domingo, 29 de março de 2009

C.D.Odiáxere a um passo da subida

Para alguns a subida do C.D.Odiáxere à 1ªDivisão Distrital era já uma miragem. Após alguns pontos perdidos pelo C.D.Odiáxere em Aljezur e com o Culatrense em casa, nada faria prever que o Imortal, com um calendário teoricamente muito mais favorável, fosse perder pontos. Para espanto de todos, ontem o Imortal não foi além de um empate em Faro diante o F.C. 11 Esperanças e, com a vitória do C.D.Odiáxere no reduto do E.D.Bensafrim, o nosso clube subiu novamente para o terceiro lugar que dá acesso ao primeiro escalão do futebol regional.
Agora tudo depende do C.D.Odiáxere. Se na próxima e última jornada no campo das Eiras em Odiáxere, o C.D.Odiáxere sair vitorioso frente ao mesmo clube que nos ajudou a recuperar o terceiro lugar, o F.C. 11 Esperanças, então a festa da subida será nossa!
Esperemos que os jogadores estejam à altura do momento decisivo no próximo Sábado e que o nervosismo, a ansiedade e o receio de errar não se apoderem dos nossos jogadores. Que este seja o passo decisivo para a subida de divisão e o regresso aos tempos de glória do C.D.Odiáxere.
Por isso mesmo fica aqui o apelo a todos os sócios, amigos e apoiantes do C.D.Odiáxere, para que apareçam no próximo Sábado dia 4 de Abril pelas 16h. no campo das Eiras em Odiáxere para apoiar o nosso clube.

Força C.D.Odiáxere!




terça-feira, 24 de março de 2009

Stress, a doença do Século XXI

O stress é sem duvida alguma um dos grandes males do século XXI. Acima de tudo neste momento da vida global e mundial em que a crise se sente com maior incidência nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, o stress surge como como a ameaça sempre presente à vida de cada um.

Não se trata de uma doença que afecta somente este ou aquele, não existem classes sociais mais propensas a este mal, como em tempos se dizia, ou pelo menos se insinuava, mesmo hoje ainda se ouve dizer por alguns menos informados que os pobres não têm nem dinheiro nem tempo para sofrer de stress...

Está comprovado que o stress activa no cérebro um mecanismo hormonal que faz com as pessoas sejam mais propensas a comer doces, consumir drogas e apostar em jogos de azar, segundo um artigo publicado na revista "BMC Biology" e citado pela Lusa. "Há numerosas razões porque as pessoas com stress comem em excesso, apostam em casinos ou procuram satisfações hedonistas", explicou o professor de psicologia da Universidade do Michigan, Kent Berridge. "Agora encontrámos mais uma", acrescentou, dizendo que "a substância química do stress activa o mesmo mecanismo cerebral que se altera por efeito das drogas e que faz com que se desejem, de maneira excessiva, os objectos desejados".
Os investigadores da Universidade do Michigan e de Georgetown, em Washington, realizaram um estudo com ratos de laboratório nos quais injectaram o factor libertador de corticotropina no cérebro, em níveis similares aos que se registam em seres humanos em situações de stress. A corticotropina é a hormona responsável pela biossíntese e secreção de certas substâncias do cortex. "A substância cerebral do stress triplicou a intensidade de desejo por alimentos com açúcar em relação ao provocado por indicadores dessas guloseimas", assegurou Berridge. Este resultado explica porque é que as pessoas que sofrem de stress têm mais possibilidades de sentir desejos mais intensos por recompensas que se possam satisfazer de forma compulsiva com actividades que gerem prazer, como comer ou consumir drogas.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Informação

Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba no próximo mês de Maio

Os consumidores vão deixar de pagar os alugueres de contadores de água,luz ou gás a partir de 26 de Maio próximo. Nesta data entra também em vigor a proibição de cobrança bimestral ou trimestral destes serviços, segundo um diploma que foi ontem publicado na edição do Diário da República.

