quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Descrédito total

Foi recentemente realizado um Inquérito pela consultora Gfk relativamente à situação que o nosso país atravessa e sobre o que sentem os portugueses em relação ao momento actual, inquérito esse encomendado por um estudo denominado “As escolhas dos Portugueses e o Projecto Farol”, que está a ser promovido por um grupo de "ilustres" portugueses, (Belmiro de Azevedo - Fundador e Presidente do Grupo Sonae, Daniel Proença de Carvalho - Advogado e Ex-Ministro do PS, Jorge Marrão - Economista e Professor Universitário, António Pinho Cardão - Economista e Deputado, José Maria Brandão - Economista e Professor Universitário e Manuel Alves Monteiro - Advogado e Analista Financeiro), que pretendem traçar uma directiva para o desenvolvimento do nosso país até 2020.

Os Inquéritos, tal como as sondagens valem o que valem, pelo que serão sempre susceptíveis de todo o tipo de análises relativamente à realidade que transmitem, contudo não queremos deixar de destacar alguns dados percentuais que certamente não estarão longe da realidade e que aqui poderão fomentar a discussão e a intervenção dos que passarem por esta "Mesa de Café".

46 % acham que a situação económica e social está pior ou muito pior que no período antes do 25 de Abril de 1974.
58 % pensam que a nossa situação está pior ou muito pior do que antes de Portugal entrar na União Europeia.
81 % julgam que o nosso principal problema é o desemprego.
78% acreditam que o nosso país está a caminhar na direcção errada.
53% consideram que a situação de Portugal será pior ou muito pior nos próximos 10 anos.
90% dizem desconfiar ou confiar muito pouco na classe politica.
89% dizem desconfiar ou confiar muito pouco nos partidos políticos.
84% dizem desconfiar ou confiar muito pouco na Assembleia da Republica.

Estes são apenas alguns dados do inquérito que chegou a publico ontem e que manifestam o sentir dos portugueses sobre o seu Portugal.

Será que os Odiaxerenses sentem de maneira diferente?

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Odiaxerenses não pensaram de forma muito diferente. A grande maioria das pessoas acreditam que os políticos estão onde estão por interesse próprio e não pela causa pública. Infelizmente tenho que concordar com isso.