quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rendimento extra com o CENSOS 2011


Ao passar pelo site da Junta de Freguesia de Odiáxere, reparamos que estão a anunciar o Recrutamento de Recenseadores para colaborar com o INE (Instituto Nacional de Estatística) na realização dos Censos 2011, decidimos anunciar aqui essa mesma possibilidade de trabalho em part-time que se dirigirá a todos os que tenham mais de 18 anos e o 9º ano.

Segundo informações contidas no site do INE (http://www.ine.pt), onde poderão obter mais informações e fazer a vossa candidatura, ...em Março de 2011 vão ter lugar os Censos 2011, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE. Os "Censos" vão contar todos os cidadãos e famílias presentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação...

MAS CONTUDO, ... MUITA ATENÇÃO:

No Anuncio colocado no site da Junta de Freguesia não fazem referência a que se porventura é Aposentado (Caixa Geral de Aposentações) ou Reformado (Regime Geral da Segurança Social) e pensa que aqui terá uma oportunidade de ocupar o seu tempo e de ganhar algum, o tiro pode sair-lhe pela culatra, pois a remuneração mensal a que tem direito será suspensa durante o tempo em que estiver a efectuar o trabalho para o INE e a receber pelo mesmo.
O mesmo acontecerá se for Beneficiário do Subsidio de Desemprego, Subsidio Social de Desemprego ou Rendimento Social de Inserção, enquanto ganhar pelos Censos não há nem Subsidio nem Rendimento.

Para prestar este serviço à nossa nação deverá estar colectado para passar os tais Recibos Verdes, dos quais tanto se fala nos últimos tempos e ser roubado em quase 50% do rendimento a que tiver direito pelo trabalho prestado, pois o IRS é a uma taxa brutal e não se poderá esquecer de pagar à Segurança social, para além disso não se esqueça que se porventura está a trabalhar e pensa assim conseguir um rendimento extra durante um par de meses então não deve esquecer que neste ano fiscal em que passar os recibos verdes deverá rezar para não ficar na situação de desemprego, pois se isso acontecer facilmente poderão informa-lo de que não tem direito ao subsidio porque está colectado para outra actividade...

Mas isto somos nós a falar...

De qualquer maneira é bom que se informe convenientemente antes de se inscrever. 

Sem comentários

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Comentários precisam-se...

Desde os primeiros dias deste ano que temos tido uma média de visitas que ronda as 50 entradas diárias, dias houve em que se registaram mais de 70 visitantes a esta nossa "Mesa de Café", como foi o caso da passada Segunda-feira, contudo as participações/comentários teimam em não aparecer...


O que será necessário fazer para que quem passa por esta "Mesa de Café" pare, puxe uma cadeira e tome o seu lugar neste espaço de discussão...???

Será necessário recorrer a medidas drásticas como a que foi tomada por um Blog brasileiro, como podem ver no exemplo abaixo?




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MESA REDONDA: Vamos fazer uma "Revolução" em Portugal?

A "Mesa de Café" decidiu apoiar a iniciativa lançada hoje mesmo pelos nossos vizinhos do Blog "Mesa Redonda" http://uma-mesa-redonda.blogspot.com/, pelo que transcrevemos na integra o "Post" colocado naquele espaço de discussão e solicitamos o vosso comentário, apoio e sugestões para que a ideia apresentada possa vir a ser uma realidade:

"O brutal valor da abstenção nas últimas eleições para a presidência da República (apenas 46,63% de participação – 4.490.147 votantes), mais os 191.167 votos brancos e os 86.545 votos nulos, são a prova mais do que provada que a larga maioria dos eleitores portugueses não acredita, ou não tem confiança no sistema político que vigora no nosso país.
Face a esta triste realidade, que pode ser feito? Ou fingirmos que não se passa nada, ou então começarmos uma “revolução” que pode mudar tudo no nosso país.

Temos a consciência que a ideia que apresentamos a seguir até pode ser considerada tresloucada ou não praticável. Mas é uma ideia, é um caminho, que pode merecer discussão e que os nossos visitantes que não participaram “ao vivo” na sua elaboração na nossa “esplanada” poderão enriquecer ou, então, rejeitá-la de todo. De qualquer modo, não iremos fazer nenhum post na quarta-feira, para que haja algum tempo para que possa ser discutida e debatida com alguma serenidade.

Amigas e amigos: imaginem que criamos uma página no Facebook à qual poderiam aderir cidadãos eleitores nacionais com 35 anos ou mais, logo possíveis candidatos a Presidente da República. Essa página teria de ter no mínimo 7501 participantes nessa condição (não parece difícil, pois não?). E, agora, imaginem o seguinte: que daqui a cinco anos essas pessoas eram TODAS candidatas ao cargo e que todos subscreviam a candidatura dos demais, para que houvessem 7.500 candidatos. Agora pensem calmamente: vocês estão a ver boletins de voto com mais de 7.500 candidatos? Tempo de antena nas Tvs e rádios para todos nós? E se a mensagem desses portugueses fosse a mesma: “estamos fartos de políticos da treta, de vivermos mal e de sermos castigados por más políticas”?

Vamos fazer uma “Revolução” em Portugal? É possível? Sim, para nós é!"


REVOLUÇÃO DAS ASSINATURAS

A nossa análise:

Achamos por bem transcrever para aqui o comentário que publicamos ontem no nosso Blog Vizinho "Mesa Redonda" e apresentá-lo aqui hoje como "Post" do dia, o qual manifesta a nossa leitura sobre os resultados obtidos nas Eleições de Domingo passado e mais do que isso sobre as análises que se ouvem e as leituras efectuadas por Pseudo-entendidos e Pseudo-desligados:

Odiaxerense Preocupado disse...

Por muito que custe aceitar, Aníbal Cavaco Silva foi reconduzido por mais 5 anos no cargo de Presidente da Republica Portuguesa. É o nosso Presidente! Mais do que isso, é o nosso legitimo Presidente!

Houve um número incrível de portugueses que decidiram não o apoiar, nem manifestar o seu apoio a outro qualquer candidato, nem tão pouco expressar o seu descontentamento com os candidatos que se apresentaram através do voto em branco. Disso não existem duvidas!
Menos de metade dos portugueses com direito a voto decidiram contudo cumprir o seu dever cívico e cumpriram-no expressando que queriam para seu Presidente o homem que já foi Primeiro-Ministro e que já era o Presidente de Portugal, independentemente de ele ter ou não condenado as Pescas e a Agricultura aquando dos seus tempos de Governo, independentemente de ele ter ganho um bom dinheiro com o negócio do BPN, legitima ou ilegitimamente.

Todos foram chamados a se pronunciar, nem todos compareceram. Só faz falta quem aparece! - diz o ditado.

Sobre as razões que levaram mais de 50% dos Portugueses a não se pronunciarem sobre quem deveria ser o Presidente da Republica muito se poderá dizer...

Terá sido porque nenhum dos candidatos lhes agradava?
Terá sido porque toda a classe e sistema politico vigente lhes causa o maior descrédito?
Terá sido pelo frio e mau tempo que se sentia?
Terá sido porque se estão borrifando para quem lidera o nosso país?
Terá sido por outra coisa qualquer?

- A resposta concreta ninguém a poderá garantir!!! Terá eventualmente sido um pouco de tudo o que atrás aponto, eventualmente uns factores com mais peso que os outros...

Não se venham então queixar, não comecem com as habituais tangas do medo e da manipulação, não arranjem desculpas para isto ou para aquilo, não digam que acabou ou que ficaremos pior do que estamos pelo candidato que foi legitimamente escolhido.

Respeitem a vontade manifestada...
Respeitem o sistema em que vivemos,no qual cada um se pode livremente manifestar.
Se não concordam, perderam a hipótese de mudar o nosso destino...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Resultados Eleitorais

Em Odiáxere, tal como no resto do país destaca-se a elevada percentagem de abstenções nas Eleições Presidenciais que tiveram lugar ontem e que reconduziram Anibal Cavaco SIlva ao mais alto cargo da nossa nação.

Vejamos então os números no que a Odiáxere diz respeito e comparemos os valores com o concelho e os totais nacionais:

Inscritos para votar: 2.172

Não Votaram (Abstenção): 1.117 - 51,47%  (em Lagos: 53,31%)
Total Nacional: 53,37%
.
Votos Brancos: 54 - 5,12%  (em Lagos: 5,32%)
Total Nacional: 4,26%
.
Votos Nulos: 22 - 2,09%  (em Lagos: 1,65%)
Total Nacional: 1,93%

Cavaco Silva: 430 votos - 43,92%  (em Lagos: 42,84%)
Total Nacional: 52,94%
.
Manuel Alegre: 208 votos - 21,25%  (em Lagos: 21,00%)
Total Nacional: 19,75%
.
Fernando Nobre: 163 votos - 16,65%  (em Lagos: 21,13%)
Total Nacional: 14,10%
.
Francisco Lopes: 100 votos - 10,21%  (em Lagos: 8,37%)
Total Nacional: 7,14%
.
José Manuel Coelho: 50 votos - 5,11%  (em Lagos: 4,60%)
Total Nacional: 4,50%
.
Defensor Moura: 28 2,86%  (em Lagos: 2,05%)
Total Nacional: 1,57%

domingo, 23 de janeiro de 2011

Reflectindo...


Agora que já cumpri o meu dever cívico e enquanto espero pelo final do dia para ver e ouvir noticiados os resultados que de antemão já conheço, aproveito para uma oportuna reflexão no que respeita à escolha que os portugueses estão hoje fazendo e igualmente à vontade dos portugueses manifestada nas ultimas Eleições Legislativas.

Questiono-me sobre imensas coisas,... pergunto a mim mesmo como será?
Tentando esquecer o que é humanamente natural, ou seja, o "Eu" e dirigindo todos os meus pensamentos para o "Nós", nós o povo, nós as gentes, nós,... os de alma lusitana. Encaminho todas as minhas capacidades de raciocínio e análise para este pequeno país e seus habitantes. Penso no dia de amanhã, um amanhã próximo e outro mais distante...

Penso em como chegamos à situação em que estamos, quem para isso contribuiu, a quem se podem apontar responsabilidades.

Penso sobre quanto tempo demorará para este Governo cair...
Penso sobre o momento em que chegarão cá os homens do FMI...
Penso no agravamento da situação que eles irão cá criar...

Mas também penso que dada a nossa incapacidade para gerir as contas publicas e para combater o descalabro geral em que vivemos, a vinda desses senhores mais do que necessária é urgente!

Mas também penso que quando num passado mais ou menos recente o FMI passou por cá, logo a seguir tivemos um dos melhores períodos da nossa existência como país onde o progresso se anunciava e o défice estava sob controlo!

Mas também penso que por vezes as desgraças de uns são benefícios para os outros, nomeadamente na instabilidade que está a viver-se na Tunísia, um dos destinos turísticos que mais concorrem com Portugal, situação essa que pode ser aproveitada em proveito de Portugal, nomeadamente do Algarve, o que pode fazer com que este Verão possa vir a ser um dos melhores dos últimos tempos e servir de catapulta para a nossa recuperação!

O Futuro que vislumbro não é certamente a cores, mas garanto que também não é a preto e branco!
É somente a branco... E nós temos a tinta para o colorir. Basta querer e acima de tudo crer!!! 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS À PORTA


Será já no próximo Domingo que os Portugueses serão chamados às Urnas para decidirem quem será o próximo Presidente da Republica Portuguesa.
Isto acontecerá caso um dos candidatos venha a obter mais do que 50% dos votos validados, se assim não for, terá lugar uma segunda volta com os dois candidatos mais votados, no dia 13 de Fevereiro.

Terminou ontem o prazo legal para os candidatos apresentarem as suas eventuais desistências ao Tribunal Constitucional, não tendo ocorrido nenhuma apresentação irão submeter-se a sufrágio 6 candidatos.
O Tribunal Constitucional já efectuou o sorteio que definiu a seguinte ordem de apresentação nos Boletins de voto:

Aníbal Cavaco Silva

Apoiado pelo PSD e CDS-PP
Economista
Natural de Boliqueime - Algarve
Primeiro-Ministro 1985/1995
Presidente da Republica 2006/2011




Defensor Moura

Independente
Médico
Natural de Viana do Castelo
Ex-Deputado pelo PRD
Deputado à Ass. da Rép. pelo PS desde 2009






Fernando Nobre

Independente
Médico
Natural de Luanda - Angola
Ligações passadas ao PSD, PS e BE
Presidente da AMI


Francisco Lopes

Apoiado pela CDU e Verdes
Electricista
Natural de Vinhó - Guarda
Deputado à Ass. da Rép desde 2005
Membro da Comissão Politica do PCP



José Manuel Coelho

Apoiado pelo PND
Pintor de Construção Civil
Natural de Santa Cruz - Madeira
Deputado à Ass. Leg. da Madeira desde 2007
Militante do Partido Comunista até 1999




Manuel Alegre

Apoiado pelo PS e BE
Poeta
Natural de Águeda
Deputado à Ass. Rép /2009
Histórico do Partido Socialista


Apesar da situação difícil que atravessamos e do descrédito que a politica e os políticos nos merecem, é importante que não deixemos de votar. O voto é um direito cívico e acima de tudo uma responsabilidade que não devemos declinar.

Votem em consciência...
Manifestem a vossa indignação...
Mas não deixem de votar!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Descrédito total

Foi recentemente realizado um Inquérito pela consultora Gfk relativamente à situação que o nosso país atravessa e sobre o que sentem os portugueses em relação ao momento actual, inquérito esse encomendado por um estudo denominado “As escolhas dos Portugueses e o Projecto Farol”, que está a ser promovido por um grupo de "ilustres" portugueses, (Belmiro de Azevedo - Fundador e Presidente do Grupo Sonae, Daniel Proença de Carvalho - Advogado e Ex-Ministro do PS, Jorge Marrão - Economista e Professor Universitário, António Pinho Cardão - Economista e Deputado, José Maria Brandão - Economista e Professor Universitário e Manuel Alves Monteiro - Advogado e Analista Financeiro), que pretendem traçar uma directiva para o desenvolvimento do nosso país até 2020.

Os Inquéritos, tal como as sondagens valem o que valem, pelo que serão sempre susceptíveis de todo o tipo de análises relativamente à realidade que transmitem, contudo não queremos deixar de destacar alguns dados percentuais que certamente não estarão longe da realidade e que aqui poderão fomentar a discussão e a intervenção dos que passarem por esta "Mesa de Café".

46 % acham que a situação económica e social está pior ou muito pior que no período antes do 25 de Abril de 1974.
58 % pensam que a nossa situação está pior ou muito pior do que antes de Portugal entrar na União Europeia.
81 % julgam que o nosso principal problema é o desemprego.
78% acreditam que o nosso país está a caminhar na direcção errada.
53% consideram que a situação de Portugal será pior ou muito pior nos próximos 10 anos.
90% dizem desconfiar ou confiar muito pouco na classe politica.
89% dizem desconfiar ou confiar muito pouco nos partidos políticos.
84% dizem desconfiar ou confiar muito pouco na Assembleia da Republica.

Estes são apenas alguns dados do inquérito que chegou a publico ontem e que manifestam o sentir dos portugueses sobre o seu Portugal.

Será que os Odiaxerenses sentem de maneira diferente?

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vou pedir um PDM ao Pai Natal

A 20 de Fevereiro de 2002, o Executivo da Câmara Municipal de Lagos, liderado pelo ainda hoje presidente da edilidade, Dr. Júlio Barroso, tomou conhecimento oficial do Acórdão nº 39/2002 emanado pelo Tribunal Constitucional, que anulava definitivamente o PDM (Plano Director Municipal) para o concelho de Lagos vigente desde 1995.

- E foi anulado porquê?

Foi anulado em definitivo porque os Juízes do Tribunal Constitucional entenderam que no culminar do processo de aprovação do referido PDM deveria ter sido aberto um novo período de discussão publica, dado que, foram introduzidas algumas alterações após a anterior análise publica a que o Plano foi sujeito.

Nesse preciso momento em que a edilidade acabou de tomar conhecimento do acórdão, tomaram a decisão, em Reunião publica, ou melhor deliberaram, que iriam imediatamente retomar o processo de elaboração do PDM, iniciando naquela mesma data todos os procedimentos necessários para o efeito.

- Mas o que é um PDM?

O PDM, ou Plano Director Municipal é um valioso documento que visa disciplinar e incentivar o crescimento sustentado de Município em toda a extensão do seu concelho.
Para melhor vos elucidar, transcrevo as palavras explicativas sobre o assunto, retiradas da extinta revista "Nova Costa De  Oiro" edição de 27 de Outubro de 1995, onde na pág. 14 da "Separata Especial - Câmara Municipal de Lagos - Dia do Município" se podia ler assim num texto da responsabilidade da própria CML:

"(...) É abrangida pelo Plano Director Municipal (PDM) toda a área do concelho e todas as acções de intervenção pública ou privada que impliquem alterações de ocupação ou transformação do solo terão obrigatoriamente que respeitar as disposições do respectivo regulamento e da planta de ordenamento anexa.(...)
O PDM de Lagos visa concretizar uma política de ordenamento do território (…) define princípios, regras de uso, ocupação e transformação do solo que consagrem uma utilização racional dos espaços e, finalmente, promove uma gestão criteriosa dos recursos naturais e culturais da área do município e garante a melhoria da qualidade de vida das populações".

Do PDM farão parte os Planos de Urbanização e de Pormenor de todas as freguesias, zonas e lugares do concelho.
Estão de facto já alguns aprovados e em vigor, o que não é o caso do Plano de Urbanização de Odiáxere.

- E todos os concelhos têm o respectivo PDM?

Todos não! Ou melhor, têm todos os outros concelhos do país, exceptuando Lagos.

Quase nove anos nos separam do momento em que decidiram promover todas as diligências com vista a termos o nosso necessário PDM e no entanto até agora nada... E tanto quanto sabemos, estamos ainda longe de ver terminado todo o processo que visa dotar Lagos deste importante instrumento para o desenvolvimento do nosso município.

- Pergunta-se: O que têm estes senhores andado a fazer?
- Responde-se: Nada!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Quem quer trocar de carro???


Quem o desejar tem agora uma boa oportunidade para adquirir um ou mais Volkswagen Golf 1.9 TDI Highline de 115 cv., ligeiro de passageiros com  cerca de 10 anos de idade.

Os preços de venda serão em principio convidativos, A venda será efectuada por Leilão nas instalações da Câmara Municipal de Lagos "Paços do Concelho Séc. XXI", no dia 25 de Janeiro pelas 10.00 horas, tendo como preço base de licitação pouco mais de 6.000 Euros para cada uma das cinco viaturas disponíveis e sendo aceites lances mínimos de 50 Euros.

Para mais informações consulte o Edital:

Note-se que poderá ser uma boa oportunidade, pois apesar da incompetência comprovada dos habituais condutores de cada uma das referidas viaturas nas suas funções, nada nos garante que sejam igualmente desastres na condução de veículos e poderão mesmo ter tirado as respectivas cartas de condução, não as tendo comprado...
Com esta gente é difícil de acreditar..., mas é possível!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Participação nesta renascida "Mesa de Café"


Desde o inicio do corrente mês de Janeiro, altura em que tal como a lendária "Phoenix" renascemos das cinzas, erguendo de novo a nossa voz por e para a Vila de Odiáxere que temos tido entre 30 e 50 visitas diárias, gente que por cá passa sem puxar cadeira para se sentar e não contribuindo com a sua opinião nem manifestando a sua presença por meio dos comentários, instrumento existente para que qualquer um possa avançar e dizer "Presente", sempre ao dispor de qualquer visitante.

Esperamos que os que por cá passam se manifestem, independentemente da opinião ou ideologia e que acima de tudo colaborem anunciando a nossa ressureição!

Contamos convosco!!!...


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Novo Edifício da Junta de Freguesia

Para quando o lançamento da primeira pedra com a presença dos cromos do costume?

Deverá ser ainda este ano que terá inicio a construção do novo Edifício da Junta de Freguesia de Odiáxere, um espaço multifunções que albergará para além das instalações da Junta de Freguesia, respectivos Gabinetes e Salas de Reuniões, também o balcão da Caixa de Crédito Agrícola, a Farmácia, Posto de Correios e quem sabe alguma Escola de Samba...

Muito se tem falado da obra em questão, mas muito pouco se sabe de concreto em relação ao andamento da mesma, contudo algumas questões se podem colocar:

- Será que a Junta de Freguesia terá possibilidades financeiras para levar a cabo uma obra desta envergadura?

Sabe-se do encaixe que fez com a venda dos terrenos para a construção dos apartamentos a custos controlados no Rossio das Eiras e do que está previsto arrecadarem com a venda dos Lotes para auto construção na mesma zona, situação essa que parece que não ata nem desata, mas terá a disponibilidade financeira de quase um milhão de Euros necessários para a obra que tanto deseja o Presidente e mesmo que tenha essa possibilidade, como será dotar o novo espaço dos adequados mobiliário e equipamentos?

Parece-nos que em ano de crise anunciada e já sentida não existirão muitas verbas disponíveis para ajudar ao investimento necessário. Por parte da Câmara Municipal de Lagos é do conhecimento geral a situação de ruptura financeira e o quanto vazios estão os cofres municipais pelo que dali não deverão contar com nada a não ser meia dúzia de engravatados para cortar a fita, quanto ao resto vamos ver...

E isto é se não ocorrer nenhuma derrapagem nos custos totais, tal como é habitual nestas coisas de edifícios públicos, senão vejamos o caso do novo Edifício da Câmara Municipal de Lagos, também denominado por "Paços do Concelho Séc. XXI", com custo total previsto de 7,5 milhões de Euros e que acabará por custar cerca de 40 milhões de Euros depois de pagas as prestações mensais de 200 mil euros por um período de 20 anos, incluindo as atrasadas, que ao que parece já são três.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nem tudo são más noticias...

O Clube Desportivo de Odiáxere, apesar das dificuldades de Tesouraria que certamente existem está provavelmente a atravessar um dos melhores momentos da sua história.

A Equipa Sénior do CDO está num honroso 3º Lugar no Campeonato Distrital de Séniores I Divisão com 26 pontos conquistados, a 9 pontos do lider, o CDR Quarteirense. A próxima jornada terá lugar no proximo fim de semana com a deslocação do Odiáxere ao Campo do Castro Marim ficarão então completas 14 das 30 jornadas. Note-se que o Castromarinense apesar do seu 13º lugar na tabela, começou este Campeonato a vencer em casa o actual lider, Quarteirense e virá porventura motivado após o ultimo jogo em que venceu em casa o Sport Faro e Benfica.
Não se avizinha como um jogo fácil, mas acreditamos que os Odiaxerenses poderão levar por vencido este embate do próximo Sábado.

No Campeonato Distrital de Juvenis I Divisão o CDO encontra-se em 4º lugar a 6 pontos do Esperança de Lagos que actualmente está isolado na liderança Espera-se um bom resultado na próxima deslocação a Messines à casa do ultimo classificado com apenas 1 ponto.

Quanto ao Campeonato Distrital de Iniciados I Divisão, aí encontramos o CDO no 3º Lugar, apenas a 3 pontos do lider Quarteirense e espera-se uma vitória folgada no próximo jogo em que receberão em casa o Ginásio Clube de Tavira que actualmente ocupa o penultimo lugar da tabela classificativa

No que respeita ao Campeonato Distrital de Infantis 7 Série A, o CDO encontra-se no 1º lugar com 22 pontos, repartindo essa posição com o GD Lagoa e Portimonense SC. Avizinha-se um jogo dificil com a deslocação a Portimão no próximo Sábado, contudo não devemos esquecer que esta época o Portimonense já foi vencido no Campo das Eiras por 3-2, talvez sirva para motivação

No Campeonato Distrital de Infantis 7 Série B, o CDO está isolado na liderança a 4 pontos da Casa de Benfica de Portimão. A próxima deslocação será a Lagoa onde os locais tentarão certamente vingar a humilhante derrota por 8-2 que sofreram aquando da sua vinda a Odiáxere.

No Campeonato Distrital de Infantis 7 Série C, o CDO encontra-se no 7º lugar da classificação. No próximo Sábado irão receber o lider Guia FC que conta só com vitórias esta temporada e já venceu o CDO esta época no seu reduto pelo expressivo resultado de 10-2. Certamente que as coisas irão correr de maneira diferente no próximo embate.

O Campeonato Distrital de Benjamins A Série A, o CDO está actualmente no 4º Lugar a 6 pontos do líder, Portimonense SC, sendo que o próximo jogo será bastante importante com a deslocação à Casa de Benfica de Portimão que se encontra em igualdade pontual com os pequenos Odiaxerenses.

O Campeonato Distrital de Benjamins B Série A, conta com o CDO no 7º posto, mas com menos 1 jogo. No próximo fim de semana irão receber a AEF João Moutinho que actualmente se encontra no 3º Lugar da tabela.

E assim vai a participação das oito equipas Odiaxerenses envolvidas em competições oficiais

Brilhante a dinâmica do CDO fomentando a pratica desportiva e a competição, destacando acima de tudo a participação dos mais jovens, pena é que em Odiáxere tal como no resto do país o Futebol continue a ser o "ópio do povo" e as ditas modalidades amadoras sejam inexistentes, ressaltando a lacuna de não promoção de qualquer actividade desportiva para as meninas da nossa vila.

Como podem claramente ver neste renovado fórum de discussão dos Odiaxerenses não nos limitamos a falar mal só por falar, até apresentamos informação que o Clube Desportivo de Odiáxere não disponibiliza de maneira sucinta e organizada para os seus sócios e simpatizantes....o.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Odiáxere, pois então...


Após a visualização deste vídeo, colocado no "YouTube" pela Máquina de Campanha de Júlio Barroso para as ultimas Eleições Autárquicas de 2009, as quais foram ganhas pelo candidato dito Independente, pelo PS de maneira mais que folgada vamos lá a ver como vão as coisas...

- Primeiro que tudo convém salientar que se tratou de uma iniciativa e de um investimento efectuado pela Junta de Freguesia, ao qual o Dr. Júlio Barroso se apressou a ir cortar a fita sem nada ou pouco tendo feito para que as novas instalações da Ludoteca tenham sido uma realidade.

- Não só nada fizeram de inicio como o que fizeram à posteriori foi tratar de condenar este espaço e seu digno funcionamento...

Visto que a valência da Santa Casa da Misericórdia já não comporta os serviços de ATL, sobra toda a responsabilidade para a dita Ludoteca e quem diz a responsabilidade está a dizer as consideráveis dezenas de crianças que acorrem aquele espaço no período pós escolar, devendo lá poder usufruir de actividades complementares e de enriquecimento curricular até que os seus progenitores terminem os seus respectivos dias de trabalho e possam recolhe-los para as suas casas.

Sim,sim! Mas onde está o problema poderão os Odiaxerenses dizer...

Ora o problema está no facto de a Ludoteca estar a funcionar com apenas uma funcionária habilitada. Sim é verdade! Só uma funcionária, pois os serviços da Câmara Municipal decidiram retirar a segunda funcionária e transferi-la ao abrigo da dita reestruturação e redistribuição de recursos humanos.

A Animadora Cultural fica contudo acompanhada de alguém colocado pelos Serviços do Instituto de Emprego, provavelmente sem qualquer vocação ou disposição para a função, apenas ai estando porque tem que ser. Note-se mesmo assim que essa pessoa estará lá hoje e talvez não amanhã, para além de necessitar de tempo para procurar um emprego real, pois as nossas autoridades e lei a isso obrigam e será certamente essa a sua vontade e aspiração.

Ainda voltando ao vídeo apresentado, diz-se que a Ludoteca é mais uma alternativa para a ocupação dos tempos livres das crianças.
Pergunto eu. Naquele horário e para aquele publico, alternativa a quê?

Ainda no vídeo diz-se que a Junta de Freguesia é responsável por levar e trazer as crianças da Escola para Ludoteca e vice-versa.
Pergunto eu. Desde quando?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lagos, que presente? - Lagos, que futuro?

São estes os senhores e senhoras responsáveis pelo nosso concelho!

Se o país está numa situação de que não há memória, então Lagos nem se fala...
Com todos os problemas comuns e gerais criados pelo reinado nacional do PS, que são sentidos em Lagos como em qualquer outro local do nosso país, por cá nós temos ainda um bom lote de desgraças criadas e desenvolvidas localmente por pessoas em quem o povo acreditou, mas que as nossas esperanças defraudou.

Analisemos a situação em que estamos:

- Continuamos sem PDM, o que de facto facilita as jogatanas e esquemas entre o Executivo e os Construtores, que assim negoceiam caso a caso os seus projectos, não existindo uma linha mestra de orientação.

