sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Algo vai mal na nossa Sociedade!!!

Estamos com a sensação de que mais uma vez em Odiáxere se manifesta a típica mentalidade "dos tempos da outra Senhora".
Sempre que surge alguém ou algum pequeno grupo a criar algo de novo, e não estamos a dizer que é bom ou que é mau, aparecem logo os velhos do Restelo, quais aves de mau agoiro, a mandar abaixo o que ainda está a ser edificado.
Estamos pois a falar desta "Mesa de Café", ou seja, deste Blog de Odiaxerenses e para os Odiaxerenses. Algo que não sendo inovador no panorama nacional ou mesmo concelhio, é certamente ao nível da nossa freguesia.
Seremos assim tão incómodos?
Será que somos incorrectos e desrespeitadores? Se o somos, não é certamente essa a nossa intenção!
Gostaríamos de continuar esta nossa aposta, que é simplesmente uma "Mesa de Café" onde todos têm o seu lugar. Continuando, é imperativo que sejamos fiéis aos nossos objectivos iniciais, podemos contudo alterar a linha de procedimentos e atitudes face aos assuntos que abordamos, pois não queremos certamente causar nenhum tipo de constrangimentos.
Não nos assumimos como um órgão de comunicação local, não somos pretenciosos a esse ponto e temos plena noção das nossas limitações, é nossa intenção fomentar o debate e dar voz em quem o desejar.
Não sendo um meio de comunicação, somos certamente um meio de informação onde se colocam as diferentes visões sobre os mais variados assuntos, por meio de "posts" e/ou comentários.
Há quase 35 anos um grupo de pessoas, essencialmente militares arriscou a sua vida para que qualquer português pudesse manifestar a sua opinião sem medos, nem receios, para que fosse possível a qualquer um discordar do poder instituído, para que todos nós sejamos livres de expressar as nossas opiniões e indignações, para tirar a mordaça que oprimia e silenciava o povo.
Agora, quase 35 anos volvidos, quem manifesta a sua opinião continua a arriscar e a receber ameaças, sejam elas de forma declarada ou sob o formato de meras insinuações. Algo vai mal na nossa sociedade.

Sondagem de recurso

Depois de tanto burburinho e de todo o tipo de insinuações, queremos colocar à vossa consideração a questão que está na barra lateral:
- Concordam ou não com a realização da sondagem sobre os simpáticos e antipáticos que nos atendem em Odiáxere???
Quem quiser manifestar a sua opinião, poderá fazê-lo até às 24.00H de Domingo, dia 2 de Novembro de 2008.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Odiáxere, nome invulgar...

Apesar de alguns dos frequentadores desta "Mesa de Café" acharem que o assunto não é importante ao ponto de justificar uma discussão ou debate, nós pensamos o contrário.

A discussão sobre o nome da nossa vila se escrever com "e" ou com "i", ficando ODIÁXERE ou ODEÁXERE, já por várias vezes que foi sugerida por um dos frequentadores mais assíduos, o "md".
Existem sem dúvida várias teorias:


Por um lado o facto de existirem Odemira, Odeceixe, Odelouca e Odeleite, tudo localidades no sul de Portugal, pelo conseguinte com acentuada influencia histórica dos Mouros (Árabes), que provavelmente estiveram na origem dos respectivos "Baptismos".

Por outro lado, para além de Odiáxere existirá talvez Odivelas, mas não estamos em crer que as origens dos nomes tenham alguma coisa em comum. É um facto que "Odi", segundo os peritos, significa rio, pelo que esta referência à Água, nomeadamente à Ribeira de Odiáxere terá estado na Origem do topónimo, o que não explica o facto de Odiáxere se ter denominado em tempos que já lá vão, simplesmente "Diáxere".


A nossa questão é simplesmente o "e" ou o "i"? De resto até achamos que a nossa terra tem um nome bem aceitável, de qualquer maneira observem de seguida os nomes de algumas localidades e lugares do sul de Portugal, para que vejam o que são nomes invulgares e estranhos para se chamar a uma terra e só fazemos uma breve abordagem ao sul, se avançarmos para norte e para as ilhas, imaginam o que não encontraremos:

Aldeia do Futuro (Grândola)
Barbudos (Sines)
Bomba (Grândola)
Coito (Odemira)
Coito Grande (Odemira)
Conseguinte (Loulé)
Corte Pão e Água (Ferreira do Alentejo)
Deserto (Alcoutim)
Desgraça (Odemira)
Endiabrada (Aljezur)
Esgaravatadouro (Monchique)
Cabeceiras de Baixo Felizes (Almodôvar)
Fochinho de Cão (Aljustrel)
Hospícios (Azeitão)
Javali (S. Brás de Alportel)
Lagartixa (Sines)
Mal Lavado (Odemira)
Mar e Guerra (Faro)
Mata Mouros (Vila do Bispo)
Mata Porcas (Lagos)
Namorados (Castro Verde)
Navalha (Tavira)
Penduricalhos (Grândola)
Poio Monchique)
Poio Fino (Monchique)
Presa dos Mouros (Lagoa)
Purgatório (Albufeira)
Rio Seco dos Marmelos (Ferreira do Alentejo)
Sítio das Solteiras (Tavira)
Vale da Rata (Almodôvar)
Vale de Mortos (Beja)
Vila Azeda (Beja)

Para além da conhecidos: Picha (Pedrogão Grande), Punhete (Valongo).

Mas se tiverem alguma curiosidade e quiserem encontrar o nome de todos os locais de Portugal, passem por http://www.mapadeportugal.net/mapadeportugal.asp e vão a pesquisa.

E nós por cá, ...como ficamos???


ODIÁXERE ou ODEÁXERE?

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Inauguração do Autódromo Internacional do Algarve

A inauguração do Autódromo Internacional do Algarve é já no próximo fim de semana.

As primeiras provas a realizar nesta nova Pista serão corridas de motos (Supersport, Superstock e a ultima Prova do Campeonato do Mundo de Superbikes), também será possível ver em pista um bólide de Formula 1, da equipa Toro Rosso conduzido pelo Campeão Britânico de F3, Jaime Alguersuari.



(...)"Logo na quinta-feira dia 30 de Outubro pelas 11.30h haverá uma demonstração de rua na zona Ribeirinha de Portimão, na Avenida Guanaré com Troy Bayliss, o já Campeão do Mundo de Superbikes a levar para a rua a sua Ducati. Ao mesmo tempo, os pilotos de Parkalgar Racing Team, Miguel Praia, Josh Hayes e Simone Sanna vão levar até junto do público as suas Honda CBR 600 RR para também eles mostrarem um pouco da realidade que habitualmente vivem nas pistas.

Ainda nesse mesmo dia, mas a partir das 14.30h o Autódromo Internacional do Algarve abre as portas ao público para todos aqueles que queiram tomar o primeiro contacto com a nova pista e ao mesmo tempo, ver um pouco do trabalho das equipas que estarão nessa altura a preparar o fim-de-semana de corrida. Todos os pilotos estarão nesse período a distribuir autógrafos a todos os visitantes. No Sábado, dia 1 de Novembro de 2008, Jaime Alguersuari ao volante do F1 da Toro Rosso vai estrear a pista a partir das 16.30h, naquela que será a primeira vez que um carro de F1 rodará na pista algarvia. Pelas 17h, na rotunda principal à entrada do Circuito, será prestada um tributo ao malogrado piloto da Parkalgar Racing Team, Craig Jones, com o desvendamento da estátua em sua homenagem.

No Domingo, dia 2 de Novembro de 2008, o programa será mais vasto, com várias animações em pista. Sendo que o momento solene de inauguração acontecerá a partir das 10.30h com uma demonstração com os Asas de Portugal seguido do Hino Nacional cantado pela artista portuguesa, Rita Guerra. Haverá ainda demonstrações aéreas de acrobacias. Para terminar, estará de novo o F1 da Toro Rosso em acção."

Fonte: Site oficial do Autódromo do Algarve



Parece que por lapso inexplicável não vai acontecer nada no concelho de Lagos. Nem motas a fazer "burn out", nem Fórmula 1 a acelerar... È que eu pensei que o milhão de euros sempre daria direito a qualquer coisinha...

Afinal, apesar de não estar anunciada, parece que também se irá realizar uma prova não oficial dedicada a toda a população do concelho de Lagos. Para quem quiser aqui vai uma ante visão da corrida: http://www.youtube.com/watch?v=2onveAP1I8s.

Odiáxere na Net: CDO

Por vezes descobrimos casualmente algumas referências à nossa freguesia, às gentes de cá, às Associações, ou a toda e qualquer coisa que tenha alguma ligação com a vila de Odiáxere. Sempre que isso acontece, fazemos questão de aqui o referenciar, sem qualquer outra intenção que não seja a de divulgação.


Neste caso encontramos uma alusão ao Clube Desportivo de Odiáxere que pensamos até está actualizada, deixamos aqui a indicação para que possam visualizar. Clique (aqui).
Gostaríamos só de perguntar porque será que o Clube Desportivo de Odiáxere da vila de Odiáxere, tem jogadores oriundos do Odeáxere.
A eterna questão da correcta ortografia, Odiáxere ou Odeáxere?

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nova Sondagem em preparação

ACTUALIZADO EM 30.10.2008

Conforme vão chegando as vossas sugestões, iremos colocando neste "Post" em permanente actualização.

Notem que este "post" irá sendo alterado conforme vamos acrescentando mais sugestões.

"Qual a pessoa mais simpática e atenciosa que nos atende em Comércio ou Serviços Públicos em Odiáxere?"


- Sr. Helder (Fábrica de Bolos de Helder Constantino) sugestão de "md"
- D. Leticia (Junta de Freguesia) sugestão de "Anónimo"
- D. Ana (Junta de Freguesia) sugestão de "Anónimo"
- Sr. Rui e Sr. Paulo (Agrodiáxere) sugestão de "Anónimo"
- D. Celeste (Café Guerreiro) sugestão de "Odigator"
- D. Paula (Supermercado Fonsecas) sugestão de "Anónimo"
- Sr. João Candeias (Azulejos Lacoarte) sugestão de "Anónimo"
- Sr. Sérgio (Pastelaria Dona Bica) sugestão de "Anónimo"


"Qual a pessoa mais antipática e menos prestável que nos atende em Comércio ou Serviços Públicos em Odiáxere?"


- D. Nazaré (Posto de Correios) sugestão de "md" e de "Anónima"
- D. Telma (Farmácia) sugestão de "Anónimo"
- Sr. Sérgio (Pastelaria Dona Bica) sugestão de "Anónimo"
- Sr. Marcelino (Churrasqueira Amores) sugestão de "Anónimos"
- Sr. Nelson (Alcunhas Bar) sugestão de "Anónimo"
- Sr. João (Cervejaria Caneca) sugestão de "Odigator"
- D. Zita (Concretope) sugestão de "Anónimo"


Continuamos esperando pelas vossas sugestões, de maneira a que possamos começar com a nova Sondagem, o quanto antes.

Gente digna de destaque...

Voltamos a um assunto que já aqui foi mencionado, com o intuito de eventualmente ajudar o Executivo da Junta de Freguesia de Odiáxere no que respeita a um eventual conjunto de Homenagens a realizar.
Indicaremos aqui algumas pessoas que achamos serem merecedoras de algum tipo de distinção, sejam eles Odiaxerenses de nascimento ou não, contudo que tenham alguma ligação com esta nossa freguesia. Infelizmente alguns dos referenciados só poderão ser homenageados a titulo póstumo, mas nem por isso deixarão de ser dignos de relevo.

Só para começar, vamos indicar algumas figuras que por uma razão ou por outra merecem pelo menos alguma atenção:


Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa


Celestino Bento da Costa, mais conhecido por Tino Costa, compositor e intérprete insigne do acordeão. Com uma carreira repleta de sucessos em Portugal e além fronteiras. Autor de milhares de temas de entre os quais destacamos o Corridinho de Odiáxere .

**************************************************


José Bandarra, o farmacêutico artista

José Bandarra, para além da sua actividade profissional como farmacêutico, sempre disponível e atencioso, tem tido participações de destaque como actor e como intérprete da Guitarra clássica, cavaquinho, guitarra de fado e adufe. Natural de Odiáxere. Pessoa muito popular e de larga experiência artística. Apaixonado pelo fado. Colabora em vários projectos musicais.

**************************************************

Leonardo Guerreiro, também c0nhecido como Leonardo das calçadas


Leonardo Guerreiro, intérprete do Acordeão e Órgão. Natural do Odiáxere. Estudou acordeão com o Tino Costa e o Prof. Anatólio Falé. Tocou profissionalmente e fez parte de bandas como The Nags e L&A's Band, continua a participar em projectos musicais.

