É do conhecimento geral que a tão prometida e desejada, por alguns, variante de Odiáxere não anda nem desanda.
Dada a falta de vontade politica dos nossos governantes, que não contemplaram Odiáxere no seu mapa de investimentos para melhoramento da circulação e redução da sinistralidade na EN 125, o PSD apresentou há cerca de um ano a proposta de Acessibilidades Rodoviárias Locais da imagem acima. Apresentaram de facto, mas não sei se resolveria alguma coisa ficar com mais uma Estrada Municipal que tal como as outras estradas municipais é asfaltada e arranjada de 4 em 4 anos, ficando cerca de um ano em boas condições e os restantes 3 com buracos como crateras vulcanicas onde se nos descuidamos podemos perder os nossos meios de transporte.
De qualquer maneira. mesmo que fosse uma excelente ideia, certamente que o Executivo não a iria considerar, visto não ter tido origem nos seus pares, pois é assim que agem os nossos eleitos...
Como Odiaxerense, claro que tenho a minha opinião sobre tudo isto, mas interessa antes de tudo saber o que pensa o povo...
1- Há muita gente que lamenta o não financiamento da variante.
2 - Também existe um número considerável de odiaxerenses, incluindo a maior parte dos comerciantes, que dão graças a Deus por tão falada obra não constar do rol previsto de investimentos. E desta posição não se tem falado...
3- Muitos se questionam sobre o facto de existir financiamento parcial, ou seja para ligar o nó de acesso à Via do Infante à Meia Praia onde os poderosos irão construir os Hotéis e nada mais, esquecendo o lance final que voltaria a ligar à 125, tornando esse acesso realmente uma variante.
4- Sabemos que o Sr. Presidente da Junta foi o único a manifestar a sua indignação quando teve conhecimento do não Investimento na variante a sul de Odiáxere, na apresentação que se realizou na zona da Mesquita/Pontalgar (Mexilhoeira Grande), apresentação essa feita pelo Sr. Eng. José Sócrates, nosso Primeiro Ministro.
A posição do Luis Bandarra foi realmente mencionada em vários órgãos de Comunicação Social, mas de lá para cá não se ouviu mais o nosso Presidente falar sobre o assunto, o que nos leva a crer que se terá sentido impulsionado pelos flashes dos fotógrafos e câmaras de filmar e depois com a partida dos fotógrafos e cameramen ficou mais calmo, tendo até talvez esquecido o assunto.
De qualquer maneira não parece ter havido nenhuma evolução nos acontecimentos.
3 comentários:
Não acredito que existam pessoas, sejam elas comerciantes ou não que estejam contra a construção da Variante de Odiáxere à Estrada Nacional 125, ou se existem, não devem ser muitos.
Penso que seria de todo benéfico para a nossa Vila. De facto o Sr. Luis Bandarra, segundo sei, manifestou-se publicamente contra o não investimento por parte do governo nesta obra tão necessária e urgente, manifestou-se porque foi apanhado de surpresa com o anuncio do Sr. Primeiro Ministro, o que me parece ter preocupado naquele momento o Executivo Camarário, não pelo não investimento, mas pela reacção que o Presidente da Junta de Odiáxere poderia ter e o que poderia dizer a quente.
Não acredito que o Executivo da Câmara de Lagos não tivesse conhecimento da resolução do Governo.
Acredito sim que sabiam e para não contrariar o Grande Chefe Sócrates ficaram simplesmente calados.
Ninguém poderá dizer que o Sr. Luis Bandarra não tenta fazer o melhor por esta vila, nomeadamente no que respeita à variante, contudo o Poder instalado na Câmara Municipal de Lagos dá-lhe muito pouca importância. Os interesses estão voltados para os grandes investimentos da Meia Praia, o resto é paisagem.
Nem sempre é bom que a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Governo tenham a mesma cor.
Muito se fala e desde há muito tempo, mas o que é verdade é que continuamos sem variante e não me parece que algo vá mudar nos tempos mais próximos.
Será por culpa de quem?
Não haverá vontade politica ou simplesmente não haverá vontade económica?
Vontade económica? ora ai está uma nova denominação de vontade. Como quem diz, a economia quer...
No post, diz-se que haverá comerciantes insatisfeitos se for construida uma variante à EN125 em Odiaxere. No entanto os comerciantes deverão reflectir e chegar à conclusão que pouco ou nada ganham com a estrada nestes moldes, pois quem passa, passa mesmo, não faz paragem, porque simplesmente não existem lugares de estacionamento. Se alguém sondar as opiniões de potenciais clientes de outras zonas, que se queiram deslocar a Odiáxere para comer, beber, comprar... verão que o facto da 125 estar tão próxima até é factor de repulsa, pois torna-se desagradável beber o café com o camião betoneira a passar e a fazer tremer a nossa mesa. ou então o barulho das motas arruaceiras, quando não há um camião de brita que deixa cair umas mãos cheias de brita ao pé da malta. Tudo coisas que chamam muito cliente para cafés, lojas e churrasqueiras, sem dúvida... portanto, às vezes as coisas vistas uma segunda ou terceira vez talvez façam sentido.
Quanto à "vontade económica", talvez se traduza na falta de competência dos governantes a nivel regional, que não sabem defender os interesses da região, pois estão claramente sempre devendo qualquer coisa, a quem lhes deu o tacho, ou o poleiro. Mas como o povo so vota para o fantoche e não pode ver quem comanda os fantoches, vamos ficando assim, até que Odiáxere tenha pop suficiente para preocupar essas coisas chamadas partidos durante as eleições.
Enviar um comentário