domingo, 11 de outubro de 2009

ODIÁXERE - Resultados Autárquicas 2009


Estão encerradas as urnas e feita a contagem dos votos!
Não se pode dizer que a nossa Sondagem e a Projecção que fizemos a partir da mesma, reflectiu a realidade em absoluto, mas não esteve muito longe do que realmente aconteceu.

Vejamos então os resultados de Odiáxere no que à Assembleia de Freguesia diz respeito:

Partido/Coligação             Votos      Percentagem    Mandatos

            PS                       947 votos          71,15%             7

PPD/PSD / CDS-PP           238 votos          17,88%             2

       PCP/PEV                  108 votos            8,11%


Votos em branco              24 votos             1,80%
Votos nulos                       14 votos            1,05%

Eleitores inscritos:  2.146
Votantes:               1.331

Taxa de Abstenção: 37,98%


Luis Bandarra e o PS reforçaram a maioria absoluta que já detinham e Dina Neto em representação da Coligação "Por Lagos, com todos!" (PPD/PSD / CDS-PP) saiu ainda mais derrotada, por uma diferença quase humilhante, por pouco não conseguiam o segundo lugar na Assembleia de Freguesia, tendo em conta que a oposição a Luis Bandarra detinha até ao momento 3 assentos na Assembleia de Freguesia. Quanto à CDU, que desta vez se apresentou encabeçada por Silvino Borralho manifestou aqui que perdeu definitivamente a sua representatividade em Odiáxere conseguindo pouco mais do que os votos dos membros da lista apresentada e seus familares mais directos, tal como aconteceu quatro anos atrás.

Talvez seja interessante analisar o quadro comparativo com as anteriores Eleições Autárquicas (2005), que apresentamos abaixo:

  Partido ou              Nº votos       Percentagem       Mandatos
  Coligação          2005    2009      2005    2009      2005   2009

       PS                  689      947       51,88   71,15         6         7

PSD + CDS            479      238       34,04   17,88         3          2

     CDU                106      108         7,98     8,11         0          0




Luis Bandarra ganhou por margem mais do que convincente.
Parabéns ao Presidente re-eleito e a toda a sua equipa.
Votos de bom trabalho e de crescimento sustentado e melhor qualidade de vida para Odiáxere.


2 comentários:

Anónimo disse...

O PS conjuntamente com Luis Bandarra obtiveram uma das maiores vitórias de que há memória, não só em Odiáxere como em todo o concelho de Lagos.
A obra feita está à vista de todos, nomeadamente na cidade de Lagos e na freguesia de Odiáxere.
Os projectos (programas eleitorais)apresentados tanto ao nivel do concelho como da freguesia não se pode dizer que sejam brilhantes, ou grandiosos, mas realizavéis.
No que a Odiáxere diz respeito será necessário que sejam executadas obras de grande monta para assegurar o futuro e evitar que Odiáxere seja cada vez mais um dormitório da vizinha cidade de Lagos.
É urgente e fundamental que não adormeçam à sombra do sucesso conseguido nos resultados eleitorais de ontem, arregaçando as mangas desde já para que Odiáxere tenha muito em breve o seu Plano de Urbanização, um plano que seja motor de desenvolvimento e de crescimento, que se adeque às necesidades de uma freguesia que pertende crescer em população e em actividades sócio-económicas, afirmando cada vez mais a sua autonomia e reduzindo a sua dependencia da sede de concelho no que a habitação, a comércio e a emprego diz respeito, não descurando a fundamental componente de ensino e formação para enriquecimento e valorização das suas gentes.

Para o merecidamente re-eleito Presidente da Junta, Sr. Luis Bandarra gostaria de aqui deixar umas palavras, (sei que ele visita este espaço regularmente):

Meu caro:
As pequenas obras de embelezamento, actividades de lazer pontuais e outras manifestações de consideravel popularidade são arma usada por todos os autarcas que pretendem garantir re-eleição, mas não marcam nem assinalam a história de uma pessoa ou localidade, pois num futuro mais distante não deixam marca que se veja.
Quem fica para a história são os visionários que investem em termos estruturais e de conjuntura criando alicerces para o desenvolvimento futuro, com obra por vezes não tão popular em termos imediatos mas que futuramente se entenderá como tendo sido vital.
O trabalho exercido no ultimo mandato é o período em que um autarca se pode diferenciar e deixar a sua marca seja ela positiva ou negativa.
Votos de bom trabalho e sucesso nestes anos que se avizinham.

Anónimo disse...

Biba o PS cum carago
tava a ver que não cum carago
isso é que foi um chuto no paralelo que acertou logo no boeiro á primeira cum carago