**************************************************

Leonel Neves, nascido a 20 de Junho de 1921, em Faro. Aí estudou até ao 6º ano do Liceu. A partir de 1937 passou a viver em Lisboa, onde se licenciou em Ciências Matemáticas na Universidade de Lisboa. Pertenceu ao primeiro curso de meteorologistas portugueses, e ingressou no Serviço Meteorológico Nacional no seu início, em 1946. O seu trabalho levou-o aos Açores, onde ficou durante dois anos, a Moçambique - 6 anos - e ainda Timor-Leste (2 anos). Desde muito novo colaborou em vários jornais e revistas, tendo publicado o seu primeiro livro de poemas em 1940. Só após os 50 anos se dedicou à literatura para jovens, tendo inúmeros textos seus sido incluídos em manuais escolares. Veio a falecer em Odiáxere, perto de Lagos, em 1996. Deixou uma vasta obra - sobretudo de literatura juvenil.

**************************************************

Contamos com a vossa colaboração para referenciarmos mais alguns nomes de gentes com ligação a Odiáxere, que tenham tido considerável destaque local, nacional ou internacional...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mercado de Odiáxere - Outra vez a mesma coisa...

É sempre um passeio agradável. Passar pelo Mercado Mensal de Odiáxere seja para comprar uns pares de cuecas, uns alguidares ou umas couves para plantar no quintal. Ou mesmo só para circular entre as bancas que nos oferecem os mais diversos produtos e simplesmente observar o frenesim da actividade comercial e escutar os diálogos entre os feirantes e os potenciais clientes. Enfim umas horas bem passadas...

Digam o que disserem o renovado espaço onde tem lugar o dito Mercado está mais agradável para a circulação, não sendo o aproveitamento ideal, certamente que está melhor do que outrora.


Mas o que nos trás aqui é algo que acontece e se repete Mercado após Mercado e sobre o qual não encontramos nenhum tipo de explicação plausível.


Porque razão não abrem as Casas de Banho Publicas localizadas no edifício do Ciclo do Pão, actual espaço de Internet?


Localizam-se exactamente no centro do Mercado e a possibilidade de as utilizar seria um alivio para quem tem a bexiga cheia ou porventura outras necessidades. Qual a utilidade dos referidos Sanitários públicos se permanecem fechados em dias de grande afluência de gentes ao Largo do Moinho, como acontece nos dias de Mercado? Porque razão foram construídos se não servem a população e os visitantes nas horas de necessidade?


Pela nossa parte não encontramos explicação. Mas atrevemo-nos a especular...

- Será para não se sujarem, nem se degradarem?
- Será porque se esqueceram, pura e simplesmente?
- Será a colaboração da Junta de freguesia para dinamizar o Comércio da zona, nomeadamente os Estabelecimentos de Comidas e Bebidas para onde as pessoas se poderão dirigir e utilizar os respectivos Sanitários antes ou após consumirem qualquer coisa?
- Terão a utilização reservada para momentos com mais pompa e circunstancia?

Sugestão de Nova Rubrica

Deparamo-nos com um comentário ao "Post" de 25.10.08, intitulado "Mézinhas e outras coisas de Odiáxere" que nos sugeria um novo espaço, ou seja uma Rubrica dedicada à Culinária. Não sabemos se "Colher de Pau" estava simplesmente brincando connosco, utilizando uma qualquer espécie de "ironia culinária", ou se de facto nos estava apresentando uma sugestão válida e de certa maneira original.

O que é certo é que ao lermos o citado comentário, olhamos uns para os outros e alguém disse: - E porque não?

De facto, porque não? Se porventura "Colher de Pau" realmente se disponibilizar para tomar a rédeas de sugerida Rubrica e garantir a respectiva periodicidade, não vejo porque razão não possamos iniciar essa participação. Podemos até sugerir um titulo para a Rubrica: "Coisas de Comer e de Beber", arriscando a incluir também as indicações de bebidas para acompanhar os tais "petiscozinhos".
Caso o/a "Colher de Pau" concorde connosco, contacte-nos para o e-mail terradeodiaxere@gmail.com, afim de acertar como poderemos dar inicio à sua participação connosco. Todos os que aqui passam com alguma regularidade poderão e deverão dizer também de vossa justiça e se reunirmos algum consenso tentaremos começar com a Rubrica já na primeira quinzena de Novembro.

domingo, 26 de outubro de 2008

Democracia é permitir e aceitar ideias diferentes...

O E-mail, ou melhor dizendo, a Caixa de Correio desta "Mesa de Café", (terradeodiaxere@gmail.com) foi nos últimos dias inundada por mails anónimos com injurias e múltiplas considerações insultuosas às nossas pessoas, chegando ao ponto de conterem até ameaças à nossa integridade física, (aproveitamos para informar que estão muito enganados em relação aos nomes que estão por detrás desta "Mesa de Café", pois nenhum dos mencionados faz parte do grupo que dinamiza este espaço.)
Não compreendemos o porquê desta situação, primeiro e antes de mais porque nos assumimos e somos um espaço plural de ideias e pensamentos, como sempre o afirmamos e mais uma vez aqui o reafirmamos.

Somos de facto "ODIAXERENSES PREOCUPADOS" e falamos sobre o que achamos relativamente a múltiplos assuntos que a todos dizem respeito. Não temos qualquer tipo de controle sobre os comentários publicados, como já o dissemos, para além de pretendermos que assim continue!!!

Não estamos a levantar calunias sobre ninguém. Permitimos e permitiremos sempre o direito de resposta e de defesa dos que aqui forem visados. Não abdicaremos do nosso legitimo direito de indignação e critica.

Nunca poderíamos imaginar que tivéssemos um tamanho poder de ameaça, ou que fossemos tão incómodos para certas pessoas. Os assuntos que temos abordado são banais e até mesmo superficiais. Até agora, ainda não colocamos em cima da mesa nada de verdadeiramente polémico, nem segredo algum desconhecido da maioria. Limitamo-nos a reproduzir os assuntos de que ouvimos falar aqui e acolá, demonstrando a nossa opinião sobre os mesmos e solicitando a vossa...

Não percebemos porque exigem o nosso silêncio e mais do que isso a nossa extinção...
Simplesmente estão a dar-nos mais força para continuarmos e a contribuir decisivamente para afastar de vez as questões que colocamos a nós próprios relativamente a se valerá a pena continuar com este projecto, a despender tanto tempo com esta vossa "Mesa de Café".

Para os nossos críticos e para os apoiantes que possamos ter, literados ou iliterados, deixamos um poema de autoria do nosso Prémio Nóbel, para vossa leitura e reflexão:


Não direi:
Que o silêncio me sufoca e amordaça.
Calado estou, calado ficarei,
Pois que a língua que falo é de outra raça.

Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vaza de fundo em que há raízes tortas.

Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que me não conhecem.

Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais bóiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.

Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quando me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.

(José Saramago)

Relativamente à Nova Sondagem

Poucas foram as sugestões que recebemos relativamente aos temas para elaboração de uma Nova Sondagem. Mas do que recebemos acabamos por optar por algo mais leve do que o habitual, se bem que acabamos por pôr o nosso dedo no tema sugerido, certamente criando algum mau estar, como tem sido nosso apanágio.
E então é assim:
Serão criados simultâneamente dois quadros de sondagem.
O primeiro terá a questão:
"Qual a pessoa mais simpática e atenciosa que nos atende em Comércio ou Serviços Públicos em Odiáxere?"
O segundo quadro terá a questão:
"Qual a pessoa mais antipática e menos prestável que nos atende em Comércio ou Serviços Públicos em Odiáxere?"
Solicitamos mais uma vez a vossa colaboração, directamente em comentários a este "Post" ou para o nosso e-mail terradeodiaxere@gmail.com com sugestões de nomes e locais de trabalho das pessoas que deveremos incluir tanto num quadro como no outro.
Queremos pôr à vossa apreciação 6 nomes em cada um dos quadros, contudo se acharmos justificável o número poderá aumentar ou diminuir, tudo dependendo das vossas sugestões.
Contamos convosco...

sábado, 25 de outubro de 2008

As mézinhas e outras coisas de Odiáxere

Casualmente, durante umas das minhas frequentes passagens pelo Universo que é a "Blogosfera", deparei-me com algo que por ter alguma relação com a nossa vila, passarei a transcrever na integra:

Os chás como cura para todos os males...

Bela Luísa (Aloísia), para a colite.
Fel do Mato (Fel da Terra) ou o de Tanchagem, para o fígado.
Poejos, Sargacinha ou Casca de Limão com Mel, para gripes e constipações (*).
Tília, para os nervos.
Macela, para os diabetes.
Cabelo de Milho ou o de erva Pinheirinha, para a bexiga.
Rama de Oliveira ou de Pepino, para a tensão alta.
Hortelã -pimenta, para o estômago (*).
Erva de São Roberto, para as inflamações

Mézinhas enviadas por e.mail por uma senhora muito virtuosa e generosa de Odeáxere.
Os cházinhos assinalados com (*) foram os utilizados no meu lento restabelecimento.


Relativamente a esse mesmo "post" fazemos questão de igualmente publicar dois dos comentários feitos, pois têm a ver com um assunto já por várias vezes aqui abordado e que certamente voltará para cima desta "Mesa de Café":

1.
Anónimo said...
até a Alice no pais das maravilhas, bebia o seu chazinho!!! Ah, e ja agora, escreve-se ODIÁXERE. Jokas...

2.
montecarlo said...
De facto devemos escrever ODEÁXERE, como Odeceixe, Odelouca, Odemira, Odeleite, etc. É o prefixo árabe ODE (wad) que resistiu no Sul da Península. A palavra "Odiáxere" tem origem numa corruptela fonética e temos obrigação a de evitar por amor à nossa língua. E já agora, nesta freguesia abunda o fel de mato, sim senhor, e muitas outras ervas medicinais. É só ir ao campo e colher. É grátis.

Já agora ainda publicamos outra alusão à nossa terra, desta vez noutro local, mais concretamente em:

Odiáxere
Esta deve ser a única terra que eu conheço que possui placas a indicar onde se encontram as caixas multibanco.
Como? Não perceberam?

Ok! Eu recomeço.
Uma certa tarde, regressava eu do trabalho e atravessei esta pequena aldeia. Olho para as placas para ocupar o tempo.

Placas para a esquerda… igreja, golf… placas para a direita… centro não sei dos quantos e… olha a minha surpresa… multibanco.

Isto é muito bom. Quando precisar de um multibanco não preciso de perguntar ou de andar feita palerma à sua procura. Mas isto coloca-me uma questão: Porque é que numa terreola tão pequena, a localização do multibanco tem de ser sinalizada?

Hipótese 1- A terra é tão pequena e desinteressante que a existência de uma caixa multibanco é de maior importância na sua existência e história, encontrando-se ao mesmo nível que qualquer ruína romana.

Hipótese 2 - Os residentes são pessoas deveras ocupadas, que não podem perder segundos preciosos a explicar a um eventual turista que a caixa multibanco fica na segunda quelha à direita.

Hipótese 3 - Sobravam algumas placas que se encontravam pousadas num canto do armazém da autarquia, e algum idiota pensou: temos que dar uso a isto! E assim surgiram as primeiras placas sinalizadoras do multibanco.

Esta terceira hipótese é mais viável, se tivermos em conta a sinalização das nossas estradas.


Enfim, é assim Odiáxere no Mundo...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Já ouviu falar de LAGOS MULTICULTURAL???

Certamente já ouviu falar da Semana "Lagos Multicultural", que se irá realizar na nossa cidade entre 20 e 27 de Outubro de 2008. Calculo que terá conhecimento porque à entrada de Lagos podemos ver um grande outdoor a anunciar tal iniciativa. Contudo senão costuma ir amiúde à cidade, talvez tenha passado pela Junta de Freguesia onde terá visto alguma informação, pois de resto nada se encontra por aí a anunciar tal acontecimento.

Mas deixemos isso, mesmo que não seja nada de novo para si, porventura saberá em que consiste? Sabe o porquê da realização de tal evento? Onde terá lugar? Qual o programa?

Pois pretendemos informar que este é um evento que simultaneamente está inserido nas Comemorações do dia da Cidade e nas Comemorações do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural.
Não me diga que não sabia que era este ano?

Mas a Câmara informa... Senão vejam bem este excerto do texto explicativo que podemos encontrar no site oficial da Câmara Municipal de Lagos:

(...)Este Projecto, a decorrer entre 20 e 27 de Outubro, e integrado nas Comemorações do Dia do Município, é composto por um conjunto de iniciativas transversais e transgeracionais que se entrecruzam e complementam, visando homenagear o contributo da população imigrante como cidadãos co-activos e co-participativos no tecido social do nosso Município(...)

Perceberam??? Eu Também não...

De qualquer maneira aconselho a que passe pelo antigo Edifício do BNU (Praça Gil Eanes), na Sexta dia 24, às 18.00h (daqui a 5 minutos), para assistir à Inauguração da "Feira Multicultural", onde poderá encontrar uma Mostra de Artesanato, Tasquinhas e onde estarão representadas para além da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, também Associações de Imigrantes de diferentes nacionalidades existentes no concelho. Para além disso poderá assistir a um programa de Animação Musical variado. Se por acaso não lhe for possível estar presente na Inauguração, poderá passar por lá durante o fim de semana ou no feriado.

Para além disso veja o que mais irá acontecer:

- Foruns
- Workshops
- Espectáculos
- Exposições
- Semana Gastronómica Multicultural
- Um Jantar Intercultural Sénior (pena que as inscrições tenham terminado a 17 de Outubro)
- Acções de Informação e de Sensibilização
- Sessões formativas várias
- etc.

No dia 27 de Outubro, pelas 22.00H realizar-se-á o Espectáculo “Sons da Fala” com Sérgio Godinho, Tito Paris, Vitorino, Janita Salomé, Don Kikas, André Cabaço, Guto Pires, Juka e Luanda Cozetti, na Praça Praça Gil Eanes.

Se quer saber mais veja (aqui) e divirta-se, porque se mais ninguém o tinha informado, a sua "Mesa de Café" não o deixou no escuro...

O Desenrolar das Obras do Rossio das Eiras - Capitulo I

O Ritmo das Obras no Rossio das Eiras está bom e recomenda-se, mas...

Parece-nos de todo inaceitável que se tenha procedido ao encerramento da Rua de Camões na zona em que esta se liga à Estrada do Vale da Lama, em pleno Rossio das Eiras.
Haveria necessidade???

Mesmo que se justifique há que ter em conta que:

- O Povo não foi informado da necessidade de encerrar aquela ligação.

- Não foi colocada nenhuma sinalização a indicar o encerramento, a não ser a fita vermelha e branca a atravessar a Rua, o que para quem vem na Estrada do Vale da Lama com intenção de virar para o Rossio das Eiras é no minimo uma surpresa.

- Não estão indicadas alternativas.

- Ninguém nos disse que deveríamos trocar os nossos humildes veiculos por viaturas Todo o Terreno para que fosse possivel circular naquela área.

- Não se sabe por quanto tempo estará a referida via encerrada.

- Não se percebe qual a extensão da área que irá ser vedada, por ser considerada zona de obras.

- Não temos nenhuma indicação de alteração no sentido do transito na Rua de Camões, Rua Castilho, Rua Guerra Junqueiro, etc., porque se assim continuar, necessitamos de alternativas e essa poderá ser uma possibilidade.

- Já aconteceu um acidente, felizmente sem danos fisicos a lamentar, mas com danos materiais consideráveis, pelo que se vê no comentário que a seguir transcrevemos:
Anonimo disse...

Eu já me sinto LESADO por isto tudo.. Ontem á tarde; a chover, fui buscar a minha "pequenina" ao infantário. Encontrando a rua de acesso ao infantário fechada, voltei atrás e fui passar por uma "pequena pista de KART CROSS com "marcos brancos" espetados por todo o lado.Parei o carro e fui buscá-la. Quando voltei à dita "pista" comecei então a ver qual dos "marcos brancos" acertava....BINGO e consegui acertar mesmo. Fui passar pela RENAULT e o arranjo é de quase 450 euros. Só gostava de saber o porquê fecharem essa rua e não haver sinalização de aviso ou melhorar os acessos para os pais e educadores poderem passar melhor. No meu caso, não foi brincadeira de KART CROSS, mas sim desviar doutro carro que passava pelo mesmo local.

ASSINADO: H. Martins
23 de Outubro de 2008 15:43

Se não forem tomadas medidas este será apenas o primeiro de muitos episódios que teremos a lamentar.

Seja como for e acreditando que embora tardiamente, as medidas necessárias acabarão por ser tomadas, questiono:

Quem irá pagar o prejuízo de quase 450 Euros que é mencionado no Comentário de H. Martins?

Quero viver num país a sério!!!


- Quero viver num país que respeite os seus cidadãos, a sua cultura e o seu património.

- Quero viver num país onde os cuidados de saúde são de facto disponivéis e eficientes.

- Quero viver num país onde os políticos sejam eleitos por nós para nos servirem e defenderem acima de tudo os interesses do povo que representam.

- Quero viver num país que crie condições para o estudo e desenvolvimento intelectual das crianças e jovens.

- Quero viver num país onde os homens da politica não utilizem os cargos públicos como trampolim para chegarem a grandes cargos nas empresas privadas.

- Quero viver num país onde os deputados da nação estejam presentes e interventivos nas sessões da Assembleia.

- Quero viver num país onde se façam Concursos de admissão para lugares na Função Publica, sem que esses lugares estejam previamente atribuídos ao primo ou ao afilhado.

- Quero viver num país onde se sobe na carreira pela competência e empenho e não por favores ou conhecimentos.

- Quero viver num país onde o Estado seja tão penalizado pelas suas falhas e incumprimentos como o são os cidadãos.

- Quero viver num país que não esteja subjugado aos interesses económicos deste e daquele.

- Quero viver num país onde Comissários Políticos, Deputados, Ministros e Secretários de Estado não tenham direito a Reformas chorudas depois de terem passado pouquíssimos anos ao serviço.

- Quero viver num país onde os Deputados que saem do Parlamento e vão para o Desemprego não recebam grandes importâncias na forma de subsídios de reinserção, para além de subsídios de desemprego escandalosos enquanto as fábricas fecham e os trabalhadores não recebem pouco mais do que nada, quando as coisas correm bem.
- Quero viver num pais onde a principal de fornecedora de Electricidade tem que indemnizar os seus clientes quando o fornecimento é interrompido.

- Quero viver num país onde os criminosos sejam realmente julgados e condenados pelos crimes que cometeram.

- Quero viver num país onde os idosos sejam respeitados e ajudados a ter um fim de vida digno depois dos anos de trabalho que deram à nação.

- Quero viver num país onde se respeitem as ideias diferentes e se aprovem os projectos da oposição se forem realmente bons e válidos e não se reprovem só por não virem dos nossos pares.

- Quero viver num país onde se entenda onde está a direita e onde está a esquerda

- Quero viver num país onde tudo seja diferente daquilo que é.

- Quero viver num país que se chame Portugal, mas onde tudo seja diferente...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Informação sobre o que se passa na Assembleia Municipal

O único propósito da transcrição deste artigo é o de informar os Odiaxerenses, que tal como os restantes portugueses, se encontram um pouco arredados da politica e das Sessões que decorrem periodicamente tanto a nível Municipal, como ao nível da nossa freguesia. Em muitas das mencionadas sessões espera-se a presença dos fregueses ou munícipes, segundo sei podendo até os mesmos participar no período antes da ordem do dia. Como pensamos que a maior parte de vós terá coisas mais interessantes para fazer, aqui fica a informação:

INTERVENÇÃO DA CDU
na Assembleia Municipal de Lagos

DEBATE SOBRE O ESTADO DO MUNICÍPIO 20 de Outubro de 2008

A CDU assume-se como uma voz indispensável na defesa dos interesses das populações, dando corpo a causas e aspirações locais e assegurando uma presença crítica, exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz em todas as autarquias onde, mesmo em minoria, se encontre presente, como sucede no nosso Município.

Tem sido exemplo disto o papel desempenhado pelos eleitos das CDU na Assembleia Municipal de Lagos, com um conjunto vasto de propostas e moções das quais destacamos:

- Ciclos de Conferências sobre
- Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação;
- Livro Verde – uma visão sobre os Oceanos e os Mares
- Alterações Climáticas e o Ano Internacional Polar

- Propostas para inclusão no Orçamento do Estado de um conjunto importante de obras como
- um novo hospital,
- desassoreamento da barra,
- construção da variante sul da EN125 em Odiáxere,
- obras de substituição na EB 2,3 nº1 de Lagos e construção de uma escola EB 2,3 em Odiáxere
- uma nova esquadra para a PSP


- Propostas em defesa do ambiente como o
- uso de papel reciclado nos serviços municipais,
- a defesa do cordão dunar na Meia-Praia,
- a proibição do cultivo de transgénicos no Município de Lagos e
- a exigência da classificação da Ria de Alvor


- Diversas propostas sobre a Saúde e integração da pessoa portadora de deficiência,
- Defesa do património histórico e cultural
- Redução da taxa do IMI
- Moção sobre as alterações ao Código do Trabalho
- Criação de uma Quinta Pedagógica
- Planos de arborização Urbana
- Por uma Biblioteca ao serviço de todos
- Quadros interactivos nas escolas
- Painéis interpretativos dos monumentos
- Saudação aos atletas paralímpicos portugueses em Pequim
- Exigência da modernização da linha-férrea do Algarve
- Pela revisão do regulamentos de relações comerciais e tarifários da electricidade
- Pela certificação de origem do doce D. Rodrigo de Lagos
- Pela aquisição de veículos eléctricos para a frota automóvel do Município
- Reabilitação do Forte da Meia Praia para serviço da comunidade
- Banco solidário das ajudas técnicas
- Criação de um ninho de empresas em Lagos
- Exigência da desafectação do domínio público marítimo para o domínio municipal
- Criação de unidade de apoio à educação de crianças e jovens surdos
- Regulamentação da instalação de antenas de telecomunicações no Município de Lagos


Assim, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Lagos, tudo farão para continuar a contribuir para um Município melhor e ao serviço de todos, apesar de muitas das nossas propostas e recomendações depois de aprovadas serem esquecidas pela Câmara ou, muitas vezes reprovadas sem qualquer justificação lógica.
Assim desta Assembleia apelamos a todos os Lacobrigenses no sentido de uma maior participação cívica na vida da nossa terra.


Fonte: Canallagos (ver aqui )
Reservamo-nos o direito de vir a comentar esta intervenção nos próximos dias, esperando contudo os vossos comentários logo a seguir à publicação deste "post".

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Preparando a Nova Sondagem

Conforme anunciamos no "Post" de 21.10.2008, intitulado: Nova Sondagem - "O povo diz, a "Mesa de Café" faz!!!, estamos esperando sugestões para a preparação de um novo Inquérito a colocar neste vosso espaço de debate e discussão.

Já tiveram a amabilidade de nos sugerir vários temas distintos, aproveitem para ter conhecimento do que que nos foi apresentado:

Tema:
ESPAÇOS COMERCIAIS DE COMIDAS E BEBIDAS DE ODIÁXERE

Perguntas sugeridas:
- Qual o melhor Café / Snack Bar de Odiáxere?
- Qual o Café / Snack Bar que mais factura em Odiáxere?

Tema:
ODIAXERENSES SIMPÁTICOS E PRESTÁVEIS

Pergunta sugerida:
- Qual a pessoa mais simpática de Odiáxere?
- Qual a pessoa mais simpática que nos atende em Comércio ou Serviço Publico em Odiáxere?

Tema:
NECESSIDADES DA NOSSA TERRA

Pergunta sugerida:
- Que Infraestruturas ou Equipamentos mais necessitamos que sejam construídos ou implementados em Odiáxere?

Respostas sugeridas:
- Nova Escola Primária
- Nova Escola do 2º e 3º Ciclos
- Nova Ludoteca
- Nova Sede da Junta de Freguesia

Tema:
MUDANÇAS NO TRANSITO EM ODIÁXERE

Perguntas sugeridas:
Concorda com as mudanças que pretendem implementar no transito para as ruas de Odiáxere?

Respostas sugeridas:
- Sim
- Não
- Desconheço as alterações

Queremos desde já agradecer a todos os que apresentaram sugestões, esperamos que apresentem muitas mais, tanto os que já colaboraram como os que ainda não manifestaram a sua opinião. Iremos aguardar a vossa colaboração até à Meia Noite de Sexta-feira. Para que possamos colocar a nova Sondagem nesta "Mesa de Café" durante o próximo fim de semana.

Contamos com os Odiaxerenses para o bem dos Odiaxerenses...
NOTA: ESTE POST IRÁ SOFRENDO ALTERAÇÕES E ACTUALIZAÇÕES, À MEDIDA QUE RECEBERMOS NOVAS SUGESTÕES

no Rossio das Eiras

Arrancaram finalmente as obras no Rossio das Eiras, junto ao Campo de Futebol.

Já não era sem tempo...

Não existe duvida alguma de que as obras que agora começaram eram bastante desejadas e mais do que isso, de extrema necessidade. Não compreendemos contudo a razão de tanta demora para que se dessem inicio aos trabalhos.

Não haverá contudo "Bela" sem senão. E agora que estão iniciados os trabalhos é o momento para colocar ou recolocar no ar algumas questões que são de extrema pertinência, questões essas que estão na mente de toda a população.

1 - Depois de concluídas as obras, onde ficará a área para estacionamento de viaturas?

Basta acompanhar o dia a dia daquela zona para verificar as dezenas de carros das funcionárias da Creche, Jardim de Infância e ATL da Santa Casa da Misericórdia que lá ficam estacionados durante todo o dia. Terão as senhoras que ir a pé para o trabalho? E os pais dos meninos e meninas que vão levar as crianças pela manhã e buscar as ditas ao fim da tarde? Ficam todos em filinha a entupir a rua? E se considerarmos ainda os fregueses do Bar do Clube então temos mais umas dezenas que não terão lugar onde parquear os seus veículos. Não estamos a considerar os fins de semana e um número ainda superior de veículos que conduzidos pelos seus proprietários afluem a esta zona, seja simplesmente para frequentar o espaço, ou mais ainda para verem o futebol e todo e qualquer outro evento que lá se realize.

Todos sabemos que é no Clube Desportivo e na Sede do Rancho que acontecem a maior parte das actividades de Recreio e Lazer que têm lugar em Odiáxere. Felizmente por vezes as pessoas acorrem em grande número, seja para Festas, Bailes, Casamentos, Festivais ou para qualquer outra coisa que tenha lugar naqueles espaços. E depois como vai ser?

Se calhar a ideia será aproveitar os novos parques subterrâneos que estão a fazer lá por Lagos e encaminhar o estacionamento para lá, depois as pessoas podem usar a "Onda"...


Outra questão se levanta, que não sendo nova, parece ainda não ter sido digna de resposta conclusiva:

2 - Como serão atribuídos os Apartamentos que irão ser construídos e para quem?

Quem pretende concorrer a um dos apartamentos que lá serão construídos terá que fazer o quê? Pode inscrever-se na Junta de Freguesia ou tem que ir a Lagos? E mais do que isso valerá a pena perder tempo a tratar da inscrição?
Será que os referidos apartamentos não estão já pré-destinados para realojar pessoas da freguesia de S. Sebastião, os denominados "Índios da Meia Praia"? Nada temos contra essas gentes, mas penso que deveria ser dada primazia aos residentes ou originários desta nossa freguesia.

Todos sabemos da vontade e dos interesses do Executivo de Lagos para "limpar" a zona da Meia Praia, para dar lugar aos luxuosos hotéis e aldeamentos previstos para aquela área. Já com a variante à EN 125 nos prejudicaram, será que agora teremos que suportar mais uma alfinetada?

Queremos ainda colocar no ar outras questões relacionadas com esta.

Quantos hotéis estão previstos para serem edificados em terrenos pertencentes à Freguesia de Odiáxere? Quantos hotéis irão ser construídos em terras que estejam englobadas na Freguesia de S. Sebastião? Quantas pessoas actualmente residentes na freguesia de Odiáxere terão que ser realojadas devido aos projectos para a Meia Praia? Quantos residentes na freguesia de S. Sebastião terão que sair das suas legitimas casas e ir viver para alternativa dada pela Câmara?

Porque terá Odiáxere e só Odiáxere que suportar as necessidades de desenvolvimento e expansão da freguesia vizinha? E a troco do quê?

Que receberemos em troca?


- Um Plano de Urbanização que não nos deixa crescer e que nos limita de todas as maneiras possíveis e imaginárias? Será isso?
- Um plano que não prevê, nem destina novas zonas para desenvolvimento Urbanístico e que em nada nos facilitará o crescimento e desejado desenvolvimento da Freguesia.

- Continuaremos a ver os nossos jovens a procurarem casa em Lagos ou Portimão pois aqui não existem alternativas para se viver.
- Continuaremos a ter a Estrada Nacional 125 a atravessar a nossa vila, cada vez com mais tráfego, mais gente simplesmente a passar.
- Continuaremos a ver todas as hipóteses de expansão a serem dadas aos outros e não a nós.

Não dizemos que o nosso Presidente de Junta não goste de Odiáxere, que não defenda esta terra com unhas e dentes, de maneira nenhuma... Mas perguntamos se estará a ser feito tudo o que pode ser feito para contrariar esta marginalização de que estamos a ser vitimas? Perguntamos se será necessário mobilizar os Odiaxerenses para pressionar a Câmara Municipal e quem lá manda para não nos tratar desta maneira?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resultado da Sondagem - PSD Autárquicas

José Armindo Correia, o preferido para encabeçar a Lista do PSD para Odiáxere nas Próximas Eleições Autárquicas.


Os visitantes habituais desta "Mesa de Café"e provavelmente até outros menos habituais, colaboraram nesta nossa Sondagem.

A pergunta colocada era:


"Quem será o melhor cabeça de Lista para o PSD nas próximas autárquicas?"


Aqueles que passaram pela "Mesa de Café" decidiram colaborar e fizeram-no de forma que podemos considerar maciça. Conseguimos ultrapassar o número de votantes que obtivemos na ultima sondagem, e se considerarmos que a sondagem anterior permitia o voto em duas das opções, então provavelmente mais do que duplicamos as vossas colaborações.

Como já dissemos em outras ocasiões, as Sondagens são o que são e valem por isso mesmo. É um facto que cerca de um ano nos separa das próximas Eleições Autárquicas e tudo poderá mudar até lá, mas aconteceu aqui algo de fenomenal, ou seja a adesão foi inicialmente muito baixa, destacando-se ligeiramente o José Eduardo nas preferências dos que inicialmente manifestaram a sua opinião, contudo nunca muito longe das restantes opções. De repente e isto nos últimos dias, houve um volte-face que colocou o José Armindo na liderança das preferências conseguindo arrecadar uns impressionantes 45% do total, levando de vencidos todos os outros nomes de forma categórica.

As preferências do povo manifestaram-se da seguinte maneira:


Dina Neto - 6%
José Eduardo - 15%
José Armindo- 45%
Arlindo Fernandes - 4%
Antonieta Calado - 4%
Paulo Jorge - 2%
José Pacheco (coveiro) - 8%
Afonso Monsaka - 13%


Responderam a este questionário 46 pessoas (entre 01.10.08 e 21.10.08)


Segundo o entender dos que participaram nesta sondagem e estando em crer que serão uma amostra fidedigna da população eleitora da freguesia de Odiáxere, o melhor candidato para fazer frente a Luis Bandarra e seus fiéis seguidores será certamente José Armindo.

