quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Coisas de Comer e de Beber - Semana 2

Cá estou eu de novo nesta Rubrica que é recente, pelo que ainda não tomei conta do efeito que está a ter. Não sei se valerá a pena continuar com isto se não acharem útil e interessante.
Os Coordenadores do Blog dizem-me que ainda é cedo para ver o que dá, que acham que devo continuar e pedir para que sugiram receitas ou pedirem sobre o que aqui gostavam de ver, mas eu estou com duvidas.
De qualquer maneira cá vai outra receitinha, desta vez de um petisco da nossa terra. Espero que experimentem e gostem.

PAPAS DE BERBIGÃO


Ingredientes:

1 kg de Berbigões
100 g de Toucinho fumado
100 g de Chouriça
150 g de Presunto
1 dl de Vinho branco
150 g de Farinha de milho (não muito fina)
Sal e Pimenta q.b.


Preparação:

1- Lavar muito bem os Berbigões em Água do Mar, de forma a retirar todas as impurezas que possam conter. De seguida, coloque-os de molho em água do salgada (continuando a usar de preferência a água do mar).


2- Cortar o Bacon e o Presunto em tiras fininhas e o chouriço em rodelas também finas e frite tudo junto em lume brando.


3- Cozer os Berbigões num tacho coberto de água, temperada de sal e pimenta, durante cerca de 10 minutos, escorrer a água da cozedura e passá-la por um passador fino.

4- Tirar o miolo dos Berbigões, colocá-los num tacho, juntar o caldo da cozedura, adicionar o vinho e levar ao lume, deixando ferver um pouco.

5- Retire do lume e adicione a farinha, previamente peneirada (vá deixando a farinha cair no tacho aos poucos ao mesmo tempo que vai mexendo muito suavemente com uma colher de pau).

6- Levar novamente ao lume e deixar cozer, mexendo de vez em quando. Juntar as carnes e servir quente, de imediato.

Observações:

Pode chamar-se Xerém, Xarém, Papas de milho... cada região chama e faz à sua maneira. Mesmo aqui na nossa zona existem muita outras maneiras de fazer este prato, podendo ser sem carnes, fazendo um refogado com tomate ou ainda colocando os Berbigões com casca. Eu faço como vos contei e acho que fica uma delicia!
Pode usar-se Amêijoas ou Condelipas em vez dos Berbigões que também fica muito bom.

Como sempre, para alguma sugestão, pedido ou esclarecimento contactem-me para o e-mail que foi posto à minha disposição colherdepau.odx@gmail.com.

Então adeus, bom apetite e até para a semana.
Beijinhos da colher de pau.

2 comentários:

Anónimo disse...

Come-as tu e que te faça bom proveito

Anónimo disse...

Eu gosto mais do Frango assado da Churrasqueira amores!!

PORRA SE TEM PIRI PIRI!