nós assumida e por enquanto irreversivel, é natural que nem o Senhor, nem outros frequentadores desta "Mesa de Café" saibam exactamente quem está por trás deste Blog, podem ter suspeitas, umas legitimas, outras completamente descabidas, mas só isso...
Pelo que não saberão se não estaremos ou tenhamos estado, ou ainda em vias de estar, ligados a alguma Associação de Pais e Encarregados de Educação, não sabendo também se não estamos a fazer todo o tipo de pressões às entidades e individualidades deste concelho com o objectivo de melhorar as condições das nossas crianças e consequentemente as nossas.

Quem sabe se os nossos traseiros estão sempre sentados numa cadeira?
Ou se estarão só nessa posição enquanto dinamizamos este espaço que é dos Odiaxerenses e para os Odiaxerenses?

De qualquer maneira agradecemos mis uma vez as suas palavras e acredite que a nossa primeira e maior preocupação é e continuará a ser a Vila de Odiáxere, o bem estar e a melhoria de condições dos que cá nasceram, que cá vivem ou por cá passam.

Esperamos poder continuar a contar com a sua frequência e participação pelo bem da terra que nos viu nascer...

Os nossos cordiais cumprimentos.

Anónimo disse...

Sim, de facto este povo é bastante comodista.
Desloquem-se então para grandes cidades e verão se sobrevivem com comodismo.
Estou inteiramente de acordo com o assinante A.P., quando refere que levantem o cu das cadeiras.
Sim, porque aqui todos reclamam mas ninguém faz nada.
Tem que ser sempre algum superior a resolver as coisas.
Os pais fazem tudo pelos filhos, mas não fazem nada.
Se criassem a tal associação de pais ou algo do género, isso sim seria um excelente anti-comodismo.
Caso contrário, os problemas residirão e nada se fará.
blá, blá blá... psss psss psss (com a vizinha do café), nham nham nham... (só cuscam só cuscam e fazer??? nada não é?
Um pouco atitude e tudo mudaría.