- Destruíram ou deixaram destruir as zonas mais emblemáticas para o turismo na nossa cidade, Porto de Mós, Meia Praia e Ponta da Piedade.
Em vez de desenvolverem sustentadamente as referidas zonas, graças à conveniente inexistência do PDM deixaram que ali se colocassem sem eira nem beira toneladas de cimento e ferro para encaixotar os turistas que deixaram de aparecer.
Já para não falar do que permitem que se faça na zona dos Palmares e Ria de Alvor, onde até o caminho por onde passávamos foi destruído.

- Gastaram-se milhões na construção de Parques subterrâneos que agora estão às moscas sem nenhuma utilidade.
Tornaram o estacionamento pago em toda a baixa, controlado com atitude pidesca por alguém que arranjaram vindo de Terras de Vera Cruz.

- Requalificaram o Jardim da Constituição e a Praça do Infante e só vendo a obra que lá ficou, onde existe um espelho de água que não aguenta a água e o Infante foi empurrado quase para dentro do Mercado dos Escravos, um lugar da nossa história onde se podia entrar livremente, mas agora só pagando e com marcação prévia.

- Ofereceram 1 milhão de Euros a uma obra no concelho vizinho, que certamente irá promover bastante Portimão, mas não Lagos. E Porquê?
- O Porquê não sei, mas posso dizer para quê... Para agora deixarem de nos dar os saquinhos do lixo quando pagávamos a água e para que subam o preço da dita água que nos corre nas torneiras em 44% nos próximos anos, já para não falar nas licenças para esplanadas que ultrapassam os 400% de aumento e do IMI que está no limite máximo.

Estas e tantas, mas tantas outras coisas foram feitas por tão competente equipa...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Agora sim... agora não

UM PAÍS SEM EIRA NEM BEIRA


Não podemos deixar de começar esta nossa segunda fase de actividade por outra coisa que não seja o nosso miserável país governado por execráveis lideres indignos de todo o nosso respeito.

Poucos ainda acreditarão que nas passadas eleições legislativas tenham tomado a decisão certa ao recolocar o Engenheiro (que não sei se realmente o é) à frente dos destinos da nossa pátria.

Acredito que para José Sócrates e o seu Executivo corrupto e incompetente esta crise mundial, que se tem intensificado mais na Europa e consequentemente em Portugal foi a melhor coisa que lhes poderia ter acontecido.

E digo isto por uma razão muito simples... Pois seria extremamente mais difícil explicar a situação do país sem esta malfadada crise, seria impossível de recorrer à crise do Euro e da UE como bode expiatório de todo o mal feito durante estes últimos anos, de todos os erros cometidos, da falta de estratégia e de opções de crescimento e consolidação da nossa economia.

Portugal acabaria na situação em que está, com crise global ou sem crise, todo o nosso passado recente levaria indubitavelmente ao ponto em que estamos hoje.

Uma situação que não parece ter retorno possível, pelo menos não o terá certamente com esta cambada de caciques à frente dos nossos destinos!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Benvindos a 2011

Benvindos ao ano de 2011. O ano de todas as incertezas.

Tal como anunciado, mais ainda,... do que prometido cá estamos de volta após um longo período de duvidas existenciais e controvérsias de consciência.

Pensamos que desta vez será para continuar, não conseguindo garantir por enquanto qual a periodicidade das nossas intervenções, mas assegurando a nossa participação nos assuntos que a todos nós dizem respeito. Será acima de tudo um exercicio de cidadania da nossa parte e da de todos aqueles que por cá passarem e decidirem deixar as respectivas opiniões.

Ao nivel do nosso país não faltam assuntos que poderão facilmente ser aqui tema de debate, a nivel concelhio sobram igualmente temas merecedores de abordagem neste nosso fórum e no que à nossa freguesia diz respeito também existem sobejamente pontos que merecem uma abordagem critica...

Como espaço que se quer plural e democrático todos os assuntos e posições terão aqui lugar, tanto ao nivel dos comentários como igualmente no que à sugestão de temas diz respeito, incluindo a publicação de textos e/ou fotos que nos sejam remetidos, basta que enviem as vossas colaborações, sugestões, desabafos, ou qualquer outra manifestação para o seguinte e-mail: