sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ODEÁXERE ou ODIÁXERE?


Relativamente à questão colocada pelo "md", em comentário colocado no dia 04.09.08 à mensagem com o titulo "Há que tentar saber...", reproduzimos um extracto de um texto que pensamos ser elucidativo:


(...) No que toca ao topónimo de Odiáxere são várias as hipóteses interpretativas entre os teóricos. Ao longo da História, o topónimo foi sofrendo algumas modificações. A designação mais remota parece ser Odiáxere, que coexiste umas vezes com a designação de Diáxere e já no século XVII-XVIII com a designação de Nossa Senhora da Conceição de Odiáxere. Segundo alguns linguistas, a forma correcta deve ser Odiáxere, designação que mantém actualmente.
A origem do topónimo revela a presença árabe na Península Ibérica e uma referência à água, pois “odi” significa rio. (...)



Logo que consigamos obter mais informações sobre a origem e evolução do nome, colocaremos ao dispor de todos os que passem por esta "Mesa de Café"

2 comentários:

Odeaxere Forever disse...

"sao varias as hipoteses" ou seja, o Sr. que escreveu isto escolheu aquela que bem entedeu!
desculpem la mas eu aprendi na escola primaria a escrever odeaxere.
sera que de repente estavam todos errados, e sem mais aparecem um par de carolas a dizer que eles e que estao certos?
E se "odi" significa rio, o que significa "ode"?

Anónimo disse...

Dizem os estudiosos que o certo é Odiáxere. Eu até acredito nisso mas também penso que passou de "Ode" para "Odi" por uma questão de fonética. Mesmo antes quando se escrevia Odeáxere, o "e" lê-se "i", certo? É discutível claro e, que eu saiba, não há nada que prove, sem margem para dúvidas que é Odiáxere o certo. Mas que é uma grande vila, disso tenho eu a certeza! Não concordam comigo?