A factura de todos aqueles serviços públicos vai ser obrigatoriamente enviada mensalmente, evitando o acumular de dois ou três meses de facturação, indica a Lei 12/2008, ontem publicada no boletim oficial e que altera um diploma de 1996 sobre os serviços públicos essenciais.

A nova legislação passa a considerar o telefone fixo também como um serviço essencial e inclui igualmente nesta figura as comunicações móveis e via Internet, além do gás natural, serviços postais, gestão do lixo doméstico e recolha e tratamento dos esgotos.

O diploma põe fim à cobrança pelo aluguer dos contadores feita pelas empresas que fazem o abastecimento de água, gás e electricidade.

Também o prazo para a suspensão do fornecimento destes serviços, por falta de pagamento, passa a ser de dez dias após esse incumprimento, mais dois dias do que estava previsto no actual regime.

Outra mudança importante é o facto de o diploma abranger igualmente os prestadores privados daqueles serviços, classificando-os como serviço público, independentemente da natureza jurídica da entidade que o presta. Numa reacção à publicação do diploma em causa, a DECO congratula-se com estas alterações, há muito reivindicadas, afirmou à agência Lusa Luís Pisco, jurista da associação de defesa do consumidor.

O diploma ontem publicado, para entrar em vigor a 26 de Maio, proíbe também a cobrança aos utentes de qualquer valor pela amortização ou inspecção periódica dos contadores, ou de qualquer outra taxa de efeito equivalente.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Baixa nos Soldados da Paz do nosso Concelho

A Mesa de Cafe envia desta forma as mais sinceras condolencias aos Familiares, Amigos e Camaradas de Sandro Furtado, Bombeiro de Profissao na Associacao dos Bombeiros Voluntarios de Lagos.

sábado, 14 de março de 2009

O DOM DA VISAO

Algo esta a acontecer na nossa sociedade, infelizmente cada vez mais os Portugueses veem menos, entao, a Visao nao e para todos mas sim para os que teem o Dom da mesma!


Comecando pelos Homens Fortes do Governo, que, como nao ha mais nada com que se preocuparem, porque tudo vai bem, entao, porque nao reduzir o sal do nosso pao! Eu pergunto-me a mim mesmo, o que sera pior para a saude dos Portugueses, o teor de sal no pao, ou os ridiculos salarios minimos praticados?


Tambem aqui na nossa Mesa se veem bons exemplos da falta deste Dom tao precioso, como nao ha nada com que nos envergonhemos a nivel Nacional, entao, envergonhemo-nos por uma equipa de futebol ter sido goleada no estrangeiro!


Por fim, e focando-me na nossa Vila de Odeaxere, as pessoas teem que justificar o sucesso dos demais, custe o que custar, tem que haver uma justificacao, e, claro que aos olhos de alguns Odeaxerenses o sucesso das pessoas depende da Religiao praticada!



E esta eeimmm!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

5 + 7 = 12

Vergonha Nacional!

Pois é!!! Pois é!!!
Haveria certamente pelo menos 7 razões, todas elas de peso para justificar o facto dos poucos adeptos do Sporting que ontem se deslocaram para presenciar o Massacre alemão terem optado por ficar em casa.

Seria muito melhor que os leãosinhos tivessem ficado em casa e se entretivessem com outros joguinhos e brincadeiras, pois isto de futebol não me parece desporto para eles...



No que é que será que este moço está pensando agora???
Ou melhor, no que é que estaria pensando ontem???
Melhorando ainda, será que ele pensa???

quarta-feira, 11 de março de 2009

Luis Bandarra no PSD?

