sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nova imagem Hi5

Para o aficionados do Hi5 eis que surgiu a sua nova imagem. O facto de o Sporting ter perdido na passada Quarta-feira com o Bayern de Munique em Alvalade para a Liga dos Campeões é pura coincidência! Ora digam lá se não está genial?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Comentário em destaque

Por vezes surgem comentários nesta nossa "Mesa de Café", que pela razão e oportunidade que revelam, para além de lucidez sem contestação são dignos de aqui aparecerem com maior destaque. É este o caso, que passamos a transcrever:

Anónimo disse...

Estive no passado dia 21 de Fevereiro a assistir ao jogo que houve entre os Iniciados de Odiáxere e do Benfica e a ver o restante programa e ...Realmente as pessoas só sabem é ver tudo o que possa correr mal num evento e claro, falar mal.
Pelo que vi a população de Odiaxere não se apercebeu, se calhar, que o nosso representante do Benfica estava a jogar e que foi o capitão da equipa. A atitude que os espectadores tiveram com o miudo, para mim foi uma vergonha.
Então o Gonçalo, estava na sua terra e não recebeu uma calorosa salva de palmas na sua própria terra?
Deu logo para ver que as pessoas têm é uma enorme dor de muita coisa. O miudo está no Benfica não deve de ser porque os pais estejam a pagar para ele lá estar, o miudo foi escolhido para lá ir jogar, gostaram dele e viram que ele terá qualquer talento e querem-no lá. Ouvi umas bocas em relação ao Gonçalo não estar a jogar muito bem e que o Gonçalo não merecia lá estar ,mas sim outros jogadores do Odiáxere é que mereciam lá estar a jogar.
Em vez de darem força ao miudo para que ele continuo a lutar pelo seu sonho não, desmotivam o miudo. Acho que têm que dizer que ele merece e mais alguns miudos. Pelo que eu sei, já foram ao Benfica mais miudos fazer os treinos, mas não foram escolhidos, o Gonçalo não tem culpa de lá estar. É natural que o miudo não possa ter jogado como ele gostaria, ele estava na sua terra tinha uma responsabilidade de conseguir jogar para não ouvir bocas porcas e foi o que aconteceu.
Mesmo que tenham sido poucas pessoas a dizer essas bocas porcas a ele não deviam de ter dito, porque se calhar quem disse não consegue ser um pobre coitado qu para ali anda na vila ou arredores e não luta para evoluir. Mas também houve muita gente que dejesa que o Gonçalo tenha muita sorte lá no Benfica ou noutro clube e que um dia, ele dê uma grande lição aqueles que o criticaram e que não o apoiaram.
Se calhar até alguns antigos colegas dele e familiares, também não desejam o sucesso dele, mas é preciso ter calma que se ele tiver um dia que brilhar ele irá brilhar. Força miudo manda essa gente toda irem para aquele sitio e luta mostra que és mais do que essa gentinha com dores em todo o lado.

Publicado em 26 de Fevereiro de 2009 12:42

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Balanço do Carnaval 2009


E já está!!!
Já passou mais um Carnaval...

Na nossa vila realizou-se o XV Desfile de Carnaval, organizado como sempre pelo Clube Desportivo de Odiáxere, que sempre contou com uma mãozinha da Junta de Freguesia, tendo desta vez sido duas ou três mãozinhas e talvez também um pezinho, não sabemos se do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Luis Bandarra, ou do seu gémeo, o Vice Presidente da Direcção do Clube, Sr. Luis Bandarra. Seja como for, é bom que se unam esforços de maneira e fazer cada vez melhor, para que se consigam atrair à nossa terra um elevado número de visitantes.
.
O Carnaval de Odiáxere é já um Carnaval de referência do concelho de Lagos e mesmo de outros concelhos limítrofes, pois por estas bandas não existem grandes manifestações Carnavalescas, ao nível de paradas, sendo os bailes que assinalam a época na maior parte das freguesias e pouco mais.
.
Ao ver o que se passou no Chinicato, um Carnaval mais jovem, mas que ano após ano tem estado em clara ascensão, temos que confessar que ficamos um pouco reticentes em relação ao sucesso do que se iria passar em Odiáxere, pois o que vimos foi algo que consideramos um pouco fraco e honestamente achamos claramente mais fraco do que o que se viu nos anos transactos. A crise que estamos a atravessar também poderia ser tida como uma desculpa para o menor envolvimento das pessoas, seja como for este ano não foi o ano do Chinicato, disso não temos duvidas!!!
.
Voltando então ao Carnaval da Vila de Odiáxere...
.
Note-se que somos tidos, nós Blog e bloggers, como as más línguas de Odiáxere, mas mesmo assim, não temos nenhum problema em continuar a ser honestos e frontais nas nossas opiniões, pelo que temos que manifestar que o Carnaval de Odiáxere cresceu e que a actual Direcção passou com distinção nesta sua prova de fogo.
.
É sabido que recentemente o Desfile de Carnaval da nossa terra passou por momentos não tão bons, umas vezes porque o tempo não ajudou, outras porque os participantes se poderiam ter empenhado um pouco mais ou porque a organização poderia ter estado um pouco mais desenvolta, desta vez a organização apresentou-se em número suficiente e pareceu bastante dinâmica, seja como for não temos duvidas nem qualquer tipo de receios em dizer que este foi dos melhores que aqui se realizaram, talvez não tenha sido o que mais participantes entre carros e foliões apresentou, mas os carros alegóricos estavam bastante bons, com destaque na nossa opinião para o carro em forma de Cisne e o que tinha o Elefante!!!
.
A presença do Trio Eléctrico tocando ao vivo num dos carros, acompanhando o desfile e o pequeno grupo a pé que ia fazendo a Batucada foram uma mais valia para o corso, dando mais ruído e animação ao desfile, o que sempre faltou no nosso Carnaval, uma boa aposta...
A habitual Vaquejada teve muito boa aderência das gentes como espectadores, não tanta como participantes, mas parece-nos que o balanço também é claramente positivo.
O Baile abrilhantado por Humberto Silva foi o fechar com chave de ouro um Carnaval que merece claramente uma nota positiva.
.
Temos contudo alguns pequenos comentários a fazer que achamos que merecem alguma atenção e que poderão ser melhorados:
  • Ouvimos dizer que foram distribuídas cartas para os comerciantes, pedindo patrocínio e que nem todos os contactados foram revisitados para recolha dos contributos...
  • Ouvimos algumas queixas relativamente aos preços praticados, tais como o preço da imperial no local do desfile e o preço cobrado na porta de entrada para acesso ao Baile...
  • A arrogância e "snobismo" de alguns elementos da Organização poderiam e deveriam ser evitados, não contribuindo em nada para o brilhantismo geral. Uma pequena dose de humildade não faz mal a ninguém e só fica bem...
Note-se que a direcção de um clube ou associação é pura e simplesmente um grupo de associados que por carolice se disponibilizaram para servir os interesses dos outros sócios em geral e da colectividade em particular, tendo sido para isso eleitos pelos seus pares, não sendo por isso merecedores de um estatuto superior!!!
  • O som tanto do recinto, como mesmo o do Trio Eléctrico poderia ter mais qualidade...
Queremos congratular o Clube Desportivo por este evento, pela sua organização em termos gerais. Dignificou o Clube, dignificou a nossa freguesia e foi um prazer para quem esteve presente, optando por passar o Carnaval em Odiáxere.
Bem hajam e continuem...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Reunião de apresentação e discussão pública do denominado PLANO DE ORIENTAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DA VILA DE ODIÁXERE

Por motivos de ordem profissional não nos foi de todo possível estar presentes na Reunião de apresentação e discussão publica do denominado PLANO DE ORIENTAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DA VILA DE ODIÁXERE, o que muita pena nos deixou...


As razões pelas quais achamos que era de extrema importância que lá estivéssemos, eram para além do facto de nos preocuparmos com a nossa vila, como odiaxerenses orgulhosos que somos, também de ficarmos esclarecidos sobre as mudanças propostas e suas justificações, assim como da possibilidade de partilharmos as nossas sugestões e analises como o publico presente e com os membros da Junta de Freguesia e técnicos que eventualmente estiveram presentes.

Certamente os presentes nos representaram da melhor maneira, questionando o necessário e exigindo os obrigatórios esclarecimentos sobre as mudanças que pretendem implementar.-

Solicitamos a quem esteve presente que partilhe connosco o que lá se passou e que aqui manifeste a sua respectiva opinião sobre o que está na calha para o transito em Odiáxere.

- Ter-se-á também abordado a tão desejada variante sul à EN 125?
- Haverá alguma novidade em relação à má vontade orçamental e ao desprezo que o Governo tem manifestado pelas nossas justas reivindicações?

Enfim, como lá não estivemos, não podemos informar, nem apresentar para vossa análise as propostas e os factos, mas contamos com algum ou alguns dos frequentadores desta "Mesa de Café" que tenham cumprido o dever cívico de estar presente e que amavelmente possam connosco partilhar a informação...

Temos lugar para mais três!!!

Após o nosso "Post" de Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009, intitulado Procuramos "Bloggers", tivemos uma significativa resposta por parte dos frequentadores desta "Mesa de Café", podendo actualmente contar com um total de 6 participantes no nosso painel, para além da equipa inicial que assina como "Odiaxerense Preocupado".

A nossa ideia é de aceitar 9 participantes no total, para além da Coordenação, naturalmente...! Por enquanto entendemos que esse número não deve ser excedido, pelo que ainda temos lugar para mais três.

Para vir a pertencer ao painel de "Bloggers" desta "Mesa de Café" basta enviar um e-mail para terradeodiaxere@gmail.com manifestando essa intenção assim como falando um pouco sobre você.

Após análise e aprovação da coordenação da mesa, procederemos ao envio do convite com o link de acesso para o e mail da pessoa em questão. Pretendemos ter um grupo com ideias de pluralidade inquestionável...

Se é desta terra ou vive na freguesia de Odiáxere, se está atento ao que o rodeia e gosta de expressar as suas opiniões então junte-se a nós...


Esperamos por si!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Exploração Infantil- Uma realidade que nos acompanha. Teremos conhecimento de algum(s) caso(s)?

"É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz" : é isso que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (Cap. V, art. 60), promulgado em 1990. No entanto, no Brasil, assim como em quase todo o mundo, existe trabalho infantil. Milhares de crianças e jovens trabalham e muito. Assim, essa lei muitas vezes não é cumprida.

Por que razão as crianças trabalham? Há adultos que defendem o trabalho infantil dizendo que é uma prática disciplinadora, prepara para a vida, é uma forma de evitar a ociosidade e a malandragem. Na verdade, a principal razão para as crianças trabalharem é a pobreza das suas famílias.

Esse problema é muito preocupante: quando a criança trabalha, não se educa correctamente, nem faz atividades próprias da sua idade, o que prejudica a sua formação e seu desenvolvimento.
A maior parte das crianças que trabalham moram na zona rural. As condições de trabalho no campo são muito difíceis e prejudicam a saúde. Só às vezes é que as crianças recebem pagamento e, mesmo assim, muito pouco; em geral, o trabalho infantil é considerado como uma ajuda e não é remunerado.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

OUVI DIZER!!!!!

OUVI DIZER QUE O BENFICA VEM À NOSSA TERRA!!!!!

Em algumas; ou talvez muitas conversas de café que tenho, ouvi dizer que o Benfica vinha a Odiáxere.

Claro que ao ouvir falar no Benfica e ainda mais vir a Odiáxere vi-me na obrigação/tentação de perguntar o que é que o Benfica vinha cá fazer? A resposta foi clara!!

Pois é o Benfica vem cá á nossa TERRA jogar contra o Odiáxere.

Fiz algumas pesquisas e confirmei que o BENFICA vem cá no dia 21 de Fevereiro (próximo Sábado).

Conforme o BLOG dos nossos amigos do C.D.O., aos quais dou os parabéns, será a equipa dos Iniciados, nos quais se destaca o GONÇALO (que dispensa apresentações) e as Velhas Glórias.

JÁ OUVI DIZER que não são as Velhas Glórias, mas sim outra equipa que tem como nome S.S.Benfica.

Para os mais atentos, peço que nos ajudem a dizer se serão mesmo as Velhas Glórias ou não.

Encontramo-nos Sábado no C.D.O.!!

Até lá!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nova Sinalização em Odiáxere



Finalmente foi agendada a reunião de apresentação e discussão pública do denominado PLANO DE ORIENTAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DA VILA DE ODIÁXERE, reunião esta que irá acontecer no próximo:
dia 19 de Fevereiro (Quinta-Feira)
pelas 21.00 horas
no salão Polivalente
do Clube Desportivo de Odiáxere
É um assunto pertinente, assim como do interesse de todos os Odiaxerenses, por isso é importante que a população apareça em número considerável e exija o competente e necessário esclarecimento sobre o que está planeado.
A população tem aqui a oportunidade de pedir os devidos esclarecimentos sobre o que estão pensando alterar, assim como eventualmente apresentar sugestões que se acreditem como mais adequadas ás reais necessidades dos locais e também de quem nos visita.
À primeira vista parece que algumas das alterações propostas podem de facto vir a ser importantes na orgânica geral da circulação dentro da vila, outras contudo serão pelo menos de utilidade duvidosa, cabendo a cada um de nós um papel activo e interventivo em todo este processo.
É IMPORTANTE NÃO DEIXAR DE ESTAR PRESENTE!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vamos fazer um abaixo assinado...

Vivemos num país democrático, ou pelo menos que quer ser visto como tal, assim sendo, como habitantes deste pequeno rectângulo à beira mar plantado temos pois toda a legitimidade para, sob a forma de um abaixo assinado, fazer pressão junto do Governo por nós eleito para que este venha a promulgar um decreto-lei, ou pelo menos uma portaria que interdite as pessoas de mariscarem na Ria de Alvor, melhor dizendo, que essa actividade seja unicamente reservada aos residentes nas freguesias de Odiáxere, Mexilhoeira Grande e Alvor.
Porque não?
Se em Sagres só os de Sagres podem pescar, não seremos os primeiros a reivindicar uma coisa estúpida e absurda. Já existe um precedente...
Os berbigões, as ameijoas, ostras, langueirões e toda e qualquer espécie que ali possa ser capturada deverá ser exclusivamente destinada aos residentes ou naturais das três freguesias acima referidas e a mais ninguém.
Ou então para que não nos apelidem de gananciosos e insensíveis, que se permita a actividade de mariscar a qualquer outra pessoa nos períodos em que a maré está cheia, mas mesmo cheia, não é a encher ou a vazar. É só ver o momento em que a maré atinge o seu máximo e contar meia hora antes e meia hora depois. Pensamos que assim está bem!!!
Temos que ter alguns cuidados com a preservação das espécies que povoam a Ria de Alvor e garantir que nenhuma delas será extinta ou correrá perigo de extinção, pelo que parece-nos uma medida de todo justificada, ou mesmo que não seja, não é muito diferente do que decidiram e publicaram em portaria em relação aos mariscadores e pescadores para a Costa Vicentina.
Vamos todos assinar este documento reivindicando as medidas que achamos mais adequadas para salvar o nosso Berbigão e se necessário vamos para a rua, todos com botas de borracha nos pés e sacos de rede e baldes nas mãos exigindo que sejam tomadas medidas...
E não podemos deixar para amanhã, temos que começar hoje, neste exacto momento.
E se alguém conhece algum residente na área da Ria Formosa, por favor contactem-nos para que eles tomem medidas semelhantes. Porque não?

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Compadrios, Tráfico de influências e Corrupção

Um dos temas que tem vindo muito a público ultimamente tem sido os compadrios, o tráfico de influências e a corrupção existentes entre partidos políticos, governantes, ex-governantes, instituições públicas e privadas. Existem mesmo alguns exemplos no mínimo escandalosos que, embora tenham sido divulgados, julgo ainda não terem sido o suficiente para que os portugueses, em especial os odiaxerenses, se apercebam dos casos que temos em mãos. Existe hoje em dia uma ideia mercenária dos nossos políticos que não deixa de fazer todo o sentido. Alguns destes políticos que apregoam a ética, moral, seriedade e integridade, que devem ser uma referência e vistos como um exemplo presenteiam-nos com casos como os seguintes:

Fernando Nogueira:
Antes - Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
Agora - Presidente do BCP Angola
José de Oliveira e Costa:
Antes - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Agora - Presidente do Banco Português de Negócios (BPN).
Ou melhor, antes de ter sido detido!
Rui Machete:
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN e Presidente do Conselho Executivo da FLAD
Armando Vara:
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
Agora - Vice-Presidente do BCP
Paulo Teixeira Pinto:
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Agora - Presidente do BCP
Depois de 3 anos de trabalho, saiu com 10 milhões de indemnização! Como se não bastasse, recebe mais 35.000€ x 15 meses por ano até morrer. Interessante não é?!
António Vitorino:
Antes - Ministro da Presidência e da Defesa
Agora - Vice-Presidente da PT Internacional e Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta - (e ainda mais uns Eurozitos como comentador da RTP)
Celeste Cardona:
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD
José Silveira Godinho:
Antes - Secretário de Estado das Finanças
Agora - Administrador do BES
João de Deus Pinheiro:
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
Agora - Vogal do CA do Banco Privado Português.
Elias da Costa:
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação
Agora - Vogal do CA do BES
Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte.
Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato. Que coincidência!

Costuma-se dizer que o exemplo vem de cima. Pois olha que belos exemplos! Felizmente ainda temos entre nós políticos sérios mas que muitas das vezes acabam por fechar os olhos a casos flagrantes de corrupção. Será que tudo isto algum dia terá fim? Não enquanto os corruptos não forem exemplarmente punidos. Enfim, pode-se dizer que assim o “crime” compensa!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DISCRIMINAÇÃO

Portaria - Governo define condicionalismos na área do parque natural

Menos pesca na Costa Vicentina

A Costa Vicentina atrai todos os anos milhares de pescadores desportivos de vários pontos do País. Mas, a partir de hoje, estes passam a estar sujeitos a apertadas restrições à actividade. É que o Governo, alegando a necessidade de preservação dos recursos, limitou a pesca a quatro dias semanais e criou períodos de defeso e áreas interditas. Quem não for residente ou natural da zona fica igualmente proibido de apanhar diversas espécies, como o perceve.

Segundo a portaria governamental, que incide sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a captura de sargo é interdita no período de 1 de Janeiro a 31 de Março, o mesmo acontecendo com o bodião, de 1 de Março a 31 de Maio. Além disso, a pesca lúdica só é permitida de quinta-feira a domingo e nos dias feriados entre o nascer e o pôr-do-Sol.

As restrições são ainda mais duras em relação à apanha de burriés, lapas, mexilhões, navalheiras, ouriços-do-mar e perceves. A partir de agora, apenas os naturais ou residentes nos municípios do parque natural e detentores de licença de pesca lúdica podem capturar tais espécies. E passa a ser proibida a apanha de fêmeas de navalheira quando estas estiverem ovadas.

O limite diário de capturas é 7,5 quilos para peixes e cefalópodes, dois quilos para crustáceos e outros organismos distintos dos referidos anteriormente (não contabilizando o peso do exemplar maior), três quilos para o mexilhão e um quilo para o perceve.

MEDIDAS GERAM DESACORDO

"Não conheço nenhuma fundamentação científica para estas medidas", afirma Manuel Marreiros, presidente da Câmara de Aljezur. E acrescenta que não faz sentido que "a região mais rica em peixe do País seja aquela com mais restrições".
O autarca prevê que a portaria acabe por não ser cumprida, excepto "se for decidido empenhar todos os meios na fiscalização da pesca desportiva em vez de serem empregues, por exemplo, no combate ao tráfico de droga".
O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Gilberto Viegas, considera que a portaria "é precipitada", dado que está em discussão a nova versão do regulamento do Parque Natural. Por seu lado, Carlos Lopes, da Associação Regional de Pesca Desportiva, estranha que o movimento associativo não tenha sido ouvido pelo Governo.

ÁREAS INTERDITAS

A pesca é interdita nas áreas do parque natural designadas como Ilha do Pessegueiro, cabo Sardão, Arrifana e ilhotes do Martinhal, bem como nas Pedras da Agulha, Galé, Gaivotas e Gigante.
500 euros é o montante mínimo da coima a aplicar a quem viole as medidas definidas na portaria governamental.
140 quilómetros é a extensão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, abrangendo os concelhos algarvios de Aljezur e Vila do Bispo.

JUSTIFICAÇÃO

O Governo explica as restrições com o excesso de praticantes e o perigo de esgotamento de recursos marinhos (sargo, perceves e navalheira).

José Carlos Eusébio
06 Fevereiro 2009
(Correio da Manhã)


É do conhecimento de todos que o concelho de Lagos e em particular Odiáxere alberga centenas de pescadores. Para uma grande maioria destes, a pesca não só significa um escape para o trabalho, uma forma de relaxe, de descanso a mais uma semana cansativa mas também, e principalmente, uma forma de sustento para muitas e muitas famílias.
Esta portaria vem, mais uma vez, demonstrar que o nosso governo não se mostra atento aos problemas de fundo assim como à realidade não primando pelo diálogo. Concordo absolutamente com a época de defeso para o sargo e budião até porque uma grande maioria dos pescadores concorda com esta medida.
Agora que só os naturais ou residentes dos concelhos da Vila do Bispo e Aljezur possam capturar burriés, lapas, mexilhões, navalheiras, ouriços-do-mar e perceves é absolutamente ridículo. Trata-se de uma discriminação pura e simples. Como se não bastassem as quantidades diminutas de peixe que podem ser capturadas, apenas se pode pescar de Quinta-feira a Domingo e feriados, apenas durante o dia, nós odiaxerenses (assim como todos os “estrangeiros”) não podemos apanhar marisco na costa vicentina. Afinal não vivemos em Democracia?! Não temos todos os mesmos direitos?! Não pagamos todos os nossos impostos?! Seremos nós portugueses de segunda?! Enfim, mais uma medida discriminatória que apenas alimenta este sentimento de angústia, frustração e total descrença nos nossos governantes. Eis mais uma medida que demonstra uma grande incoerência. Será que isto faz algum sentido?! Parece-me que NÃO.



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Porque não se apanha o teatro em Odiáxere?

Hoje e amanhã haverá teatro nas Escolas Primárias do concelho. Ou melhor nalgumas das Escolas do concelho de Lagos, mas não em todas...
Vamos apanhar o Teatro em Lagos - A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), veio hoje ao concelho de Lagos e cá continuará amanhã num autocarro preparado especialmente para o efeito para apresentar o espectáculo "De Ulisses... nunca digas tolices" dirigido aos mais pequenos.

A seguir ao Espectáculo tem lugar um atelier denominado "Vamos brincar ao Teatro de Sombra"
O VATe – Vamos Apanhar o Teatro, é um projecto que assenta na transformação de um autocarro de dois pisos em sala de espectáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins.

A viatura do Teatro estacionou hoje de manhã em Barão de S. João e da parte da tarde na Meia Praia, onde teve lugar a apresentação seguida das brincadeiras educativas no atelier.

Amanhã de manhã estará em Bensafrim e pela tarde passará pelo Chinicato, não estando a Escola Primária de Odiáxere no Roteiro previsto para estas actividades.
Pode ler a informação emanada pela Divisão de Informação e Relações Publicas da Câmara Municipal de Lagos em 06.02.09 e apresentada no Canallagos.

Por um lado até conseguimos entender a ausência desta manifestação cultural na nossa vila, pois o objectivo desta iniciativa é trabalhar com comunidades do interior algarvio, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das actividades artísticas e culturais, isto é o que dizem, mas dado que esteve nas outras freguesias não urbanas do nosso concelho, estranhamos a ausência na nossa terra.

Alguém poderá explicar porque não se apanha o Teatro em Odiáxere?

Maio de 2009 - O mês dos Jovens em Odiáxere

Afinal sempre haverá Festival da Juventude!

22,23 e 24 de Maio de 2009

A fazer fé no que se pode ler no site oficial da Junta de Freguesia de Odiáxere, que a seguir transcrevemos: "Festival Jovem - Odiáxere 2009 - O Festival da Juventude vai ter lugar nos dias 22,23 e 24 de Maio, no Largo da Alegria. Uma organização da Freguesia de Odiáxere com a colaboração das colectividades locais.", sempre se irá realizar este ano a primeira edição do anunciado festival.
Uma iniciativa que só por si já merece os nossos aplausos, esperamos que o programa seja do agrado dos jovens e que este ano se realize o primeiro de muitos Festivais dedicados ao publico mais jovem. Também é com agrado que verificamos que o local escolhido será o Largo do Moinho, vulgo Largo da Alegria, pois o espaço carece de utilização, para além do Mercado mensal.

Há que mobilizar os jovens Odiaxerenses para este Evento que é acima de tudo para eles, mas que certamente poderá cativar jovens de outras freguesias e mesmo de outros concelhos.


Pela nossa parte e dentro das nossas possibilidades, esta "Mesa de Café" está inteiramente ao dispor da organização para ajudar na divulgação.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Afinal qual é a maior preocupação de Sócrates?

Estamos a passar por um momento de aflição geral e globalizada, vivemos uma crise sem precedentes. Todos os dias se ouvem noticias de empresas a fechar, de outras a despedirem centenas ou milhares de funcionários e outras ainda em situação de falência técnica ou insolvência.

Já não são só as pequenas e médias empresas, até porque essas em geral não dão origem a cabeçalhos de jornais, nem a noticias com reportagem na televisão, nem tão pouco são os grandes grupos internacionais que decidem mudar as suas fábricas para o terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata.

Agora são as empresas de referência que são noticia, como foi o recente caso do grupo Amorim e da Teixeira Duarte.

A crise é mais acentuada e grave em cada dia que passa!!!
E todos nós a estamos a sentir na pele.

Esperamos que os Estados Unidos recuperem com o Plano que o novo inquilino da Casa Branca tem para combater a crise que o gigante americano também está a viver, para que depois possamos ir atrás, porque por cá não se vêem quaisquer medidas ou tão pouco grandes preocupações por parte do nosso Governo de maioria.

A prova disso mesmo foi o discurso de 45 minutos que José Sócrates fez anteontem na Guarda, no qual não referiu uma única vez a situação de crise que o país vive, tendo mencionado repetidamente o assunto da regionalização, a equidade fiscal e a escolaridade obrigatória. No dia de ontem em Coimbra teve a mesma postura e para além disso ainda teve tempo e oportunidade para recomendar aos presentes que fossem assistir ao filme "Milk", que é uma biografia de um dos primeiros políticos assumidamente gay, o americano Harvey Milk.
O que será que ele nos quer dizer com isto?
As palavras do nosso Chefe de Governo "Não nenhum orgulho na forma como a sociedade discriminava os homossexuaisdécadas" serviram para justificar a necessidade de incluir na agenda politica o casamento entre as pessoas do mesmo sexo - Essa discriminação, segundo nós já não existe, pois nós até já elegemos, tal como os americanos gays para elevados cargos públicos, a diferença fundamental é que os nossos ainda não se assumem publicamente na maioria dos casos.
Penso que os presentes aquando deste seu discurso lhe deram a resposta que é a posição da esmagadora maioria dos portugueses no momento actual, ou seja num discurso onde cada vez que mencionava qualquer outro assunto os presentes ficavam eufóricos, batiam palmas sonoras e gritavam palavras de ordem após cada frase do líder, excepto quando mencionou este assunto que causou uma reacção apática nos presentes quase não se ouvindo aplausos. E estava entre os seus pares, imagine-se como seria se assim não fosse...
Pela nossa parte achamos que a população gay tem todo o direito de viver como e com quem quiser, achamos até que devem ter os mesmos direitos e deveres que os casais heterossexuais.
Mas honestamente, neste momento em que os Portugueses e os Ingleses, para não falar do mundo em termos gerais, pensam e acusam o Homem de corrupção ou pelo menos existem suspeitas que terão que ser esclarecidas, num momento onde existem cada vez mais portugueses a passar necessidades, os números do desemprego são deveras alarmantes e em crescendo, e tudo o resto que contribui para que se possa classificar este momento que vivemos como o pior das ultimas décadas e o homem lembra-se de insistir nisto...
Se eu fosse a Fernanda Câncio ficaria muito desconfiada, mas muito mesmo!!!


Sempre haverá???

Festival da

Estamos em Fevereiro e nada mais se ouviu falar...
Será que sempre se irá realizar???
Quando???
Como???

sábado, 7 de fevereiro de 2009

GLOBALIZAÇÃO

Depois de um banho com gel (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Czech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China). Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).

Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas. Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in Índia), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes. Calçou as suas sandálias (Made in Brasil), sentou-se num sofá(Made in Denmark), serviu-se de um copo de whisky (produced in Scotland), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

Trata-se de um relato fictício mas que se adequa aos dias de hoje e, infelizmente, à vida de cada vez mais portugueses. Há muito que se fala neste termo de GLOBALIZAÇÃO. De um mundo cada vez mais aberto com países cada vez mais abertos ao exterior. À excepção das pessoas que devido aos atentados terroristas dos últimos anos e ao contexto político nalguns países, têm tido algumas dificuldades em emigrar ou simplesmente ir para férias para fora de Portugal (temos o exemplo dos Estados Unidos), tudo em geral circula pelo mundo inteiro. Em economias fracas como a nossa, que depende e muito das importações, as consequências desta crise mundial serão péssimas pois, em variadíssimos casos, estamos nas mãos de investimentos estrangeiros. Não será esta GLOBALIZAÇÃO uma das causas dos dias difíceis que correm? Fica esta questão no ar para que possam aqui deixar as vossas opiniões.

Saudações

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Está chegando o Carnaval

Ora estamos a entrar na época Carnavalesca!

Odiáxere mais um ano irá fazer o seu já habitual desfile, e que este ano seja ainda melhor que os outros, foi uma grande ideia e organização.
As crianças deliram nesta época, gostam de se fantasiar e se mostrar, e acho muito bem á fatos lindos e que eles adoram.

Agora há uma coisa que me anda a fazer alguma confusão na minha cabeça!!

Lagos também faz um desfile para as crianças das freguesias do concelho de Lagos participarem no desfile na famosa Avenida dos Descobrimentos.


Pois este é o problema, nestes anos todos as crianças da nossa Vila nunca cá apareceram (em Lagos)!


Porque será?


Problemas de transporte?

Penso que não se existe para todas as outras freguesias então não existiria para Odiáxere?
Isto incomoda-me pois iria adorar ver as nossas crianças desfilar na Avenida dos Descobrimentos!

Espero que este ano seja diferente!!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Consultas Juridicas gratuitas

No final de Agosto de 2006 a Junta de Freguesia fez publico, através de apropriado edital, que a partir de dois de Setembro do mesmo e referido ano colocava à disposição da população residente na freguesia, um serviço de Consultas Jurídicas gratuitas, sendo que o atendimento se efectuaria às Quartas-feiras entre as 14 e as 15.00h, sendo necessária a marcação prévia na Secretaria da Junta de Freguesia.
Uma iniciativa que mereceu o aplauso de toda a gente, pois tratava-se de um serviço de extrema utilidade que a Junta de Freguesia colocava à disposição dos seus Fregueses. Os meandros da lei e a burocracia excessiva existente no nosso país dificultam a resolução de problemas e situações que por vezes até nada têm de complicado, principalmente para os mais idosos e os menos literados, mas também para todo e qualquer Odiaxerense este foi um auxilio que nalguns casos se podia considerar quase uma bênção.
A advogada que foi colocada á disposição foi a Dra. Telma Calado, o que nos pareceu muito bem, pois trata-se de uma Odiaxerense que se formou e decidiu retornar às origens, uma pessoa conhecida de quase todos e que a praticamente todos conhecia, o que nestes casos pode ser extremamente importante e facilitar o contacto e a exposição e compreensão das situações.
Entretanto muito tempo já passou desde que este serviço se iniciou, e nós desconhecemos se continua ou não, se é a mesma profissional que permanece a prestar as consultas ou se já tudo se alterou e se assim foi porque terá isso ocorrido...
Se o serviço continua á disposição dos residentes em Odiáxere há que referir que não está bem divulgado, pois para além do edital que anunciava o inicio nada mais se ouviu falar de tal coisa e a única referencia de que há memória remonta a 2006, pelo que decorreram quase 3 anos desde então...
Quem tem conhecimento deste serviço?
Quem sabe se ainda está disponível?
Quem o presta e como?
Não é importante disponibilizar os serviços e criar as facilidades se não se efectuar uma divulgação capaz e permanente.

MERCADO MENSAL DE ODIAXERE




Finalmente, o espaço para a exposição do Gado Bovino no Recinto do Mercado de Odiáxere irá ser ocupado.

O espaço á tanto tempo construido irá ser utilizado já no dia 23 de Março para o fim que lhe foi destinado.

Parece que os comerciantes ou apenas apreciadores de Gado vão poder voltar a encontrar-se no local que durante muitos anos venderam e compraram Gado no mercado mensal de Odiáxere.

Parabéns á Junta de Freguesia pelo seu esforço.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Portugal + Espanha = IBÉRIA

Tive a oportunidade de ver, ontem mesmo, num qualquer canal de Televisão, uma entrevista que me deixou envolto em mil e um pensamentos.
Foi num qualquer canal noticioso, daqueles que temos que pagar para ver, ou seja, por cabo.

Quem foi entrevistado por um credenciado jornalista lusitano foi um Senhor de nome Guillermo Fernández Vara que é uma espécie de Governador Civil, ou seja "Presidente de la Junta de Extremadura", uma região espanhola, ali logo do outro lado do Alentejo.
Convém esclarecer, para quem não o saiba, que em Espanha o Presidente da Câmara é o "Alcaide" e o Governador Civil é o "Presidente da Junta", entre outras coisas mais que igualmente divergem.

Mas o que interessa aqui é acima de tudo saber que a Extremadura é uma região autónoma de Espanha, constituída por dois concelhos, se é que assim se podem chamar, Cáceres e Badajoz e que o Senhor em causa é o representante máximo desta região.

E dizia o senhor que pretende fazer uma grande aproximação a Portugal, ou melhor que essa aproximação já se iniciou, sendo que existem inúmeros estudantes da Extremadura espanhola a escolher o Português como segunda língua e que culturalmente as nossas ligações são claras e inegáveis. Dizia ainda que para ele é um prazer ver a implantação de empresas portuguesas em Espanha, tais como a Galp, o Modelo/Continente, os Bancos e acima de tudo aquela que já é uma das maiores empresas em Espanha, a portuguesissima Delta Cafés, do Comendador Rui Nabeiro.

Confesso que a maneira de se exprimir e a vivacidade e crença que o homem conseguia pôr no que dizia me cativaram. Dizia ele que no mundo, em cada 10 pessoa que existem, duas delas falam português ou espanhol, que os portugueses e os espanhóis ocupam no presente momento os mais altos e representativos cargos ao nível europeu, etc., etc.

Segundo Guillermo Vara, Portugal tem de dar a mão a Espanha e vice-versa, desenvolvendo uma identidade Ibérica, cada vez mais necessária neste mundo global, pois juntos teremos uma força e um poder que nenhum dos dois países terá isolado, podendo tornar este quadradinho constituído por Portugal e Espanha numa das potencias a ter em conta não só a nível da Europa, como a nível mundial.

Enfim o homem disse muitas coisas e todas elas me soaram bastante bem, mas fiquei a pensar se isto será mais uma tentativa para nos absorver, o que já começou há alguns anos, querendo agora os nossos vizinhos proceder à aniquilação final ou se por outro lado estará ali a possibilidade de nos assumirmos como uma potencia em desenvolvimento, que todos devem ter em conta.


Diz-se que dos lados de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos, mas que as espanholas são giras ninguém pode contestar, vejam só a Nereida...

Portugal + Espanha =

futura IBÉRIA (federação de provincias autónomas)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

C.D.Odiáxere goleia J.D.Monchiquense


O C.D.Odiáxere recebeu ontem pelas 15h o J.D.Monchiquense e goleou a equipa forasteira por uns arrasadores 6-1. O Monchiquense, demonstrando muitas fragilidades, foi um adversário fácil para o Odiáxere que não começou bem o jogo, demonstrando falta de rotina com as alterações feitas no onze inicial. O resultado ao intervalo era de 2-0. Na segunda parte, o Odiáxere fez algumas alterações aproximando o onze do habitual, recolhendo frutos disso mesmo. Marcou mais 4 golos sofrendo um golo em contra-ataque quando tudo já estava mais que decidido. O C.D.Odiáxere continua em terceiro lugar com os mesmos pontos do Serrano F.C. e a 3 pontos do agora líder Culatrense que beneficiou do empate caseiro do Imortal com o Moncarapachense.
No próximo sábado o C.D.Odiáxere tem uma difícil deslocação a Moncarapacho para defrontar a equipa local. O Moncarapacho é uma equipa muito forte quando joga no seu reduto nunca tendo perdido em casa neste campeonato. Na primeira volta o Odiáxere derrotou o Moncarapachense por 2-0.
Força C.D.Odiáxere!