quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Novo Edifício da Junta de Freguesia

Para quando o lançamento da primeira pedra com a presença dos cromos do costume?

Deverá ser ainda este ano que terá inicio a construção do novo Edifício da Junta de Freguesia de Odiáxere, um espaço multifunções que albergará para além das instalações da Junta de Freguesia, respectivos Gabinetes e Salas de Reuniões, também o balcão da Caixa de Crédito Agrícola, a Farmácia, Posto de Correios e quem sabe alguma Escola de Samba...

Muito se tem falado da obra em questão, mas muito pouco se sabe de concreto em relação ao andamento da mesma, contudo algumas questões se podem colocar:

- Será que a Junta de Freguesia terá possibilidades financeiras para levar a cabo uma obra desta envergadura?

Sabe-se do encaixe que fez com a venda dos terrenos para a construção dos apartamentos a custos controlados no Rossio das Eiras e do que está previsto arrecadarem com a venda dos Lotes para auto construção na mesma zona, situação essa que parece que não ata nem desata, mas terá a disponibilidade financeira de quase um milhão de Euros necessários para a obra que tanto deseja o Presidente e mesmo que tenha essa possibilidade, como será dotar o novo espaço dos adequados mobiliário e equipamentos?

Parece-nos que em ano de crise anunciada e já sentida não existirão muitas verbas disponíveis para ajudar ao investimento necessário. Por parte da Câmara Municipal de Lagos é do conhecimento geral a situação de ruptura financeira e o quanto vazios estão os cofres municipais pelo que dali não deverão contar com nada a não ser meia dúzia de engravatados para cortar a fita, quanto ao resto vamos ver...

E isto é se não ocorrer nenhuma derrapagem nos custos totais, tal como é habitual nestas coisas de edifícios públicos, senão vejamos o caso do novo Edifício da Câmara Municipal de Lagos, também denominado por "Paços do Concelho Séc. XXI", com custo total previsto de 7,5 milhões de Euros e que acabará por custar cerca de 40 milhões de Euros depois de pagas as prestações mensais de 200 mil euros por um período de 20 anos, incluindo as atrasadas, que ao que parece já são três.


Sem comentários: