quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Plano de Urbanização, onde estás???



Lagos é um dos poucos concelhos do nosso país que não tem Plano Director Municipal, vulgo PDM!
É um facto que é do conhecimento geral, assim como toda a gente sabe que essa lacuna não é de hoje nem de ontem...
A nossa vila também espera pelo Plano de Urbanização de Odiáxere, tendo estado condicionada a construção por critérios que ninguém entende, nem o povo, nem os construtores e penso que nem mesmo o Executivo da Junta de Freguesia. Mas provavelmente isso só acontece, no que se refere à nossa freguesia, porque os parceiros do costume (Albuquerques e Vermelhos) não têm interesse em construir a 5 Km da sede de concelho e sem vista para o mar ou marina. Tivesse a nossa ribeira um pequeno areal ou fosse navegavel por barcos de recreio e acredito que tudo seria diferente!!!...

Seria certamente diferente!!!

Vejam o caso da Meia Praia, onde o problema com a pretendida e anunciada expulsão dos "Indios" não está resolvido, nem tão pouco mais ou menos, mas o Plano para aquela zona é uma realidade desde há já algum tempo, passando por cima de tudo e de todos.
Pois é! A Meia Praia  é diferente! Quem pretendia e pretende construir na Meia Praia tem os bolsos fundos e recheados, enquanto nós humildes Odiaxerenses não podemos subornar com mais do que uma saquinha de batatas ou uma galinha para a cabidela e mesmo assim já é com esforço...


Enquanto isso continuamos sem saber quando será aprovado o tão esperado Plano de Urbanização...
Dizem que agora a culpa é da CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Algarve) que está a levar muito tempo para se pronunciar, tornando estes meses uma eternidade, quando comparados com os anos que levou até lá chegar...

E não se esqueçam que depois todos nós poderemos dar a nossa opinião e sugerir alterações, apesar de para nada servirem e de não alterarem nada, mas o regime de democracia em que vivemos a isso obriga...


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Revitalização da "Mesa de Café"



Com o intuito de revitalizar esta "Mesa de Café" e de voltar a ter um papel interventivo na comunidade odiaxerense, a Aministração deste Blog solicita a todos os colaboradores habituais, ("Odigator", "Rapariga da Vila de Odiáxere", Colher de Pau", Odeáxere forever", Fernando e "Odiaxterix"), tanto no momento presente como no passado recente que contactem a referida administração para o mail terradeodiaxere@gmail.com, manifestando a vossa disponibilidade e vontade de continuação ou não no quadro de Coordenação deste espaço de livre opinião.

Alargamos este comunicado a todos aqueles que eventualmente tenham vontade de contribuir para o engrandecimento deste Blog e que nunca o tenham feito a não ser por via de comentários, para que os possamos integrar no nosso painel habitual de participantes nas postagens que são colocadas nesta "Mesa de Café".

Pretendemos restruturar este espaço e tornar o debate de ideias mais dinâmico e construtivo, querendo integrar no grupo de Coordenação pessoas com visões distintas do dia a dia desta nossa terra.

Mal entremos no mês de Novembro, esperamos ter definidas as nossas restruturadas linhas de acção e actuação, definindo entre todos como será o funcionamento deste espaço, assim como os critérios que irão reger-nos, para bem dos Odiaxerenses e para bem da terra de Odiáxere.

Contamos convosco...
Sabem que connosco sempre poderão contar!

domingo, 11 de outubro de 2009

ODIÁXERE - Resultados Autárquicas 2009


Estão encerradas as urnas e feita a contagem dos votos!
Não se pode dizer que a nossa Sondagem e a Projecção que fizemos a partir da mesma, reflectiu a realidade em absoluto, mas não esteve muito longe do que realmente aconteceu.

Vejamos então os resultados de Odiáxere no que à Assembleia de Freguesia diz respeito:

Partido/Coligação             Votos      Percentagem    Mandatos

            PS                       947 votos          71,15%             7

PPD/PSD / CDS-PP           238 votos          17,88%             2

       PCP/PEV                  108 votos            8,11%


Votos em branco              24 votos             1,80%
Votos nulos                       14 votos            1,05%

Eleitores inscritos:  2.146
Votantes:               1.331

Taxa de Abstenção: 37,98%


Luis Bandarra e o PS reforçaram a maioria absoluta que já detinham e Dina Neto em representação da Coligação "Por Lagos, com todos!" (PPD/PSD / CDS-PP) saiu ainda mais derrotada, por uma diferença quase humilhante, por pouco não conseguiam o segundo lugar na Assembleia de Freguesia, tendo em conta que a oposição a Luis Bandarra detinha até ao momento 3 assentos na Assembleia de Freguesia. Quanto à CDU, que desta vez se apresentou encabeçada por Silvino Borralho manifestou aqui que perdeu definitivamente a sua representatividade em Odiáxere conseguindo pouco mais do que os votos dos membros da lista apresentada e seus familares mais directos, tal como aconteceu quatro anos atrás.

Talvez seja interessante analisar o quadro comparativo com as anteriores Eleições Autárquicas (2005), que apresentamos abaixo:

  Partido ou              Nº votos       Percentagem       Mandatos
  Coligação          2005    2009      2005    2009      2005   2009

       PS                  689      947       51,88   71,15         6         7

PSD + CDS            479      238       34,04   17,88         3          2

     CDU                106      108         7,98     8,11         0          0




Luis Bandarra ganhou por margem mais do que convincente.
Parabéns ao Presidente re-eleito e a toda a sua equipa.
Votos de bom trabalho e de crescimento sustentado e melhor qualidade de vida para Odiáxere.


sábado, 10 de outubro de 2009

Vote bem!!!

11 de Outubro de 2009

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Resultados da nossa sondagem

A fazer fé nos resultados da nossa Sondagem que teve a participação de um total de 23 frequentadores desta vossa "Mesa de Café", a vitória do PS com Luis Bandarra será clarissima, com uma maioria absoluta que rondará os 60%, saindo com o seu poder reforçado para o próximo mandato à frente da Junta de Freguesia de Odiáxere.
O PSD com Dina Neto será o claro derrotado deste escurtinio, descendo para uns escassos 21% e perdendo mandatos na Assembleia de Freguesia.
Quanto à CDU, esta força verá a sua representação reforçada, conquistando um mandato para a Assembleia de Freguesia, lugar esse que perdeu há 4 anos. Esta coligação partidária irá recolher cerca de 17% das preferências dos Odiaxerenses, uma subida considerável, mas muito longe dos resultados do passado.

Uma sondagem é apenas uma sondagem e nada mais...
No que respeita a esta que foi efectuada aqui neste Blog, convém dizer que não sabemos se a amostra que consideramos é ou não elucidativa da globalidade do povo, assim como não recorremos a nenhumas bases ou critérios cientificos para a efectuar ou para tratamento dos resultados obtidos, mas seja como fôr aqui lhe apresentamos um quadro elucidativo de como as coisas ficarão para o mandato 2009/2013 se acreditarmos que os resultados de Domingo dia 11 corresponderão à resposta dos frequentadores desta "Mesa de Café".

Vejamos então:

EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA

Presidente
Luis Bandarra (PS)

Tesoureiro
Luis Catarino (PS)

Secretária
Sofia Santos (PS)

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

 Carlos Fonseca (PS)
José Jaime (PS)
Telma Alexandre (PS)
José Pacheco (PS)
Carlos Correia (PS)
Maria Emilia dos Reis (PS)

Dina Neto (PSD/CDS-PP)

Silvino Borralho (CDU)

José Gonçalves (PSD/CDS-PP) ou José Costa (PS)

Segundo esta projecção, o PS conquistárá 6 ou 7 lugares na Assembleia de Freguesia, o PSD/CDS-PP ficará com 1 ou 2 lugares e a CDU terá 1 lugar neste orgão.

Veremos após o apuramento dos resultados das Eleições de 11 de Outubro se esta será a realidade ou se nos enganamos por completo.

Já agora, o período de reflexão para este acto eleitoral que se avizinha está prestes a começar. Aproveite para pensar, qual será o melhor voto, pense em quem são os cabeças de lista de cada uma das forças concorrentes, verifique a equipa que acompanha cada um desses lideres, principalmente os candidatos efectivos, analise os programas apresentados por cada partido ou coligação concorrente, não esqueça que estará a colocar os destinos da sua freguesia nas mãos dessas pessoas. E depois de considerar tudo o que mencionamos tome a sua decisão e não deixe de ir votar.

VOTAR É UM DEVER CIVICO!
A OPINIÃO DE CADA UM CONTA!

sábado, 3 de outubro de 2009

Sondagem quase à boca das Urnas???


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009
Seguindo a sugestão de um frequentador Anónimo desta "Mesa de Café", colocamos a partir deste momento à vossa disposição uma sondagem relativamente aos resultados esperados para o acto eleitoral do próximo dia 11 de Outubro.
Referimo-nos exclusivamente à força politica que se espera saia vencedora no embate que irá decidir quem ficará à frente dos destinos da nossa freguesia no próximo mandato 2009-2013.


Quem o desejar, poderá justificar a sua escolha em comentários a este "Post", apresentando aqui as razões que o/a leva a escolher uma das equipas em deterimento das outras duas que apresentam a candidatura a este orgão autárquico.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Reconhecem o Zé Manel?













" ... directamente do canal História..."

VELHOS TEMPOS EM QUE DURÃO BARROSO MILITAVA NO MRPP, CONTRA A BURGUESIA E O CAPITALISMO...

JÁ CAMÕES DIZIA: "MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES".

Serviço cívico?...
Uma medida da educação burguesa...
que lança trabalhadores contra estudantes e estudantes contra trabalhadores...
Nesta altura já tinha engolido a cassete! Ora vejam o video que se segue...