terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Onde estão os Planos???...

Plano Director Municipal

Onde está o PDM de Lagos?
E onde estará o Plano de Urbanização de Odiáxere?


No site http://www.observatoriodoalgarve.com/ pode ler-se num artigo de 5 de Setembro de 2005, pouco tempo antes das ultimas Eleições Autárquicas que "Lagos é o único concelho do país sem Plano Director Municipal (PDM) homologado. O Tribunal Administrativo deu razão à queixa de uma empresa privada, num processo que se arrastou durante sete anos. (...)"

O que é que mudou desde então?


Plano Director Municipal
O Município de Lagos está em processo de retoma do Plano Director Municipal, visto o que o mesmo deixou de ter existência legal. Logo que o PDM esteja em vigor, será apresentado nesta página.

No que respeita ao PDM de Lagos, o texto acima é o que pode ler-se no site oficial da Câmara Municipal de Lagos. É a única alusão ao Plano Director Municipal, um texto que se apresenta sem alteração há já uma eternidade e que pelos vistos continuará sem nada dizer, só não conseguimos imaginar até quando?

Segundo sabemos, e pelo que se pode fácilmente constatar nas informações oficiais emitidas pela Câmara Municipal, a mesma tem em curso o desenvolvimento dos seus PMOT (Planos Municipais de Ordenamento do Território), em toda a extensão do Municipio, só que parece que uns andam e os outros nem andam, nem desandam...

Façamos então um ponto da situação:

- Retoma do Plano Director Municipal de Lagos
????????????????????

- Revisão do Plano de Urbanização de Lagos
????????????????????

- Plano de Urbanização da Vila de Odiáxere
????????????????????

- Plano de Urbanização da Vila da Luz
????????????????????

- Plano de Pormenor do Chinicato
????????????????????

- Plano de Pormenor de Burgau
????????????????????

- Plano de Urbanização da Meia Praia
Foi publicado no Diário da República, 1.ª Série - N.º 165, em 28 de Agosto de 2007, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 125/2007, que ratifica o Plano de Urbanização da Meia-Praia, estando o mesmo já em vigor.

- Plano de Pormenor de Barão de S. João
Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série – N.º 34 – 18 de Fevereiro de 2008, o Anúncio n.º 993/2008, o Plano de Pormenor de Barão de São João, estando o mesmo já em viogor.

- Plano de Pormenor das Portelas
Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série – N.º 34 – 18 de Fevereiro de 2008, o Anúncio n.º 994/2008, que publica o Plano de Pormenor das Portelas, estando o citado em vigor.

- Plano de Pormenor de Espiche
Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série – N.º 33 – 14 de Fevereiro de 2008, o Anúncio n.º 964/2008, que publica o Plano de Pormenor de Espiche, estando já em vigor.

- Plano de Pormenor do Sargaçal
Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série – N.º 218 – 10 de Novembro de 2008, o Anúncio n.º 26854/2008, que publica o Plano de Pormenor do Sargaçal, estando o mesmo em funções.

- Plano de Pormenor do Centro Histórico de Lagos
Se não existe Plano para esta zona, porque será que já se iniciaram as obras de grande envergadura que serão a construção dos Parques subterrâneos e toda a Requalificação da zona Ribeirinha?

- Plano de Pormenor da zona envolvente da Estação de Caminhos de Ferro da Cidade de Lagos
Ao que parece, mesmo sem Plano aprovado, já está tudo mais ou menos delineado, favorecendo os amigos habituais que irão beneficiar do alargamento da Marina, da construção de mais um Hotel e vamos lá ver o que mais...

(Podem ficar a saber mais no Site Oficial da Câmara Municipal de Lagos http://www.cm-lagos.pt/)


Há sete anos que o nosso concelho está sem Plano Director Municipal!!!


O que tem grandes consequências negativas em todo o Municipio, promovendo consideráveis desigualdades de oportunidades para os Municipes e para todo e qualquer Investidor que tenha como objectivo investir em Lagos.

Para além disso provoca a falta de transparência em todos os processos de desenvolvimento e Urbanização que têm vindo à luz do dia, pois não existindo PDM, não se conhecem os critérios pelos quais se regem as decisões de aprovação ou reprovação deste ou daquele projecto e as suspeitas de compadrios e apadrinhamentos tomam proporções que estão à vista de todos...


- Perguntamos simplesmente quanto tempo mais será necessário?

- Qual a razão de tão exagerada demora?

- Em que ponto estão as coisas?

- Qual é o problema?

- De quem é a incompetência que está a condicionar o nosso concelho e a dificultar o nosso crescimento e desenvolvimento?


13 comentários:

Anónimo disse...

Nunca em sitio nenhum, relativamente a obras e outréns, todos nós ficámos bem ou tão bem informados de tais acontecimentos.
É uma realidade que tem vindo a aumentar.
Mas o que é certo, é que há que dar um certo espaço para que as coisas se façam.
Se a construção é feita em meia dúzia de dias é sinónimo de má construção.
Se a construção demora a ser feita, é porque são os construtores incompetentes que não se despacham.
Afinal em que é que ficamos??
Mais uma vez reclamar de barriga cheia.
Mas desde quando é que um Povo tem que ter acesso a planos e projectos disto ou daquilo?
Simplesmente deverão saber do que se irá realizar e nada mais.
Não são assuntos para serem levados para o Povo.

