segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Odiáxere, aldeia do conselho de Lagos


Odiáxere, aldeia do conselho de Lagos.


Seguindo uma sugestão dada pelo "md", num comentário/sugestão ao "Apelo aos Clubes e Associações", que mais uma vez agradeço, tratei de tentar obter endereços de sites dos Clubes, Associações e outras Instituições da nossa freguesia.

Tive alguns momentos de espanto...

O primeiro foi ao verificar que os odiaxerenses resistem às novas tecnologias que estão à nossa disposição, dado que muito poucos sites existem...

Sabia de antemão da natural existência do site da Câmara Municipal de Lagos e da Junta de Freguesia de Odiáxere.

Desconhecia contudo a existência do site do Clube Columbófilo de Odiáxere, e sendo bastante honesto vos digo, de todos os Clubes e Associações este seria o ultimo que eu esperava encontrar.

Não sei porquê, mas surpreendeu-me...
Foi portanto o meu segundo momento de espanto!

Contudo, levanto-me e aplaudo o Clube Columbófilo de Odiáxere.

O terceiro momento foi duplo:
Primeiro, porque desconhecia a existência do site da Escola Primária de Odiáxere. Existe e ainda bem que existe!!!
Em segundo lugar, e lamentavelmente o que me deixou deveras boquiaberto foi o facto de entrar no site, carregando no autocarro aparece uma nova página, nessa página optei por começar pelo link "quem somos".

E aí é que a coisa complicou!!!

Logo na primeira linha da caracterização de Odiáxere, num texto escrito pela turma do 4º ano do ano lectivo de 2002/03, lê-se que Odiáxere é uma aldeia, o que não é verdade, pois é vila desde o ano de 2003, mas como o texto foi escrito em Fevereiro de 2003, em data anterior à subida a vila, toleramos e ultrapassamos, pois era a verdade na altura em que os alunos redigiram o texto.

Agora o que é preocupante é o facto de identificar Odiáxere como sendo do conselho de Lagos.
Sabemos que os alunos dão muitos erros, mas deixar passar um lapso flagrante, como este é preocupante.


Concelho - con.ce.lho - sm (lat conciliu) Em Portugal, circunscrição administrativa que é uma subdivisão de distrito.

Conselho - con.se.lho - sm (lat consiliu) 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3 Tribunal. 4 Reunião ou assembléia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino. C. de família: reunião de parentes ou amigos, sob a presidência do juiz de direito ou juiz dos órfãos, com o fim de regular os interesses dos menores ou dos interditos e julgar as causas de separação de cônjuges. C. de guerra: tribunal militar de primeira instância, instituído para julgar infrações de natureza militar, cometidas por militares ou assemelhados; corte marcial. C. de investigação: processo preparatório para inquirir dos delitos militares e puni-los disciplinarmente ou para servir de base a conselho de guerra. C. de justiça: órgão que promove a investidura e as promoções dos membros da Ordem Judiciária e do Ministério Público. C. de sentença: conjunto dos cidadãos que, como juízes de fato, julgam os processos submetidos à deliberação do tribunal do júri. Cf com concelho. Ser de bom (mau) conselho: ser aconselhável (desaconselhável).


Quem terá colocado o referido texto na página da escola?
Terá o erro sido identificado, mas deixado para que constasse conforme o original? Se assim foi o critério é no minimo duvidoso.

São as senhoras professoras e professores do ensino básico que devem fornecer as bases da lingua portuguesa às nossas crianças...

Mesmo que porventura tenha ocorrido por distracção, é grave. Trata-se da página oficial da escola.

Sem comentários: