terça-feira, 24 de março de 2009

Stress, a doença do Século XXI

O stress é sem duvida alguma um dos grandes males do século XXI. Acima de tudo neste momento da vida global e mundial em que a crise se sente com maior incidência nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, o stress surge como como a ameaça sempre presente à vida de cada um.

Não se trata de uma doença que afecta somente este ou aquele, não existem classes sociais mais propensas a este mal, como em tempos se dizia, ou pelo menos se insinuava, mesmo hoje ainda se ouve dizer por alguns menos informados que os pobres não têm nem dinheiro nem tempo para sofrer de stress...

Está comprovado que o stress activa no cérebro um mecanismo hormonal que faz com as pessoas sejam mais propensas a comer doces, consumir drogas e apostar em jogos de azar, segundo um artigo publicado na revista "BMC Biology" e citado pela Lusa. "Há numerosas razões porque as pessoas com stress comem em excesso, apostam em casinos ou procuram satisfações hedonistas", explicou o professor de psicologia da Universidade do Michigan, Kent Berridge. "Agora encontrámos mais uma", acrescentou, dizendo que "a substância química do stress activa o mesmo mecanismo cerebral que se altera por efeito das drogas e que faz com que se desejem, de maneira excessiva, os objectos desejados".
Os investigadores da Universidade do Michigan e de Georgetown, em Washington, realizaram um estudo com ratos de laboratório nos quais injectaram o factor libertador de corticotropina no cérebro, em níveis similares aos que se registam em seres humanos em situações de stress. A corticotropina é a hormona responsável pela biossíntese e secreção de certas substâncias do cortex. "A substância cerebral do stress triplicou a intensidade de desejo por alimentos com açúcar em relação ao provocado por indicadores dessas guloseimas", assegurou Berridge. Este resultado explica porque é que as pessoas que sofrem de stress têm mais possibilidades de sentir desejos mais intensos por recompensas que se possam satisfazer de forma compulsiva com actividades que gerem prazer, como comer ou consumir drogas.

1 comentário:

Sérgio_alj disse...

Boas!
Parece que o stress para os lados de Odiaxere diminuiu!

A subida de divisao esta mais proxima!

Ver:
http://geoalj.blogspot.com/


PS: Desculpem a falta de acentos, mas o meu teclado esta marado da cabeça!