quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os Indios e o Chefe Barroso

Estava ontem amalhado no aconchego do meu lar, evitando dar de caras com os vírus que por aí andam a causar gripes e constipações, praga que até à data de hoje consegui evitar neste Inverno, quando na minha actividade predilecta de "Zapping" parei na SIC e o texto em rodapé chamou-me à atenção. De maneira que pousei o comando e tentei entender o que ali se estava a passar...

Pois bem, estava um pequeno número de pessoas, ao que entendi, "Índios da Meia Praia", pois assim se intitularam orgulhosamente, contrariamente ao que muitos pensam ou dizem, mas estavam eles reunidos na Escola Primária da Meia Praia, juntamente com o Sr. Dr. Júlio Barroso, responsável numero um da edilidade Lacobrigense falando para o microfone da jornalista que ali se encontrava destacada.

O assunto, como não poderia deixar de ser, tratava da futura demolição dos Bairros de Pescadores da Meia Praia e consequente realojamento daquelas gentes noutras paragens, tudo para dar lugar à construção de sabe-se lá o quê, algo que certamente irá dignificar o concelho de Lagos em geral e aquela zona em particular, construção de edifícios e espaços para que os endinheirados turistas por cá vão deixando os Euros, ou as Libras...

Mas o que me surpreendeu em tudo aquilo foi a determinação de quase todos os moradores dos bairros que ali garantiram que não abandonariam as suas casas por nenhuma razão, tendo algumas senhoras até afirmado que dali não sairiam, nem mortas, sendo esse o pensar e a vontade geral dos "Índios" do nosso concelho, gente que praticamente na água nasceu e que necessita de ter o mar como vizinho da porta ao lado. Gente cujos lares são um dos maiores símbolos locais da entreajuda e da determinação do povo no pós 25 de Abril.

Nada que não se esperasse, esta reacção que me parece digna de todo o respeito e possuidora de grande legitimidade. Agora o que eu não esperava era aquela reacção por parte do nosso Notário/Presidente, garantindo ali naquele momento que caso as gentes da Meia Praia assim o entendam, permanecerão naquele solo que é deles, dizendo que tentarão dialogar e pressuadir as pessoas sobre as vantagens das alternativas que apresentarão, mas respeitando sempre a vontade daquela gente, vontade essa que ali foi expressa e que me parece não mudar de maneira nenhuma...

Por acaso nada se ouviu dizer em relação aos previstos destinos de realojamento propostos, nada se falou de Bensafrim ou de Espiche, nem mesmo de Odiáxere, mas parece que a partir de agora essa questão já não se irá colocar, questionamos contudo sobre o que irá agora acontecer ao aprovado Plano de Urbanização da Meia Praia, se não for possível levar a cabo a requalificação da zona junto ao mar, para que se adeqúe ao turismo de 5 estrelas que terá aquela zona como destino, pelo menos que assim se espera. Questionamos ainda sobre a possibilidade de nós os Odiaxerenses nos virmos a manifestar contra o que for proposto no Plano de Urbanização de Odiáxere, se acharmos o plano desajustado das nossas necessidades e aspirações, e tudo leva a crer que assim será!

É verdade que em democracia o povo deve ser ouvido e considerado, mas não poderia ter sido auscultado antes de se gastarem os milhares que se gastaram na elaboração do Plano da Meia Praia?


É necessário que nós os Odiaxerenses sejamos ouvidos e considerados relativamente ao anunciado Plano de Urbanização de Odiáxere, e é fundamental que isso ocorra já e a todo o momento, para se evitar mais um plano que não tenha aplicação real se for considerada a opinião dos locais, para mais porque este precedente criado agora, deixará o Executivo Lacobrigense numa posição de certa maneira delicada no que respeita aos Planos de Urbanização ou Pormenor que ainda não foram aprovados...



19 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostava era de ver o inquérito que dizem que foi feito aos indios da meia praia e que dizem que a grande maioria dizia que aceitava sair do bairro onde nasceu. Só se o inquérito foi feito a outros indios e não a estes, porque estes de lá não arredam pé e teem todo o direito de continuar nas suas casas.

Anónimo disse...

E já agora ainda bem que mudaram isto de novo, pois antes não conseguia por comentarios de maneira nenhuma. Assim está melhor

Anónimo disse...

Pois, de facto já se entende nada.
Como anonimato todos falam, mas com registo ninguém o faz... enfim.
Sim, gostavamos de ver esse inquérito realizado aos Indios da Meia Praia. Ou foi apenas para nós, uma forma de revermos algo que tenhamos opinado anteriormente??
ASS: eu

Anónimo disse...

A CMPortimao derruba predios na Praia da Rovha e constroi empreendimentos de luxo..
A CMLagos, deixa construir hoteis de luxo e deixa ficar lixo..
Sem ofença aos "Indios"(que não tenho razões contra), mas a Meia Praia merecia um Calçadão com restaurantes e bares, iluminação em todo o lado com relva, palmeiras e coqueiros. Os clientes 5***** querem luxo, não Dunas cobertas de bicos, passagens de comboio e cosntrução miserável (que nada tem haver com construção tradicional)..
Ass. The Resident

Odeaxere Forever disse...

Nao posso deixar de concordar consigo "The Resident". Mas parece que os nossos Governantes nao estao para ai virados! Nem parece que estamos a falar da provavelmente segunda maior Baia da Peninsula Iberica! Enfim...

Anónimo disse...

Sendo Lagos um cidade histórica, penso que modernizá-la seria tirar esse valor à cidade.
Mas, por outro lado, temos que ser conscientes e ver que sendo nós um povo exigente a certos níveis e visto também que vivemos à base do turísmo, é bom que se evolua nesse aspecto. Construindo hoteis de luxo é sem dúvida um excelente partido.
Se for para melhorar o nosso ramo turistico, acho inteiramente de acordo e dou o meu voto positivo.
Assim como Lagos, também existem outras cidas históricas ou pelo menos com uma grande história para revelar. E não é por isso que se vai deixar de inovar.
Tantas pessoas que, por vezes, têm que deixar as suas casas e terrenos para que se construam novas estradas ou novos empreendimentos, porque razão é que não haverão estas pessoas da meia-praia querer arradar pé dali?
Até porque serão-lhes dadas alternativas.
Não devemos deixar que por uma mera imbirração de alguém, não se evolua a cidade. Sim, é verdade que estamos a atravessar uma época de grande crise, ou digamos que uma crise crescente. Mas, por isso mesmo, já que há dinheiro para estas construções, porque não começar já a investir num bem-estar financeiro futuro.
Com isto, podemos ver a cidade crescer, e os turistas a aparecer.
Infelizmente vivemos praticamente às custas destes últimos, mas se é assim então força nisso.

Anónimo disse...

O senhor odeaxerense preocupado já que quer ajudar, porque é que não se candidata ele a presidente da junta ou a primeiro ministro?????

Anónimo disse...

Não se candidata porque tem uma cambada de chibarias junto dele... e só é capaz de escrever. Nós precisamos de alguem que fale. Que seja capaz de falar e não apenas de escrever.
Precisamos também de alguem que não fosse tão estupido quando comenta o que não lhe agrada.

MD disse...

Pois, e vossas exelencias, precisam de ir terminar a escolaridade obrigatoria, se possivel numa casa de correccao! Pode ser que aprendam qualquer coisinha!

Anónimo disse...

Escolaridade Obrigatória?? Então mas porquê?
Você nem o 12 ano tem, o que não é o meu caso.
Falo por mim, eu não respondi nd que o podesse levar a pensar que não tenha a escolaridade obrigatória.
A não ser que escrever aquilo que se pensa é não ter a escolaridade obrigatória... mas isso aí já é problema seu.

Anónimo disse...

DOUTOURES ENXUFRADOS ESTÁ O MUNDO CHEIO .
PALERMAS HÁ MUITOS TAL COMO CHAPEUS.
QUEM NÃO GOSTA DO BLOGUE QUE PARTA NA CARAVELA DOS 500 ANOS .
QUEM GOSTA ESCREVA E FIQUE CÁ.
CHIBARIAS ,LETRAS,BLOGS SÃO MEMBROS DA SOCIEDADE QUE COM CORAGEM E DETERMINAÇÃO VIMOS ONDE A ENXUFRICE E COMPADRIO ANDA .

SE COMPARARMOS VIMOS ONDE ESTAMOS :

ZERO É O NUMERO DE VEREADORES DA OPOSIÇÃO NESTE EXECUTIVO.
900 OS FONCIONÁRIOS .
CAMPOS DE GOLF CONSTRUIDOS E QUE NÃO SÃO DADAS LICENÇAS ENTRETATO CRIAM-SE PDMS AQUI E ALI A TROCO DE AMIZADES PARA OUTROS CAMPOS E NÃO QUEREMOS DIZER MAIS .
MONTRAS TIPO RED LIGHT E MAIS NADA PARA UNS QUE FALAM DE BOCA CHEIA .
ALGUMA COISA ANDA MAL ,QUANDO UM PRESIDENTE NÃO METE MÃO NOS SEUS SUBDITOS .SABEMOS QUE EXISTEM PRESIDENTES FANTASMAS ,SÓ NÃO COMPREENDEMOS É COMO OS FANTASMAS VIVEM NA FRENTE DE ABUSADORES DE PODERES .

LIBERDADE A MAIS É O QUE É.

AINDA FALAM MAL DO BLOGUE ,DESTE E DAQUELE E DO COZIDO E DO FRITO .
VEJAM-SE AO ESPELHO E QUE O ESPELHO NÃO SEJA CONVEXO.

Anónimo disse...

Ah, pois então quer dizer que vossa excelência não tem espelhos em casa.
"QUEM NÃO GOSTA DO BLOGUE QUE PARTA NA CARAVELA DOS 500 ANOS" .

Eu até partia nessa caravela, mas visto que me mencionaram no Blog, e que muitas pessoas quando vão ao meu negócio agem de forma diferente, não posso embarcar nesta caravela. Tenho que esperar por uma próxima, quando as desculpas forem feitas e quando os bloggers decidirem terminar com os temas antigos.. apaguem o ano 2008 TODO e aí já não interompemos o vosso Blog.

Anónimo disse...

Bom sería os Indios fazerem frente aos bloggers...isso sim era uma boa novela..ai adorava...

Anónimo disse...

claro mas nós fumámos um cachimbo da paz .
Paz de espirito e integridade .

Anónimo disse...

Odeaxerense Preodupado
Não passas de um cagádo!

De cinico a hipócrita
passando pela arrogância e pelas respostas desonradas, és um cabrão que não tem civismo nenhum.
Pensas que temos medo de ti, mas de ti só temos é NOJO.
Otário da merda, estrúpicio do caralho, as palavras são ruins mas servem bem para ti, são as mais adequadas.
Mal educado e enxovalhador dos humanos, nomeadamente população da mesma que a tua.
Ordinário, ordinário, ordinário.
Vai comer no cú.
A tua sentença está lida.
Vai já para arão prá casa da prostituta, seu cabrão.

Odiaxerense Preocupado disse...

Caro Anónimo de 3..02.09 - 9:33

É deveras dificil responder a alguém como você!!!

Contudo não podemos deixar de lhe apresentar uma sugestão:

Imprima o texto do seu comentário, leia-o por várias vezes até o conseguir decorar, logo que esteja tudo na sua memória, coloque-se em frente a um espelho e declame a obra de arte de sua autoria. Tente pronunciar bem todas as palavras e fale com um tom de voz elevado, vá olhando para o reflexo da sua pessoa que está projectado no espelho e diga-nos o que pensa dessa pessoa, ou melhor ainda grave o seu desempenho, dizendo o brilhante texto de sua autoria e depois visualize a sua "performance", se possivel convide familiares e amigos para um serão e divirtam-se com o filme que retrata a sua brilhante capacidade para a oratória...

Se não fosse tão triste testemunhar que existem de facto pessoas assim, até nos conseguiríamos rir com a sua prosa...

Anónimo disse...

quem fala assin não é gago é malcriado e seu pai não lhe bem dadas como sua mãe nasceu no Arão.

esta vai para o blogger que passou dos limites
Anónimo disse...
Odeaxerense Preodupado
Não passas de um cagádo!

De cinico a hipócrita
passando pela arrogância e pelas respostas desonradas, és um ...........que não tem civismo nenhum.
Pensas que temos medo de ti, mas de ti só temos é NOJO.
Otário da ........ estrúpicio do ............., as palavras são ruins mas servem bem para ti, são as mais adequadas.
Mal educado e enxovalhador dos humanos, nomeadamente população da mesma que a tua.
Ordinário, ordinário, ordinário.
Vai comer..........
A tua sentença está lida.
Vai já para arão prá casa da prostituta, seu ...........

3 de Fevereiro de 2009 9:33

Anónimo disse...

para o malcriado que se esqueceu que a mãe dele nasceu no arão e o panelão do pai é um maricão que andava de pasteleira e fechava a casa toda das bonecas la da morangada

Anónimo disse...

boa dá lhe já