José Armindo Correia demonstra assim que a sua saída da anterior Direcção do Clube Desportivo de Odiáxere, de uma maneira um tanto ou quanto atribulada, não fez mossa na sua imagem ao nível politico. E apesar dos ataques cerrados que fez aos que com ele fizeram parte dos anteriores corpos directivos do clube e igualmente à nova Direcção, que foram como fortíssimos tiros de zagalote, ou não fosse ele Caçador, nenhum dos tiros lhe terá eventualmente acertado no próprio pé e aí está o homem que liderou os destinos do Clube Desportivo de Odiáxere durante anos a fio a se colocar numa posição que lhe permitirá avançar para a liderança da Lista PSD nas próximas Autárquicas.

No segundo lugar das preferências apontadas por aqueles que participaram nesta sondagem aparece José Eduardo, com 15%, que como já dissemos teve um inicio de considerável domínio, mas tendo sido ultrapassado de forma inequívoca por José Armindo nos últimos dias da Sondagem. Sempre pensamos que José Eduardo, obtivesse um maior número de indicações de preferência. Falta-lhe o carisma e a proximidade às pessoas que José Armindo indiscutivelmente tem. Poderá eventualmente contentar-se com o segundo lugar da lista, tal como há quatro anos, mas não acrescentando nada a uma lista que necessita de gente popular e que possa ajudar José Armindo a manter e se possível aumentar o número de representantes na Assembleia de Freguesia.

Em terceiro lugar com 13% das preferências aparece Afonso Monsaka, seguido por José Pacheco (coveiro) com 8% das intenções. Palavras para quê? Estas duas conhecidissimas figuras do panorama Odiaxerense demonstram aqui que são dois nomes a considerar para inclusão na próxima lista do PSD. No que respeita a Afonso Monsaka quem sabe se não será um possivel nº 2...

De seguida temos a surpresa das surpresas. Dina Neto, a anterior cabeça de lista pelo PSD a Odiáxere obteve uns escassos 6% dos votos. O que demonstra que a sua passagem pela Direcção do CDO deixou fortes marcas na sua reputação politica. A leitura que aqui se poderá fazer é que para Dina Neto as hipóteses de vir a encabeçar um projecto, mesmo que não ganhador, mas pelo menos honroso, são praticamente nulas.

Com 4% das preferências cada um, aparecem Arlindo Fernandes e Antonieta Calado, sobre os quais não faremos qualquer tipo de comentários, dado que os resultados tudo dizem...

Em ultimo lugar com apenas um voto, que representa apenas 2% do total das preferências surge Paulo Jorge, um homem que já passou pelo Dirigismo Desportivo e que o povo bem conhece pela sua maneira de estar com a loura na mão, mas sempre bem disposto.
Cá estaremos para ver o que irá acontecer! Esperemos que surja alguma surpresa por parte do PSD, quem sabe o El Rei D.Sebastião...

Nova sondagem - O povo diz, a "Mesa de Café" faz!!!

Pretendemos fazer uma Nova Sondagem já de seguida. Desejamos auscultar a opinião dos que frequentam ou passam por esta vossa "Mesa de Café".

Desta vez, contudo decidimos dar a voz a quem o merece.


Tentamos não ser muito tendenciosos a nível politico, mas naturalmente que estamos sempre um pouco mais contra o poder instituído, quem sabe é a nossa veia ligeiramente anarca. Então achamos por bem deixar a próxima sondagem em aberto e nos próximos 3 dias deixar que possam sugerir a pergunta, assim como as possíveis respostas para o próximo Inquérito a colocar nesta "Mesa de Café".

Façam sugestões, sobre aquilo que desejarem. O assunto ou tema que for mais abordado pelos vossos comentários terá direito a ser a próxima sondagem. Caso exista mais do que uma pessoa a sugerir o mesmo tópico, iremos de entre as duas sugestões encontrar a pergunta e as possíveis respostas para a nossa Sondagem.

Caso as sugestões sejam todas sobre diferentes temas, então iremos escolher aquele que considerarmos pais actual ou contraditório.


Esperamos as vossas sugestões...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Concelho de Lagos em grande no Futebol Regional


É com imenso agrado que congratulamos o Clube Desportivo de Odiáxere pela vitória em casa, frente ao Clube Recreativo Infante de Sagres por dois golos sem resposta na 1ª Jornada do Campeonato Distrital de Futebol Sénior - 2ª Divisão. Pensamos que a vitória da equipa local foi merecida e justificada, se bem que o resultado final talvez não tenha feito justiça ao que se viu em campo. Achamos que a diferença minima espelharia melhor o desempenho das duas equipas.
De qualquer maneira achamos que o CDO venceu e pelo que vimos mereceu a vitória.

Após o desaire em Bensafrim que ditou o afastamento do CDO da Taça do Algarve, a nossa equipa reagiu e venceu a motivada equipa do CR Infante de Sagres, que vinha de uma vitória para a Taça. Aqueles que foram os nossos carrascos na Taça do Algarve, O Estrela Desportiva de Bensafrim também não se sairam nada mal, tendo obtido uma vitória por 3 - 2 na deslocação a São Bartolomeu de Messines, frente à União Desportiva Messinense.

Os nossos vizinhos Clube Futebol Esperança de Lagos estão imparáveis, tendo obtido a quarta vitória em quatro jogos já disputados para o Campeonato Distrital da 1ª Divisão - Seniores. Nesta jornada golearam de forma expressiva o Quarteira Sport Clube em casa por 7 - 1.

Os nossos mais sinceros desejos é que as equipas do nosso concelho continuem assim, somando vitórias. Na 1ª Distrital o Esperança está em primeiro com 12 pontos, os mesmos que o Lusitano de Vila Real de Santo António.

Na 2ª Distrital o Odiáxere está em primeiro com 3 pontos, empatado com o Bensafrim que ocupa a segunda posição e tendo ainda a companhia do CU Culatrense, do Serrano FC e do Imortal SC, todos com vitórias na 1ª jornada.


Se por acaso o Campeonato terminasse hoje, teríamos a subida do Esperança para a 3ª Divisão Nacional, o CD Odiáxere subindo à 1ª Distrital e o Bensafrim sendo Vice-Campeão da 2ª Distrital. Isto é que era fruta...