sábado, 27 de setembro de 2008

Mudanças no Trânsito de Odiáxere

Está desde há alguns dias em exposição no Bar do Clube Desportivo de Odiáxere uma planta da nossa terra com um Projecto de Alteração ao trânsito dentro da Vila de Odiáxere, no placard onde se exibe o referido projecto estão também uma folhinhas para que os odiaxerenses se pronunciem sobre o que acham do plano de alterações e existe ainda uma caixinha onde colocar os referidos papelinhos. Está tudo muito bem!

Curioso é o facto de na caixinha se poder ler: "Sugestões e Reclamações".

Afinal qual é a ideia? Aceitam sugestões, porque ainda nada está decidido, ou aquilo é só para inglês ver e é facto consumado, restando-nos reclamar sobre o que não achamos lógico?

Gostava agora de perguntar porque razão é que o projecto está exposto no CDO e só no Clube?

Realmente é um espaço publico, frequentado por um numero considerável de pessoas, se bem que a maior parte não são de cá, nem vivem cá, não lhes interessando portanto.


Mas note-se que a esmagadora maioria dos odiaxerenses não frequenta o espaço em questão.
Porque não no Edifício da Junta de Freguesia?
Porque não no Edifício do Mercado?
E mesmo em estabelecimentos comerciais da localidade?

Penso que a ideia será dar a conhecer o que está planeado ao maior número de odiaxerenses possível, para que estes se possam pronunciar, ou não será?

Quanto às mudanças apresentadas poderão ser de utilidade ou não.
Acho que existem algumas mudanças que serão no mínimo questionáveis.

Por exemplo o acesso à zona do Cemitério. Uma Rua com um só sentido para entrar e outra com um só sentido para sair. Talvez não seja má ideia, mas se bem me lembro a Rua que vem do Cemitério foi fechada há tempos porque não oferecia boas condições de visibilidade para entrar na EN 125.

Outro exemplo: Entendo que a Rua da Alegria, porque é estreita, fique só com um sentido, mas porquê a outra rua paralela que vem ter ao lado do mercado com um só sentido? Uma Rua tão larga e desafogada. Não seria mais importante obrigar os senhores que utilizam uma boa parte da rua como estacionamento de viaturas que estão na sua oficina em ambos os lados da rua a não abusarem da maneira que o fazem, deixando assim espaço para estacionamento, talvez até mesmo de um só lado e retirando as carcaças, algumas até sem rodas que eles lá depositam?

E a zona do Moinho? Quem estaciona do lado do moinho, para sair tem que dar uma volta enorme, porquê?

Estas são apenas algumas questões que se levantam só de olhar para o plano.

Certamente que muitos de vós terão outros reparos a fazer...

1 comentário:

Anónimo disse...

Confesso que ainda não olhei para este projecto de alteração de trânsito com olhos de ver e por isso não vou deixar aqui as minhas opiniões ao projecto em si. No entanto, tenho que concordar em absoluto com o blogger "ODIAXERENSE PREOCUPADO" no que diz respeito à exposição do projecto. Penso que este deveria ser exposto em muitos outros locais como no Mercado Municipal de Odiáxere, na Junta e em estabelecimentos comerciais.