Anónimo disse...

Façam mas é uma visita aos correios. e vejam o espaço que lá existe para atender 15 pessoas. Lá estava eu empacotada. Por amor de deus.
Aumentar o espaço nao?

Anónimo disse...

- Onde está?
- O quê?
- O Plano. Queremos ver o Plano da Vila.
- Então mas nós não temos que ver isso. Só temos direito a ver quando já estiver construído.
- O quê? Mas nós fazemos o povo, e o povo tem todo o direito de poder concordar ou não com o que se é feito na Vila.
-Sim, mas...
-Não há mas nem meio mas. Se é para o Povo, temos que opinar sobre as construções e os projectos etc.
-Ok, sendo assim, Onde está o Plano??

Odiaxerense Preocupado disse...

O meu Caro Anónimo de 16.12.08 - 9:57H tem uma maneira curiosa de ver as coisas...

Quer então o amigo dizer que o Povo não deve ser ouvido nem achado no que respeita aos Planos de Urbanização da Freguesia onde nasceu e/ou reside?
E até mesmo no que respeita ás Obras Publicas, Infraestruturas ou Equipamentos?

Simplesmente deveremos saber do que se irá realizar e nada mais.

O meu caro amigo deve ter levado a sério as palavras da lider do PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite, quando disse que deveríamos suspender a Democracia por um tempo, foi isso?

É porque se foi, deve pensar em duas coisas, a primeira é que o PSD não é governo, pelo que o que a Senhora em questão diz não será para tornar Lei de imediato e a segunda é que provavelmente a senhora disse isso em função das atitudes Salazaristas do governo que temos...

E já agora, o meu caro achará normal que um concelho esteja sete anos para fazer um Plano Director Municipal e Planos de Urbanização e de Pormenor para as diferentes áreas do concelho?
E mesmo assim, com sete anos passados nada se sabe nem se faz ideia de quando estará pronto, com todas as implicações negativas a que isso nos sujeita.

De facto é verdade que por vezes, e infelizmente muitas, as obras são efectuadas em tempos recordes, principalmnete devido ao aproximar de Eleições e fica uma coisa que todos nós podemos presenciar...

Também é um facto que por vezes as coisas demoram tanto tempo, que quando ficam concluídas já estão completamente desajustadas da realidade e das necessidades...

Mas este tempo todo para elaborar um plano geral e de pormenor para o concelho de Lagos e com conclusão anunciada sempre para amanhã é demais...

Com que então nada temos a ver com isso...

Ainda há gente que parece viver no tempo da outra senhora...

Anónimo disse...

Você é que vive no tempo da outra senhora.
Ninguém do povo que não esteja ligado directamente á freguesia deve ter acesso a coisissima nenhuma.

Odiaxerense Preocupado disse...

Afinal o caso é mais grave do que nos parecia, não serão certamente as nossas palavras que poderão fazer alguma coisa por si...
Será necessário ajuda profissional e com bastante experiência.
Reconhecemos as nossas limitações...

Anónimo disse...

Significado para DEMOCRACIA

sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder;

Será que temos em Odiáxere um novo DITADOR!

Essa é boa!

Anónimo disse...

Onde foi fazer copy paste?? No google?
Você é que me saiu um belo Ditador.
Sempre com razão.

Anónimo disse...

Eu não tenho sempre razão mas o significado de DEMOCRACIA está ao alcance de todos. Todos estamos de acordo excepto Vossa Ex.a . Será que mesmo fazendo "copy paste" não percebe que está redondamente enganado?! Ora como se fizesse algum sentido aquilo que escreveu! Por alguma razão tanto as reuniões da Junta como as Assembleias de Freguesia são públicas, ou não sabia disso?! Será que não tem o mínimo de interesse em saber onde gastam os Euros que paga de impostos?! Não acredito! Ou está a gozar connosco ou então não tem a mínima noção da realidade.

Anónimo disse...

Então moços o plano anda nos amigos e nos esquemas
O da meia praia na Futurlagos vejam bem desde quando dão um plano PDM a quem nada percebe sem ser de desporto
Os outros andam nas gavetas de amigos e conhecidos a serem esquematizados para antes das eleições tentarem marcar pontos .
e esta hem....

FERNANDO PEÇA

Anónimo disse...

phoenix ja parecem o santana com as conversas da merda
não digam que não viram a publicação no correio de Lagos do raquitico que diz

QUEM SE APRESENTAR COMO CANDIDATO DO BARROSSO VEM DE OUTRO MUNDO

Mas afinal este estique la piçe que quer dizer com isto ,armar-se em empresario do que não é dele !!!! Presuncoso já sabemos que tenta ser apesar de lhe faltar elegancia e educação .

Anónimo disse...

“Qualquer candidato que se apresente frente a Júlio Barroso ou vem de outro planeta ou, simplesmente, não ganha.”

MAS AFINAL ESTE SENHOR QUEM É O TOTALISTA DO TÓTÓ LOTO OU DAS PERUCAS!!!!!

Anónimo disse...

Na Gaveta do Primeiro para as eleições