sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Reletivamente ao Inquérito/Sondagem que iniciamos a meio do passado mês de Dezembro e no qual colocavamos a seguinte questão:
- Quais as obras, infraestruturas ou facilidades mais necessárias para a freguesia de Odiáxere?
Obtivemos uma participação de facto não muito significativa, ou seja, cerca de duas dezenas de frequentadores desta "Mesa de Café" entenderam que deveriam participar, manifestando as suas opiniões. Como a Sondagem era de resposta multipla, as percentagens apresentadas manifestam as opções dos participantes, sendo que cada um escolheu as opções que entendeu, sem limites, não se limitando a escolher apenas uma opção, que achasse mais digna de ser eleita.
Vejamos então os resultados:

63% - Construção da variante à Estrada Nacional 125

47% - Construção de um Novo Edifício para a Junta de Freguesia
31% - Construção de uma Escola Básica do 2º e 3º Ciclos
31% - Definição de mais zonas para construção e ampliação da zona Urbana
31% - Melhoria dos pavimentos nas Ruas da vila
21% - Construção de um Novo Posto de Correios
15% - Construção de uma Piscina Publica
15% - Melhoramento dos caminhos rurais
10% - Construção de um Parque Infantil na zona do Moinho
10% - Construção de Pavilhão Desportivo
10% - Construção de Espaço Verde de Lazer
10% - Definição de mais zonas para Estacionamento
10% - Substituição de todas as zonas de Contentores por Eco Pontos
5% - Construção de um Parque Infantil na zona do Rossio das Eiras
5% - Construção de Espaço polivalente para os Jovens
5% - Construção de Quiosque no Largo da Liberdade

0% - Construção de Quiosque no Largo da Alegria
0% - Construção de uma Nova Escola Primária
0% - Construção de Mini Parque da Juventude
0% - Construção de Salão Polivalente Publico para utilizações várias
0% - Criação de Fórum de participação da população na vida de Odiáxere
É clarissima a necessidade que os Odiaxerenses reconhecem à Construção da variante à E.N. 125, uma obra que não está agendada, nem prevista em Orçamento. Veremos o que irá acontecer e recomendamos aos crentes que rezem, pedindo a um qualquer Santo um milagre para que esta legitima aspiração dos Odiaxerenses possa ser uma realidade.
A necessidade de Novas Instalações para a Junta de Freguesia também se revelou com uma das escolhas mais mencionadas, assim como um novo Posto de Correios. Relativamente a estas escolhas as boas noticiasa são que está já em fase de projecto um Edificio multifunções que irá albergar a Junta de Freguesia, Correios, Farmácia e Agencia da Caixa Agricola.
É também digno de relevo o destaque nas referências à Construção de uma Escola Básica do 2º e 3º ciclos e a ampliação da zona urbana da nossa Vila, para que se possa construir mais habitação para as novas gerações, ambas as opções totalmente dependentes do anunciado Plano de Urbanização de Odiáxere, pelo que estas aspirações, se bem que completamente justificadas não serão certamente realizadas da maneira que mais se deseja, a acreditar no que se tem ouvido em relação ao Plano, mas como o mesmo por enquanto se encontra no segredo dos Deuses e de meia duzia de outros seres por nós eleitos, só nos resta esperar e ver o que irá acontecer.

10 comentários:

Odeaxere Forever disse...

Honestamente nao compreendo como e que se obtem a maior percentagem de votos em algo que todos ja deviam de saber que jamais se ira realizar, pelo menos, (e isto e so a minha opiniao)nas proximas geracoes! Pensem um pouco, todos sabemos que a A22 nao e alternativa a N125, mas, e uma grande ajuda, e o factor (sem portagens) e um must! Entao sera que uma variante e assim tao importante para o desenvolvimento da Vila? Sera que os espacos de lazer, educacao e servicos publicos nao serao mais importantes do que uma variante? Pensem um pouco, porque ha muito a considerar, por exemplo: Uma escola preparatoria significa poupanca no orcamento das familias, maior conforto e descanco para pais e alunos, criacao de postos de trabalho, estimulo economico no comercio da Vila, etc... isto sim seria progresso!
Agora falando em alcatrao, eu acho que seria de maior importancia a conclusao da A22 que se nao estou em erro deveria ir ate Sines, que nos colocaria em Lisboa em menos de 2 horas, isto sim seria progresso!

Odigator disse...

A variante sul de Odiáxere é um dos projectos há muito anseados, e quando digo que há muito tempo isto é para mais de 20 anos. Não é pelo facto de sabermos que esta obra não está prevista que a deixo de considerar como muito importante. Uma obra como esta faria todo o sentido visto que para um lado descongestionava o trânsito na E.N.125 e por outro lado, com os futuros hoteis na Meia-praia a serem contruidos estes melhores acessos são de extrema importância. Para além disso a variante sul iria potenciar outros possíveis investimentos para esta zona, Freguesias de Odiáxere e S.Sebastião. No entanto não posso deixar de concordar com o "Odeaxere Forever" quando diz que seria importante extender a A22 até Sines. Pois claro que sim mas estamos apenas a falar de necessidades da nossa Freguesia, certo? Quanto ao resto, concordo com a sondagem até porque vai ao encontro da minha votação.

Odeaxere Forever disse...

Correcto, e quando me refiro a A22,
e porque na minha opiniao, preferia ver um investimento nesta via do que numa variante. Porque como diz e muito bem o meu caro, estamos a falar da nossa Freguesia, e assim sendo, sera esta variante uma prioridade para o desenvolvimento e progresso da Vila? Por enquanto e so uma ansiedade, mas se realmente se tornar projecto, sera de curto ou longo prazo? Quantos anos se nao decadas teremos que esperar? E no entretanto, ha ou nao outras prioridades?

Odigator disse...

Como já tinha dito, penso que a variante sul é uma das prioridades da nossa freguesia. Juntando ao facto de estarem a ser feitos grandes investimentos na Meia-praia, os ditos hoteis de 5 estrelas, este é um momento oportuno para continuar a reivindicar esta obra. Se será a médio ou longo prazo, penso mesmo que seria a curto ou médio prazo até porque existem os grandes grupos econónicos que estão a investir cá e que também têm a sua palavra no meio de tudo isto. Agora também penso que, como disse e muito bem o "Odeaxere Forever", existem outras prioridades que temos que lutar por elas. Não nos podemos dar ao luxo de lutar por uma necessidade de cada vez! Acho que devemos estar em várias batalhas ao mesmo tempo. Uma perdem-se e outras ganham-se! É isso que, segundo sei, a Junta de Freguesia tenta fazer, embarcar em vários barcos e alguns chegarão a bom porto. Estaremos cá para ver no que isto vai dar.

Saudações a todos os Odiaxerenses.

Anónimo disse...

"Não nos podemos dar ao luxo de lutar por uma necessidade de cada vez! Acho que devemos estar em várias batalhas ao mesmo tempo."...
!!!???
Por se darem a esse luxo é que acabam por perder tudo.
Várias batalhas ao mesmo tempo só impede que o que quer que se faça, saia menos perfeito.

Odigator disse...

Muito bem, então pela sua lógica caro "Odeaxere Forever", supondo que continuariamos na luta pela variante sul de Odiáxere, por exemplo, não fariamos absolutamente mais nada até que essa obra fosse uma realidade. É óbvio que quando digo estar em várias batalhas convém ter um pouco de bom senso. Diz o ditado popular que quem tudo quer tudo perde mas isso depende do tamanho da "batalha", se é que me faço entender.

Saudações.

Anónimo disse...

Quem muito espera, pouco ou nada alcança. Esperem aqui sentadinhos em frente ao blog que logo alcançam alguma coisa...

Anónimo disse...

DEIXEM OS INDIOS EM PAZ .
RETIREM O NOME DE INDIOS E CHAMEM
LACOBRIGENSES .
FAÇAM PLANOS REAIS E COM GABINETES ISENTOS DE PREPARATIVOS PARA SE CRIAREM FUTURAS PROSTITUTAS .
QUANDO FALAREM DOS INDIOS NÃO SE ESQUEÇAM QUE METADE DESTA POPULAÇÃO LHES DEVE MUITO E ANTES DE CÁ CHEGAREM JÁ ELES CÁ VIVIAM .
SÓ AGORA QUE QUEREM DESENVOLVER A MEIA PRAIA LEMBRARAM-SE DELES!!!!

Anónimo disse...

Explique-se lá meu caro anónimo...
Metade desta população deve muito aos Indios??
O facto de chamarmos indios não os prejudica em nada, pelo menos os que me acompanham até se orgulham disso.
Portanto, não vamos pegar as coisas por aí.
Não, não é por querer desenvolver a Meia Praia que nos lembramos dos Indios. É pois para que Vossa Excelência possa ter uma qualidade de Vida melhor, mais que não seja a nível do Turismo.
A não ser que não saiba avaliar as coisas...
Se as outras pessoas, por vezes, têm que abandonar tudo o que têm para se construir uma auto estrada, porque razão os Indios não saem???
Não estou a perceber...
Realmente... pessoas com você, não servem para mudar o Mundo. Para melhor, claro.

Anónimo disse...

ó senhor que quer correr com os Indios.
Onde mora?
Diga lá
que nós os indios vamos la uriar á sua porta.