Surgiu no passado dia 8 deste mês um post no nosso blog vizinho “Mesa Redonda” suscitando dúvidas quanto à futura candidatura de Luís Bandarra, se seria novamente pelo PS ou então pelo PSD. O post pode ser lido em http://uma-mesa-redonda.blogspot.com/2009/03/luis-bandarra-de-volta-ao-psd.html

Por coincidência ou não, o Presidente da Junta de Freguesia de Odiáxere, Luís Bandarra, deu uma longa entrevista ao conhecido jornal lacobrigense “Correio de Lagos” onde, entre muitas outras coisas relacionadas com a sua vida autárquica, afirma de forma inequívoca que sendo convidado (o que ainda não aconteceu oficialmente) será mais uma vez candidato pelo Odiáxere nas listas do PS. Mas para que fiquem elucidados de tudo o que foi dito nessa entrevista o link é o seguinte http://www.correiodelagos.pt/?lop=n_artigo&op=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&id=7ba0691b7777b6581397456412a41390

Penso mesmo que é a posição mais coerente do actual Presidente da Junta de Odiáxere, não só para dar continuidade ao seu excelente trabalho mas também porque estão previstas obras de fundo para a Freguesia de Odiáxere, obras estas que Luís Bandarra faz questão de apontar na entrevista como bandeira de campanha para as próximas eleições autárquicas. Veremos o que os próximos meses nos reservam.

sexta-feira, 6 de março de 2009

NOVAS INSTALAÇOES!!



A nossa EQUIPA; como se tem vindo a constar, tem condições excelentes.
Começando nas instalações e acabando no seu piso as condições de clube da 2ª divisão distrital são acima da média. Esperemos que para o ano esteja na 1ª.
As bancadas são boas, a zona de camarote nem o Esperança tem igual, e o bar de apoio óptimo para dias de jogo (faltando só um pouco de organização em dias com mais movimento).
Passando á frente, consta-me que existe um projecto para fazer uns balneários por trás da baliza-sul. Esses balneários (penso) que sejam para apoio "aos campinhos" (assim chamado o recinto pequeno de futebol de 5).
Como vai ser esse projecto? Será de apoio "aos campinhos" ou serão novos balneários para o CDO e onde estão os balneários hoje em dia será uma nova zona para apoio ao salão de festas do clube? Alguém pode dar mais informações? Ou se for balneários para "os campinhos", será aproveitada a cobertura para bancadas?Deixem aqui os vossos comentários e digam se será dinheiro bem ou mal gasto.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Largo dos Passarinhos a bom ritmo...




As obras de requalificação do Largo dos Passarinhos prosseguem a bom ritmo!
.
Neste espaço ("Mesa de Café"), não se ataca pura e simplesmente pelo prazer de mandar abaixo, apesar daquilo que algumas mentes possam pensar...
.
Cada vez estamos mais perto da requalificação de mais um espaço na nossa vila, criando mais alguns lugares de estacionamento organizado e também mais um espaço de divertimento e lazer para os mais novos e disso nos congratulamos publicamente.
Neste caso o prometido está a ser cumprido e com isto estamos a dignificar também uma zona que sempre foi esquecida, dotando-a de infraestruturas que em muito irão contribuir para o bem estar e a qualidade de vida dos mais novos e dos mais idosos em particular, com um espaço onde podem uns brincar e os outros estar e conversar e para todos os Odiaxerenses em geral que por ali poderão relaxar um pouco, ...assim se espera.
.
Agora que o espaço está em vias de ficar com um aspecto completamente diferente e que já conseguimos imaginar de certa maneira o resultado final, a nossa atenção é chamada para o caminho que sai do Largo dos Passarinhos para o denominado Sitio dos Castelos, se não estou equivocado é esse o nome, pois o que vemos e de facto não entendemos é como terá sido aprovada a construção de uma moradia que estrangula essa passagem para esse caminho que dá acesso a algumas casas. Lembro-me da ruína que lá existia anteriormente e vejo que apesar da passagem já ser então diminuta, ficou desde há já alguns anos a esta parte, quase inexistente. Um carro maior tem que passar com bastante cuidado e ao que sabemos a ambulância é para lá chamada com alguma frequência, devido ao estado de saúde de um residente.
.
Enfim, é mais uma coisa do passado que eu não entendo, e preocupa-me, mas não tanto como as coisas do presente e aquelas que virão no futuro...