terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MESA REDONDA: Vamos fazer uma "Revolução" em Portugal?

A "Mesa de Café" decidiu apoiar a iniciativa lançada hoje mesmo pelos nossos vizinhos do Blog "Mesa Redonda" http://uma-mesa-redonda.blogspot.com/, pelo que transcrevemos na integra o "Post" colocado naquele espaço de discussão e solicitamos o vosso comentário, apoio e sugestões para que a ideia apresentada possa vir a ser uma realidade:

"O brutal valor da abstenção nas últimas eleições para a presidência da República (apenas 46,63% de participação – 4.490.147 votantes), mais os 191.167 votos brancos e os 86.545 votos nulos, são a prova mais do que provada que a larga maioria dos eleitores portugueses não acredita, ou não tem confiança no sistema político que vigora no nosso país.
Face a esta triste realidade, que pode ser feito? Ou fingirmos que não se passa nada, ou então começarmos uma “revolução” que pode mudar tudo no nosso país.

Temos a consciência que a ideia que apresentamos a seguir até pode ser considerada tresloucada ou não praticável. Mas é uma ideia, é um caminho, que pode merecer discussão e que os nossos visitantes que não participaram “ao vivo” na sua elaboração na nossa “esplanada” poderão enriquecer ou, então, rejeitá-la de todo. De qualquer modo, não iremos fazer nenhum post na quarta-feira, para que haja algum tempo para que possa ser discutida e debatida com alguma serenidade.

Amigas e amigos: imaginem que criamos uma página no Facebook à qual poderiam aderir cidadãos eleitores nacionais com 35 anos ou mais, logo possíveis candidatos a Presidente da República. Essa página teria de ter no mínimo 7501 participantes nessa condição (não parece difícil, pois não?). E, agora, imaginem o seguinte: que daqui a cinco anos essas pessoas eram TODAS candidatas ao cargo e que todos subscreviam a candidatura dos demais, para que houvessem 7.500 candidatos. Agora pensem calmamente: vocês estão a ver boletins de voto com mais de 7.500 candidatos? Tempo de antena nas Tvs e rádios para todos nós? E se a mensagem desses portugueses fosse a mesma: “estamos fartos de políticos da treta, de vivermos mal e de sermos castigados por más políticas”?

Vamos fazer uma “Revolução” em Portugal? É possível? Sim, para nós é!"


REVOLUÇÃO DAS ASSINATURAS

7 comentários:

Anónimo disse...

Será possivel fazer uma coisa dessas? Será que as mesmas assinaturas podem servir para mais do que uma candidatura?
Se isso for possivel contem comigo.
P.Silva

Mesa Redonda disse...

Cumprimentos.
Gostaríamos de agradecer a vossa prestimosa colaboração e fazer um ponto da situação.
Iremos consolidar ideias no próximo domingo.
Pensamos que poderá ser algo deste género, mas estamos abertos a sugestões e correcções ao nosso pensamento:
1- Criar um email no hotmail denominado "Pela Democracia", ou algo semelhante.
2- Registar no Facebook com esse email.
3- Criar um grupo nessa plataforma.
4- Publicar aí um manifesto com as nossas ideias: fazer o ponto da situação quanto aos eleitores "fantasma" nos cadernos eleitorais, à elevada taxa de abstenção das últimas eleições e ao facto da injustiça dos votos brancos e nulos não serem vontade expressa e, como tal, não contarem para apuramento eleitoral.
5- Propormos que mais de 7500 pessoas com capacidade eleitoral para concorrerem ao cargo de Presidente da República o façam com o propósito de haver uma reformulação do sistema eleitoral.
Vamos pensar melhor até domingo, vamos receber mais contributos e sugestões e vamos meter "mãos à obra".
Obrigada a toda/os.

Jorge Correia disse...

Já ontem era tarde. Vamos juntar todos os descontentes num novo moviemnto.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=ksSwbpeGofY&feature=relmfu

Anónimo disse...

Oucam na net...o link acima...paz

Anónimo disse...

Nas próximas autárquicas vamos todos votar na lista independente -(Lagos com futuro)chega de partidos -PS, PSD.
0diáxere precisa de mudança -de gente que queira trabalhar sem nenhum partido por traz. O tempo dos papões tem de acabar.
Bem haja lista independente- "Lagos com Futuro"

Anónimo disse...

Eu estou com a lista independente-força Odiáxere